Os 5 Melhores Tênis para Caminhada em 2021

Quer iniciar a praticar caminhada ou evoluir para corrida ainda esse ano? Saiba que a escolha o melhor tênis para caminhada é muito importante e afeta diretamente seu sucesso caso não seja feita da forma correta.

Nesse artigo vamos te mostrar os 5 melhores tênis para caminhada de 2021, considerando diversos fatores como tecnologia, amortecimento e durabilidade.

Quais são os Melhores Tênis para Caminhada ?

Nike Joyride Cc3 Setter – Para Quem Precisa Do Melhor Amortecimento!

Nike Joyride Cc3 Setter

Confira o Preço

O CC3 Setter possui uma tecnologia de amortecimento revolucionária desenvolvida pela Nike, capaz de adaptar o calçado à sua anatomia através do uso de milhares de esferas de borracha termoplástica. Conforme a utilização do calçado, essas esferas vão se espalhando e focando o amortecimento na parte que você mais produz impacto durante o exercício.

A parte superior é feita de neoprene que permite absoluto conforto, ventilação e um design mais simples. Solado de borracha e interior 100% poliéster.

É uma linha de tênis com valores um pouco mais altos, mas que compensam muito o investimento.

Segundo os usuários, esse tênis dá a sensação de caminhar nas nuvens!


Adidas Ultra Boost 20 – Confortável E Com Design Fino

Adidas Ultra Boost 20

Confira o Preço

Esse tênis de caminhada vai te dar a sensação de estar calçando uma meia. Com a parte superior em malha e calcanhar em elastano você perceberá que conforto é a característica mais presente no Ultra Boost 20.

Utilizar esse material na fabricação do cabedal, facilita também a capacidade de ventilação do calçado e tem sido uma estratégia frequente de diversas marcas.

Além disso, o sistema de amortecimento é responsivo e te dá um retorno de energia maior do que os concorrentes da mesma faixa de preço, pois utiliza poliuretano termoplástico, que tem o poder de se expandir e formar bolsas de ar.  Possui sola de borracha continental e um drop de 10mm, o que é recomendado para usuários com pisada média.


Tênis Nike Revolution 5 – preço baixo com bons resultados

Tênis Nike Revolution 5

Confira o Preço

O Nike Revolution 5 é uma excelente opção para quem está iniciando as caminhadas e precisa de um tênis um pouco mais barato porém com muito conforto e amortecimento de qualidade.

Apesar de estar em uma linha de entrada para os calçados esportivos da Nike, o Revolution entrega um desempenho maior do que os concorrentes da mesma categoria.

É um calçado em malha na parte superior – o que ajuda na ventilação e conforto, com amortecimento em espuma e calcanhares reforçados, característica importante para quem tem pisada supinada, por exemplo.

Promete sustentação e boa capacidade de respiração para os pés.

Um ponto importante é que esse modelo tem um design mais justo, verifique bem a numeração antes da compra.


Tênis Puma Prowl Slip-on – Design Casual Sem Cadarços

Tênis Puma Prowl Slip-on

Confira o Preço

Esse tênis é uma das melhores opções dentro da sua faixa de preço. Possui amarração diferenciada, material de malha com fibras que permitem boa capacidade de ventilação, solado emborrachado em áreas específicas para absorção do impacto. É um calçado leve, indicado para caminhadas na rua ou na esteira.

Tem se destacado muito entre os usuários por utilizar o elástico para amarração, o que torna o design menos esportivo. Permitindo assim, que seja utilizado inclusive em ocasiões mais casuais.

É uma boa opção para quem costuma ter compromissos após o treino, por exemplo, e não quer ficar carregando muito peso por aí.

Você vai ver também que esse tênis de caminhada tem uma forma um pouco mais justa, por isso, é importante ficar atento a numeração.


Tênis Skechers Go Run Fast – leveza e conforto

Tênis Skechers Go Run Fast

Confira o Preço

A marca Skechers é famosa em vários países do mundo pelo excelente nível de conforto e faixa de valores praticados. Ainda não é muito conhecida no Brasil, porém os praticantes de esportes daqui que experimentaram se tornam sempre evangelistas da marca.

O tênis Go Run Fast é um modelo mais barato, porém não deixa a desejar no conforto e amortecimento.

É uma excelente opção para quem vai iniciar as atividades físicas, pois exige um menor investimento logo de início. Além disso, com esse tênis de caminhada você terá a leveza para entrar no ritmo e continuar os exercícios.

Pontos importantes a se destacar sobre esse modelo são: possui solado de borracha, entressola de espuma e material altamente respirável.


O que avaliar antes de escolher ?

Seria muito simples se a escolha do melhor tênis para caminhada fosse apenas uma questão de estética e orçamento, afinal, calçados com designs incríveis e chamativos não faltam no mercado, independente da marca. Porém, diversas outras questões devem ser consideradas antes de comprar o seu tênis e começar a caminhar.

melhor tênis para caminhada

Calçados com bom desempenho te permitem chegar mais longe ou atingir o objetivo de distância ainda mais rápido.

Estrutura do Tênis

Durante o processo de escolha do melhor calçado para a prática de caminhada, você vai perceber algumas palavras que são utilizadas com frequência quando se trata da estrutura do tênis. Por isso, é importante entender do que se trata cada uma para avaliar todos os itens antes da compra.

Solado/Sola:

É a parte de baixo do tênis, a que vai tocar a superfície em que a caminhada será realizada. O solado pode ser rugoso ou semi rugoso e é um fator importante de se considerar dependendo do tipo de terreno onde será utilizado.

Biqueira:

A parte da frente do tênis, possui esse nome por se parecer com um bico. Possui diferenças de formato de acordo com cada modelo e são responsáveis por permitir flexibilidade ao calçado.

Entressola:

Parte entre o solado e a palmilha onde fica localizado o sistema de amortecimento, é responsável por controlar a pressão durante os movimentos e impulsos da atividade.

Drop:

O drop ou desvio, como também é comumente chamado, é a diferença de alturas entre o calcanhar e a ponta do pé. Drops mais altos são melhores para quem tem mais impacto na zona do calcanhar durante a atividade física, pois confere mais amortecimento nesta região.

Quem utiliza mais o meio do pé para iniciar as pisadas, devem preferir  com drop mais baixo.

Tipo de Terreno

Considere sempre se sua caminhada será praticada na esteira, na cidade ou em terrenos irregulares. Esse fator é importante para avaliar a estabilidade, amortecimento e resistência antes da compra do calçado.

melhor tenis para caminhada

Para práticas na esteira os melhores calçados são aqueles com bom sistema de amortecimento, boa estabilidade e com pouca diferença entre a altura do seu calcanhar e a ponta do pé. Por ser utilizado apenas em ambiente interno e em uma superfície plana, o calçado tende a ter um menor desgaste, nesse caso materiais mais resistentes não são prioridade. Porém, prefira sempre os que permitem melhor ventilação para seus pés.

Se sua caminhada for na rua verifique sempre a capacidade de ventilação do material, tecnologia de amortecimento e priorize aqueles com menor desvio. Para atividades na rua, é muito importante que o calçado te ofereça conforto e segurança na pisada.

Para os praticantes de trilha ou caminhadas em terrenos irregulares os melhores tênis são os mais largos, com boa ventilação, amortecimento e resistência. Preste muita atenção ao tamanho e largura do calçado pois não é recomendado realizar esse tipo de atividade com calçados justos ou com solados escorregadios.

Tipo de Amortecimento

Durante a sua busca pelo melhor tênis para caminhada, você vai perceber que cada marca dispõe de algumas tecnologias próprias de amortecimento. É muito importante escolher aquela que melhor se encaixa ao seu objetivo e que melhor beneficie a região em que seu pé concentra mais o impacto durante a atividade física. Isso vai prevenir lesões, trazer mais conforto ao exercício e te permitir chegar cada vez mais longe.

Dúvidas Frequentes

Por Que É Importante Escolher O Melhor Tênis Para Caminhada?

Escolher o tênis de caminhada que melhor se adapte à sua necessidade, tipo de pisada e estrutura do pé é muito importante pois impactará diretamente no conforto durante a prática da atividade e consequentemente nos resultados que busca.

Um calçado mais justo em um pé largo, por exemplo, pode causar inchaços e assim impedir que você atinja os 30 minutos recomendados de exercício.

O que são as pisadas?

Talvez isso seja uma novidade para você, mas devido à nossa anatomia, cada pessoa tem um jeito de pisar. Essas pisadas receberam três nomenclaturas e são definidas de acordo com qual área do pé toca o solo primeiro durante a prática do exercício físico.

Melhores Tênis para Caminhada

Essa informação é importante pois é justamente essa região que precisa de maior foco de amortecimento, por isso, avalie junto a um profissional qual melhor descreve a sua e evite lesões, desgastes do seu tênis de caminhada e desconfortos.

Pisada Pronada: Quando a planta do pé é a primeira que toca o solo, é muito comum em atletas. Dificulta a distribuição do peso durante o impacto e faz com que o interior do tênis se desgaste mais facilmente.

Pisada Neutra: É a considerada mais correta, pois o pé toca a superfície de forma que a distribuição do peso ocorre de maneira uniforme.

Pisada Supinada: É aquela em que a parte externa do pé tem mais contato com o solo do que deveria, causando uma angulação de 5° ou mais. Nesse caso a distribuição de peso também ocorre de forma desigual o que facilita o maior desgaste do seu tênis de caminhada.

Quero Praticar Caminhada Todos Os Dias, Quantos Pares De Tênis Preciso Ter?

No caso da prática diária de atividade física, é importante ter pelo menos mais um par, considerado de descanso.

Para utilizar no dia seguinte após um exercício intenso. Prefira modelos mais largos e macios.

Quando Devo Trocar Meu Tênis De Caminhada?

Considere trocar o seu tênis de caminhada a cada 900 quilômetros percorridos.

Usar um tênis já desgastado pode aumentar o seu risco de lesões e causar desconforto durante a atividade.

Uma sola desgastada e um calçado que não mais se mantém reto em uma superfície plana, são alguns sinais de que está na hora de substituir seu tênis.

Conclusão

Nesse artigo você conseguiu compreender todos os fatores mais importantes para a escolha do melhor Tênis para sua prática de exercícios. Considere sempre sua pisada, o tipo de superfície em que ele será utilizado e o sistema de amortecimento.

Dessa forma você conseguirá manter o hábito de caminhar, melhorar sua saúde física e mental e viver mais feliz.

Viu só como um par de tênis pode impactar sua vida? Escolha bem e chegue mais longe!

Leave a Comment