Os 5 Melhores Capacetes para Bicicleta em 2021

Se você vai começar a praticar ciclismo ou mesmo se comprou uma bicicleta apenas para passeios, saiba que o capacete é o item de segurança mais importante para essa aventura.

Neste artigo vamos te indicar quais são os 5 melhores capacetes para bicicleta, avaliando critérios como materiais, conforto, resistência, ventilação e peso.

A prática do ciclismo tem diversos benefícios ao corpo humano, além de ser um transporte amigo do meio ambiente. Enquanto em vários países da Europa essa seja uma prática frequente, no Brasil ainda estamos caminhando para tornar estradas e rodovias lugares seguros para os ciclistas.

Pedalar pode baixar seus níveis de stress, trabalhar a musculatura das pernas e braços e melhorar a saúde do coração.

Esses são benefícios apresentados mesmo em quem pratica a atividade em níveis de lazer, por isso, vá no seu ritmo e não esqueça que para isso é importante fazer a escolha do melhor capacete para bicicletas.

Os 5 Melhores Capacetes para Bicicleta

CLISPEED Capacete Esportivo Adulto – Ventilação e Leveza

Capacetes para Bicicleta CLISPEED

Confira o Preço

Com apenas 215 gramas, esse capacete esportivo promete ser um dos melhores capacetes para bicicleta por ser estar entre os mais leves do mercado, o que faz toda a diferença para quem pratica atividades que exigem horas pedalando.

Atende a todos os requisitos de segurança e resistência, possui um design chamativo e está disponível em diversas cores.

Os que utilizam, destacam esse capacete pelas fendas maiores para ventilação, o que aliado ao peso torna a utilização confortável mesmo depois de longos períodos.

Para praticantes de Rally ou MTB, a capacidade de circulação de ar do capacete deve sempre ser levada em conta. Esse modelo não deixa a desejar nesse critério, o que o torna uma excelente opção.

A parte interna também chama atenção pelo conforto e fineza nos acabamentos, tendo assim um excelente custo x benefício.


Capacete Tsw Ciclismo Raptor – Para Garantia De Segurança

Capacetes para Bicicleta Capacete Tsw

Confira o Preço

Esse capacete da TSW pesa apenas 240 gramas, o que é uma característica a se destacar. Apesar do que um iniciante do ciclismo pode pensar, um capacete pesado não é garantia de mais proteção.

Conta com 18 canais de ventilação, tornando o uso fácil e confortável mesmo em atividades de impacto ou em terrenos muito irregulares.

Além disso, possui tela anti-inseto e sistema de engate em Y. Indicado para praticantes de Mountain Bike ou Ciclismo de Estrada.

A marca promete proteção por inteiro na cabeça do ciclista, um sistema de regulagem traseiro, led com três estágios, viseira removível e forros internos laváveis para facilitar a higienização.


Capacete Para Ciclismo Mtb 2.0 Atrio – O Mais Confortável Em Todas As Superfícies 

Mtb 2.0 Atrio

Confira o Preço

Fabricado a partir da tecnologia In-Mold (nessa tecnologia a carcaça e a parte interna são fundidas em uma única peça, produzida através de um molde) esse modelo da Atrio é sem dúvidas um dos mais confortáveis mesmo na mais irregular das superfícies e por isso está na lista dos melhores capacetes de 2021.

Essa tecnologia também torna os capacetes mais seguros contra impactos. Por isso, se torna um excelente aliado para os praticantes de Mountain Bike.

Feito de PVC e revestido com EPS, pesa apenas 240 gramas e possui 19 orifícios de ventilação, outra característica relevante para os usuários interessados na prática de rally e MTB.

Possui LED integrado e viseira removível. Além disso, conta também fivela regulável de engate rápido e ajuste traseiro.


 Capacete Ciclismo Absolute Nero – Melhor Aerodinâmica

Capacetes para Bicicleta Nero

Confira o Preço

Excelente opção para quem busca velocidade durante a prática de ciclismo, necessidade frequente dos praticantes nas estradas.

Produzido em ABS e EPS com In-Mold e pesando apenas 237 gramas, se destaca pela capacidade aerodinâmica e segurança contra impactos promovida por essa tecnologia e merece ser considerado um dos melhores capacetes do ano.

Os capacetes In-Mold são produzidos em um único molde, tornando as partes internas e externas em uma só. Isso diminui o risco durante as quedas e torna o produto mais leve e mais dinâmico.

Possui excelente encaixe na cabeça, 18 entradas de ar, pisca de LED integrado e ajuste de tamanho nas laterais. Conta também com velcro nos forros internos para facilitar a higienização e cuidado do seu capacete.


Capacete Atrio Coquinho Com Regulagem – Para Ciclismo Urbano

Atrio Coquinho

Confira o Preço

Apesar de parecer uma opção simples, esse capacete é ideal para quem vai pedalar dentro da cidade e precisa de um produto com bom encaixe e resistência.

Se destaca pelo excelente custo benefício e pelos feedbacks de conforto durante o uso.

Possui capacidade de ajustes e está disponível nos tamanhos pequeno, médio e grande. Antes de comprar, meça a circunferência da sua cabeça e compare com as descrições oferecidas pela loja.

O design coquinho é o mais utilizado nessa modalidade, pois entrega maior proteção em impactos verticais – os mais frequentes nesse tipo de ciclismo.

Talvez você possa se assustar à primeira vista pelo tamanho, mas acredite: esse é o melhor capacete para bicicleta se você vai pedalar na cidade.


Como escolher o Melhor Capacete para Bicicleta ?

Nesse ponto você já percebeu que existem os mais variados tipos de capacete para bicicleta e que não basta comprar qualquer um. Cada atividade a ser desenvolvida demanda uma necessidade específica.

Para os que vão pedalar pela cidade, um capacete com maior proteção contra quedas verticais é o mais indicado. Enquanto os que vão praticar esportes precisam de mais velocidade ou ventilação. Por isso, avalie bem todos os pontos abaixo antes de escolher qual o melhor capacete para bicicletas no seu caso.

Seu Objetivo

Antes de escolher o seu capacete, pense sobre qual o seu objetivo dentro da prática de ciclismo.

Para realizar ciclismo urbano, por exemplo, você não precisa de um capacete com boa aerodinâmica pois a velocidade não é sua prioridade.

Melhor Capacetes para Bicicleta

Em caso de prática de MTB você precisa de um capacete com boa ventilação e viseiras. Já para prática na estrada, a velocidade é o foco.

Tendo suas expectativas em mente, o processo de escolha do melhor capacete para bicicletas se tornará mais fácil e você poderá filtrar as opções dentro daquilo que você realmente precisa.

Material

Existem pelo menos três tipos de materiais para fabricação da carcaça dos capacetes para biciletas. A parte interior é muito importante e as melhores são de poliestireno expandido. Preste muita atenção nisso pois é a região responsável por absorver o impacto em caso de quedas.

Antes de escolher seu capacete, verifique se é feito de um material resistente, durável, leve e seguro. Veja abaixo algumas das opções:

Poliestireno Expandido ou EPS – são opções mais baratas com boa performance e boa capacidade de diminuição de impacto durante uma queda.

ABS (Acrilonitrila butadieno estireno) – é um material termoplástico muito resistente que protege muito bem a parte interior do capacete, sendo uma excelente opção para fabricação desse tipo de produto.

Policarbonato – é um material tão resistente e duro quanto o ABS, porém mais leve – o que torna a utilização mais confortável. Esse material permite a fabricação de capacetes de ciclismo com a tecnologia In-Mold, quando a carcaça e o interior estão unidos em uma única peça feita a partir de um único molde, tornando-os mais leves e mais resistentes ao impacto.

Polietileno – capacetes produzidos com esse material são fortes e densos, indicados para utilização sob altas temperaturas, pois é mais resistente à deformação devido ao calor.

Ventilação

A ventilação é um fator muito importante para quem vai aderir ao Mountain Bike, por exemplo, e impacta diretamente no conforto durante a utilização e prática da atividade.

Depois de ter escolhido qual tipo de ciclismo você vai aderir, pesquise sobre o quanto a circulação de ar é relevante dentro desse cenário.

Melhor Capacetes para Bicicleta

Evite capacetes que esquentam muito durante o uso, principalmente se a sua região estiver muito quente ou se você passar muitas horas pedalando.

Quando se trata de ventilação, note sempre a quantidade de orifícios do capacete, pois isso é o que mais impacta na circulação de ar.

Design e Conforto

Existem os mais diversos designs de capacetes no mercado atualmente. Novamente, saber qual é o seu objetivo dentro do ciclismo se mostra importante para filtrar qual o melhor capacete para bicicletas.

Em todo caso, meça a circunferência da sua cabeça e verifique o tamanho do capacete antes da compra para ter certeza que irá servir de maneira confortável. Além disso, verifique as almofadas da parte interna e teste se encaixam corretamente.

Priorize também os modelos mais leves, pois isso tornará o exercício mais prazeroso e te permitirá a prática por mais tempo.

É importante verificar se as fivelas são ajustáveis com facilidade e se possuem um mecanismo de abrir e fechar. Durante o uso você vai perceber que muitas vezes será necessário alguma correção nessas áreas para fazer isso de maneira simples é indispensável.

Aerodinâmica

Para os praticantes de ciclismo de estrada, a aerodinâmica é essencial. Nessa modalidade as correntes de vento são as principais inimigas da velocidade, pois fazem com que o atleta aplique muito mais esforço para manter o ritmo.

Melhor Capacetes para Bicicleta

Se essa é a categoria escolhida por você, procure por um capacete específico e com bom equilíbrio entre essas duas características, pois utilizar um produto sem capacidade de respiração por longos períodos também não é recomendado.

Questões Frequentes sobre Capacetes de Ciclismo

Quais São Os Tipos De Capacete De Bicicleta?

Existem diversos tipos de capacete no mercado, adaptados para cada uma das atividades que você pretende realizar. Uma pessoa que vai usar a bicicleta para pedalar por lazer pela cidade aos finais de semana com a família, por exemplo, não tem a mesma necessidade de alguém que vai praticar Mountain Bike. Por isso, é importante analisar qual seu interesse dentro dessa atividade para realizar a escolha certa.

Para Quem Vai Passear Na Cidade 

Os capacetes para ciclismo urbano, também chamados de “coquinho” possuem um design mais chamativo e arredondado.

Melhor Capacetes para Bicicleta

Não possuem muitas tecnologias de aerodinâmica, pois nesse caso atingir uma certa velocidade não é exatamente uma prioridade.

Possuem poucos orifícios de ventilação, um design fechado e com a parte superior maior para proteção contra impactos verticais, mais comuns nesse tipo de atividade.

Para Ciclismo em Montanhas (Mountain Bike)

Por ser utilizado para a prática de ciclismo em ambientes com curvas e terrenos irregulares, essa modalidade de capacetes precisa de maior aerodinâmica e capacidade de ventilação, pois durante a atividade a cabeça deve estar o mais seca possível para não causar desconfortos e atrapalhar os resultados do atleta

Essa categoria de capacetes se divide em três: de Viseira, de Trail e de Enduro.

Os capacetes de viseira possuem muito boa aerodinâmica, mais espaços de ventilação e são indicados para quem pratica Cross Country e Rally.

Capacetes de Trail têm uma viseira menor do que as outras, muitos orifícios de ventilação, porém com menor aerodinâmica. É indicado para modalidades do esporte que necessitem de menos técnicas.

Os capacetes de Enduro são diferentes pois protegem a cabeça e o rosto do ciclista, sendo muito parecido com os utilizados em motos. São indicados para modalidades que exigem maior técnica dentro do Mountain Bike.

Capacetes para Estrada 

São capacetes leves e mais focados na aerodinâmica, feitos para atingir maiores velocidades sem que você perceba que está utilizando um.

Melhor Capacetes para Bicicleta

Estão divididos em três tipos:

Os clássicos tem boa ventilação, boa aerodinâmica, design muito parecido com os capacetes para Mountain Bike e não possuem viseira.

Os semi-aero não possuem ventilação, tem ótima aerodinâmica e alguns modelos contam com protetores de queixo, rosto e viseira.

Os capacetes Aero também não possuem nenhum tipo de ventilação, são os mais aerodinâmicos e indicados apenas para atletas profissionais durante competições.

Existem Acessórios Extra Para O Capacete?

Alguns itens a mais podem tornar a prática de ciclismo mais segura, confortável e proveitosa. Claro que você deve avaliar a necessidade de cada um de acordo com seu cenário de utilização e isso pode ser entendido aos poucos de acordo com a sua familiaridade dentro do esporte.

Hoje no mercado estão disponíveis extras como: tela anti-inseto, pisca com led, viseiras removíveis, faixas refletivas e sistemas de ajustes traseiros.

Quando Aposentar Meu Capacete De Ciclismo?

Com o tempo, os materiais de fabricação do seu capacete vão se deteriorando. Considerando que esse é um item de segurança importante e o ciclismo oferece alguns riscos de impacto em uma área sensível como a cabeça, é necessário manter-se alerta a essa questão.

Melhor Capacetes para Bicicleta

A espuma interna do capacete normalmente começa a perder a eficácia de amortecimento aproximadamente após 4 ou 5 anos de uso, claro que isso pode variar de acordo com a frequência da utilização.

Caso você sofra qualquer acidente durante a prática de ciclismo, deve-se substituir o capacete antes de voltar à ativa. Faça isso mesmo que visualmente ele não pareça ter sofrido nenhum dano.

Conclusão

A melhor pessoa para escolher qual capacete deve comprar é você! Defina qual modalidade deseja praticar e dentro disso verifique quais os resultados esperados dentro do esporte, como vimos, algumas categorias pedem velocidade e outras conforto durante as atividades de alto impacto.

Outra coisa que pode te ajudar nessa decisão é conversar com pessoas que já estejam habituadas a pedalar pela cidade, praticar MTB ou até competir no esporte. Isso vai te ajudar a entender ainda mais a importância de cada um dos critérios citados neste artigo.

Hoje o mercado disponibiliza as mais diversas opções de design, cor, materiais e faixa de preço. Mas lembre-se que a questão estética é a que menos importa nesse momento, a proteção da sua cabeça deve ser prioridade, pois é uma das áreas mais sensíveis do corpo e a de maior risco de acidentes durante a prática de ciclismo.

Escolha aquele que vai te fazer sentir prazer durante a prática do esporte e que te fará atingir seus resultados de forma segura. Quando se trata da sua integridade física, nem sempre a opção mais barata é a que melhor convém.

Se você vai pedalar pela cidade e precisa de uma opção com bom nível de proteção e com preço baixo, então o melhor capacete para bicicletas é o Capacete Atrio Coquinho.

Leave a Comment