Top 8 Melhores Tênis Para Corrida em 2020

Levar uma vida mais saudável e praticar exercícios físicos está na sua lista de resoluções para o ano de 2020, mas você ainda não colocou em prática?

Ou quem sabe você se assustou com o resultado de um exame médico e a corrida virou uma obrigação? Ou talvez você queira um pouco mais de adrenalina na sua vida e ser uma pessoa mais fitness.

Esse artigo vai ser ótimo para todas essas pessoas e muito mais, já que vamos mostrar os 8 melhores tênis para corrida para comprar em 2020. É hora de comprar um deles, calçar e sair correndo por aí para alcançar o seu objetivo de uma vida mais saudável.

Qual a Tênis para corrida ?

Independente de você ser “obrigado” por motivos de saúde a praticar exercícios físicos ou pela sua consciência para perder uns quilinhos – ou qualquer outro motivo que possa existir, os efeitos positivos de uma boa sessão de exercícios e o mais importante, de manter uma rotina de exercícios, estão mais do que provados em centenas de artigos científicos, pesquisas e jornais de medicina.

Qualquer que seja o exercício escolhido, o importante é movimentar o corpo, gastar as energias acumuladas e tirar a cabeça um pouco dos problemas e da vida moderna.

Dito isso, a corrida é um dos melhores exercícios existentes, já que ela melhora a saúde da pele e traz benefícios psicológicos associados.

Melhores Tênis Para Corrida

Para começar a correr, só é necessário um equipamento, o tênis. E apesar de tecnicamente qualquer tênis puder ser usado para correr, é altamente recomendado utilizar um tênis desenhado especificamente para corrida, já que ele vai lhe dar o conforto necessário, melhorar o seu desempenho e o mais importante: evitar dores, bolhas e até lesões.

Top 8 Melhores tênis para corrida em 2020

Após falarmos sobre as principais características desejáveis num tênis para corrida e apresentar algumas das principais marcas, vamos ver os 8 melhores tênis para corrida em 2020.

Existem opções masculinas, femininas e também unissex.

1. Nike Zoom Pegasus Turbo 2 Unissex

A linha Pegasus traz calçados com componentes sintéticos e que prezam pela leveza e agilidade, quase fazendo parecer que você não está com nada no pé. E esse é o principal atrativo do Pegasus Turbo 2, mas não o único.

Esse tênis para corrida traz preenchimento de espuma com a tecnologia ZoomX, que faz dela a espuma mais leve e com maior eficiência energética que a Nike já fez. A Nike afirma que esta fórmula do ZoomX oferece 85% de retorno de energia.

Como referência, outras espumas produzidas pela Nike proporcionam retorno de 60-65% da energia. Isso significa que você não vai desperdiçar mais sua energia nas passadas.

Tênis para corrida Nike Zoom Pegasus Turbo 2 Unissex

É importante mencionar que a segunda versão deste tênis tem um ajuste um pouco mais específico e pés diferentes do “padrão Nike” podem ter um pouco de dificuldade para colocar esse tênis.

No entanto, isso não tira o mérito de ser um tênis perfeito para melhorar o seu desempenho nas corridas.

2. Nike Jordan Trunner LT Masculino

O tênis Jordan Trunner LT, da Nike é uma opção de tênis para treinos e corridas curtas, com ênfase nas distâncias entre 5k e 15k. O seu design é bem moderno e distante do design tradicional dos tênis da marca, aproveitando a marca Jordan, do conhecido jogador de basquete Michael Jordan.

Tênis para corrida Nike Jordan Trunner LT Masculino

Mas não se engane, este é definitivamente um tênis feito para corrida, com a espuma com tecnologia Nike React que permite um alto retorno de energia para uma corrida mais responsiva e técnica.

Além disso, ele tem uma estrutura mais larga e alta, que permite uma melhor proteção do pé e do tornozelo a quaisquer impactos e desníveis do terreno.

3. ADIDAS ULTRABOOST 20

Um tênis da Adidas que é ao mesmo tempo clássico no design e no apelo, mas revolucionário na tecnologia de amortecimento e transferência de energia, Ultraboost. Este tênis foi projetado para corridas longas e é de longe o tênis de corrida mais confortável da marca.

Desde as costuras de reforço estrategicamente posicionadas ao material macio e ajustável do calcanhar, de elastano, esse tênis foi concebido com alta tecnologia para proporcionar um alto desempenho nas corridas, inclusive as de média e longa duração.

Tênis para corrida ADIDAS ULTRABOOST 20

Ele proporciona um ótimo ajuste no pé graças ao material flexível do seu cabedal e vai parecer que você não está usando nada no pé.

Ele também possui versão feminina com a mesma tecnologia em tamanhos e cores diferenciadas.

4. ADIDAS ADIZERO ADIOS 4

A nova versão do tênis famoso pelos seus recordes mundiais de maratonistas, o tênis Adizero Adios 4 da Adidas é conhecido por sua leveza, agilidade e responsividade nas pistas e nas ruas. Isso é evidenciado pelo cabedal em malha respirável, que permite um melhor ajuste e mais leveza no pé.

A entressola do calçado é composta por material de espuma BOOST para uma sensação leve e responsiva, com peças de plástico para áreas específicas de estabilidade no calcanhar interno.

Tênis para corrida ADIDAS ADIZERO ADIOS 4

Além disso, a nova versão vem com um ajuste mais específico e apertado na parte superior, para uma melhor aderência e para não haver espaço algum entre o pé do corredor e o tênis.

Isso evita áreas de atrito e dá uma sensação de maior leveza no pé, fazendo parecer com que se você não estivesse usando nada no pé ao correr.

Importante observar que este tênis não possui versão feminina no Brasil ainda, somente masculina.

5. Under Armour Charged Bandit 3

O tênis Charged Bandit 3, da Under Armour, é uma ótima opção mais acessível de tênis para a sua corrida. Encontrado por menos de R$ 200,00 ele é um dos mais vendidos nos Estados Unidos e no Brasil e não é por menos. Ele é leve, bonito e possui um ajuste bem flexível, aceitando vários tipos e larguras de pés.

O seu cabedal é leve e bastante arejado e a entressola possui tecnologia Charged Cushioning®, que oferece alto poder de amortecimento e impulsão para acelerar sua corrida.

Tênis para corrida Under Armour Charged Bandit 3

Além disso, ele possui detalhes reflexivos, para aumentar um pouco a sua segurança na corrida. Esse tênis é ótimo para corridas e treinos curtos na estrada, mas não tem muita aderência em pisos molhados.

6. Under Armour HOVR Phantom/SE

Uma das novas opções da Under Armour, o tênis Hovr Phantom tem muitas cores e tamanhos disponíveis. Como ele é importado do mercado americano e lá os tamanhos são normalmente mais variados do que os encontrados no Brasil, esse tênis pode ser encontrado até no tamanho 47 masculino.

Sua tecnologia Hovr, que dá nome ao produto, é uma nova tecnologia de amortecimento da marca que oferece uma “sensação de gravidade zero”, retornando o máximo possível de energia da sua pisada e auxiliando na eliminação do impacto a cada passo.

Tênis para corrida Under Armour HOVR Phantom/SE

Ele é considerado um tênis neutro, portanto é flexível o suficiente para corridas leves e rápidas ou para treinos um pouco mais pesados.

7. Nike Air Zoom Vomero 12 Feminino

Uma ótima opção para corridas e treinos mais longas, o Air Zoom Vomero é um tênis bastante confortável. Com a tecnologia de amortecimento Air Zoom, ele traz bolsas de amortecimento ultra macias na sua entressola, o que faz com que ele ofereça um grande amortecimento para garantir que você passe sem problemas pelos obstáculos no seu caminho

Além disso, esse tênis possui maior concentração de espuma na região do calcanhar e da ponta do pé, resultando assim num maior conforto para as áreas que mais sofrem e que mais têm contato com o piso.

Tênis para corrida Nike Air Zoom Vomero 12 Feminino

Ele é um pouco mais pesado que os concorrentes, mas seus pés agradecerão o conforto e suporte extra.

8. Asics Gel-Equation 10 Feminino

Um sucesso no mercado brasileiro, o tênis Asics Gel-Equation 10 é um dos mais bem avaliados pelas corredoras.

Ele normalmente recebe destaque especial pelo seu conforto, graças à sua entressola em EVA junto com a tecnologia GEL da Asics, que permite um grande amortecimento e suporte à sua pisada.

Tênis para corrida Asics Gel-Equation 10 Feminino

Seu cabedal em malha, permite uma ótima ventilação para seu pé na corrida e ele tem um ajuste bem compreensível, servindo a vários tipos de pés graças à sua flexibilidade. Esse tênis também é bastante acessível, custando na faixa dos R$250,00 nas lojas brasileiras.

Tipos de tênis para corrida

O mercado de calçados hoje em dia está cheio de tênis de várias marcas, formatos, designs e claro, preços. E também, há uma clara separação entre tênis femininos, masculinos – e uma categoria cada vez mais presente de tênis “unissex”.

Uma das primeiras distinções a fazer entre tipos de tênis é em relação ao seu uso pretendido. Entendemos que a decisão da compra de um tênis, especialmente se for o primeiro que você for comprar em algum tempo, pode ser um pouco desconcertante pela quantidade de opções.

No entanto, é bom ter em mente o uso que você pretende dar ao tênis, ou seja, o treino/intensidade que você planeja dar à sua corrida.

Tênis Para Corrida

Primeiramente, existem os tênis para controle de movimento e estabilidade. Eles podem ser facilmente identificados pelo seu tamanho, peso e tamanho da área de amortecimento.

Este tipo de tênis é recomendado para corredores que têm os pés mais planos, ou indivíduos com sobrepeso/obesidade, já que eles proporcionam o máximo conforto e suporte para os treinos e corridas.

O segundo tipo é de tênis mais leves, prontos para provas e corridas. Graças ao seu peso mais leve e sistema mais básico de amortecimento, eles permitem um menor desperdício de energia, aproveitando mais do impulso dado pelo próprio pé do atleta e convertendo essa força em energia para a continuação da passada.

Eles geralmente proporcionam suporte e amortecimento adequado, mas não são os mais indicados para quem têm sobrepeso ou uma pisada torta.

Que tipo de tênis para corrida devo escolher?

Não existe tênis de corrida perfeito. Quando se trata de corrida, todos os tipos de coisas entram em jogo – sua biomecânica, seu peso, a superfície em que você corre e o formato de seus pés, o que significa que nenhum calçado é adequado automaticamente para todos os tipos de corredor.

Ao comprar um tênis para corrida, é comum que as pessoas não se concentrem nas coisas que o tênis faz, mas nas coisas (ruins) que ele não faz.

Tênis Para Corrida

Com: ele não aperta, não parece pesado, não faz seus pés suarem – e assim por diante. Isso mostra que, para muitos corredores, o objetivo da escolha de calçados é simplesmente encontrar tênis que fiquem fora do seu caminho, não atrapalhem sua corrida para que você faça o seu trabalho.

No entanto, nesse artigo vamos falar também sobre algumas características que são realmente encontradas nos tênis e que são muito importantes no uso desse tipo de calçado.

Como escolher um tênis de corrida

Comprar um tênis para corrida, especialmente se você estiver iniciando nessa prática, pode ser um pouco assustador. Mas não se preocupe, vamos ajudá-lo a digerir as especificações falando de algumas das características mais desejáveis encontradas nos melhores tênis para corrida.

1. Não compre gato por lebre

Os tênis, principalmente os de corrida são alguns dos produtos mais falsificados no Brasil. E infelizmente eles têm bastante mercado, já que alguns são cópias tão boas que são incrivelmente semelhantes (no design) aos originais. Mas não se engane, fique longe dos tênis falsificados.

É bastante comum encontrar tênis supostamente de marcas multinacionais como Nike, Adidas, Asics e outras por menos de R$50,00 no Brasil; no entanto, desencorajamos totalmente a compra de tais produtos, já que por serem falsificações eles não passaram por rodadas de teste e nem foram forçados a rigorosos sistemas de controle de qualidade como os tênis originais.

2. Tipo de tênis para seu objetivo

Como já mencionamos, é importante escolher o equipamento específico para o tipo de treino ou corrida que você tem em mente para praticar.

Tênis maiores e mais largos darão maior suporte ao seu pé, calcanhar e à articulação como um todo, amortecendo e evitando impactos desnecessários que com outro tipos de tênis poderiam ser prejudiciais.

Tênis Para Corrida

Tênis para corrida com maior amortecimento são ótimos para pisadas tortas e para corridas mais longas no dia-a-dia, mas podem custar tempo numa corrida ou treino onde você deseja descontar alguns segundos preciosos da sua média.

Para esse objetivo, prefira tênis mais leves, que permitem mais agilidade e responsividade, fazendo com que você perca menos da energia dispensada na pisada.

3. Pense além dos números

As fabricantes de tênis e equipamentos geralmente têm opções que vão do 38 ao 44 para os homens e 34 ao 40 para as mulheres. Números maiores e menores são encontrados, mas se você tem um pé “fora da curva”, é boa chance que você tenha que brigar pelas últimas opções no estoque de alguma loja.

Mas qualquer que seja o tamanho do seu pé, você já deve ter passado pela situação de ter provado um tênis 38 e ele ter servido perfeitamente, mas o 38 de outro modelo nem entrou no seu pé, não é?

Mesmo as marcas hoje em dia disponibilizando 6 ou 7 tamanhos diferentes para cada determinado modelo, imagine quantos tipos de pés com todos os tipos de medidas existem por aí. Isso torna praticamente quase impossível para as marcas criar algum tipo de padronização.

Esse é um dos motivos para os quais é importantíssimo provar um tênis antes de comprá-lo, ou só comprar de lojas online que permitem a troca posterior sem custo, caso o tênis não servir como você esperava.

4. Experimente algumas opções

Apesar de ser tão fácil e prático comprar produtos pela internet hoje em dia, tênis é um dos tipos de produtos que ainda é melhor comprar pessoalmente numa loja (ou no mínimo experimentar algumas opções para ver como elas ficam no seu próprio pé).

O ajuste específico do tênis no seu pé é talvez a parte mais importante do sucesso ou fracasso na compra de um tênis para corrida.

Tênis Para Corrida

As fabricantes de tênis geralmente têm algumas opções de tamanho, mas vendo somente algumas fotos na internet fica difícil de tomar decisões importantes e que podem causar dores, bolhas e calos depois. Alguns detalhes a observar que você só vai conseguir ver pessoalmente:

Marcas mais confiáveis de tênis para corrida

Já falamos sobre as vantagens de usar um tênis apropriado para corrida e especialmente para seu objetivo, seja ele corrida leve ou treino e preparação para competições.

Mostramos também algumas características cruciais a serem observadas na hora de comprar o seu tênis.

Agora vamos falar sobre algumas das principais marcas de tênis, que têm linhas bastante diversificadas de tênis para corrida e são as que você deve procurar primeiro na hora de comprar o seu.

1. Tênis para corrida Nike

Provavelmente a marca número 1 quando se trata de tênis e equipamentos esportivos, a Nike é a marca mais premiada do mercado de calçados esportivos.

No entanto, também é a mais copiada, portanto cuidado com as falsificações, que você vai encontrar principalmente em lojas presenciais menores ou em lugares sem certificação e controle.

A Nike possui a linha mais completa e diversificada de tênis, seja para homens ou mulheres. Ela possui tênis casuais, para usar no dia-a-dia ou na balada e tênis específicos para musculação, ciclismo, skateboarding e outras práticas esportivas, além de chuteiras, sapatilhas e outros calçados.

Tênis para corrida Nike

A linha Air Zoom da Nike, por exemplo, proporciona conforto e amortecimento extra, com maior elasticidade na passada.

Por outro lado, a linha Nike Pegasus tem um longo histórico de desenvolvimento, geralmente oferecendo um tipo de calçado de baixo risco e alta recompensa com uma fórmula que vem sendo testada e repetida por anos e anos.

2. Tênis para corrida Adidas

A ADIDAS é uma das maiores produtoras mundiais de calçados e equipamentos esportivos.

Ultimamente, um dos maiores apelos da marca é seu revolucionário material de amortecimento Boost, que oferece um amortecimento fantástico e tecnologia de alto retorno de energia.

Hoje, a Adidas continua a melhorar o Boost e busca levar o conceito e o desenvolvimento de tênis de corrida ainda mais longe.

Tênis para corrida Adidas

Com seu tradicional design das 3 faixas brancas que nunca sai de moda, mas repaginado em várias versões, tamanhos e cores, a Adidas traz uma linha bastante compreensiva, com vários calçados pra todos os tipos de esporte ou atividade.

A sua linha Adizero, por exemplo, apresenta vários tênis leves e ágeis, para dar aquele gás e diminuir suas médias de tempos nos treinos.

Já a linha Ultraboost tem o foco no maior conforto, estabilidade e amortecimento, com um ajuste bastante compreensivo para vários tipos e formatos de pés que favorece o movimento e o suporte para corridas mais longas.

Não importa a linha ou o modelo que você selecionar, a Adidas terá ótimas opções para te dar mais força e desempenho.

3. Tênis para corrida Under Armour

A Under Armour é uma marca americana que chegou a pouco tempo no Brasil em comparação às outras mais estabelecidas, mas que já veio com um histórico de vendas e qualidades trazidos do mercado americano.

Uma das vantagens de ela vir desse mercado é que os seus calçados são feitos em tamanhos que normalmente não seriam encontrados no Brasil, como o tamanho 46 e 47 masculino ou 42 feminino.

Tênis para corrida Under Armour

A marca contém com uma linha bastante completa de calçados, testados e implementados em parceria com outros setores. Além disso, ela traz uma grande expertise do mercado esportivo, já que é uma das principais fornecedoras de equipamento para as ligas esportivas americanas, como a NBA, do basquete.

Perguntas frequentes sobre tênis para corrida

P: Quais são os benefícios para a saúde de treinar corrida?

R:  A corrida queima uma grande quantidade de calorias por minuto de exercício. A quantidade exata de energia gasta vai depender de muitos fatores como a intensidade do exercício, a temperatura ambiente, o peso da pessoa e até a sua quantidade de massa magra x gorda. Ainda, a transpiração ocasionada pela troca de calor do corpo com o ambiente faz bem para a pele, já que ela desobstrui os poros e libera toxinas, deixando você com uma pele mais lisinha e saudável.

P: E quais são os efeitos psicológicos da corrida?

R: Foi provado cientificamente que a corrida proporciona a liberação de hormônios de prazer e alegria semelhantes aos liberados quando estamos com os amigos ou com a pessoa amada. Além disso, a corrida é um exercício que pode ser facilmente feito em grupo, permitindo assim uma maior socialização.

P: Quais são os efeitos negativos de comprar um tênis falsificado?

R: Comprar um tênis desse tipo pode ser o primeiro passo (desculpe o trocadilho) para problemas não só nos pés, mas na musculatura da perna e nos joelhos. Além disso, você tem mais chance de sofrer com calos, bolhas e desconfortos.

P: Pessoas com sobrepeso podem correr normalmente?

R: Com certeza! É importante, no entanto, ter um acompanhamento por profissionais de saúde ou educadores físicos para garantir que o treino inicial não seja inadequado, especialmente para iniciantes. Além disso, é importante escolher um tênis suave e com bom amortecimento, que dê um bom apoio para as passadas.

Conclusão

As opções de tênis para corrida são praticamente infinitas, mas nesse artigo mostramos algumas características e os 8 melhores tênis para corrida para comprar em 2020.

Esperamos que após ter lido esse artigo você tenha identificado informações importantes e valiosas para auxiliar na compra do seu primeiro – ou do seu próximo – tênis para corrida.

Leave a Comment