Top 8 Melhores Purificadores de Água para comprar em 2020

Os purificadores de água vieram para substituir o bom e velho filtro de barro. Eles oferecem praticidade e recursos que tornam nossa vida mais fácil e evitam a reposição de água frequente.

Neste artigo, analisamos os modelos disponíveis e apontamos para você os 8 melhores purificadores de água para comprar em 2020.

Quem pensa que os filtros de barro oferecem água mais fresca não conhecem os recursos dos melhores purificadores de água modernos. Isso porque, dentre os níveis de filtragem, existe também o carvão ativado. Esse é o mesmo princípio dos filtros de barro.

E para quem é adepto dos argumentos científicos, a capacidade de eliminar vírus, bactérias e protozoários nos modelos elétricos supera com vantagens os modelos tradicionais de barro.

Há uma variedade enorme de marcas, modelos e recursos oferecidos, por isso a escolha. Quem busca o purificador de água ideal pode se sentir esgotado ao se deparar com tantas especificações e alternativas, e ainda ter certeza que optou pelo melhor preço.

Por isso, condensamos aqui tudo o que você precisa saber para escolher o melhor modelo de purificador de água para o seu perfil. Analisamos os critérios que diferenciam os modelos, as marcas mais confiáveis e os itens mais importantes a considerar em sua escolha.

Nossas recomendações baseiam-se nos modelos mais vendidos do mercado, de forma a garantir que você estará escolhendo modelos testados e aprovados.

Pelo volume de vendas desses modelos, há mais avaliações nos sites de venda. Dessa forma, você pode facilmente analisar os prós e contras de cada modelo, a partir da opinião de compradores reais.

O que são Purificador de Água ?

Purificadores de água tornam a água de torneira mais palatável e pura a partir de sistemas de filtragem e processos químicos. O conceito é relativamente simples: ao passar por um elemento filtrante, a água tem seus níveis de cloro, sabores e odores reduzidos.

Esse é um processo que trata principalmente da parte sensorial. Apesar de aprendermos que água é água, todos sabemos quando estamos bebendo uma água fresquinha de verdade.

O tradicional filtro de barro trata dessa parte sensorial, já que não tem os recursos para filtragens adicionais. Mas isso não chega a ser um problema nas maiores cidades do Brasil, já que a água já chega da rua com um nível de tratamento adequado em relação a partículas e microrganismos.

Em cidades com saneamento básico deficiente, isso já se torna um problema grave, o que demanda que a água seja fervida para garantir a eliminação de vírus, bactérias e protozoários.

Os purificadores de água modernos oferecem pelo menos três níveis de filtragem. Além do filtro de carvão ativado, a água ainda passa por uma membrana ao entrar no equipamento. E, antes de sair, recebe um tratamento com luz ultravioleta, que resolve a questão dos microrganismos nocivos.

Os melhores purificadores do mercado oferecem ainda processos fotoquímicos, como a ionização, alcalinização e adição de sais para personalizar o gosto e a textura finais. São modelos mais caros e atendem apenas aos que levam o tratamento da água que bebem a níveis sofisticados.

Quais os tipos de purificadores de água que existem?

Os purificadores se diferenciam de maneira geral entre os de bancada e de torneira. Além disso, há modelos elétricos ou não.

A seguir vamos descrever vantagens e desvantagens de cada tipo:

Filtro de Barro

Filtros de barro são extremamente populares e historicamente são os mais utilizados em todas as regiões do Brasil. Sucessores da “moringa”, que eram simplesmente recipientes que armazenavam a água filtrada, os filtros de barro incluem o tratamento por carvão ativado, que elimina cloro, sabores e odores.

O princípio para tratamento de partículas maiores é o da gravidade, ou seja, as partículas se assentam no fundo do filtro, ao passo que a torneira se localiza um pouco acima desse nível.

Sua vantagem principal é o preço. Dentre as desvantagens, está o fato de necessitarem reposição constante de água, de preferência fervida. Isso porque o sistema de filtragem não dá conta de eliminar microrganismos.

Alguns modelos de elemento filtrante (o filtro de carvão ativado em si), todavia, oferecem tratamentos químicos adicionais, como a prata coloidal, que também trata de agentes nocivos presentes na água.

Filtro de Torneira

Os filtros de torneira oferecem a praticidade de estarem conectados diretamente à rede de água e não exigem reposição.

Em termos de tecnologia, adotam o mesmo princípio dos filtros de barro, ou seja: a água passa por um filtro de carvão ativado.

Purificadores elétricos

Dentre os melhores purificadores de água da atualidade estão os purificadores elétricos.

Oferecem dois ou três níveis de filtragem.

O primeiro dá conta de partículas maiores e está presente na conexão do filtro com a rede de água.

O segundo opera através de carvão ativado. Porém, ao contrário dos filtros de barro, o líquido interage com o carvão através de pressão interna, o que garante maior contato da água com o filtro.

Finalmente, presente em apenas alguns modelos, está o tratamento final com luz ultravioleta. A exposição da água aos raios em frequências superiores do campo visual elimina resíduos de bactérias, vírus e protozoários, de forma que o que se bebe na torneira é praticamente livre de microrganismos.

Filtros elétricos de ozônio

Muito populares nos lares brasileiros, os filtros de ozônio utilizam-se dessa tecnologia para eliminar microrganismos nocivos à saúde. Assim como os modelos de torneira, são conectados diretamente à rede de água e não necessitam reposição.

Atualmente, os melhores purificadores de água oferecem essa tecnologia, que serve também para alcalinizar a água.

Filtros salinizadores

Esses filtros oferecem todos os recursos dos modelos elétricos. Porém, o tratamento em três níveis pode tornar a água totalmente desprovida de características naturais de gosto e textura.

Nesse caso, alguns modelos oferecem a possibilidade de adicionar sais à água, de forma a reproduzir a sensação fornecida por águas de fontes minerais.

Ao analisarmos o rótulo de garrafas de água mineral, podemos verificar que há mais do que água na composição. Frequentemente há porcentagens mínimas de outras substâncias, principalmente sais, que dão a cada fonte sabor e textura característicos.

A ideia dos filtros salinizadores é, a partir de uma água praticamente destilada (pura), reproduzir uma água como se houvesse sido retirada da fonte.

As melhores marcas de purificadores de água

Sendo uma tecnologia relativamente antiga, há muitas marcas bem estabelecidas no mercado brasileiro de purificadores de água.

A seguir, analisamos as principais, que garantem o melhor atendimento em termos de pontos de venda e assistência técnica.

Purificador de água IBBL

Talvez a marca com maior variedade de modelos, a IBBL (subsidiária da multinacional Cullingan), presente no mercado há mais de 30 anos.

Em 1997 lançou seu modelo clássico de bebedor refrigerado, o FR600, que até hoje é visto em muitos consultórios médicos, empresas e hospitais.

Em 2017, lançou um modelo que, além de refrigeração, dispensa também água quente para chás e cafés solúveis. É a culminação de um esforço interno para estar mais presente em residências do que estabelecimentos comerciais.

Purificador de água Everest

Presente também em vários lares e empresas, os purificadores da Everest são bastante populares no mercado nacional.

Sua linha mais famosa é a Star, que oferece água fria e em temperatura ambiente.

Todas as linhas obedecem a um conceito de design limpo e objetivo, com variação principalmente na capacidade de água filtrada.

Como desvantagem, a saída de água é controlada por uma torneira de pressão, ao contrário de botões. O resultado é que a água continua pingando após o fechamento e a reação natural dos usuários é pressionar ainda mais a torneira.

Purificador de água Consul e Brastemp

Ambas fazem parte do conglomerado multinacional Whirlpool e têm presença e praticamente todos os segmentos de eletrodomésticos.

Possuem modelos bem sedimentados no mercado, principalmente a Consul, com seus modelos CPB36 e CPC31. Já a Brastemp foi uma das primeiras a entrar no mercado residencial, através de modelo de assinatura mensal do seu modelo mais simples.

As empresas, junto com a Electrolux (abaixo), são as que realmente oferecem filtragem máxima segundo o Inmetro.

Purificador de água Electrolux

A Electrolux é cada dia mais presente nos lares brasileiros, oferecendo uma linha variada em praticamente todos os segmentos. Tradicional fabricante de aspiradores de pó, atualmente tem também bastante respeito do consumidor em suas geladeiras e máquinas de lavar e secar roupas.

No segmento de purificadores de água, possui em seu portfólio os modelos PA21G e PA31G. O segundo é mais completo e oferece tratamento ultravioleta, para maior combate a vírus, bactéria e protozoários.

É possível encontrar essas configurações em diferentes capacidades, que atendem famílias e empresas de diversos tamanhos.

Ideal Purificadores

A Ideal oferece purificadores com tecnologias premium como ozonização e alcalinização.

Toda a sua linha está baseada na oferta desses diferenciais, de forma que seus produtos são mais caros.

Coerente com a linha de produtos, a empresa busca dar ênfase ao seu pós-vendas, e oferece tratamento personalizado. Dessa forma, tende a atrair clientes que buscam uma orientação mais cuidadosa.

Seus modelos Top Life e New Heoxi são as linhas principais, que variam em capacidade de filtragem e processamento da água.

Como escolher o melhor purificador de água?

Os melhores purificadores de água do mercado oferecem tudo o que você busca em um filtro, com vantagens de praticidade que superam em muito os tradicionais filtros de torneira e barro.

Mas é preciso ter em mente suas reais necessidades, de forma a fazer a melhor escolha para sua casa.

A seguir, mostramos os critérios principais a considerar em sua compra.

Preço

Limite sua gama de escolha e economize tempo ao comparar apenas os modelos que estão dentro do seu orçamento. Para isso, várias das lojas online oferecem a opção Filtros, para que você veja apenas os modelos que atendem aos seus critérios de preço.

O purificador ideal para sua casa será aquele que esteja dentro de seu orçamento e ofereça a maior quantidade de recursos.

Recursos

A filtragem simples está disponível em praticamente qualquer filtro que você vier a adquirir.

Porém, quando temos em mente purificadores de água elétricos, há uma variação considerável de recursos para ponderar. Dentre as categorias principais, temos:

  • Refrigeração: alguns modelos oferecem água refrigerada, além de ambiente
  • Água quente: alguns modelos oferecem a opção de água quente para fazer chá e café
  • Tratamento da água por ozônio
  • Alcalinização da água
  • Adição de sais minerais nutritivos.

A lista acima está em ordem de popularidade dos modelos, ou seja, a refrigeração está em mais modelos do que a água quente.

Como esperado, o maior número de recursos exige maior investimento.

Design e facilidade de uso

Por ser equipamentos simples de operar, purificadores de água obedecem a um princípio de projeto semelhante. Por esse motivo, não há grandes diferenças em termos de design.

A principal diferença se dá pelo número de comandos a acionar simultaneamente para a obtenção do que é desejado. Nesse caso, há modelos com painel touch e outros com comandos mecânicos.

Os modelos com painel touch podem automatizar operações com apenas um toque a mistura de água fria e ambiente, já que há pessoas que preferem uma temperatura intermediária. Em modelos mecânicos isso é obtido acionando dois comandos, o que não é conveniente.

Bandejas removíveis

As bandejas são um item importante pois recolhem a água que continua pingando após o fechamento. Por serem removíveis, permitem que garrafas maiores possam ser abastecidas pelo purificador.

Selo do Inmetro

O selo do Inmetro no caso de purificadores de água tem uma utilidade específica dentre os eletrodomésticos, que é a capacidade de filtragem. O critério utilizado é o tamanho das partículas, que podem ir de um grão de areia até o tamanho de microrganismos.

A escala varia de A (melhor) até F (pior). Apenas purificadores com classificação A conseguem eliminar a quase totalidade dos microrganismos, mas torna a água praticamente isenta inclusive de nutrientes originais.

Notamos em nossa análise que grande parte dos purificadores apresentam classificações nas faixas C e D, ou seja, sem capacidade de eliminar vírus e bactérias. Dentre as marcas de nosso Top 8, apenas Consul e Electrolux apresentaram classificação A.

Refil

Cada marca oferece seu refil específico, o que faz parte do modelo do negócio de purificadores de água. Por isso, faz sentido uma empresa como a Brastemp oferecer um serviço de assinaturas, que mantém o purificador atualizado.

Ao adquirir seu modelo, leve em conta também a frequência de troca do refil, e também o preço da unidade, que pode variar bastante.

O seu critério deve ser, além do preço, a capacidade de filtragem de água de um único refil. E isso é determinado pelo número de usuários.

As capacidades de filtragem variam geralmente entre 2.000 e 7.000 L por unidade de refil.

Refrigeração elétrica ou por compressor

Modelos que oferecem resfriamento da água por compressor são mais eficientes, porém fazem mais barulho. Os modelos elétricos são mais silenciosos, mas não têm a mesma eficiência em gelar água.

Se em sua casa há uma tendência a preferir água gelada e o purificador ficará longe de ambientes que exigem silêncio, o modelo a compressor é o mais indicado. A situação inversa pede de resfriamento elétrico.

Garantia e assistência técnica

Garantia e uma ampla rede de assistência técnica é um item fundamental para escolher o melhor purificador de água para sua cozinha.

Desde que você escolha marcas tradicionais do mercado nacional, você terá ampla cobertura e garantia.

As principais marcas em destaque neste anúncio estão presentes em território nacional.

Os 8 melhores purificadores de água em 2020

Apresentamos aqui o nosso ranking dos 8 melhores purificadores de água para você comprar em 2020.

1. Top Life Health – Água alcalina e ionizada

Um dos modelos mais sofisticados do mercado, o modelo Health da Top Life oferece todos os benefícios do ozônio para ionizar e alcalinizar a água que sua família toma.

Apesar desses recursos, o selo do Inmetro lhe dá a categoria D, ou seja, o 4º nível em classificação na eliminação de micropartículas, incluindo vírus e bactérias.

Sua capacidade é de 3.000L ou 6 meses, ou seja, ideal para famílias com até duas crianças. O refil é vendido na faixa de R$350.

Possui bandeja retrátil que absorve resíduos de água e permite a inserção de garrafas maiores sob a biqueira.

2. Purificador de água IBBL Imaginare

Assim como o modelo da Top Life, o Imaginare recebeu uma categoria inferior de filtragem – C. Porém, é um modelo muito mais econômico, apesar de não apresentar tecnologias de ionização e alcalinização.

Seu refil deve ser trocado a cada 3.000L ou 6 meses e custa na faixa de R$90.

A refrigeração é feita por compressor, com o reservatório para água gelada de 1,2L.

Não possui bandeja retrátil.

3. Purificador de água IBBL FR600 SPECIALE

Possui especificações semelhantes ao do modelo Imaginare (acima).

Seu diferencial é a biqueira dupla, que permite encher dois recipientes simultaneamente, em temperaturas diferentes.

Também possui um design mais moderno e elegante, apesar de não oferecer bandeja retrátil.

O refil custa R$90 e deve ser trocado a cada 6 meses ou 3.000L.

4. Purificador de água LATINA PA335

O modelo da Latina oferece um grande reservatório de água gelada operado por compressor. Se sua necessidade de água gelada é grande, este modelo pode fornecê-la em quantidade adequada.

Outro diferencial desse modelo é o preço do refil, na faixa de R$. É bem mais econômico do que os dos outros modelos.

5. Purificador de água ELECTROLUX PA21G

A Electrolux é uma das únicas empresas dentre as analisadas a oferecer classificação A pelo Inmetro, ou seja, filtragem quase completa, inclusive de vírus e bactérias.

Oferece controle por painel touch e três níveis de temperatura, além de bandeja removível. Trata-se de uma interface bastante elegante e intuitiva.

Apesar disso, apresenta um reservatório de água gelada de apenas 0,8L, o que é insuficiente para demandas maiores.

Seu refil também tem preço superior, vendido na faixa de R$120, mas dura até um ano sem precisar de troca. Uma luz acende-se automaticamente no painel ao chegar a hora da troca.

6. Purificador de água EVEREST STAR

Assim como no modelo da Latina, seu reservatório de água é de 2L e operado por compressor. Ideal para grandes demandas de água gelada.

Trata-se de um modelo de maior capacidade em comparação com os acima, com refil de 4.000L de capacidade ou 9 meses.

Como desvantagem, apresenta classificação C pelo Inmetro e não retém bactérias.

7. Purificador de água ELECTROLUX PA31G

Nosso segundo lugar na lista muito semelhante ao PA21G. Seu diferencial principal é a possibilidade de ser instalando também em paredes. Essa opção é particularmente útil para locais com bancada pequena, e a elevação do purificador possibilita a sua utilização total.

Também obteve classificação A pelo Inmetro, oferecendo em relação ao PA21G também a tecnologia ultravioleta.

8. Purificador de água CONSUL CBP36

O modelo da Consul oferece o melhor custo-benefício dentre os modelos analisados e é nosso primeiro lugar dentre os melhores purificadores de água para comprar em 2020.

Ele oferece, a um preço baixo, todas os benefícios básicos dentre os disponíveis e também a opção de acabamento Titanium, extremamente elegante.

Outro aspecto a se considerar é a capacidade menor do refil, o que reduz seu custo. Ainda assim, só precisa ser trocado a cada 9 meses. É ideal para casais com até 2 crianças pequenas.

Proporcionalmente, o reservatório de água fria corresponde a 1,3L, sendo o ma

Perguntas frequentes em relação purificadores de água

Devo me preocupar se o selo Inmetro não for Classe A?

As redes públicas das principais cidades oferecem tratamento prévio e entregam a água em condições razoáveis de combate a microrganismos nocivos. Os modelos que não oferecem o Selo A podem ser aceitáveis nesses casos.

Se você mora em locais sem saneamento ou com tratamento deficiente da águam, e preza por sua saúde e de sua família, busque os modelos com classificação maior.

Pergunte na empresa de saneamento de sua cidade a respeito da qualidade de água entregue e tome sua decisão a partir dessa informação.

Os purificadores de água são Bivolt?

Como regra geral, não.

Porém, não há uma preocupação excessiva com a instalação elétrica. Apenas certifique-se de que sua tomada tem a mesma tensão que o seu aparelho.

Conseguirei trocar o filtro?

Os aparelhos e mesmo os filtros sempre trazem instruções para a troca, que em geral resume-se a desroscar o filtro antigo e aparafusar o novo.

Sua preocupação maior será garantir que o filtro adquirido corresponde à marca e ao modelo.

Como saber quando trocar o filtro?

Alguns modelos possuem uma luz sinalizadora que indica o momento correto de fazer a troca.

Se seu modelo não possui, marque tempo de uso desde a última troca e baseie-se nesse parâmetro para garantir o uso do seu purificador.

Conclusão

O melhor dentre os melhores purificadores de água em 2020 é o Consul CBP36. O modelo alia funções básicas e uma ótima capacidade de purificação com um preço competitivo.

É um dos únicos modelos a oferecer variações de acabamento, e também uma interface simples e intuitiva para operação.

Como sempre, analise quais são as suas verdadeiras necessidades na hora de comprar o seu modelo. Considere, inclusive, o tamanho de sua casa e a frequência com que seus familiares tomam água. Pode ser que você precise de um modelo maior ou menor do que os aqui listados.

Se você gostou desse artigo e o considerou informativo, compartilhe com amigos e familiares, e em suas redes sociais. Queremos ajudar cada vez mais gente a escolher seus produtos de forma consciente e de forma isenta.

Leave a Comment