Os 5 Melhores Purificadores de Água em 2021

Está querendo comprar os melhores purificadores de água do Brasil nos dias de hoje? Chegou ao lugar certo! Este utensílio é muito procurado para lares e estabelecimentos comerciais por oferecer água de qualidade através de equipamentos bonitos e compactos, cabendo em qualquer lugar. São opções de todos os tipos e jeitos para escolher. A seguir, confira quais são os 5 que mais valem a pena adquirir hoje em dia!

O que são Purificador de Água ?

Purificadores de água tornam a água de torneira mais palatável e pura a partir de sistemas de filtragem e processos químicos. O conceito é relativamente simples: ao passar por um elemento filtrante, a água tem seus níveis de cloro, sabores e odores reduzidos.

Esse é um processo que trata principalmente da parte sensorial. Apesar de aprendermos que água é água, todos sabemos quando estamos bebendo uma água fresquinha de verdade.

melhor Purificador de Água

O tradicional filtro de barro trata dessa parte sensorial, já que não tem os recursos para filtragens adicionais. Mas isso não chega a ser um problema nas maiores cidades do Brasil, já que a água já chega da rua com um nível de tratamento adequado em relação a partículas e microrganismos.

Em cidades com saneamento básico deficiente, isso já se torna um problema grave, o que demanda que a água seja fervida para garantir a eliminação de vírus, bactérias e protozoários.

Os purificadores de água modernos oferecem pelo menos três níveis de filtragem. Além do filtro de carvão ativado, a água ainda passa por uma membrana ao entrar no equipamento. E, antes de sair, recebe um tratamento com luz ultravioleta, que resolve a questão dos microrganismos nocivos.

Os melhores purificadores do mercado oferecem ainda processos fotoquímicos, como a ionização, alcalinização e adição de sais para personalizar o gosto e a textura finais. São modelos mais caros e atendem apenas aos que levam o tratamento da água que bebem a níveis sofisticados.

Como escolher o melhor purificador de água?

Água gelada

O Brasil é um país quente e a água gelada é quase uma obrigação em todas as casas. Mas não são 100% dos melhores purificadores que oferecem esse recurso. Então, se você quer aquela água geladinha direto do purificador, veja se ele tem essa tecnologia.

Mesmo nos que prometem diferentes temperaturas de água, é importante saber qual é a capacidade em litros de armazenamento de água gelada no aparelho e quanto tempo ele leva para disponibilizá-la novamente quando acaba.

A maioria dos filtros que tem água gelada consegue suprir bem as necessidades de uma casa com poucas pessoas, mas pode ser um problema em ambientes comerciais ou lares com mais moradores.

Retenção de partículas

O INMETRO mede em todos os purificadores de água a capacidade que ele tem de reter partículas em uma escala de seis níveis, sendo A a melhor e F a pior. Quanto melhor este nível, mais pura a água chega até seu copo. Portanto, é fundamental escolher uma opção que tenha grande capacidade de filtragem.

Melhores Purificadores de Água

Muitas doenças são causadas por consumo de água imprópria e ainda que o Brasil trate muito bem a sua água, vários fatores até que ela chegue na sua casa podem torná-la maléfica para o organismo.

Eficiência bacteriológica

O filtro tem como principal função reter partículas sólidas de alguns elementos que não são bons para consumo, mas não é responsável por alguns microorganismos como certas espécies de bactérias. É a esterilização que cuida delas e nem todos os purificadores de água conseguem isso.

O INMETRO classifica com “sim” e “não” a capacidade que um equipamento tem de eliminar bactérias. Pesquise e descubra se o purificador que deseja comprar tem esse recurso.

Refil

Há muito o que se diga sobre o refil do filtro. Primeiro, quão fácil é fazer essa manutenção. Eles devem ser trocados com certa frequência e um processo difícil pode ser cansativo para o responsável por essa substituição. Como o mercado conta com opções práticas, não vale a pena não se dar ao luxo de escolher uma delas.

É importante também saber quando trocar, portanto, escolha opções que possuam sinais visuais que alertem para filtro saturado. Assim, você tem mais segurança de que a água que está consumindo foi devidamente limpa.

Veja qual é a vida útil do refil. Eles podem variar bastante e a medição costuma ser feita em litros. Alguns conseguem filtrar devidamente 1L de água, enquanto outros já fazem até 5L de limpeza.

Confira também o preço do refil. Às vezes vale mais a pena trocar menos vezes pagando mais caro do que substituir inúmeras vezes pagando barato. É tudo uma questão de comparativo.

Os 5 melhores purificadores de água do Brasil em 2021

Está querendo comprar os melhores purificadores de água do Brasil nos dias de hoje? Chegou ao lugar certo! Este utensílio é muito procurado para lares e estabelecimentos comerciais por oferecer água de qualidade através de equipamentos bonitos e compactos, cabendo em qualquer lugar. São opções de todos os tipos e jeitos para escolher. A seguir, confira quais são os 5 que mais valem a pena adquirir hoje em dia!

Quais são os melhores purificadores de água

Electrolux Purificador de Água PE11B – Melhor em praticidade

Electrolux Purificador de Água PE11B

Confira o Preço

A Electrolux é uma das empresas líderes no segmento de purificadores de água e um dos motivos é o modelo PE11B, um dos mais vendidos do país. Com design moderno, compacto e bem bonito, ele cabe em qualquer lugar e combina com muitos tipos de ambientes, servindo para casa, escritório ou comércio.

O painel é touch-screen e tem três opções de temperatura de água: natural, fria e gelada. A filtragem é bem eficiente e conta com carvão ativado e polipropileno para limpar as impurezas, oferecendo água cristalina, sem odor e sabor.

O filtro, que é uma das grandes questões dos purificadores de água, é bem fácil de ser trocado e não necessita de assistência técnica. Qualquer um pode fazer essa substituição com bastante tranquilidade. Uma luz no aparelho indica quando ele está saturado e precisa de um novo filtro.

O fluxo de água é contínuo, ou seja, não é necessário ficar pressionando o painel para que seu copo ou garrafa encha. Basta clicar uma vez para iniciar o fluxo e novamente quando quer encerrá-lo. O purificador também conta com coletor removível de água, aquela bandeja que serve de “suporte” para os recipientes.

Seus pontos negativos são a disponibilidade de água gelada, bem pequena. Não dá para muitas pessoas encherem na sequência. Quando acaba, demora um tempo considerável para que mais água gelada fique disponível.

O preço é intermediário, mas ainda que possa parecer alto vale a pena o custo-benefício porque este purificador é muito bom. É possível usá-lo na parede.


Purificador de Água Consul CPC31AB – Melhor compacto

Purificador de Água Consul CPC31AB

Confira o Preço

Pode procurar o quanto quiser, mas será difícil encontrar um melhor purificador de água com o mesmo tamanho e eficiência do modelo CPC31AB da Consul. Ele é um dos menores do mercado e apesar disso não deixa nada a desejar em eficiência.

Como padrão, o purificador tem carvão ativado e polipropileno para retirar as impurezas da água que chega no copo, filtragem nível A, a mais alta que existe no INMETRO. Isso já diz muito sobre ele.

Por ser extremamente compacto ele cabe em praticamente qualquer lugar. O problema desse tamanho diferenciado é a falta de um recurso que para muitos é essencial: água gelada. Ele consegue oferecer apenas o líquido em temperatura natural, exigindo a ajuda de uma geladeira para água gelada.

O refil é muito fácil de ser trocado, qualquer um consegue substituí-lo em casa, e não é necessário ficar preocupado com os períodos de troca, pois uma luz acende no purificador quando o filtro satura.

Ele é encontrado nas cores branca e cinza e tem como grande vantagem ser barato, custando até 50% menos do que alguns modelos mais potentes do mercado. Para quem quer pagar pouco em um equipamento de qualidade, pode comprar o  CPC31AB sem medo algum.


Purificador de Água IBBL E-Due – Melhor com misturador

Purificador de Água IBBL E-Due

Confira o Preço

A IBBL tem um dos melhores purificadores de água para a família. Ideal para casa com poucas pessoas, ele é um produto completo, muito bom e com excelente custo-benefício. Quem busca por um equipamento mais robusto e com mais recursos, acabou de encontrar!

Ele tem as opções de água natural, gelada e misturada. Além disso, tem o botão “misturador”, que permite que cada um misture as quantidades de água natural e gelada que quiser. A bandeja é removível e fácil de retirar e limpar.

O refil também é bem prático. Basta girá-lo para desencaixar e trocar por um novo, não sendo sequer necessário desligar o registro do ambiente. De acordo com a fabricante, a troca acontece em média a cada seis meses, mas uma luz avisa quando o filtro saturou.

Este purificador de água trabalha até sem energia elétrica. O fluxo de água é contínuo e muito bom. O aparelho pode ficar sobre alguma superfície ou ser instalado na parede. Ele também é desmontável para uma limpeza mais pesada.

O purificador é muito bom para casa, não sendo indicado para comércio. O nível de purificação é C, o que garante água livre de qualquer coisa que faz mal, mas é pior do que alguns concorrentes neste quesito. O preço está de acordo com os demais praticados no mercado.


Purificador de Água Consul CPB34AF – Melhor custo-benefício

Purificador de Água Consul CPB34AF

Confira o Preço

Lembra do primeiro purificador da Consul que apareceu na lista? O CPB34AF é uma versão maior e melhorada da sua semelhante. Este tem tudo o que um purificador de água precisa, sendo uma das opções mais completas do mercado.

A filtragem é feita através de carvão ativado e polipropileno, eliminando muitas impurezas da água. A eficiência neste quesito é muito boa e o equipamento tem classificação A do INMETRO, sendo referência em limpeza, inclusive na bacteriológica.

O equipamento oferece água filtrada sempre, mesmo quando não há energia elétrica. Sobre o refil, ele é muito simples de trocar através de um mecanismo em que basta retirar o velho e adicionar o novo para que ele volte a funcionar 100%. Um sinal visual avisa quando é  hora de fazer a substituição.

O produto é bem compacto e oferece uma quantidade limitada de água gelada. Mesmo no verão, você consegue encher alguns copos até que tenha que esperar novamente o processo de resfriá-la. Por isso, o ideal é que ele seja utilizado em ambientes residenciais com poucas pessoas.

O design é bem arrojado, trazendo um produto bonito, disponível em duas cores (branca e cinza) e que combina bem com o ambiente. O preço está ok, mas não é um dos menores do mercado. A questão é que o custo-benefício é bom pelo o que ele oferece.


Purificador de Água Electrolux PA21G – Mais completo

Purificador de Água Electrolux PA21G

Confira o Preço

Há quem diga que o PA21G da Electrolux é o melhor purificador de água que existe. No que diz respeito a recursos, tecnologia e qualidade ele realmente traz diferenciais únicos. Este vem na cor branca, mas também há as versões PA26G e PA31G, que trazem mudanças estéticas a preços maiores – e a sua versão básica já é cara.

Por ser um purificador com mais recursos e mais robusto, seu tamanho é maior do que a maioria, mas são apenas alguns centímetros, ainda se encaixando em lugares menores. O seu painel é touch-screen, sendo mais agradável do que botões.

O consumidor escolhe entre a temperatura natural, fria e gelada da água. O fluxo é contínuo e tem pré-programas de 100ml, 300ml e 1L. O filtro Acqua Clean tira todas as impurezas, oferecendo água limpa, sem cheiro e sem gosto. A bandeja removível auxilia na limpeza do produto.

Um sinal visual automático informa quando é hora de trocar o filtro, e para trocá-lo não é preciso conhecimento ou esforço, tudo acontece de maneira bem prática para o cliente. É um purificador muito bom.

O preço é bem elevado, sendo um dos purificadores de água mais caros que existem. O equipamento realmente é bom e cheio de recursos, e isso encarece de forma considerável. Portanto, tenha em mente que é preciso estar disposto a desembolsar bastante dinheiro para tê-lo em casa.


Quais os tipos de purificadores de água que existem?

Os purificadores se diferenciam de maneira geral entre os de bancada e de torneira. Além disso, há modelos elétricos ou não.

A seguir vamos descrever vantagens e desvantagens de cada tipo:

Filtro de Barro

Filtros de barro são extremamente populares e historicamente são os mais utilizados em todas as regiões do Brasil. Sucessores da “moringa”, que eram simplesmente recipientes que armazenavam a água filtrada, os filtros de barro incluem o tratamento por carvão ativado, que elimina cloro, sabores e odores.

O princípio para tratamento de partículas maiores é o da gravidade, ou seja, as partículas se assentam no fundo do filtro, ao passo que a torneira se localiza um pouco acima desse nível.

Sua vantagem principal é o preço. Dentre as desvantagens, está o fato de necessitarem reposição constante de água, de preferência fervida. Isso porque o sistema de filtragem não dá conta de eliminar microrganismos.

Alguns modelos de elemento filtrante (o filtro de carvão ativado em si), todavia, oferecem tratamentos químicos adicionais, como a prata coloidal, que também trata de agentes nocivos presentes na água.

Filtro de Torneira

Os filtros de torneira oferecem a praticidade de estarem conectados diretamente à rede de água e não exigem reposição.

Em termos de tecnologia, adotam o mesmo princípio dos filtros de barro, ou seja: a água passa por um filtro de carvão ativado.

Purificadores elétricos

Dentre os melhores purificadores de água da atualidade estão os purificadores elétricos.

Oferecem dois ou três níveis de filtragem.

O primeiro dá conta de partículas maiores e está presente na conexão do filtro com a rede de água.

O segundo opera através de carvão ativado. Porém, ao contrário dos filtros de barro, o líquido interage com o carvão através de pressão interna, o que garante maior contato da água com o filtro.

Finalmente, presente em apenas alguns modelos, está o tratamento final com luz ultravioleta. A exposição da água aos raios em frequências superiores do campo visual elimina resíduos de bactérias, vírus e protozoários, de forma que o que se bebe na torneira é praticamente livre de microrganismos.

Filtros elétricos de ozônio

Muito populares nos lares brasileiros, os filtros de ozônio utilizam-se dessa tecnologia para eliminar microrganismos nocivos à saúde. Assim como os modelos de torneira, são conectados diretamente à rede de água e não necessitam reposição.

Atualmente, os melhores purificadores de água oferecem essa tecnologia, que serve também para alcalinizar a água.

Filtros salinizadores

Esses filtros oferecem todos os recursos dos modelos elétricos. Porém, o tratamento em três níveis pode tornar a água totalmente desprovida de características naturais de gosto e textura.

Nesse caso, alguns modelos oferecem a possibilidade de adicionar sais à água, de forma a reproduzir a sensação fornecida por águas de fontes minerais.

Ao analisarmos o rótulo de garrafas de água mineral, podemos verificar que há mais do que água na composição. Frequentemente há porcentagens mínimas de outras substâncias, principalmente sais, que dão a cada fonte sabor e textura característicos.

A ideia dos filtros salinizadores é, a partir de uma água praticamente destilada (pura), reproduzir uma água como se houvesse sido retirada da fonte.

As melhores marcas de purificadores de água

Sendo uma tecnologia relativamente antiga, há muitas marcas bem estabelecidas no mercado brasileiro de purificadores de água.

A seguir, analisamos as principais, que garantem o melhor atendimento em termos de pontos de venda e assistência técnica.

purificadores de água

Purificador de água IBBL

Talvez a marca com maior variedade de modelos, a IBBL (subsidiária da multinacional Cullingan), presente no mercado há mais de 30 anos.

Em 1997 lançou seu modelo clássico de bebedor refrigerado, o FR600, que até hoje é visto em muitos consultórios médicos, empresas e hospitais.

Em 2017, lançou um modelo que, além de refrigeração, dispensa também água quente para chás e cafés solúveis. É a culminação de um esforço interno para estar mais presente em residências do que estabelecimentos comerciais.

Purificador de água Everest

Presente também em vários lares e empresas, os purificadores da Everest são bastante populares no mercado nacional.

Sua linha mais famosa é a Star, que oferece água fria e em temperatura ambiente.

Todas as linhas obedecem a um conceito de design limpo e objetivo, com variação principalmente na capacidade de água filtrada.

Como desvantagem, a saída de água é controlada por uma torneira de pressão, ao contrário de botões. O resultado é que a água continua pingando após o fechamento e a reação natural dos usuários é pressionar ainda mais a torneira.

Purificador de água Consul e Brastemp

Ambas fazem parte do conglomerado multinacional Whirlpool e têm presença e praticamente todos os segmentos de eletrodomésticos.

Possuem modelos bem sedimentados no mercado, principalmente a Consul, com seus modelos CPB36 e CPC31. Já a Brastemp foi uma das primeiras a entrar no mercado residencial, através de modelo de assinatura mensal do seu modelo mais simples.

As empresas, junto com a Electrolux (abaixo), são as que realmente oferecem filtragem máxima segundo o Inmetro.

Purificador de água Electrolux

A Electrolux é cada dia mais presente nos lares brasileiros, oferecendo uma linha variada em praticamente todos os segmentos. Tradicional fabricante de aspiradores de pó, atualmente tem também bastante respeito do consumidor em suas geladeiras e máquinas de lavar e secar roupas.

No segmento de purificadores de água, possui em seu portfólio os modelos PA21G e PA31G. O segundo é mais completo e oferece tratamento ultravioleta, para maior combate a vírus, bactéria e protozoários.

É possível encontrar essas configurações em diferentes capacidades, que atendem famílias e empresas de diversos tamanhos.

Ideal Purificadores

A Ideal oferece purificadores com tecnologias premium como ozonização e alcalinização.

Toda a sua linha está baseada na oferta desses diferenciais, de forma que seus produtos são mais caros.

Coerente com a linha de produtos, a empresa busca dar ênfase ao seu pós-vendas, e oferece tratamento personalizado. Dessa forma, tende a atrair clientes que buscam uma orientação mais cuidadosa.

Seus modelos Top Life e New Heoxi são as linhas principais, que variam em capacidade de filtragem e processamento da água.

Melhor purificador de água – Perguntas frequentes

Qual é a diferença entre purificadores e filtros?

Os dois têm o papel de limpar a água que será consumida em casa, mas os filtros são equipamentos mais simples, e, por isso, não são tão eficientes quanto os melhores purificadores de água.

Estes, por sua vez, são mais tecnológicos e conseguem limpar mais impurezas da água. Além disso, o sistema elétrico dos purificadores permite que a água chegue ao copo em diferentes temperaturas. No filtro, só temperatura natural está disponível.

Vale dizer que ambos purificam a água sem a necessidade de energia elétrica, apenas outros recursos do purificador a utilizam.

Qual é o melhor purificador de água?

Passamos todas as informações essenciais para saber como escolher um purificador de água. Esses cinco produtos têm tudo o que é preciso, mas com isso você já decidiu qual é o melhor purificador de água?

Não deixe de levar em conta o que apresentamos neste artigo, pois acreditamos que ele vai ajudá-lo a fazer a melhor compra para você!

O CPB34AF da Consul é o melhor purificador de água da nossa lista. O que achou dele? Bonito, ele conta com excelente nível de limpeza, atua contra bactérias que fazem mal à saúde, oferece certa quantidade de água gelada e tem um custo-benefício excelente.

Se a sua casa tem poucas pessoas, pode apostar que ele supre bem as necessidades do lar e será muito útil. Além de ser bivolt, ele pode ser utilizado em cima de uma superfície ou fixado na parede.

Você pode gostar também:

- Melhor frigobar

- Melhor sabonete para acne

Leave a Comment