Os 8 Melhores Frigobares para sua casa em 2020

Frigobares são itens cada vez mais presentes em nossas casas. Conforme buscamos mais conveniência e praticidade, essas mini-geladeiras são fáceis de encaixar em qualquer canto da casa.

Neste artigo, iremos mostrar para você quais são os 8 melhores frigobares para comprar em 2020.

Ao contrário das geladeiras, não há uma variedade tão grande de especificações e tecnologias a considerar. A maior parte dos diferenciais passam pelo design (incluindo tamanho) e finalidade de uso do cliente.

Como são versões menores dos modelos de geladeira de uma porta, os melhores frigobares serão aqueles que combinam com os ambientes de sua casa e oferecem o melhor custo-benefício.

Condensamos aqui tudo o que você precisa saber para escolher seu frigobar ideal. Analisamos os critérios que diferenciam os modelos, as marcas mais confiáveis e os itens mais importantes a considerar em sua escolha.

Nossas recomendações baseiam-se nos modelos mais vendidos do mercado, de forma a garantir que você estará escolhendo modelos testados e aprovados pelos consumidores.

Pelo volume de vendas desses modelos, a tendência é haver uma quantidade de avaliações autênticas maior. Dessa forma, você pode facilmente analisar os prós e contras de cada modelo, a partir da opinião de compradores reais.

O que são Frigobares ?

Frigobares são mini-geladeiras de uma porta. Seu mecanismo consiste remover o ar quente para o ambiente, de forma que, através de interações com o gás fréon, o ar interno fique em uma temperatura menor.

Melhores Frigobares

A proximidade entre o freezer e a geladeira serve para contribuir com a eficiência do sistema, já que reduz a necessidade de instalações internas para circular o ar frio. Este se move segundo pequenas diferenças de temperatura dentro do ambiente interno.

Qual tipo de Frigobar devo escolher ?

Há poucas variações de Frigobares. Basicamente, as portas são o que diferenciam os modelos de forma mais significativa

Portas normais

Nesses modelos, as portas são semelhantes às de geladeiras. Elas têm a vantagem de contribuir com o isolamento térmico do conjunto. Além disso, permitem que as portas funcionem como espaço de armazenagem.

Melhor Frigobares

Portas de vidro

Mais recentes, essas portas têm uma aparência melhor e revelam o conteúdo sem a necessidade de abertura.

Os modelos com porta de vidro têm menor capacidade de isolamento por estarem em contato quase direto com o exterior. Por outro lado, a visualização externa contribui para que sejam abertos menos vezes ao dia, e por menos tempo.

Podemos apontar como desvantagem o fato de que esse tipo de frigobar revela seu conteúdo, e por isso deve estar sempre organizado. Além disso, as portas não podem ser utilizadas para armazenagem.

Dessa forma, o ideal é que nele sejam armazenados itens embalados e dispostos de forma harmoniosa. No caso de alimentos in natura, o aspecto pode não ser dos melhores.

Qual tipo escolher?

Verifique o que é mais importante para você: design ou preço. Para a mesma capacidade, modelos com portas de vidro oferecem melhor design, ao passo que os modelos de porta fechada oferecem preços melhores.

Como não há grandes diferenças tecnológicas entre os diversos modelos, o importante é considerar qual o uso que você dará ao seu frigobar, e o seu orçamento.

Na próxima seção iremos analisar mais a fundo os principais critérios a adotar para você fazer uma ótima escolha.

Como escolher o melhor frigobar para sua casa?

Analisamos a seguir os itens que você deve ter em mente na hora de escolher seu Frigobar ideal. Ao comprar seu modelo, é importante comparar tipos e capacidades semelhantes, para determinar o melhor custo-benefício.

Os melhores frigobares serão aqueles que atendem ao propósito estabelecido pelo consumidor. Utilize os critérios abaixo para calibrar sua real necessidade.

Preço

Como acontece com vários produtos, a variação de preço ocorre conforme o modelo e a marca.

A particularidade em relação aos melhores frigobares do mercado é que a oferta de recursos é muito semelhante, tornando a análise por preço mais objetiva e sem tantas variações.

Melhores Frigobares

Isso quer dizer que o foco da escolha está em fatores como design, dimensões e volume interno.

Ambiente

Por suas dimensões, praticamente todos os ambientes podem ser adaptados para receber um frigobar. Dessa forma, a sua casa provavelmente poderá receber até mais do que um, se isso for facilitar a sua vida.

Dentre os exemplos onde o Frigobar pode ser instalado, podemos citar:

  • Escritórios, para não haver distrações e necessidade de sair durante o expediente
  • Quartos, para evitar circular pela casa durante a noite
  • Salas de TV, para proporcionar bebidas e aperitivos durante filmes, sem necessidade de ir até a cozinha
  • Edículas e espaços externos, que podem ser abastecidos de bebidas e ingredientes para abastecer churrascos e refeições ao ar livre
  • Áreas de piscinas em andares diferentes da casa
  • Em casas com dois ou mais andares, ou apartamentos duplex e tríplex, como apoio para não ter que subir ou descer escadas até a cozinha.
  • Em apartamentos tipo estúdio, em que a área da planta exige otimização do espaço. Nesse caso, o frigobar permite a utilização do espaço acima dele para a instalação de uma bancada ou armários adicionais.

Utilidade

Assim como o ambiente em que será instalado, os frigobares devem ser escolhidos pela sua utilidade. Considere os usos que você pretende dar ao seu frigobar

Melhores Frigobares

Será a principal geladeira da casa?

Nesse caso, modelos maiores são recomendáveis para compensar a falta de uma geladeira principal

Será uma geladeira de apoio a um ambiente?

Nesse caso, o que se passará nesse ambiente? Que tipo e qual quantidade de alimentos serão armazenados?

Que tipo de produto você armazenará nele?

Escolha portas fechadas no caso de armazenar alimentos in natura para não os expor caso fiquem maldispostos. Além disso, existem frutas e legumes que são muito grandes e podem tomar espaço significativo, exigindo improvisações.

No caso de bebidas e alimentos embalados, a opção por uma porta de vidro pode até contribuir para a decoração de seu ambiente.

Quantas pessoas irão utilizá-lo e abastecê-lo?

Determine o tamanho a partir da quantidade de produtos que serão armazenados e o número de pessoas que o abastecerão.

No caso de uma festa, em que convidados trazem ingredientes que necessitam refrigeração, qual a quantidade de espaço necessária para atender toda a demanda?

Design e funcionalidade

Além do acabamento externo, o melhor frigobar oferecem cada vez mais flexibilidade de organização interna.

Há modelos nos quais as prateleiras podem ser remanejadas e até removidas para abrigar produtos maiores.

Melhor Frigobares

Além disso, há modelos mais adaptados a latas de bebidas, gelo e garrafas, que otimizam a utilização do espaço na porta, deixando o interior livre para outros produtos.

Leve em conta que o freezer e as prateleiras permitem apenas alimentos de pouca altura. Por isso, a tendência é de que ocupem mais espaço na horizontal.

Degelo

Enquanto a tecnologia Frost Free é largamente difundida entre refrigeradores em geral, não detectamos nenhum modelo com essa facilidade.

Por isso, sem essa tecnologia, os freezers rapidamente acumulam gelo, o que diminui ainda mais a sua altura. Como resultado, ficam inutilizados se degelos manuais não ocorrem periodicamente.

Para utilização eficiente de seu frigobar, portanto, não abra mão do degelo periódico.

Garantia e assistência técnica

Garantia e uma ampla rede de assistência técnica é um item fundamental para escolher o frigobar ideal para sua casa.

Desde que você escolha marcas tradicionais do mercado nacional, você terá ampla cobertura e garantia. Refrigeradores de modo geral são populares no Brasil há muito tempo, e é uma tecnologia amplamente dominada, inclusive por técnicos de manutenção.

Pesquise cuidadosamente a rede de apoio que você tem em sua região, em caso de defeito ou necessidade de peças sobressalentes.

As melhores marcas de Frigobar ?

Por englobar basicamente a reprodução em menor escala de refrigeradores de uma porta, é relativamente fácil para outras empresas entrarem no mercado de frigobares.

Brastemp, Consul, Britânia e Electrolux são as principais marcas, mas há outras menos conhecidas, tais como Venax e Dometic que obtiveram classificação em nosso Top 8 de Melhores Frigobares.

Além dessas, a Philco, que esteve discreta por vários anos no mercado nacional, aparece também como uma marca relevante tanto em frigobares quanto refrigeradores em geral.

Frigobar Brastemp e Consul

A Brastemp e a Consul fazem parte do conglomerado Whirlpool. São duas das marcas mais tradicionais do mercado brasileiro e com fábricas localizadas aqui.

É da Brastemp o modelo mais icônico dentre os melhores frigobares do mercado, o Retrô. Seu design e variedade de cores, realmente atingiu em cheio o gosto dos brasileiros. Já o modelo 120L inox tem design mais moderno e preço mais elevado.

Frigobar Brastemp e Consul

Na mesma faixa de volume interno, o Consul 117L com gaveta multiuso é um dos modelos mais econômicos do mercado.

Dentre os frigobares com frente em vidro, tanto Brastemp quanto Consul apresentam modelos próprios, com capacidade de 70L e 120L.

Mas a Consul vende seu modelo como uma cervejeira, o que lhe permite ser mais específica e cobrar valores maiores. Porém, o modelo não apresenta separação entre freezer e geladeira.

Frigobar Electrolux

Assim como Brastemp e Consul, a Electrolux está estabelecida no Brasil com uma variada linha de eletrodomésticos de alta qualidade em diferentes segmentos.

Frigobar Electrolux

A Electrolux possui os modelos RE80 e RE120, o último vendido a menos de R$1.000 e com ótima capacidade interna de 120L.

O modelo RV80 tem porta de vidro e painel touch, e faz parte de nosso Top 8.

Frigobar Britânia e Philco

A Britânia é fabricante de vários eletrodomésticos e faz parte do grupo que também engloba a Philco. Tem grande presença no mercado nacional e ampla rede de assistência técnica.

Frigobar Britânia e Philco

Seu modelo BFG50B oferece um dos menores volumes do mercado, apenas 45L. É ideal para ambientes que dispõem de pouco espaço em que um frigobar é imprescindível.

Um concorrente desse modelo é o Philco PH50N, com poucas diferenças em termos de design.

Frigobar Venax

A Venax é tradicional marca nacional, cujo início de atividades se deu através de uma metalúrgica, com atendimento a clientes industriais e comerciais. A entrada no mercado residencial é recente.

Frigobar Venax

Seu único modelo de Frigobar é o NGV10, vendido em várias cores. Seu volume interno é de 82L, sendo 70L a parte da geladeira e 12L o congelador.

Frigobar Dometic

A Dometic era uma divisão da Electrolux, mas hoje é independente.

Tem sua origem no fornecimento de equipamentos para camping, e evolui em relação aos seus produtos de refrigeração a partir desse histórico.

O resultado foi a criação de modelos portáteis e muito convenientes, o que a torna uma das principais marcas mundiais de refrigeração de pequeno porte.

Frigobar Dometic

Além disso, sua variedade de frigobares é notável. É a única marca que trata os frigobares com o mesmo potencial de evolução tecnológica que as geladeiras comuns. Dessa forma, foi capaz de se diferenciar nesse segmento.

A maioria dos modelos possui porta de vidro e volumes internos de 30L, 40L e 60L. Ou seja, seu maior modelo possui metade do volume dos maiores modelos analisados neste artigo.

Esse fato é consistente com o histórico da empresa, tradicional em oferecer equipamentos portáteis e adaptáveis a espaços pequenos, tais como barcos e trailers.

Top 8 melhores Frigobares para sua casa em 2020

Apresentamos aqui o nosso ranking dos 8 melhores frigobares para você comprar em 2020.

1. Frigobar Dometic RH440LG

Trata-se do modelo mais silencioso do mercado, devido à tecnologia de refrigeração por absorção, que dispensa o compressor.

Como mencionamos anteriormente, a Dometic preza por modelos compactos e com comprovada eficácia em situações extremas como camping e embarcações.

Frigobar Dometic RH440LG

Como recursos e diferenciais, apresenta porta de vidro e iluminação interna em Led.

Um dos melhores frigobares do mercado, é vendido na faixa de R$3.000 no mercado nacional.

2. Frigobar Philco PH85N

Semelhante ao modelo da Britânia de mesmo tamanho, o Philco PH85N apresenta desenho compacto e básico, sem qualquer sofisticação ou ornamentos. Como consequência, seu preço é muito atrativo, em torno de R$800.

Frigobar Philco PH85N

É uma de nossas escolhas porque tem larga aceitação entre consumidores, que relatam ser um frigobar silencioso, mesmo sendo operado por compressor.

3. Frigobar Electrolux RE120

Também com preço muito competitivo, trata-se de um dos maiores volumes internos do mercado.

Frigobar Electrolux RE120

Apesar de não ser tão silencioso, seu espaço interno permite flexibilidade de organização e comporta garrafas de bebidas de até 2,5L.

Vendido no mercado na faixa entre R$940 e R$1.000.

4. Frigobar Brastemp Retrô BRA08AV

Provavelmente o modelo mais desejado do mercado, o icônico Brastemp Retrô parecia inicialmente apenas uma aposta da moda, mas firmou-se como modelo fixo. A partir da cor vermelha, passou a ser oferecido em uma paleta extensa e hoje conta com várias opções de acabamentos.

Frigobar Brastemp Retrô BRA08AV

Seu design remete a refrigeradores vendidos na década de 50, inspirado em marcas como a Frigidaire, que já esteve presente no Brasil.

Apesar do grande apelo estético, possui ótima organização interna, inclusive com formas para ovos e nichos específicos para latas de cerveja e refrigerantes.

É vendido no mercado entre R$1.330 e R$1.460.

5. Frigobar Brastemp BRC12XK

Ao contrário do Retrô, o BRC12XK preza pela elegância e sobriedade. Um dos poucos do mercado a ter acabamento em Evox (na porta da frente, apenas), é uma das melhores opções de frigobares de 120L a apresentar acabamento superior.

Frigobar Brastemp BRC12XK

Internamente, possui amplo espaço e vários nichos específicos para latas. Uma grade gaveta para legumes e frutas fica na parte de baixo. E uma gaveta para frios e ovos está localizada logo abaixo do freezer.

É vendido no mercado entre R$1.830 e R$2.100.

6. Frigobar Electrolux RV80

Esse é o modelo com porta de vidro da Electrolux, com 80 L de capacidade interna. Tem um design diferenciado e funcional, com um painel touch na parte superior da porta frontal.

Seu tampo superior plano em vidro permite seu uso como apoio para copos e garrafas, o que é útil para quem tem espaço reduzido.

Frigobar Electrolux RV80

Apesar de ser um dos modelos mais atraentes do mercado, não pudemos encontra-lo em estoque.

Como referência, seu concorrente mais próximo, o Brastemp BZA12, é vendido na faixa de R$2.700. Mas é mais próximo a um modelo de cervejeira, já que não tem freezer separado.

7. Frigobar Venax NGV10

O Venax NGV10 é o único modelo de frigobar dessa empresa do ABC paulista. Ainda assim, devido ao seu design racional e ótima flexibilidade na organização interna dos produtos, é nosso segundo colocado.

Frigobar Venax NGV10

Seu diferencial principal é o aspecto externo moderno. Possui dimensões médias, o que o torna adequado para a maioria dos consumidores buscando o melhor frigobar.

No mercado, é vendido na faixa de R$1.400.

8. Frigobar Consul CRC12CB

Nosso primeiro colocado do Top 8 de melhores frigobares para comprar em 2020 é o Consul CRC12CB, com 112L.

A escolha se dá devido ao preço e ao ótimo custo-benefício que esse modelo oferece. É um produto básico, sem grandes sofisticações, mas consagrado no mercado devido a anos de vendas e um design maduro e consistente.

Frigobar Consul CRC12CB

A maioria dos consumidores buscando um frigobar não terá decepções ao adquirir o modelo, sobretudo se ele servir como geladeira principal de uma pequena residência, ou como geladeira de apoio em um recinto da casa.

Por ser operado a compressor, tende a ser ruidoso, motivo pelo qual não é recomendado para dormitórios.

Um aspecto a se levar em conta é a flexibilidade interna para organização dos alimentos.

Seu preço varia entre R$1.000 e R$1.100.

Perguntas frequentes em relação a Frigobares

Que cuidados preciso tomar ao usar meu frigobar?

Mesmo as melhores geladeiras do mercado não deixam de ser aparelhos eletrônicos e necessitam de cuidados em seu manuseio.

Ainda que os frigobares não apresentem os avanços tecnológicos das geladeiras, alguns itens devem ser observados:

  • Mantenha-o limpo e com todos os dutos (internos e externos) desobstruídos. Uma obstrução por falta de limpeza pode impedir o perfeito fluxo de ar em todo o sistema.
  • Realize manutenções periódicas e use apenas peças certificadas pelo fabricante.
  • Não movimente o frigobar a não sem em caso de extrema necessidade.

Melhores Frigobares

Em relação a esse último ponto, por serem relativamente portáteis, os frigobares tendem a ser mais movimentados no ambiente do que as geladeiras. Dessa forma, ao movimentá-los, desobstrua o caminho para não o arranhar por acidente ou quebrar o vidro da porta, dependendo do modelo.

O que fazer para meu frigobar ser silencioso?

Geladeiras fazem barulho. Os compressores, acionados periodicamente, são os responsáveis pelos momentos de maior ruído.

Mesmo os melhores frigobares do mercado são de compressor. Além disso, as tecnologias de otimização de energia já disponíveis nas geladeiras não estão ainda presentes nos frigobares, de forma que um pouco de barulho deve ser esperado.

O único modelo analisado que promete uma operação mais silenciosa é da Dometic, que não usa compressor. Mas seu preço é maior por conta disso. Se você pretende deixar o frigobar em um ambiente pequeno onde pessoas irão dormir, essa é a sua melhor opção.

Fora isso, mantenha o seu equipamento nivelado para que não gere ruído desnecessário por vibração da carcaça.

Conclusão

O modelo da Consul CRC12CB é o primeiro colocado em nossa análise que buscou determinar quais os melhores frigobares para comprar em 2020.

Em um mercado em que os diversos modelos não apresentam diferenças significativas de design e tecnologia entre si, itens mais objetivos assumem a prioridade na hora de decidir, como preço e disponibilidade de assistência técnica.

O CRC12CB oferece todas essas vantagens e também um dos maiores volumes internos para a categoria.

Seu preço em torno dos R$1.000 é extremamente competitivo e seu volume de vendas nos diversos marketplaces e lojas físicas garantem esse ser um produto testado pelo tempo.

De fato, esse modelo é uma evolução do ainda mais clássico CRC12, com a vantagem de ser mais silencioso.

O mercado de frigobares tem sido segmentado com adegas e cervejeiras, de modo que finalidades específicas podem ser buscadas nessas variações, se for a sua necessidade.

Os frigobares primam pela flexibilidade de oferecer as duas funções e ainda substituir ou servir de apoio a geladeiras tradicionais.

Se você achou este artigo útil para o processo de escolha do seu frigobar, não se esqueça de compartilhá-lo entre conhecidos e também em suas redes sociais. Nosso propósito é oferecer às pessoas um conhecimento prático e didático para ajudá-las em suas decisões de compra.

Até a próxima!

Leave a Comment