Top 10 Melhores Vodkas para Comprar em 2021

Esteja você servindo seus amigos com deliciosos coquetéis ou fazendo uma bebida para você desfrutar, você precisa acertar na vodka! Sabemos que o destilado faz toda diferença no resultado final, e por isso, nada mais justo do que conhecer ao menos 10 melhores vodkas especiais que podem fazer a diferença até mesmo no seu bar.

E embora você já tenha uma marca favorita, é bom diversificar um pouco, não é mesmo? Para ajudar, compilamos algumas das marcas de vodka mais populares e apreciadas para que você possa escolher uma nova favorita ou redescobrir uma antiga.

De garrafas acessíveis que você deve armazenar para fazer coquetéis, ou vodkas que você pode guardar para noites especiais, há opções para todos os gostos. Ah e se você quer presentear um amigo com uma garrafa de vodka especial, se seguir o nosso top 10 melhores Vodkas, você não vai errar no presente.

As 10 melhores vodkas em 2021

Para te ajudar a escolher a vodka que melhor combina com seu perfil de apreciador, elaboramos esta lista incrível das 10 melhores vodkas do mercado. Confira!

Vodka Orloff

Vodka Orloff

O que diferencia a vodka Orlof das demais é sua fabricação, inspirada nos métodos russos e poloneses, mas com uma matéria-prima bem brasileira, a cana de açúcar. A vodka Orloff é uma marca brasileira e pioneira no país. Tem mais de 60 anos de história e já é uma das mais queridas do público brasileiro.

Ela se destaca pela pureza e suavidade sem igual, reflexo de seu processo de produção, que utiliza 5 sessões de destilação e possui uma graduação alcóolica de 38%. No entanto, vale lembrar que, devido ao uso da cana de açúcar, esta vodka tem um gosto mais adocicada. Contudo, não tem uma grande complexidade de sabor.

A vodka Ornoff é uma das melhores no quesito custo-benefício, custa cerca de R$38,00, sendo perfeita para animar um encontro de amigos e pequenas celebrações.

Veja esta vodka na Amazon


Vodka Smirnoff

Vodka Smirnoff

A vodka russa Smirnoff talvez seja a queridinha do brasileiro, devido a popularidade que adquiriu com o passar dos anos. Mesmo que tenha uma história russa, a Smirnoff caiu no gosto popular e é sinônimo de qualidade e bom gosto.

Tão famosa por seu sabor agradável ao paladar quanto por sua matéria prima – o milho – essa vodka possui teor alcóolico de 37,5%, o que a torna uma ótima opção para quem procura uma vodka de qualidade, apesar de seu preço baixo.

Além disso, a Smirnoff não serve apenas para preparar os seus martinis. Acontece que seus múltiplos processos de destilação também a fazem uma das melhores vodcas. Experimente esta vodka de propriedade russa e veja por si mesmo. Inspirando-se na história cultural da Rússia, esta marca de vodka parece tão boa quanto seu preço.

Veja esta vodka na Amazon


Vodka Ketel One

Vodka Ketel One

Ketel One não é apenas um nome muito legal, é uma das melhores vodcas para experimentar na vida! A holandesa é elogiada por bartenders do mundo inteiro e esse reconhecimento agrega valor a marca. Para transformar sua imaginação em coquetéis maravilhosos, esta vodka vai deixar sua bebida ainda mais saborosa.

O que torna a Ketel One única é seu sabor cítrico e adocicado com mel. Por isso, é importante ressaltar que ela pode alterar o gosto do coquetel devido ao sabor mais adocicado e isso pode incomodar alguns apreciadores da vodka pura.

Em sua fabricação, a Ketel One utiliza trigo da melhor qualidade e produzido em alambiques e destiladores de cobre. E para garantir a excelência da qualidade, os primeiros e últimos 100 galões de cada destilação são excluídos por serem, ou muito ásperos ou muito suaves, respectivamente.

No geral, a Ketel one é uma referência em vodka, sendo eleita a vodka número um nos 50 melhores bares do mundo e recomendada internacionalmente pelos bartenders. E o que a diferencia é seu sutil aroma com leves toques de funcho, e pelo sabor fresco em perfeito equilíbrio com um suave toque de pimenta branca.

Veja esta vodka na Amazon


Vodka Cîroc

Vodka Cîroc

Outro favorito dos bartenders, a vodka Cîroc é deliciosamente deslumbrante. Ele vem da França, mas é amada em todo o mundo. A marca consegue manter um preço mais baixo por causa de sua garrafa simples, mas o sabor vai mais além de tudo.

A vodka é destilada cinco vezes e feito em alambiques antiquados, um processo semelhante ao que é feito para os elegantes conhaques franceses. No final, você tem uma vodca tão suave que dá para beber pura. E seu grande diferencial é o vinho. Colhido de madrugada, quando a temperatura está baixa, esse método garante um sabor macio e leve para degustar.

A vodka Cîroc é um convite a celebração! A amizade, ao amor e a vida! Destilada em coquetéis deslumbrantes ou mesmo sendo degustada pura, esta é de longe, uma das melhores vodcas para que procura deixar de lado o tradicionalismo.

Veja esta vodka na Amazon


Vodka Absolut Elyx

Vodka Absolut Elyx

A palavra e o nome da marca “Elyx” dizem o que você precisa saber sobre esta vodka. Significa suave, uniforme e equilibrada. Essa vodka sueca tem história. Consta como primeira fabricação em 1921. Desde então, suas vodcas são destiladas até hoje de forma manual em alambique de cobre e utiliza água de degelo.

O trigo utilizado é muito especial, cultivado em uma única plantação e sempre no inverno. Além do mais, sua produção é artesanal, seus artesãos especializados em vodka ainda a operam na mesma maneira como se fazia em 1921! Como resultado, a vodka Elyx é suave, de toque aveludado e com um paladar encorpado e delicioso.

No mais, esta é considerada uma das melhores vodcas do mercado, mas seu preço pode assustar. No entanto, para os grandes apreciadores da melhor vodka, esta é, sem dúvida, a excelência em forma de destilado.

Veja esta vodka na Amazon


Vodka Grey Goose

Vodka Grey Goose

Como poderíamos fazer uma lista de vodka e não incluir a Grey Goose, não é mesmo? É a vodka preferida por muitos por causa de seu sabor elevado, suavidade característica e preço confortável. E por causa desse perfil de sabor suave, é tão deliciosa com gelo quanto é misturada ao seu coquetel favorito.

A sua fama mundial não é à toa. A preparação começa com a escolha de matérias-primas de primeira qualidade que garantem uma vodka em equilíbrio com o bom gosto. O trigo é colhido na região de Picardy enquanto a água utilizada é da época do inverno da região de cognac. Essa incrível combinação de ingredientes únicos é capaz de obter uma vodka pura em apenas uma destilação.

Se você procura pela melhor vodka, a Grey Goose é um produto de extrema pureza e qualidade e vai te surpreender. Apesar de seu preço não ser assim tão acessível, vale a pena experimentar uma vez na vida.

Veja esta vodka na Amazon


Vodka Stolichnaya Importada Premium

Vodka Stolichnaya Importada Premium

Vamos combinar uma coisa: esta vodka é incrivelmente legal, sim, mas essa não é a única razão pela qual muita gente idolatra a vodka Stolichnaya. A Premium é praticamente um sinônimo de pureza. Ela é destilada três vezes e filtrada em quatro estágios. É simplesmente uma vodca boa e velha. Por causa de sua pureza, combina com qualquer coisa – mas especialmente em coquetéis de frutas.

A Stolichnaya ficou famosa por ter sido a primeira vodka premium a ser vendida nos EUA. Na época, o mundo passava por uma silenciosa gierra fria, mas graças á Pepsi, que conseguiu o monopólio de venda da Vodka em um acordo com a União Soviética.

No geral, a Stolichnaya é uma deliciosa vodka à base de trigo e centeio, um misto de ingredientes que resulta em um sabor único. Ela custa cerca de R$100,00 no mercado e pode ser enquadrada como uma excelente vodka custo-beneficio.

Veja esta vodka na Amazon


Vodka Belvedere Pure

Vodka Belvedere Pure

É raro encontrar uma vodka tão boa como a Belvedore Pure. Ela é produzida com o centneio mais nobre da região. Ela é uma vodka de luxo feita para os melhores coqueteis. Isso lhe dá um sabor delicioso nem aguada nem ardente, diferente de qualquer outra vodka que você já provou antes.

Esta vodka foi criada a partir da tradição polonesa na fabricação de vodka. Feita artesanalmente à mão com 100% de centeio da Polônia e água natural de seu próprio poço.

Natural, não contém aditivos nem açúcar, e ainda é certificado como o selo Kosher pela União Ortodoxa.

Seu sabor tem um toque leve de baunilha e cremes suaves. Na boca, você sente um pouco de baunilha equilibrada com o doce e o salgado com um ligeiro toque de pimenta branca e especiarias. Enfim, é vodca, é polonesa e a garrafa é linda. Precisa dizer mais?

Veja esta vodka na Amazon


Vodka Wyborowa Exquisite

Vodka Wyborowa Exquisite

Mais uma polonesa na lista das melhores vodkas do nosso rank. A vodka Wyborowa com centeios selecionados e de alta qualidade. É destilada apenas duas vezes e o resultado confere leveza e pureza para esta vodka incrível.

A agua utilizada na produção é única e pura enquanto o centeio chamado de dankowskie xlote – é escolhido a dedo, resultando numa vodka extremamente suave e saborosa.

Além do mais, Exquisite é considerada uma vodka premium, mas com um preço custo-benefício exemplar. Com ela, você poderá degustar de toda a qualidade e tradição da produção polonesa sem doer o bolso!

Veja esta vodka na Amazon


Vodka Beluga Noble

Vodka Beluga Noble

A vodka Beluga é recente (foi lançada em 2002), e logo se tornou a mais vendida da Rússia. Seu sabor suave e requintado logo conquistou os paladares mais exigentes pelo seu sabor inconfundível e se transformou numa queridinha das vodkas.

E o segredo do sucesso é fruto da seleção criteriosa do trigo, água dos poços artesianos siberianos e do processo tradicional de destilação russa que ajuda a amaciar e suavizar o gosto rico e suave desta vodka. A vodka é filtrada três vezes e fica a repousar durante 30 dias. O resultado é uma extraordinária vodka, feita para ser apreciada de melhor forma possível, pura!

Os russos também ficaram absolutamente encantados com este produto, de tão excelente que é o custo-benefício. Desta forma esta vodka é perfeita para ser apreciada pura!

Veja esta vodka na Amazon


Como é Feita a Vodka ?

Atualmente, a vodka é feita com diversos ingredientes fermentados como arroz, milho, centeio, trigo, mel e cana-de-açucar entre outros. Além do ingrediente principal, o processo requer água, farinha de malte e fermento. O malte ajuda a converter o amido do grão em açúcar enquanto o fermento ajuda as células alimentares a extrair oxigênio dos grãos para produzir álcool.

vodka

O processo começa com o aquecimento de grãos junto com água e malte. O calor resulta em açúcares fermentados e, em seguida, os materiais sólidos são filtrados do líquido remanescente, que é conhecido como filtragem. A filtragem é colocada em um alambique e, em seguida, é adicionado fermento.

O alambique é fechado e fica em repouso de 2 a 4 dias, enquanto as enzimas convertem os açúcares em álcool etílico. E o líquido restante é aquecido e o resultado final varia entre 30 e 40 por cento de álcool por volume. A vodka é então destilada pelo menos três vezes para remover as impurezas. Quanto mais a vodka é destilada, melhor é sua qualidade.

Como Escolher a Melhor Vodka do mercado ?

Não é assim tão fácil escolher a melhor vodka para sua degustação. A seguir iremos apresentar alguns pontos importantes para se prestar atenção na hora de comprar a vodka perfeita, seja para tomar pura ou para preparar aquele coquetel delicioso. Vamos lá!

1. Escolha o tipo de vodka de acordo com o tipo

As vodkas são dividas em dois tipos: puras e saborizadas. Portanto, pense bem antes qual é a vodka que mais agrada ao seu paladar. Confira a seguir os detalhes dos tipos disponíveis:

Vodka Pura

A vodka pura é a melhor forma de degustar uma verdadeira vodka. Geralmente a pura é servida em shots e degustada com amigos em eventos de união e celebração. Nos bares é muito comum ver pessoas celebrando aniversários ou promoções de empregos com shots de vodka.

qual a melhor vodka

O legal da vodka é que ela já vem com água, então não se preocupe em ter que acrescentar gelo, pois basta deixa-la no refrigerador e esperar ficar geladinha. Aí é só tomar com tudo. E não se esqueça de degustar cada detalhe do sabor da vodka.

Não se esqueça que vodkas possuem alto teor de álcool. Por isso, pense também em comprar uma que não tenha tanto teor nem pouco. O ideal é entre 37% e 40%. Essa faixa de teor proporciona uma experiência de degustação mais prazerosa.

As vodkas puras também são mais recomendáveis para fazer coquetéis únicos como a Moscow Mule, por exemplo. Por serem puras, elas não alteram o sabor do coquetel.

 Vodka com Sabor

Se você é do tipo de pessoa que não curte muito o gosto do álcool puro, a vodka saborizada vai te agradar bastante. Ela possui aquele sabor bem delicado que não ofusca tanto assim o gosto natural da vodka. Geralmente é utilizado ervas, frutas e finalizações em tonéis de carvalho. Desta forma, a vodka fica mais suave e fácil de degustar.

Geralmente são voskas mais suaves e possuem teor alcoólico entre 35% e 38%. Elas são ideais para experimentar diferentes tipos de coquetéis e claro, também são uma boa pedida para tomar puras.

2. Verifique a pureza da água e os Ingredientes que compõem uma Vodka

A produção da melhor vodka acontece devido a escolhas criteriosas dos ingredientes. E além disso, o ingrediente base altera o sabor e aroma da bebida.

Os ingredientes mais utilizados e populares são o trigo, a uva, o centeio e a batata. Cada um proporciona um aroma e sabor diferente e único. Veja bem: o trigo oferece um sabor mais cítrico; as uvas e o centeio dão mais doçura ao paladar; e a batata um gosto mais vegetal. Interessante, não é?

Saiba também que a origem e pureza da água também influencia bastante no sabor da vodka pura. Pois a água representa 70% da garrafa de vodka. Já nas vodkas saborizadas, a origem da água não altera tanto o sabor.

Por isso, a água com PH neutro, sem minerais e de fontes mais nobres oferece um sabor mais leve e macio, deixando a vodka mais pura. Águas de glaceares, por exemplo, proporcionam um sabor completamente diferente de águas de nascentes.

3. A quantidade de destilações e filtragens influencia na pureza da Vodka

São muitos detalhes, não é mesmo? Aposto que você também não sabia que quanto mais destilada e filtrada for a vodka, mais excelente será. A destilação e filtração andam juntas no processo de fabricação de vodka e a forma como são trabalhadas influencia no paladar e aroma final. A seguir mostraremos como ocorre o processo de destilação e filtragem. Confira!

melhor vodka para comprar

A destilação tem como finalidade purificar o líquido e elevar a concentração de álcool. Para isso, é preciso destilar em altas temperaturas. Como resultado desse processo, o liquido fica livre de sabores e odores da matéria-prima usada. Interessante, né? E mais! Quanto mais destilações ocorrerem, mais pura será a vodka. Por isso é importante se atentar a quantidade de vezes que o líquido é destilado.

Depois do processo de destilação, vem a filtragem. Geralmente é feita em carvão vegetal que ajuda a obter uma vodka equilibrada e pura. A mesma coisa com a filtração, quanto mais o liquido passa pelo processo de filtragem, mas pura será a bebida. Portanto, esteja atento a esses detalhes.

4. Confira o volume da garrafa

Pode parecer fácil de perceber, mas nem todas as marcas de vodka vendem garrafas com 1 litro. Pois esse não é o padrão geral e a diferença na quantidade pode aborrecer alguns apreciadores.

Geralmente as marcas que não seguem o padrão de 1 litro, envasam suas vodkas em garrafas de 750 ml. A vodka Cîroc é um exemplo! Já a queridinha Orloff é mais camarada e vem em garrafas de 1 litro. Sendo assim, quando você for comprar sua vodka, se atente a este detalhe. Afinal, você vai querer que sua vodka dure bastante, não é mesmo?

5. O país de origem diz muito sobre as características a Vodka

É consenso geral que as vodkas russas e polonesas são as melhores. De fato, a qualidade dessas vodkas estão bem acima da média. No entanto é interessante falar que cada país emprega uma característica única em sua vodka e nós explicaremos a seguir.

As vodkas russas, por exemplo, possuem um sabor mais neutro, porém, com uma acentuada sensação de queimação. Sendo muito atribuída para apreciadores da verdadeira vodka pura. Já o sabor mais equilibrado e sutil é característica das vodkas polonesas. Elas são mais ideias para quem não se agrada muito com o gosto de álcool puro das vodkas russas, pois elas carregam em sua composição um toque adocicado no aroma e sabor.

As vodkas de outros países, como as brasileiras, francesas, e japonesas são mais equilibradas no sabor, navegando entre bons e exóticos aromas, mas sem deixar de lado um toque de pureza.

Conclusão: Qual a melhor Vodka ?

Agora você já aprendeu direitinho a escolher a melhor vodka! Entendeu que é essencialmente preciso prestar atenção nos ingredientes, na origem da vodka e como é o método de destilação e filtragem, para saber se ele se adequa ao seu paladar, agora é só analisar nosso ranking para fazer sua compra segura e feliz!

Mas, antes de decidirmos qual a melhor vodka, não se esqueça que é proibido o consumo e comercialização de bebidas alcóolicas para menores de 18 anos, Ok? E beba com moderação. Sempre!

Se você procura pela melhor vodka, a Grey Goose é um produto de extrema pureza e qualidade e vai te surpreender. Apesar de seu preço não ser assim tão acessível, vale a pena experimentar uma vez na vida.

Finalmente, se você está procurando por uma vodka um pouco mais barata, vale a pena experimentar a Orloff. A brasileira Ornoff é uma das melhores no quesito custo-benefício, custa cerca de R$38,00, sendo perfeita para animar um encontro de amigos e pequenas celebrações. No entanto, vale ressaltar que ela é feita com cana-de-açucar, ou seja, possui um gosto mais adocicado.

Desejamos boa sorte, e caso ainda tenha alguma dúvida, volte aqui para ler novamente nossas dicas e sugestões. Aproveite também para compartilhar nosso guia com amigos e parentes que também estejam atrás de novos produtos!