Top 8 Melhores Sabonetes para Acne em 2020

A acne é um fenômeno que afeta muitas pessoas, especialmente quando jovens ou adolescentes e é algo que pode marcar a vida de uma pessoa, literalmente e figurativamente.

Por isso, é muito importante ter uma ótima rotina de cuidados com a pele, especialmente quando se trata da limpeza do rosto. Por isso, vamos mostrar nesse artigo os 8 melhores sabonetes para acne para comprar em 2020.

Com isso, você poderá comprar exatamente os melhores sabonetes e cuidar da sua pele para evitar o aparecimento de acnes ou para amenizar e se livrar delas se você já as tem.

Sabonetes para acne

A acne é uma doença de pele que ocorre quando os folículos capilares ficam obstruídos com sebo (a oleosidade da pele) e células mortas da pele. Ela costuma aparecer na forma de espinhas ou cravos e geralmente aparece no rosto, testa, tórax, parte superior das costas e ombros. Existem tratamentos eficazes, mas a acne pode ser persistente.

Melhores Sabonetes para Acne

O sabonete deve ser o seu item número um quando se trata da rotina de cuidados diários com a sua pele, especialmente a pele do rosto, que é tão sensível e tão facilmente afetada pelos fatores climáticos como calor, frio, vento, entre outros.

Além disso, fatores internos como o estresse e os nutrientes que você ingere também contribuem de forma negativa ou positiva à sua saúde, e não seria diferente com a aparência da sua pele.

O sabonete e outros produtos que combatem a acne agem de pelo menos duas formas: primeiro, removendo a oleosidade da pele evitando que os poros se obstruam, o que gera primeiro os cravos, depois as espinhas. Além disso, muitos sabonetes têm componentes que tem ação antibacteriana, que eliminam as bactérias que são as responsáveis pelas inflamações que se transformam em espinhas.

Por isso, é importante a limpeza da pele algumas vezes ao dia para pessoas com pele oleosa, especialmente os adolescentes. Dessa forma, a oleosidade se mantém controlada e há menos inflamação e consequentemente, um rosto sem cravos, espinhas e marcas.

Tipos de sabonete

Agora que já estabelecemos que o sabonete é um dos principais aliados no combate ao aparecimento ou no tratamento e eliminação da acne, vamos falar sobre os tipos existentes de sabonete para começar a orientá-lo(a) na compra do melhor sabonete.

Sabonete em barra

Os sabonetes em barra são possivelmente os mais indicados para peles oleosas e mistas – as mais propensas à acne. Geralmente, esses sabonetes possuem um alto poder de detergência, o que quer dizer que a espuma que ele vai produzir vai ser mais suave e refrescante para a sua pele.

Melhor Sabonetes para Acne

Sabonete líquido ou em gel

se a sua pele for do tipo seco, é importante procurar sabonetes em do tipo em gel ou líquido. Esses sabonetes conseguem atuarem tanto na limpeza da pele, como também na hidratação. Além de suas propriedades hidratantes, eles são os mais indicados para compartilhar com outras pessoas, especialmente nesses tempos de pandemia do Coronavírus.

Além disso, os sabonetes líquidos são os mais práticos para usar e os que ocasionam em menos desperdício.

Independente do sabonete ser em barra, líquido em gel ou outro tipo, discutiremos mais alguns aspectos dentre os mais importantes para uma compra mais bem informada de um sabonete para acnes, como você vai ver na continuação do artigo, são muitos os fatores importantes na hora de escolher um sabonete para combater a acne.

Que tipo de sabonete escolher para combater a acne ?

É um equívoco comum de muitas pessoas dizer de forma geral que os sabonetes ressecam a pele. A verdade é que o fato de o sabonete ressecar ou não sua pele depende de vários fatores como o tipo de pele, do tipo de sabonete e dos ingredientes que o compõe.

Usar um sabonete que contém os ingredientes certos e tem efeitos que combatem a acne definitivamente vai ajudar você no caminho para se livrar dessa condição.

Quando se trata de escolher o melhor sabonete para o seu tipo específico de pele propensa a acne, procure três dos ingredientes conhecidos mais eficazes para o tratamento de acne: enxofre, árvore do chá e carvão.

Sabonetes para Acne

Como qualquer outro ingrediente para combater a acne, eles podem secar um pouco se usados isoladamente. E uma vez que secar ainda mais a pele pode exacerbar a acne, você deve procurar uma fórmula de sabonete que também inclua ingredientes para repor a umidade, como manteiga de karité, glicerina, cera de abelha ou óleos provenientes de ingredientes botânicos como coco e abacate.

Assim como qualquer outro produto de cuidados com a pele, diferentes ingredientes funcionam melhor para resolver diferentes problemas de pele. Da mesma forma que você não deve comprar um produto com alto teor de álcool se tiver a pele seca, também não compre um sabonete facial que não corresponda às suas preocupações com a pele.

Em vez disso, escolha um sabonete formulado com uma base de óleo não comedogênico para garantir que a limpeza não obstrua seus poros ou deixe sua pele com uma grave falta de umidade.

Dito isto, existem muitas opções no mercado de sabonetes, sejam mais gerais ou específicos para evitar e combater a acne. Para a pele média ou normal, qualquer sabonete ou produto de limpeza, se usado algumas vezes ao dia, deve resolver. No entanto, em alguns casos ou se a acne já está proeminente, pode ser necessário o uso de um sabonete específico para acne.

Como escolher um sabonete para combater a acne

Já vimos por que o uso de sabonetes ou outros produtos de cuidados com a pele várias vezes ao dia é importante para manter a acne distante, além de ter outros benefícios como controlar a oleosidade, proteger a pele de outros danos e mantê-la hidratada.

Agora veremos algumas das principais características a observar na hora de escolher um sabonete para evitar ou combater a acne.

Tipo de pele

Assim como existem muitos sabonetes disponíveis no mercado, também existem vários tipos de pele. Peles oleosas, como já mencionamos, são as mais afetadas pela acne, mas isso não quer dizer que pessoas com pele seca, mista ou normal não podem sofrer também com essa condição.

Pele oleosa

o sabonete ideal para a pele oleosa é aquele tem benefícios como a limpeza profunda e desobstrução dos poros e consequentemente, traz a redução das espinhas e cravos, além de ser não comedogênico. Geralmente os sabonetes em barra são os mais indicados para combater a acne neste caso.

Sabonetes para Acne

Um ativo muito eficaz e que está presente em muitos sabonetes para a pele oleosa e que sofre com a acne é o ácido salicílico. Ele tem função adstringente, que minimiza a oleosidade, além de ser um queratolítico e antimicrobiano. Outro componente importante e que auxilia nesta função é o ácido glicólico.

Pele sensível

Se você percebe que sua pele fica vermelha, com comichão ou inchaço ao fazer a sua limpeza, você provavelmente tem pele sensível e precisa adquirir um sabonete suave, que não agrida sua pele.

Não é recomendado usar gel de banho ou sabonetes comuns, pois eles são bastante alcalinos e eliminam a camada ácida, que serve como camada protetora da pele. Você deve optar por produtos especialmente desenvolvidos para peles sensíveis, que são rotulados e anunciados como tal.

Pele seca: a acne não atinge somente a pele oleosa, portanto é bom ter cuidados também quando se tem a pele seca. Os sabonetes mais recomendados para esse tipo de pele são os sabonetes líquidos que usam detergentes e têm um pH neutro, além de mais propriedades hidratantes.

pH

O pH é outra característica importante dos sabonetes na hora de escolher o melhor para você. Essa é uma escala que vai de 1 a 14 e que mede a acidez ou a alcalinidade de uma solução ou de um meio.

Quanto mais próximo do 0, mais ácido e quanto mais próximo de 14, mais alcalino. A nossa pele tem um pH natural de 5,5 e é importante mantê-lo dessa forma pois ele representa uma barreira de proteção contra microorganismos e intempéries.

Sabonetes para Acne

Se a sua pele é sensível ou ressacada, é importante usar um sabonete com um pH mais próximo do natural. Uma boa ideia é optar pelos produtos líquidos e cremosos (cujo pH geralmente vai de 5,5 a 7). O sabão em barra normalmente tem um pH mais alcalino, de 8 a 9, por isso é ótimo para a limpeza do corpo em geral, mas nem tanto para a pele do rosto, que costuma ser mais sensível.

Ingredientes

Como já mencionamos, existem alguns ingredientes num sabonete que são importantíssimos para evitar ou combater diretamente a acne, como o ácido salicílico, o gluconato de zinco e o ácido glicólico.

Além dele, um dos componentes mais comuns que você verá nesse tipo de sabonete é o enxofre, que é um mineral com propriedades antibacterianas e adstringente, que vai agir na absorção da oleosidade da pele.

Outro item importante a observar é a presença de ingredientes que promovem a hidratação da sua pele, especialmente para peles secas ou sensíveis. Componentes como mel, lanolina, glicerina, colágeno, vaselina, silicone, entre outros, são comumente encontrados nestes sabonetes para deixar sua pele hidratada.

Propriedades

Além das propriedades que já mencionamos de limpeza e hidratação da pele, outras propriedades podem ser encontradas nos sabonetes para o rosto que é importante mencionar. Alguns sabonetes têm propriedades antienvelhecimento, por exemplo, que podem deixar a pele mais firme e diminuir os efeitos da idade no seu rosto.

Muitos sabonetes têm função de esfoliação, e estes eliminam a sujeira, a oleosidade excessiva e as células mortas dos poros obstruídos, ou seja, uma ótima funcionalidade para as pessoas com acne. No entanto, é importante usar esse tipo de sabonete moderadamente, já que a pele atingida pela acne pode ser um pouco mais sensível que uma pele “comum”.

É importante mencionar também as propriedades antimicrobianas, muito importantes para evitar o aparecimento de espinhas que são nada mais que a inflamação dos poros combinadas com excesso de oleosidade. Sabonetes com gluconato de zinco na sua fórmula são bons para essa função com a sua ação antimicrobiana.

Marcas mais confiáveis de sabonetes para o acne

Asepxia

Possivelmente a marca número um quando se trata de produtos para limpeza do rosto e especialmente associada com a acne, a marca Asepxia produz o sabonete para acne mais comercializado do Brasil.

Sabonetes para Acne Asepxia

O que muitas pessoas não sabem é que essa marca também disponibiliza outros itens de cuidados com a pele e maquiagem além do famoso sabonete. Ela possui uma linha completa de géis, sabonetes, lenços e itens de maquiagem.

Neutrogena

A Neutrogena é uma das principais marcas de cosméticos presentes no Brasil. Ela possui uma grande linha de produtos de cuidados com a pele do rosto, portanto, várias boas opções para evitar ou combater a acne.

Sabonetes para Acne Neutrogena

Mas os seus produtos vão além disso. Desde sabonetes para uso geral, passando por esfoliantes, demaquilantes, maquiagens até os sabonetes que mencionamos nesse artigo, seus produtos têm preços acessíveis e são desenvolvidos com uma responsabilidade social e com o meio-ambiente.

LaRoche-Posay

A LaRoche-Posay possui ótimos produtos para cuidados com a pele. Eles são desenvolvidos em parceria com dermatologistas para complementar e aprimorar os tratamentos de seus pacientes, portanto, ótimas opções para combater ou prevenir as acnes, especificamente. As peles sensíveis também estão bem atendidas com vários produtos específicos e que não agridem a pele do rosto.

Sabonetes para Acne LaRoche-Posay

Vichy

Vichy é uma marca francesa de cosméticos bastante tradicional, que traz alguns dos cosméticos mais finos e requintados do mundo. Ela possui uma ótima linha de sabonetes faciais e outros produtos de limpeza, além de protetores solares, muito importantes para peles sensíveis aos efeitos do clima ou já atingidas pela acne.

Sabonetes para Acne Vichy

Apesar de os produtos normalmente terem um preço um pouco mais elevado em comparação com marcas concorrentes, seus produtos fazem jus ao preço.

Top 8 Melhores Sabonetes para acne em 2020

Agora que você já sabe tudo sobre os melhores sabonetes para acne, confira essa lista que fizemos com os 8 melhores sabonetes. Seja para evitar ou para combater a acne, é importante sempre manter os cuidados com a pele e esses sabonetes são as melhores opções do mercado para isso.

1. ASEPXIA- Sabonete Antiacne Detox (80 g)

Como já mencionamos, a marca Asepxia é a número 1 quando se trata de sabonetes antiacne, e não poderia ser diferente, com as suas várias formulações e anos de experiência no mercado. O sabonete Asepxia Detox é o que melhor remove as impurezas mantendo a pele hidratada, combatendo ou prevenindo assim os cravos e espinhas.

ASEPXIA- Sabonete Antiacne Detox (80 g)

O sabonete Detox especificamente tem como componente principal o carvão ativado, ingrediente que desobstrui os poros e reduz a oleosidade e brilho naturais das peles mistas a oleosas.

Preço: R$ 12,00 (80 g)

2. Granado Granaderma – Sabonete em Barra para Acne 90g

Granado Granaderma Antiacne limpa a pele enquanto controla a acne e previne o aparecimento de espinhas. Regula a secreção sebácea, reduzindo a oleosidade. Proporciona assepsia e frescor. Sua fórmula não oleosa e livre de corantes, diminui o risco de reações de natureza alérgica. Granado Granaderma Antiacne deixa sua pele limpa, fresca e com a oleosidade excessiva controlada.

Granado Granaderma - Sabonete em Barra para Acne 90g

Ele também contém em sua fórmula 2% de ácido salicílico e 10% de enxofre.

Preço: R$ 12,90 (90 g)

3. VICHY- Sabonete Dermatológico Normaderm Pele Oleosa a Acneica (40 g)

Um ótimo sabonete especificamente criado para peles oleosas e propensas a acne, o sabonete Normaderm da Vichy é um dos melhores na limpeza da pele. Ele contém alguns ingredientes críticos para eliminar o excesso de oleosidade e brilho, como o ácido salicílico e ácido glicólico, os quais ajudam a esfoliar e higienizar a pele e o Pidolato de Zinco, responsável por diminuir a oleosidade.

VICHY- Sabonete Dermatológico Normaderm Pele Oleosa a Acneica (40 g)

Além disso, ele vem num tamanho reduzido, perfeito para levar para qualquer lugar. No entanto, seu preço é um pouco acima dos concorrentes.

Preço: R$ 30,00 (40 g)

4. ADCOS- Acne Solution Sabonete Secativo Em Barra (90g)

Uma boa opção de sabonete em barra, Acne Solution, da ADCOS, tem ação secativa, hidratante e antienvelhecimento, por isso ele é ótimo até mesmo para eliminar espinhas já existentes, além de evitar o aparecimento de novas espinhas.

ADCOS- Acne Solution Sabonete Secativo Em Barra (90g)

Entre seus ingredientes ele contém ácido salicílico e ácido lactobiônico, componentes que ajudam a cicatrizar e hidratar a pele, combatendo os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da pele.

Também tem preço elevado, mas seu formato em barra é o mais indicado para peles bastante oleosas, o que o torna perfeito para o combate a espinhas.

Preço: R$ 55,00 (90 g)

5. LA ROCHE POSAY- Effaclar Concentrado Gel de Limpeza Facial (100g)

Sabonete que é indicado para qualquer tipo de pele, Effaclar Concentrado contém vários ingredientes bastante úteis para o combate à acne, como ácido salicílico, pidolato de zinco, entre outros, garantindo assim a remoção da oleosidade e promovendo a hidratação da pele.

LA ROCHE POSAY- Effaclar Concentrado Gel de Limpeza Facial (100g)

Ao usar esse sabonete, a pele imediatamente é purificada e o brilho excessivo é reduzido. Em só alguns dias você notará a redução nas imperfeições e no aparecimento de acnes.

Preço: R$ 70,00 (100 g)

6. NEUTROGENA- Acne Proofing Gel de Limpeza (200 ml)

O gel de limpeza Acne Proofing da Neutrogena é indicado para todos os tipos de pele e para qualquer tipo de acne. Entre seus ingredientes, ele contém ácido salicílico, para eliminar bactérias e suavizar marcas de espinhas antigas, além de Pantenol (Pró-vitamina B5), responsável por hidratar e regenerar a pele.

NEUTROGENA- Acne Proofing Gel de Limpeza (200 ml)

Basta aplicar um pouco do sabonete sobre o rosto úmido no mínimo uma vez por dia, e ele será um grande aliado no combate à acne. Outro grande positivo é o seu tamanho, com 200 ml ele contém bastante sabonete para durar vários dias e proporcionar um alívio duradouro contra as os efeitos do dia-a-dia na sua pele.

Preço: R$ 37,00 (200 ml)

7. AVÈNE- Cleanance Sabonete em Barra Limpador Facial (80g)

Sabonete específico para peles oleosas e com acne, o sabonete Cleanance da Avène controla a oleosidade e tem ação anti-inflamatória e antibacteriana, com seus ingredientes como o ácido salicílico e água termal. Falando em água termal, que é o ingrediente que lhe dá o nome (Eau Thermale), este sabonete limpa e deixa a pele suave e purificada.

AVÈNE- Cleanance Sabonete em Barra Limpador Facial (80g)

Preço: R$ 35,00 (80g)

8. NIXODERM- Acneblock Sabonete Barra (80 g)

Outra ótima opção de sabonete em barra para combater a acne, esse sabonete também é específico para peles oleosas ou já propensas à esta condição. Ele controla a oleosidade excessiva graças à sua composição de 10% de enxofre e 2% de ácido salicílico, que limpam a pele e combatem a acne de forma profunda e eficaz. Uma ótima opção em preço mais acessível.

NIXODERM- Acneblock Sabonete Barra (80 g)

Preço: R$ 15,00 (80g)

Perguntas frequentes sobre sabonetes para acne

Quantas vezes devemos usar esses produtos de limpeza para combater a acne?

R: O sabonete para acne e pele oleosa não deve ser usado em excesso. “O ideal é utilizar o produto duas vezes ao dia, de manhã e à noite. Como ele tem uma ação detergente, acaba removendo o manto hidrolipídico, que é essa proteção responsável pela hidratação natural da pele. E se é utilizado em excesso, pode levar ao efeito rebote da oleosidade”, atentou.

Qual protetor solar é o mais recomendado para quem tem acne?

R: Além dos sabonetes para a higienização, é importante utilizar uma linha completa de produtos pensados para seu tipo específico de pele, seja ela oleosa, seca ou sensível. Os protetores solares ideais para peles propensas à acne possuem textura fluida e contém sílicas antibrilho, além de serem oil-free, ou seja, removem a oleosidade e o brilho excessivo da sua pele.

Quando devo consultar com um dermatologista pela minha acne?

R: Use um sabonete dos mencionados neste artigo por algumas semanas – algumas acnes podem demorar até 3 ou 4 semanas para cicatrizar – com ingredientes para o combate à acne, e se mesmo assim você não notar nenhum efeito, a esse ponto, recomendamos que você consulte com um dermatologista.

Conclusão

A acne é uma condição complicada e embaraçosa que atinge muitos adolescentes mas também adultos no mundo todo. Não importa seu tipo de pele ou a quantidade de chocolate que você consome (um famoso mito sobre a acne), você pode ser afetado a qualquer momento.

Portanto, use um dos melhores sabonetes para acne que mostramos nesse artigo e cuide e higienize sua pele sempre que possível e você terá muito mais chance de prevenir ou combater a acne de forma eficaz.

Leave a Comment