O Que Um Tênis De Caminhada Deve Ter

A prática de caminhada é uma das atividades físicas mais recomendadas pelos profissionais de saúde, apenas 30 minutos por dia não exigem muito esforço e fazem muita diferença para o seu corpo. Porém, para fazer isso de forma mais confortável e evitar lesões, é importante escolher o calçado correto. Veja agora o que um tênis de caminhada deve ter!

O Que Um Tênis De Caminhada Deve Ter

O tênis de caminhada escolhido da forma certa vai deixar suas práticas de caminhada mais prazerosas, confortáveis e até mais fáceis. Além disso, o calçado certo vai te ajudar atingir seus objetivos e ainda te levará mais longe! Veja abaixo o que você deve considerar para escolher o melhor tênis de caminhada.

Amortecimento Adequado

O sistema de amortecimento é o responsável por absorver os impactos causados pela atividade física, evitando assim atrito nos calcanhares. Um calçado sem amortecimento vai causar inchaço na área dos tornozelos e extremo desconforto mesmo em caminhadas curtas.

Além disso, pode ser o responsável também pelas lesões no joelho.

Se você vai fazer caminhada para perder peso, por exemplo, o sistema de amortecimento se mostra ainda mais importante para ajudar os seus pés a equilibrar o impacto do peso do seu corpo contra o solo.

Tênis De Caminhada

Capacidade de Respiração

Durante o exercício é normal que haja transpiração nos pés, por isso é importante que o seu tênis de caminhada seja produzido com um material respirável.

Dessa forma haverá circulação de ar dentro do calçado, evitando encharcamentos e desconforto durante o uso.

Drop Adequado à Pisada

Essa informação pode ser nova para você, mas cada indivíduo tem um tipo de pisada durante a caminhada.

A pisada nada mais é do que a região do pé em que você concentra mais impacto durante as passadas e são divididas em três: pisada supinada, pisada pronada e pisada neutra.

O drop ou desvio de um tênis de caminhada é a diferença de alturas entre o calcanhar e a ponta do pé.

Drops mais altos são melhores para quem tem mais impacto na zona do calcanhar durante a atividade física, pois proporciona mais amortecimento nesta região. Quem utiliza mais o meio do pé para iniciar as pisadas, deve preferir calçados com drop mais baixo.

Tênis De Caminhada

Estabilidade

Os tênis de caminhada precisam de estabilidade para garantir a pisada correta durante a atividade. Impactos e esforços desnecessários causados pela concentração de impacto nos locais errados durante um exercício físico podem causar torções nos tornozelos, tendinite e até esporão.

Os calçados desenvolvidos com boa capacidade de estabilidade fazem com que seu pé não se incline de forma exagerada para dentro durante as passadas, mantendo sua pisada neutra.

Além disso, durante uma caminhada de rua, por exemplo, os seus pés precisam estar sempre prontos para se adaptar às mudanças de superfície. Um tênis estável vai te ajudar a tirar melhor proveito do seu treino de forma segura e confortável e ainda facilitar a adaptação nas mudanças de solo, trocas de velocidade e pressão.

Porque Escolher O Tênis De Caminhada Correto ?

Uma escolha descuidada para o tênis de caminhada pode não só atrapalhar seu desempenho como causar lesões e te fazer perder o interesse e prazer na atividade física.

É importante pensar também nos seus objetivos dentro de cada modalidade. Se você é praticante de corrida, por exemplo, sabe que o amortecimento é muito importante e pode te ajudar a chegar mais longe e ainda mais rápido.

Por isso, não ignore a importância da pesquisa de modelos antes da compra. Leia nosso artigo “ 5 melhores tênis de caminhada de 2021” e confira mais dicas para fazer a escolha certa.

Tênis De Caminhada

Dicas Para Escolher O Seu Tênis De Caminhada

Veja algumas dicas para te ajudar a escolher o seu tênis de caminhada e começar a praticar atividades físicas do jeito certo!

  • Pense primeiro em qual o orçamento disponível para a compra, para só então começar a avaliar os modelos que se encaixam nele;
  • Para caminhadas ao ar livre ou trilhas, compre calçados mais largos e com o solado rugoso para evitar quedas;
  • Lembre-se que para caminhadas apenas na esteira o seu tênis terá menor desgaste, então você pode investir menos em resistência do material e mais em conforto;
  • Prefira materiais respiráveis, para facilitar a ventilação e evitar excesso de transpiração no seu pé;
  • Pesquise sobre as tecnologias de amortecimento de cada marca;
  • Vá até uma loja de marca especializada em Running para descobrir qual a sua pisada;
  • Nesse caso, a parte estética é o menos importante. Nem sempre o mais bonito vai ser melhor para você;
  • Tenha um par reserva para alternar os usos entre uma atividade e outra. Isso vai deixar os seus pés descansarem e dar tempo para o calçado secar e recuperar o amortecimento;
  • Leia o artigo “Como Cuidar do seu Tênis de Caminhada” e saiba como fazer seu calçado durar mais tempo;

Conclusão

A compra de um tênis de caminhada não pode ser feita de forma impulsiva e sem pesquisas. Ele vai ser o seu melhor amigo durante a atividade física e pode tanto atrapalhar os seus resultados e te fazer perder o interesse pelo exercício, como te dar a melhor experiência e te fazer chegar mais longe!

Por isso, antes de ir até uma loja e escolher o calçado que vai ficar melhor com as suas roupas, lembre-se que existem muitas outras questões para se considerar além da beleza.

Evite desconfortos, lesões e desperdício de investimento lendo o nosso artigo “5 melhores tênis de caminhada” e saiba como fazer essa escolha do jeito certo mesmo com um baixo orçamento.

Agora que você já sabe o que um tênis de caminhada deve ter, ficou muito mais fácil filtrar as centenas de opções disponíveis e escolher aquela que vai te ajudar a atingir seus objetivos.

Leave a Comment