Como Calibrar seu Aparelho Medidor de Pressão

Com o crescente número de casos de hipertensão, possuir um monitor de pressão em casa se tornou uma necessidade. Em alguns casos, o acompanhamento diário das leituras é solicitado e por isso é importante garantir que sejam precisamente corretas. Para isso, a calibração no período indicado é necessária. Veja agora como calibrar seu aparelho monitor de pressão !

Como Calibrar seu Medidor de Pressão

Existem pelo menos três tipos de aparelhos monitores de pressão arterial para atender as necessidades de cada perfil de usuário e cada um desses tipos pede uma frequência e método diferentes de calibração. Veja agora quais são os modelos existentes e suas particularidades!

Como Calibrar seu Aparelho Medidor de Pressão

Digital

Esse é o tipo mais comum para uso doméstico, pois o processo de aferição e amostragem das leituras é mais simples e fácil de interpretar. Além disso, há modelos com capacidade de memorização das medições e até integração das informações com um app.

O ponto de atenção aqui é que ele exige uma calibração mais frequente. Essa informação deve vir discriminada no manual de instruções, mas normalmente o ideal é que seja feita uma vez por mês.

A calibração desse aparelho medidor de pressão deve ser feita somente por profissionais e é realizada encaixando o manguito em um tubo rígido e conectando-o a um aparelho de mercúrio para comparar os resultados.

Caso haja imprecisão nas leituras, somente um técnico especializado poderá resolver o problema.

Lembre-se que esse é um processo muito importante e deve sim ser realizado no tempo indicado, para garantir que o acompanhamento da sua pressão arterial seja preciso e você receba o tratamento correto.

Coluna de Mercúrio

Atualmente esse modelo é o menos utilizado para aferir pressão, sendo mais comum apenas para uso como parâmetro para avaliar a necessidade de calibração dos outros modelos.

Ele mostra as leituras em uma coluna de mercúrio – o que explica porque tem deixado de ser utilizado, uma vez que o líquido pode ser extremamente tóxico caso o vaze e cause exposição.

O processo de calibração é muito mais simples, pois a coluna deve sempre estar marcando zero caso o aparelho não esteja sendo utilizado. Qualquer pequena diferença nisto é notada facilmente e mostra a necessidade de reparação por um técnico.

Aneróide

Esse é o modelo mais usado nos hospitais, clínicas e por profissionais de saúde em geral. Não possui mercúrio, é mais preciso que o digital e pode ser transportado facilmente.

Normalmente precisam ser calibrados duas vezes por ano, porém sempre verifique essa informação junto ao fabricante.

O processo de calibração é relativamente simples, é feito comparando os valores com um aparelho de mercúrio. Como esse não é um item que temos normalmente em casa, o procedimento deve ser feito por profissionais especializados e que possam também realizar correções caso sejam necessárias.

Eu Preciso Calibrar Meu Aparelho Medidor De Pressão?

Talvez a necessidade de calibração do seu aparelho medidor de pressão seja uma novidade para você, mas realmente isso não deve ser ignorado.

Sim! Você precisa calibrar seu aparelho medidor de pressão!

Imagine uma pessoa que sofre de hipertensão e que durante um dia calmo em casa começa a sentir um mal estar, dores de cabeça e tontura. A reação natural é relacionar esses sintomas ao aumento da pressão arterial, então essa pessoa pega o seu aparelho monitor e realiza uma medição.

Aparelho Medidor de Pressão

Os resultados na tela parecem normais, então segue-se a vida até que mais tarde o mal estar fica ainda pior demonstrando a necessidade da ida a um hospital, onde aferem a pressão novamente e o resultado está muito mais alto do que o medido em casa.

Essa pessoa correu um sério risco, mas teve atendimento e tratamento a tempo. O que nem sempre pode acontecer!

Esse é um exemplo prático da importância de manter seu aparelho de pressão calibrado, evitando assim resultados incorretos e riscos à sua saúde.

Onde Calibrar Meu Aparelho Medidor De Pressão?

Agora que você já entendeu a importância de manter seu monitor de pressão calibrado, a pergunta que deve estar na sua mente é “mas onde posso calibrar meu aparelho?”.

Normalmente há técnicos e empresas especializadas nesse tipo de procedimento em vários lugares. É comum que as próprias lojas de equipamentos médicos disponibilizem esse tipo de serviço.

Lembre-se que isso não é algo que possa ser feito em casa, pois necessita aparelhos com mercúrio para a comparação das leituras. Além disso, um técnico poderá diagnosticar e corrigir qualquer falha no seu monitor já durante a calibração.

Para encontrar locais que realizam esse tipo de serviço, o mais indicado é acessar o Google e pesquisar por “calibrar aparelho de pressão + o nome da sua cidade”.

Nesse momento diversos resultados serão exibidos, normalmente já com um número para contato.

Caso não consiga realizar a pesquisa ou não exiba nenhum resultado que se mostre efetivo para você, uma dica é perguntar na farmácia da sua cidade. Eles provavelmente calibram seus aparelhos frequentemente e podem te indicar um prestador de serviço adequado.

Conclusão

Se você tem um aparelho medidor de pressão em casa, independente do tipo, é importante verificar junto ao fabricante qual a frequência de calibração recomendada.

Os modelos digitais são os mais utilizados pelo público em geral e normalmente demandam uma calibração mensal, por isso, fique atento para que suas leituras sejam precisas e seu acompanhamento de hipertensão seja feito da forma correta.

Esse é um processo muito importante e que muitas pessoas desconhecem ou ignoram, sem pensar nos riscos à saúde que isso oferece. Uma vez que pode atrapalhar um tratamento adequado ou adiar uma ida ao hospital.

Procure uma assistência especializada na sua cidade e mantenha seu aparelho medidor de pressão calibrado.

Leave a Comment