Aparelho Medidor de Pressão – Como usar corretamente

O Ministério da Saúde divulgou recentemente que um a cada quatro brasileiros sofre de hipertensão. Por isso, ter um aparelho medidor de pressão em casa se tornou essencial, mas saber como fazer a aferição da forma certa é tão importante quanto. Veja nesse artigo como usar seu medidor de pressão corretamente!

Medidor de Pressão: Como usar corretamente

Um simples detalhe feito de forma errada durante a medição da sua pressão pode afetar a precisão dos resultados, o que nesse caso é extremamente prejudicial para o seu controle. Vamos te ensinar agora o passo a passo para medir sua pressão da forma certa!

Medidor de Pressão

Passo a Passo – Medidor de Pulso

  1. Sente-se com a postura correta em uma cadeira confortável e faça um período de pausa de 5 minutos para que seus batimentos cardíacos normalizem;
  2. Tire qualquer tecido, elástico, relógio ou acessórios que estejam no seu pulso. A aferição deve ser feita diretamente na pele;
  3. Encaixe o manguito do medidor no pulso com a tela na parte interna do braço. Nessa região os batimentos são mais fortes, facilitando a medição;
  4. Feche o velcro do manguito de forma que caiba apenas um dedo entre ele e a sua pele;
  5. Descruze as pernas e posicione seu braço de forma que fique alinhado com o coração;
  6. Pressione o botão “power” ou “start/stop” (depende de cada modelo) para iniciar a medição;
  7. Á partir de agora você deve manter sua respiração regular, não se mover mesmo que minimamente e evitar falar;
  8. O manguito irá inflar e desinflar, mostrando então na tela o resultado da medição;
  9. Alguns modelos memorizam as aferições automaticamente, caso o seu não o faça, é recomendado anotar data, horário e resultado para acompanhamento com seu médico;

Atenção a mais é necessária para aparelhos medidores de pulso!

Os medidores de pulso são eficientes para uso doméstico e controle diário de um quadro de hipertensão. Porém possuem particularidades que devem ser consideradas para usar seu aparelho de pressão corretamente.

Os aparelhos de pressão de pulso são muito sensíveis a qualquer movimentação e alteração na posição do corpo. Por isso é importante manter o pulso no nível do coração e não realizar nenhum movimento durante a aferição

Pelo fato das veias do pulso serem mais finas, é comum que as leituras sejam menos precisas. Por isso, leve seu aparelho medidor de pressão para uma consulta médica e compare as aferições.

Além disso, é importante sempre garantir que seu aparelho monitor de pressão esteja calibrado para que as leituras sejam feitas corretamente.

Passo a Passo – Medidor Digital de Braço

  1. Sente-se por 5 minutos em uma cadeira confortável e próximo a uma mesa;
  2. Respire lentamente e deixe o braço relaxado;
  3. Posicione a braçadeira do aparelho medidor de pressão cerca de 3 centímetros acima do cotovelo,
  4. Feche o velcro de uma forma que o fio fique por cima da parte interna do braço;
  5. Apoie o cotovelo na mesa e deixe a palma da mão virada para cima;
  6. Ligue o aparelho e pressione o botão para iniciar a medição;
  7. Nesse momento ele irá inflar e você deve ficar com o braço relaxado, 100% imóvel, com a respiração regular e evitar falar;
  8. Ao desinflar, a tela vai exibir o resultado da leitura e você terá utilizado seu medidor de pressão corretamente;
  9. Caso esteja fazendo um monitoramento diário com seu médico, anote data, horário e resultado da leitura.

Como Usar Corretamente Um Medidor De Pressão – Dicas

É importante frisar que para usar corretamente um aparelho medidor de pressão você deve tomar uma série de cuidados, evitando assim possíveis erros nos resultados das leituras.

como usar Medidor de Pressão

Veja agora algumas dicas para usar seu monitor de pressão da forma correta:

  • Meça a pressão antes de tomar qualquer medicação;
  • Esteja 100% descansado e relaxado antes da medição. Se possível faça uma pausa, urine e beba água;
  • Sente em uma cadeira confortável, com apoio para as costas e fique imóvel por alguns minutos;
  • Não cruze as pernas ou fale durante a medição;
  • Fumar, tomar café ou ingerir bebidas alcoólicas podem alterar o resultado da sua medição. Caso tenha feito alguma das coisas citadas, aguarde pelo menos 30 minutos antes de fazer a leitura;

Como Saber Se Tenho Hipertensão?

A pressão alta é um problema que tem crescido cada vez mais no Brasil e pode causar danos sérios ao cérebro e coração.

Por isso é muito importante identificá-la cedo para a realização do tratamento e monitoramento correto da pressão arterial com frequência.

Medidor De Pressão

Alguns dos principais sintomas de hipertensão são: dores de cabeça, vermelhidão no rosto, tonturas, dores no peito e falta de ar.

Caso manifeste um ou mais dos sintomas citados de forma recorrente, é recomendado consultar um médico para acompanhamento e diagnóstico adequado.

Caso seja confirmado o quadro de hipertensão você deverá ter um aparelho medidor de pressão em casa e usá-lo corretamente para as medições na frequência recomendada pelo seu médico.

Uma pressão considerada normal possui valores sistólicos menor que 120 mmHg e pressão diastólica menor que 80 mmHg.

Conclusão

Ter um medidor de pressão em casa se tornou essencial atualmente, principalmente se você tem um familiar que sofre de hipertensão.

O mercado dispõe de modelos digitais para aferição no pulso ou braço, com capacidades de memória diferentes e até sincronização com aplicativos para ter acesso aos seus dados online.

Caso você ainda não tenha o seu aparelho, leia nosso artigo sobre os melhores aparelhos medidores de pressão e saiba ainda hoje como escolher!

O processo de aferição de pressão pede alguns cuidados, como estar relaxado em um ambiente calmo e confortável e manter-se imóvel até que a leitura seja exibida na tela.

Além disso, para usar o seu aparelho medidor de pressão corretamente também é importante garantir que ele esteja calibrado. Leia agora o nosso artigo e saiba “Como Calibrar Meu Aparelho de Pressão”.

Leave a Comment