Como Cuidar do seu Tênis de Caminhada

Investir em um bom tênis de caminhada ou corrida pode não ser barato e como em qualquer outra compra, nós queremos que o produto dure o máximo de tempo possível

Além da pisada, um outro fator que determina a durabilidade do seu tênis é o cuidado correto. Aprenda agora como cuidar do seu tênis de caminhada!

Tênis de Caminhada: Como cuidar 

Sabemos que um bom calçado é o melhor amigo dos praticantes de esportes e nem sempre é fácil encontrar aquele que melhor se adapta às suas necessidades e objetivos.

Além disso, um tênis de caminhada confortável, com capacidade de circulação de ar e bom amortecimento nem sempre vai custar pouco.

Por isso, quando encontramos o tênis que permite a nossa prática preferida de forma confortável mesmo depois de muito tempo, temos que fazer o máximo para aumentar sua durabilidade. Para isso é importante tomar alguns cuidados:

Como Cuidar do seu Tênis de Caminhada

Limpeza Correta

Esse é um dos pontos mais importantes, pois manter seu calçado limpo evita a proliferação de bactérias e maus odores. Porém, também costuma ser onde as pessoas mais erram!

Veja agora um passo a passo para a higienização correta do seu tênis de caminhada:

  1. Separe palmilha, cadarço e tênis para uma limpeza individual;
  2. Providencie um balde, uma esponja macia, uma escova de dentes flexível, panos ou papéis absorventes e sabão neutro;
  3. Encha o balde com água e coloque entre 15 e 20 mls do detergente neutro;
  4. Com a esponja e a escova macia vá pegando a água com sabão e esfregando as partes sujas do tênis de caminhada – não mergulhe o calçado na água para evitar que haja descolamentos;
  5. Limpe todas as partes do tênis, inclusive a palmilha e cadarço esfregando delicadamente;
  6. Enxágue o calçado usando a esponja e seque com um pano para tirar o excesso de água;
  7. Coloque um pano ou os papéis para absorver a umidade da parte interna e manter o tênis no formato correto;
  8. Deixe-o secar em um local arejado, longe de fontes mecânicas de calor como aquecedores e com luz natural indireta.

Não leve o seu tênis da caminhada para máquinas de lavar ou secar, nem utilize água sanitária ou outros produtos de limpeza para higienizá-lo.

Isso pode dissolver as colas e prejudicar as costuras, o que fará o seu calçado durar menos tempo.

Caso o tênis esteja com maus odores na parte interna, você também pode borrifar uma solução de bicarbonato de sódio e água e deixá-lo secar naturalmente. Isso deve absorver os cheiros e deixá-lo bem higienizado.

Como Cuidar do seu Tênis de Caminhada

Dê Um Descanso Para O Seu Tênis De Caminhada

Os especialistas do setor de Running das maiores marcas de tênis tem um posicionamento em comum sobre essa questão. O seu tênis de caminhada precisa de um descanso entre um treino e outro e o ideal são 48 horas pelo menos.

Por isso é fundamental que você tenha um par reserva!

Nós já mencionamos isso no nosso artigo “melhores tênis de caminhada de 2021”, mas vale a pena reforçar:

Ter um par a mais de tênis de caminhada é importante principalmente após uma atividade de alto esforço. O dia seguinte pede um calçado mais confortável e com mais amortecimento para que seu corpo possa descansar e se recuperar da intensidade do dia anterior.

Mas o que normalmente nos esquecemos é que o calçado também precisa desse tempo de pausa para secar totalmente e recuperar sua capacidade de amortecimento e forma original. Respeitando essa regra o seu tênis de caminhada vai durar muito mais!

Dicas Para Manter o Seu Tênis de Caminhada como Novo

Sabemos o quanto é importante cuidar do seu tênis de caminhada corretamente para que ele dure mais e você não precise investir em um novo tão cedo. Por isso, separamos mais algumas dicas importantes para você manter seu calçado como novo por mais tempo:

Como Cuidar do seu Tênis de Caminhada

  • Sempre deixe seu tênis secar após o uso antes de guardá-lo;
  • Não guarde seu tênis empilhado ou com outros objetos em cima para não danificar a forma original;
  • Se você transpira muito ou tem tendência a ter chulé, retire a palmilha após cada uso, borrife uma solução de limpeza para calçados e deixe-os secar separadamente em um local com boa circulação de ar antes de guardá-los;
  • Não encharque seu tênis durante a lavagem para não dissolver as colas;
  • Não use seu tênis de caminhada para dirigir, pois causa maior desgaste na sola;
  • Não deixe seu calçado secar ao sol, pois prejudica a estrutura e coloração;
  • Não pendure seu tênis no varal – isso nem vai ser necessário se você limpar corretamente;
  • Sempre desamarrar o cadarço usando as mãos e tirar o calçado corretamente sem forçar uma sola na outra;
  • O tênis deve secar apoiado no chão e não deve ter seu processo de secagem acelerado mecanicamente.

Conclusão

Nesse ponto do artigo já percebemos que existem diversos cuidados a serem tomados com um tênis de caminhada para que ele dure mais tempo com sua forma original e capacidade de amortecimento preservada.

Algumas das coisas citadas podem parecer novidade para alguns ou um pouco de exagero para outros, mas seguir as dicas desse artigo vai fazer com que seu investimento em um tênis para prática de esportes valha a pena por mais tempo!

Lembre-se de não lavar seu tênis de caminhada na máquina, não encharcá-lo durante a limpeza e nunca utilizar fontes de calor no processo de secagem. Esses são os erros mais comuns e que causam um desgaste desnecessário ao calçado.

Outro ponto para não se esquecer é do período de descanso necessário para seus pés e para seu tênis entre uma atividade e outra!

Seguindo as recomendações citadas nesse artigo você vai estar pronto para cuidar do seu tênis de caminhada do jeito certo.

Leave a Comment