Como Instalar Antena Digital Em Cima do Telhado?

Este artigo irá explicar como instalar uma antena de TV digital externa em sete simples etapas. Como você verá, não é uma tarefa complicada – mas vai exigir algumas habilidades simples e consciência dos riscos de segurança ao subir em seu telhado.

O mais fácil será montar a antena, o que você deve fazer com antecedência (e muitas antenas digitais já vêm pré-montadas hoje em dia). Mas antes, você deve primeiro dar uma olhada em sua TV.

Será necessária uma TV com sintonizador de TV digital para captar os sinais do ar. Isso não é um grande problema, pois a maioria das TVs feitas nos últimos dez anos já vem com conversor digital.

Para TVs que não são digitais, sempre é possível comprar um conversor digital separadamente. Algumas não vêm com um sintonizador de TV embutido e precisam de uma unidade externa. Se a sua TV não tiver um sintonizador de TV integrado, há muitos conversores de sinal externos disponíveis.

Uma antena digital externa geralmente é necessária para um bom sinal caso você não estiver perto das torres de transmissão de TV. A primeira coisa que você precisa fazer é encontrar os locais das torres de transmissão locais para entender que tipo de antena você eventualmente precisará e como orientá-la.

Escolha o Local da Antena

Encontrar um bom local para sua antena de TV pode significar a diferença entre obter apenas alguns canais ou receber todas as estações em sua área. Instalar uma antena no exterior será sempre melhor (em termos de recepção) do que colocá-la no interior. Isso ocorre porque a estrutura da sua casa, como paredes, isolamento do sótão ou telhado de metal, introduz interferência e enfraquece os sinais.

Como Instalar Antena Digital Em Cima do Telhado

Uma antena externa, portanto, sofrerá menos interferência, embora você ainda possa ter de enfrentar obstáculos locais, como florestas e colinas.

Ao posicionar sua antena externa, sempre tente obter uma linha de visão limpa e direta para as torres de transmissão, se possível, para minimizar ainda mais as possíveis fontes de interferência. Por último, dê uma olhada para onde as antenas de seus vizinhos estão apontando. Isso também dá uma boa indicação de onde estão os transmissores.

Monte a Antena

Agora que você já escolheu o melhor lugar para sua antena, você está pronto para iniciar a instalação adequada. Seu objetivo deve ser ter tudo preparado e a antena totalmente montada, antes de trazer todas as peças para o telhado.

Como Instalar Antena Digital Em Cima do Telhado

Para a instalações no telhado você precisa montar um suporte de base ao seu telhado, como o suporte de antena ajustável (algumas antenas externas vêm com um suporte de base). A vantagem de uma montagem de base é que ela é flexível e pode ser usada em outros lugares.

Ao usar qualquer tipo de montagem de base, certifique-se de prendê-los com segurança em madeira sólida, como vigas, usando parafusos. Dependendo da altura do mastro, você também pode considerar prendê-lo com cabos de sustentação. Ao usar qualquer tipo de suporte, é importante que o mastro esteja perfeitamente vertical, pois qualquer desvio pode causar problemas de recepção.

Conecte o Cabo à Sua TV

É importante perceber que o próprio cabo coaxial é uma fonte de interferência e perda de sinal, portanto, deve-se tomar cuidado ao instalá-lo e conectá-lo. Você deve ter um cabo de comprimento apropriado para passar entre a antena e a televisão ou caixa conversora.

Conecte o Cabo à Sua TV

Tente evitar curvas fechadas ou curvas ao longo do percurso. O cabo coaxial precisa seguir a rota mais direta possível até sua televisão, a fim de minimizar os efeitos de interferência e vazamento de sinal.

Você provavelmente terá que fazer furos no telhado e no teto para o cabo passar. Observe o diâmetro do cabo e selecione uma broca que seja apenas ligeiramente maior.

Escolha a área para furar com cuidado e evite fiação interna nas paredes. Por fim, o cabo coaxial vai parar na televisão, onde você o conectará à entrada do conector F no painel traseiro do conversor ou do aparelho de TV.

Depois que o coaxial estiver conectado, execute uma varredura de canal para obter os canais recebidos. Se você não estiver obtendo um número suficiente de canais, precisará redirecionar a antena em uma direção diferente.

Depois de configurar sua antena externa com boa recepção, você deve realizar a etapa adicional de aterramento para protegê-la contra descargas estáticas e os efeitos de quedas indiretas de raios.

Conclusão

Em resumo, configurar uma antena de TV externa não é um bicho de sete cabeças. Basta apenas paciência e tempo suficiente tanto para a preparação quanto para as etapas reais de instalação.

Se você não tiver tempo ou disposição, pode sempre ligar para um profissional para fazer a configuração para você. E certifique-se de ter adquirido a antena apropriada para suas necessidades e que, após a instalação, você receberá os canais que deseja.

Leave a Comment