Top 5 Melhores Climatizadores de Ar para Comprar em 2020

Para manter o ambiente de sua casa sempre confortável, você deve pensar sempre no melhor climatizador de ar, são aparelhos ecologicamente corretos e uma saída para quem não quer gastar com ar condicionado.

Entretanto você deve observar algumas coisas antes de comprar o seu melhor climatizador de ar, é o que veremos a seguir, confira.

Diferença entre climatizador de ar e umidificador de ar

Você quer comprar um Umidificador ou um Climatizador de Ar? Veja abaixo o que cada um tem de diferente e faça a escolha certa.

Características de cada aparelho

Com algumas características iguais mas com funcionalidades diferentes o melhor climatizador de ar e o melhor umidificador são opções bem em conta para você

Climatizador de Ar

A sua principal função é climatizar o ar através do processo de circulação e também com a evaporação de água, o que auxilia na amenização do calor ou do frio e também umidifica o ar.

Funcionamento

Tenha em mente que este tipo de equipamento não funciona como ar condicionado, o melhor climatizador de ar é capaz de amenizar a temperatura do ambiente em cerca de 4 ou 5 graus.

Veja como ele trabalha: um ventilador dirige o ar quente para um painel onde ocorre a evaporação que é fixado sobre a água, essa troca de calor retira a quentura do ar e o ambiente se torna climatizado

Modelos de climatizadores

Existem dois modelos básicos que são: climatizadores portáteis e os climatizadores de parede e a maioria já vem equipado também com o umidificador de ar.

O umidificador de Ar

Perfeito para ambientes secos, e na maioria das vezes vem embutido junto com um Climatizador de Ar, o umidificador é muito bom para ambiente frequentado por pessoas com problemas respiratórios.

Funcionamento

Se a umidade relativa do ar do ambiente estiver abaixo de50% já é motivo para o Umidificador entrar em ação ao contrário do climatizador de ar ele não climatiza o ambiente e baixa a temperatura, apenas umidifica o ar, geralmente são instalados em adição ao ar condicionado que retira a umidade do ar e o umidificador tem a função de reequilibrar a qualidade de ar do ambiente.

Alcance do umidificador

A média de alcance de um parelho umidificador é entre 25 a 45 metros quadrados e a maioria vem com timer para programar a hora que a temperatura desejada é atingida e então ele é desligado. Alguns permitem a adição de essências e óleos aromáticos.

O climatizador de ar X O ventilador comum

 É vantajoso comprar um climatizador de ar?

Comparando os dois, você vai notar que o climatizador de ar oferece bem mais recursos do que um simples ventilador, ideal para clima seco. Mesmo o melhor climatizador de ar não diminuem o calor do ar mas apenas baixam a temperatura.

Benefícios do climatizador de ar

– Para locais fechados ele consegue tornar o ar melhor

– Ele funciona mesmo se o cômodo for aberto

– Para cidades com clima seco é o mais indicado porque umidifica o ambiente

– Auxilia no tratamento de problemas respiratórios

– Pode ser levado para vários lugares na casa

Outras funções

Salientamos que os melhores climatizadores de ar tem também a função de aquecer, que é ideal se você mora numa cidade onde existe muita variação do clima.

Desvantagem do climatizador de ar

– Nunca deve ser usado com o clima úmido pois dificulta o funcionamento
– No caso de verões intensos somente um climatizador de ar não é capaz de fazer todo o trabalho de climatização.

Os ventiladores de ar

Existem muitas opções de ventiladores no mercado bem mais do que o climatizador de ar, por exemplo temos o ventilador portátil, o que vai fixado no teto, com suporte, todos com a função única: Fazer vento.

Como um ventilador funciona

Diferentemente do climatizador de ar o ventilador funciona com pás, e quanto maior o número de pás mas nem sempre o número de pás influencia na performance do equipamento, existem modelos com apenas duas pás que trabalham muito bem.

Potência e RPM

A potência em watts a quantidade de pás e o número de RPM do ventilador influenciam no desempenho final ao contrário do climatizador de ar, o ventilador usa o vento para refrescar e quanto maior a velocidade melhor será o resultado.

Prós e contras do ventilador de ar

Prós

– No geral é mais barato do que o climatizador de ar

– Gasta menos energia elétrica

– Variedade de modelos mais do que um climatizador de ar

– Há grande variedade de modelos.

– Possuem opcionais como a função Repelente, que afasta insetos.

Contras

– Somente produz vento ao contrário do climatizador de ar, não umidifica.

– A sensação provocada pelo vento pode ser desagradável

-Pode levantar poeira, principalmente em cómodos fechados.

Conclusão: climatizador de ar ou ventilador

Falamos um pouco de cada equipamento aqui os melhores climatizadores de ar conseguem abaixar a temperatura ambiente além de umidificar o ar e são ideais para clima seco.
Já os ventiladores são mais convencionais tem uma variedade de tipos e são mais baratos fazendo com que você economize mais na hora de pagar a conta de energia.

Aspectos na aquisição do climatizador de ar

O Filtro ionizador

Este é o componente que filtra o ar no seu climatizador de ar e deixa o ar mais fresco porém além disso o ar fica puro e livre de germes e bactérias protegendo contra a propagação de doenças infecciosas, além de ácaros e fungos que possam estar presentes no ambiente

Facilidade de transporte

Geralmente o melhor climatizador de ar também é grande porém os fabricantes pensando na dificuldade de transportá-los inseriram nos modelos mais pesados rodinhas que facilitam a sua locomoção para outros cômodos da casa por exemplo, contando ainda com travas para as rodas como medida de segurança extra.

Economia de energia elétrica

Como no Brasil os verões são longos o consumidor brasileiro se acostumou a usar o climatizador de ar praticamente todos os dias no verão então você deve procurar na hora que for adquirir o seu equipamento, um modelo que tenha o selo Procel de energia que garante a eficiência do aparelho.

A potência

Para saber exatamente qual o climatizador de ar ideal para você e sua família, você deve conhecer a medida exata dos cômodos de sua casa e pesquisar sobre qual a potência do climatizador que vai comprar, evitando assim o desperdício de dinheiro na hora da compra e também quando chegar a conta de energia, devendo evitar a compra de um aparelho potente para ser usado em um cômodo pequeno por exemplo.

Capacidade do reservatório

O que difere um climatizador de ar de um ventilador é o reservatório que o primeiro utiliza umidificando o lugar onde ele está instalado, ao passo que o ventilador não possui este acessório. Você deve sempre saber a quantidade em mililitros do reservatório antes de adquirir o seu climatizador e se ele tem travas de segurança e timer programável afim de que não acorram acidentes durante o uso e até mesmo a perda do equipamento.

Lista somente com os Melhores Climatizadores de ar

1. Climatizador Consul C1F07AB

Este aparelho da Consul é portátil e todos sabemos que a Consul é a pioneira no Brasil quando o assunto é o melhor climatizador de ar este modelo é um dos melhores modelos que você vai encontrar no mercado atualmente.

Painel

Possui um visual muito bonito e moderno com acabamento todo em material plástico branco ele tem um painel de controle que fica na parte superior do aparelho e você acessa todas as funções inclusive com o controle remoto que acompanha o equipamento.

Reservatório e circulação do ar

Se você olha na parte frontal do seu climatizador de ar verá que existe um indicador que avisa quando o compartimento de água está terminando, isso facilita a troca e reposição, você pode saber exatamente quando é a hora de colocar mais água, mesmo com o aparelho em funcionamento.

As aletas do aparelho permitem várias configurações onde você pode escolher para onde direcionar o ar ou até mesmo deixar a configuração original para a ventilação de todo o ambiente de uma maneira uniforme

Filtro e rodas

Além da função de filtrar o ar os filtros do seu climatizador de ar trabalham para que a temperatura do ambiente se torne mais agradável, são dois filtros que fazem muito bem este trabalho.

Ele tem a facilidade de girar em todas as direções e com uma alça anatômica fica muito fácil transportar o equipamento para onde quiser e para ficar mais fácil ainda ele tem um indicador luminoso que indica quando os filtros devem ser trocados.

Acessórios extras

Como uma oferta especial da marca este climatizador de ar vem com um acessório exclusivo chamado de cubo gelado que tem a função de gelar a água do compartimento deixando assim o ambiente mais fresco e agradável. Sem medo de errar este é uma das melhores opções quando o assunto é climatizador de ar.

2. Climatizador Philco PCL1F

É um ótimo investimento e tem a vantagem que este climatizador de ar já vem de fábrica com controle remoto de fácil utilização.

Acabamento e desempenho

Todo feito em plástico de alta resistência tem a central de controle de fácil manuseio podendo ser via controle remoto até uma distância de 8 metros, o seu transporte é bem fácil devido as rodinhas na parte inferior e o cabo para leva-lo de um ambiente para outro.

Ele é capaz de umidificar e limpar o ar e a performance é a mesma tanto no verão quanto no inverno.

Timer e filtros

Um acessório importante e útil deste climatizador de ar é o Timer, que você pode ajustar para até 8 horas contínuas e com opções de circulação de ar em 3 intensidades, alta, média e baixa, muito prático para quem quer dormir sem se preocupar com os gastos de energia elétrica.

Além do Timer, este equipamento conta um filtro exclusivo com ação antibacteriana, e o filtro é totalmente lavável sendo de fácil remoção e limpeza.

Direcionamento do ar

O seu climatizador de ar Philco conta com a opção de redirecionamento de ar para um local específico, bastando para isso ajustar as aletas e escolher a posição desejada, para quem procura um climatizador novo é uma excelente opção e tem ainda um baixíssimo consumo de energia.

3. Climatizador de ar Springer Carrier Wind

A fabricante Springer é reconhecida pela qualidade de seus aparelhos de ar mas os seus climatizadores de ar ainda não receberam o reconhecimento necessário. Esse modelo Springer Carrier Wind é a opção ideal para quem precisa de um climatizador de ar bom e por um preço bem camarada.

Características básicas do aparelho

Ele tem um acabamento futurista com detalhes em aço inox o que deixa este climatizador de ar com um jeitão de chique e estiloso já vem de fábrica com alça para transporte e rodas que giram em 360 graus.

Demais funcionalidades do modelo

O compartimento de água deste climatizador de ar suporta até 6,5 l sendo suficiente para manter o equipamento funcionando por mais de 10 horas ininterruptas, e quando o nível fica abaixo do ideal é emitido um sinal sonoro avisando a hora da troca

Além disso ele vem com controle remoto e tem um acessório interessante que são cubos de gel para o seu climatizador de ar. Esse cubos devem ser levados à geladeira na parte do congelador e depois são colocados no compartimento de água para que o ar fique ainda mais fresco e o ambiente agradável.

4. Climatizador de ar Elgin FCE-75

Climatizador de ar tipo residencial, é o melhor climatizador barato do mercado, mas isso não reflete na sua qualidade, você pode adquirir este modelo tranquilamente que ele vai suprir todas as necessidades de sua casa deixando o ar sempre puro e limpo.

Preço praticado

Você vai desembolsar menos de R$ 300,00 para ter este lindo e econômico climatizador de ar em sua casa ele refresca muito bem o ambiente pois segundo testes efetuados este equipamento é capaz de diminuir em até 6 graus a temperatura do ambiente onde estiver funcionando.

Mesmo gastando pouco dinheiro você ainda vai usufruir de vários acessórios como o controle remoto que facilita muito a operação do equipamento e falando em facilitar ele vem também com rodinhas giratórias

Avaliação

Com um reservatório de água que permite várias horas de funcionamento este climatizador de ar é muito bem cotado e só teve opiniões positivas dos consumidores que adquiriram este produto é um produto muito eficiente com preço baixo, porém com muita qualidade.

5. Midea Liva AKAF

Este climatizador de ar tem vários acessórios interessantes realmente a Midea inovou neste modelo e atingiu uma parcela significativa de consumidores no mercado.

Principais acessórios

Ele conta com dois compartimentos de gel que refrescam bem mais do que um climatizador de ar que utiliza somente água no compartimento, é só levar os compartimentos no freezer esperar congelar e colocar novamente.

Tem também a vantagem de ter três filtros que eliminam totalmente poeira, germes e demais impurezas do ar.

Demais características

– Indicador sonoro de nível de água
– Capacidade de 7 litros de água no reservatório
– 3 Níveis de velocidade
– Controle remoto
– Duas caixas de gel
– baixo Consumo de energia
– Multifunção com a função Sleep e brisa

Dicas de uso do seu climatizador de ar

Desempenho

Para uma melhor performance o seu climatizador de ar deve sempre ser instalado com uma distância de 20cm das paredes para facilitar a circulação de ara e evitar consumo excessivo de energia.

Lugar de Instalação

O seu climatizador de ar deve ser instalado em um lugar plano afim de que ele não caia com o uso e também o compartimento de água não derrame a água na hora do funcionamento.

Interrupção da corrente de ar

Nunca coloque o equipamento perto de cortinas, toalhas de mesa, tecidos, ou qualquer outro tipo de material que esteja solto e possa interferir na circulação do ar que sai do equipamento.

Saída do ar

Todo o ar produzido pelo seu climatizador deve ter uma área de escape para que o processo de circulação seja completado, por exemplo uma porta ou janela no ambiente deve estar aberta para saída do ar quente.

Manutenção

Sempre proceda a limpeza do seu climatizador de ar com uma flanela umedecida tomando cuidado com a parte do motor lembrado sempre de tampar a abertura do compartimento de água evitando poeira e demais detritos dentro do reservatório.

Limpeza do seu climatizador de ar

 Limpeza externa

Você pode proceder a limpeza do painel do seu climatizador de ar facilmente primeiramente para remover a poeira use somente um pano seco se for sujeira antiga um pano umedecido deve resolver e nunca molhe o painel ou componentes eletrônicos com qualquer líquido seja água, álcool, detergente etc. poderá causar estragos e até a inutilização do equipamento.

Se persistir a sujeira pode-se usar sabão neutro, porém nunca utilize qualquer substância abrasiva para limpar.

Limpando o reservatório

Retire o compartimento de água do seu climatizador e esvazie totalmente depois limpe toda a gaveta onde corre o reservatório somente com água e um pano e em seguida seque tudo com uma flanela seca antes de colocar novamente certifique-se que no reservatório e na gaveta não ficou nenhum resíduo de sujeira.

Limpeza dos filtros

O seu climatizador de ar possui dois filtros um é o filtro que purifica o ar e o outro é um filtro tipo colmeia, você deve remover os dois juntamente com os suportes. Após este procedimento, utilize o aspirador de pó e se a sujeira persistir utilize uma escova macia e um pouco de detergente, enxaguando tudo em água corrente.

Deixe secando os dois filtros e quando estiverem totalmente seco pode encaixar novamente no seu climatizador de ar, verificando sempre antes de liga-lo se os filtros estão devidamente acoplados e firmes nos seus devidos lugares.

Demais partes do climatizador

Para completar o processo de limpeza, use um aspirador de pó e vá passando em toda a parte do seu climatizador de ar, nas frestas, cantos, internamente e removendo toda a poeira que possa estar nesses locais, após este processo recoloque as peças que foram tiradas e ligue o aparelho novamente. Importante lembrar que a limpeza nunca deve ser feita com o aparelho ligado.

Análise Final

O climatizador de ar é um equipamento simples ecologicamente correto e viável para o resfriamento de ambientes.

Eles trabalham basicamente reduzindo o calor do ambiente através do processo de umidificação e são indicados para áreas onde a umidade do ar é baixa ou seja em torno de 50%. Entretanto dependendo do clima somente um aparelho pode não suportar todo o trabalho.

Por outro lado se a área onde vive possui uma boa umidade no ar, o climatizador de ar não vai fazer tanta diferença assim, já no caso de pessoas com problemas respiratórios são muito beneficiadas com a presença deste equipamento em qualquer situação. Esperamos ter ajudado a entender como funciona um climatizador de ar e qual a melhor climatizador de ar opção para você.

Leave a Comment