Top 8 Melhores Ventiladores de Teto para Comprar em 2020

Quando chega a estação do verão todos querem uma maneira eficiente e fácil para aliviar o calor e a melhor forma é usar o melhor ventilador de teto do mercado para tornar o ambiente um local apropriado e livre de calor. A seguir vamos te orientar como deve fazer a melhor escolha.

Orientações de como comprar o melhor ventilador de teto

Quando for comprar o seu ventilador de teto note sempre algumas características para que nunca erre e compre um produto que logo se torne obsoleto sempre escolhendo um ventilador que propicie um cliam agradável em todo o ambiente e que também não seja muito caro tanto no valor do equipamento como no consumo de energia elétrica.

Melhor Ventiladores de Teto para Comprar

Leve em conta o tamanho total do ambiente

Primeiramente o consumidor deve saber exatamente em qual cômodo da casa o ventilador de teto vai ser instalado dependendo da extensão, voc~e deve adquirir um tipo exato de ventilador de teto

Geração de ar e potência

Depende o tipo de hélice do ventilador de teto será uma potência correspondente por exemplo quanto maior for o tamanho das hélices, mais potência ele deverá ter, sempre lembrando que a potência é uma coisa e a geração e ar pelo ventilador é outra são duas coisas distintas que você vai observar na hora da compra.

A vazão é sempre demonstrada em metros cúbicos e uma boa resolução é que cada 20 metros quadrados de espaço necessitem 2 metros cúbicos de vazão de ar.

Consumo de energia do ventilador de teto

Ponto importantíssimo na hora de comprar o seu ventilador de teto você pode ter uma base de quanto vai gastar com seu aparelho através do Índice de Eficiência Energético que faz o cálculo de quanto ele gasta de eletricidade e a sua capacidade de gerar ar, quanto mais elevado for esse índice menor será o valor debitado na sua conta de energia elétrica, lembre-se sempre de observar se o equipamento tem o selo da Procel.

 Melhor Ventiladores de Teto

Finalmente preste atenção também nos recursos extras que vem no seu ventilador por exemplos e você tiver dois modelos similares em vista, opte por aquele que lhe apresenta mais recursos extras, como controle manual ou níveis de velocidade ajustáveis.

Tipos de ventiladores

Esses aparelhos são capazes de refrescar o ambiente, e principalmente os ventiladores de teto porém existem mais de 5 tipos de ventiladores veja logo abaixo qual o mais indicados para você

Ventilador de teto

São enormes, bem pesados mas também com uma eficiência comprovada pois são muito potentes e tem o dom de refrescar o ambiente de uma forma bem rápida, geralmente possui 3 hélices ou 4 nos modelos industriais e quase sempre acompanhado de luminárias.

Este aparelho tem uma dupla função e pode funcionar como ventilador propriamente dito, refrigerando o ar, ou como exaustor aquecendo o ambiente pois as suas hélices nesta opção giram, no sentido inverso, modelo de ventilador indicado para áreas médias e grandes e com um teto mais elevado.

Ventilador de parede

Utilizado em empresas e industrias de grande e médio porte e locais onde o teto não é tão alto que permita a instalação e um ventilador de teto No quesito geração de ar este modelo é de uma potência sem igual podendo ser facilmente utilizado numa áre de 20 metros quadrados com eficiência comprovada. Pode ser ajustado tanto horizontalmente como verticalmente com geração de ar fixa ou variável se for usado na posição vertical.

Ventilador de mesa

O ventilador de mesa ao contrário dos melhores ventiladores de teto é um tipo mais compacto porém dotado de uma versatilidade ímpar podendo ser adaptado facilmente a vários ambientes.

Com seu tamanho reduzido e acabamento bem leve é muito fácil de ser transportado porém devido ao pequeno tamanho sua eficácia é menor em ralação com outros tipos, pode ser colocado no solo ou em cima de algum móvel de sua residência, ou até mesmo sobre algum eletrodoméstico como geladeira por exemplo.

Ventilador de coluna

Este tipo de ventilador é uma variação do modelo de mesa já que a sua estrutura de funcionamento é bem parecida porém no modelo do ventilador de coluna bem como o ventilador de teteo os ruídos são bem menores, devido as suas condições ele é recomendado para ser usado em pequenso ambientes que requerem silêncio.

Ventilador circulador de ar

Algumas vezes este tipo de equipamento não recebe a classificação de ventilador propriamente dito porém acreditamos que o circulador de ar também faz parte desta categoria de eletrodomésticos.

A grande questão é em torno de como ele funciona enquanto o ventilador de teto por exemplo tem um fluxo de ar fixo numa só direção, o circulador de ar tem a opção de uqe o ar circule por todo o ambiente e voc~e obtendo uam refrigeração total do ambiente em que ele está instalado. A desvamtagem seria o seu peso e dimensões maiores que os modelos convencionais e também devido a alta potência o consumo de energia elétrica também é maior.

Mini-ventiladores

Esse aparelho é o oposto do ventilador de teto, ele seria como se fosse um ventilador de mesa porém com dimensões reduzidas refrigerando somente um pequeno ponto específico e para funcionar temos 3 opçõies: na tomada de força, com pilha ou através de um cabo USB.

Com isto agora você já deve estar preparado para adquirir o melhor ventilador de teto para sua casa ou para o seu trabalho produzindo mais conforto para o ambiente.

Itens a serem observados na compra do Melhor ventilador de teto

Classificação:

O seu melhor ventilador de teto deve ter proteção efetiva contra choques elétricos ele devem ter a classificação 0, I ou II contra choques ou seja além de um sistema de isolação básico devem possuir um local adequado para aterramento ou seja a instalação de um fio terra para que nãos seja danificado o aparelho.

Fique atento quanto a isso pois mais da metade das marcas de ventiladores de teto só possuem a isolação básica não apresentando dispositivo para instalação de aterramento, prejudicando assim o perfeito funcionamento do aparelho.

Marcações e Instruções

Este item analisa se a estrutura externa do aparelho bem como o seu manual de instruções que vem junto, trazem todas as informações relativas ao funcionamento do ventilador de teto.

Com respeito a estrutura do aparelho a presença de alguns dados é obrigatória através de normas do INMETRO sendo compulsoriamente legíveis, de boa duração e totalmente escritas em Língua Portuguesa:

-Voltagem utilizada no aparelho

-Qual a natureza da fonte expressa em hertz;

– A potência do aparelho em watts ou corrente nominal

-O nome completo do fabricante ou se for o caso o vendedor solidário.

Quanto ao Manual de Instruções do seu ventilador de teto deve indicar de forma clara precisa e objetiva todo o processo de instalação e uso do aparelho tudo de acordo com o Código de defesa do Consumidor.

Proteção de acesso as partes móveis do ventilador

Todos os ventiladores de teto sem exceção devem ser produzidos de uma forma que ofereçam segurança adequada evitando o contato nas partes móveis principalmente as partes que conduzam eletricidade expondo o consumidor a descargas elétricas durante o liga e desliga do aparelho, ou até mesmo quando for consertar algum item quebrado, ou fazer uma limpeza nas hélices.

Ventiladores de Teto

Tensão Suportável na operação do ventilador de teto

Este tipo de teste verifica se a estrutura do seu ventilador de teto suportaria uma variação de tensão na rede elétrica no caso de suportar a variação e não danificar nenhuma parte ou componente do aparelho a ponto de acarretar algum tipo de descarga elétrica em quem está manuseando ou perto do aparelho no momento.

A conclusão desse teste é feita com o aparelho em condições normais de funcionamento e é enviada para o ventilador de teto uma tensão superior aquela que é indicada pelo fabricante no manual de instruções até atingir um estágio uniforme de temperatura e se após este teste o aparelho não sofre nenhum dano na estrutura ele está aprovado.

Os 8 melhores ventiladores de teto para sua casa

1. Ventilador de teto Arno Ultimate VX12

Este ventilador de teto é considerado muito eficiente e também possui um design avançado o preço um pouco mais alto que você paga ao adquirir é compensado com o baixo consumo de energia o que faz deste produto um campeão de vendas da categoria.

Ventilador de teto Arno Ultimate VX12

Tem um acabamento muito bom e é dotado de 3 pás com 2 metros cúbicos de geração de ar e um controle remoto com opção de timer e velocidade programável a única desvantagem é que ele não tem uma potência muito grande.

2. Venti-Delta New Delta Light ventilador de teto

Este Vent Delta ventilador de teto custa muito pouco pelo benefício que produz, ele nção chega a custar nem R$100,00 (Cem reais) porém tem uma capacidade de geração de vento baixa e consome bem pouca energia elétrica, por isso o preço baixo compensa.

Ventilador de teto Venti-Delta New Delta Light

3. Ventilador de Teto Ventisol Wind

Este ventilador com 3 pás e 3 velocidades tem um design tradicional, é ideal para ambientes clássicos e vem com um lustre em plástico opaco atingindo a velocidade de até 480 rpm muito requisitado devido a opção de três velocidades.

Ventilador de Teto Ventisol Wind

4. Ventilador de teto Spirit 201

Para quem gosta de muito estilo e charme na hora de decorar este lindo ventilador de teto vai surpreender é produzido em várias cores e até com uma versão multicolorida trabalha com uma alta rotação que tem a capacidade de gerar ar em grandes ambientes, ele possui 3 pás e o material de acabamento externo é todo em plástico que facilita muito na hora da limpeza.

Ventilador de teto Spirit 201

5. Ventilador de Teto Latina VT673

O lido modelo da marca latina tem 3 velocidades para você se programar e também a função de inverter o ar que transforma o ventilador em um exaustor, este ventilador de teto foi desenvolvido em conjunto com a USP – Universidade de São Paulo e tem um desempenho ultra silencioso graças a tecnologia avançada empregada na fabricação priorizando o baixo consumo de energia elétrica. Se dá bem em locais com espaço reduzido tipo mais compactos e também em grandes áreas.

Ventilador de Teto Latina VT673

6. Ventilador de teto Aliseu Terral

Modelo da marca Aliseu gasta pouca energia e é livre de ruídos e está as melhores marcas de ventiladores de teto, vem de fábrica com 3 pás, e você tem a opção de regulagem da velocidade em 3 níveis e para provar que é bem econômico ele vem com o selo Procel que garante o desempenho deste equipamento tem 3 opções de velocidade (lenta, média e rápida), e também conta com selo Procel A, para garantir a economia com a conta de luz. Muito silencioso é muito usado para cômodos que exigem silêncio, como sala de leitura e quarto de dormir.

Ventilador de teto Aliseu Terral

7. Ventilador de teto Britânia Cancun

Se você deseja uma ótima luminosidade e vento fresquinho uma das opções mais procuradas é este ventilador de teto Britânia um dos modelos mais requisitados ele tem muito estilo e baixo consumo de energia e além disso proporciona uma ótima luminosidade no cômodo, com duas potentes lâmpadas que vem acopladas no suporte além de ter controle remoto opcional.

Ventilador de teto Britânia Cancun

8. Ventilador de teto Spirit 202

Você já imaginou em ter o melhor ventilador de teto e que ainda foi aclamado pela mídia como tendo o melhor design do ano? Então este é o seu ventilador, o Spirit tem uma aparência surpreendente e ao mesmo tempo agradável e esbanja qualidade com uma potência de até 440 rpmJá pensou em ter um ventilador com design premiado? Assim é este Spirit, que já ganhou diversos prêmios importantes por sua aparência.

Ventilador de teto Spirit 202

E por ser um dos melhores ventiladores de teto, não poderia deixar de oferecer qualidade! Sendo assim, ele traz selo Procel A, e pode chegar a 450 rpm, um verdadeiro luxo, porém com preço justo.

Detalhes Construtivos do ventilador de teto

Nesses casos os melhores ventiladores de teto são submetidos aos testes que verificam como foi construída a estrtura do aparelho garantindo a utilização de forma correta e sem perigo de acidentes.

A fiação interna do seu ventilador de teto

São verificados principalmente os fios que são responsáveis pela condução da eletricidade no seu ventilador de teto e ficam na parte interna do aparelho e se esses fios tem o isolamento desejado atendo todas as normas de segurança evitando assim os riscos de curto circuito.

Estes fios jamais devem ser encostados ou trabalhar próximos de partes aquecidas, de peças cortantes ou pontiagudas nem ao menos serem expostos a esforços excessivos para evitar danos aos fios.

Ligação de Alimentação e Cordões Flexíveis Externos

Teste efetuado afim de se comprovar a qualidade dos materiais que são empregados no isolamento dos condutores de energia do ventilador de teto bem como a sua extensão e diâmetro que devem ser adequados e compatíveis com o modelo do ventilador de teto que está sendo instalado.

são verificados o atendimento às exigências da norma quanto ao tipo de materiais aceitáveis para a isolação dos fios, o tipo de ligação do ventilador à fiação fixa, os diâmetros dos fios, etc.

Disposição para instalação de fio terra no seu ventilador

O aterramento protege o consumidor e a instalação elétrica onde o aparelho encontra-se localizado contra possíveis falhas que possam ocorrer na isolação do motor e as condições ideais de aterramento e materiais de fixação dos cabos condutores.

Ventiladores de Teto

Resistência do ventilador de teto ao fogo e superaquecimento

Através de simulações de travamento do equipamento são analisados no seu ventilador de teto todas as partes de fora do seu aparelho e são mantidas sob o contato de fogo para possibilitar a verificação da resistência desses materiais e principalmente em caso de incêndio se são capazes de não propagar o fogo, conforme determina as normas de segurança

O que mais deve saber sobre a compra do seu ventilador de teto

Qual um bom tamanho da hélice do ventilador de teto

O que o melhor ventilador de teto deve fazer é a correta circulação de ar dentro de um ambiente ao contrário do aparelho de ar condicionado ele não transfere o ar de um lugar para outro, então você deve considerar que quanto maior o tamanho do local, maior deverá ser a hélice acoplada ao seu equipamento, nas melhores lojas de eletrodoméstico existem uma tabela visível que explica as dimensões e os modelos adequados de cada ventilador.

Qual a distância do teto necessária?

Ambientes com uma altura ideal não precisam de extensores para a instalação e um ventilador de teto, já em cômodos mais altos o uso de extensor se faz necessário para a correta instalação e funcionamento do equipamento. O que você precisa identificar é a altura ideal entre o seu ventilador instalado e o chão, para que compre e instale sempre o produto corretamente

A quantidade de pás influencia no seu ventilador de teto

Ao contrário do que muitos pensam quanto mais pás não aumentam a potência do seu ventilador de teto, em tese movimentaria mais ar porém somente se tiver potência suficiente por exemplo se comprar um de 23 pás e um de 4 pás mas com a potência equivalente, o de 3 pás irá gerar mais vento pois se deslocará mais rapidamente.

A posição das hélices tem muito a ver com os resultados também seguindo uma regra básica quanto mais a hélice é inclinada mais gera ar porém irá consumir mais energia elétrica também.

Ventiladores de Teto

Se o ventilador de teto tem uma potência alta é melhor

Nem sempre, se você notar no corpo do seu ventilador de teto verá um número relativo a potência, mas ele é somente referencial

O valor de potência que você encontra nos equipamentos é apenas um referencial do seu consumo por hora. O que na realidade importa é a capacidade de geração de ar que é medida em metros cúbicos

Quais funções principais do ventilador de teto

O controle remoto é um item muito importante quando for adquirir um ventilador de teto, imagine uma casa novinha e na hora de instalação, voce teria que quebrar o forro e fazer um novo acabamento após a instalação do aparelho, pense bem nisso antes da compra. Outra opçõa útil é a programação e velocidade que permite ao usuário regular com antecedência a velocidade desejada no aparelho.

Se você acha impossível ter no mesmo ambiente um ventilador de teto e um aparelho de ar condicionado saiba que isso é possível e é muito bom para economia de energia e para pessoas que sofrem com o ar seco proporcionado pelo aparelho de ar.

Conclusão

Selecionamos a melhor forma de identificar os melhores ventiladores de teto para você neste pequeno guia rápido.

O método mais eficaz de identificação são os seguintes passos:

  • Se o ventilador tem o selo de qualidade da Procel ou o selo do INMETRO para ventiladores importados também tem o mesmo efeito, sempre procure por um desses dois selos.
  • Sempre opte os modelos que mais se adequam as suas necessidades de geração de ar levando em conta os tamanhos dos cômodos.
  • Exija o cumprimento do prazo de garantia indicado pelo fabricante, se o produto não tem uma garantia de pelo menos 2 anos não é um bom sinal, marcas famosas costumam oferecer garantia de mais de 20 anos para vários de seus modelos.

Agora é só escolher o seu ventilador de teto e desfrutar dos benefícios

Leave a Comment