Melhores Mini Ar Condicionados Portáteis

Os mini ar condicionados portáteis são um item útil para ajudar a refrescar ambientes pequenos, principalmente durante essa onda de calor que estamos vivendo. Com o aquecimento global e outros fatores, a tendência e que cada ano seja mais quente que o anterior. Assim, fica difícil viver sem um aparelho que te ajude a manter o ambiente em uma temperatura agradável.

Dessa forma, através de um sistema de ventilação com água gelada, os minis ar condicionados portáteis te ajudam a dar uma segurada no calor. É importante entender que eles não substituem um ar condicionado fixo, pois não chegam perto de sua potência. Dificilmente eles deixarão um cômodo frio, servindo apenas para resfriar um pouco e umedecer o ambiente.

Para descobrir qual é o melhor mini ar condicionado portátil no Brasil, continue lendo o artigo. Veja também quais são os 5 melhores mini ar condicionados portáteis, e tenho acesso a dicas especiais sobre como escolher o adequado para você.

Os 5 Melhores Mini Ar Condicionados Portáteis no Brasil

Ar Condicionado Philco Portátil 220 V – Melhor Ar Condicionado Portátil

Ar Condicionado Philco Portátil 220 V

Confira o Preço

Em primeiro lugar temos o famoso ar condicionado portátil da Philco que, apesar de não ser mini, pode ser levado para qualquer cômodo de sua residência e resfria bem todos eles.

Na verdade, esse produto especial tem cinco funções: aquece, resfria, ventila, desumidifica e automático. Dessa forma, você aproveita o melhor em um único aparelho, sem precisar encher sua casa com tralhas eletrônicas.

Para facilitar seu manuseio, vem com rodinhas para que você possa leva-lo onde quiser. Ele oferece a função timer, assim, você pode programar o tempo de funcionamento em até 24 horas. Ademais, vem com a função auto-evaporação, a qual reduz a necessidade de drenar a água formada pela condensação, que é um processo físico natural.

Vem com 3 diferentes velocidades, sendo elas a baixa, alta e média. Seu filtro anti-bactéria torna o produto em um mais seguro, e além disso ele é bem prático, sendo fácil de utilizar e manter. Por fim, vem com um controle remoto em português com display de cristal líquido.

Sua quantidade de BTUs é 11.000, fazendo com que esse produto seja adequado para ambientes de 12 a 15 m². Seu tipo de ciclo é quente/frio, e tem selo Procel A em eficiência energética, ou seja, utiliza muito bem a energia que recebe, economizando energia.


Mini Ar Condicionado Portátil Resfria e Umidifica – Melhor Mini Ar Condicionado Portátil

Mini Ar Condicionado Portátil Resfria e Umidifica

Confira o Preço

Em segundo lugar, dessa vez um mini ar condicionado de verdade, temos esse barato aparelho que resfria e umidifica seu ambiente. É importante levar em conta que nenhum mini ar condicionado disponível no mercado brasileiro faz o papel de um ar condicionado portátil de tamanho considerável, ou de um ar condicionado de instalação fixa. Dificilmente um mini ar condicionado deixará seu quarto, por exemplo, tão frio quanto um ar condicionado normal. Ele serve para resfriar o ambiente, para te ajudar a ficar mais confortável, mas não para baixar vários graus na temperatura.

A voltagem do aparelho é de 110 V, e ele tem uma ventilação forte. De acordo com os consumidores, não vaza água e nem fica com as luzes acessas, ou seja, não te incomodará com a poluição luminosa à noite. No geral, é um bom custo-benefício, mas é preciso manter suas expectativas à altura do produto, e de lembrar de suas limitações tecnológicas.


Mini Ar Condicionado Climatizador Umidificador Portátil – Melhor com Cabo USB

Mini Ar Condicionado Climatizador Umidificador Portátil

Confira o Preço

A seguir temos, em terceiro lugar, o climatizador produzido pela marca EIYO, perfeito para te ajudar a se refrescar naqueles dias quentes e secos. Se você quiser deixar ainda mais gelado pode, além de colocar a água gelada, retirar seu filtro, molhá-lo e coloca-lo no congelador. Depois, o instala novamente para deixar o ar mais gelado.

O produto vem com o mini ventilador, 1 cabo USB e o manual de instrução.


Ar Condicionado Portátil Springer Midea com 12.000 BTUs Frio Branco – Melhor com Modo Não Perturbe

Ar Condicionado Portátil Springer Midea com 12.000 BTUs Frio Branco

Confira o Preço

Em quarto lugar está o ar condicionado portátil Springer produzido pela marca Midea, e disponível em um design branco, simples e eficaz. Seu grande destaque é a função/modo Não Perturbe, o qual paga os LEDs e desativa todos os avisos sonoros do produto, para que você possa descansar/se concentrar/dormir em paz, sem ser distraído pelo produto.

Além disso, ele regula automaticamente a temperatura do ambiente durante seu sono por até 7 horas quando utilizada a função Dormir. Sua função timer permite que você o programe para desligar e ligar quando você quiser. Sua praticidade permite que você climatize diferentes ambientes e cômodos de sua casa, pois ele não precisa ser instalado em lugar algum. Ademais, vem com um controle remoto simples em português.

Para ajudar a não prejudicar o meio ambiente, o produto trabalha com o gás refrigerante R-410A, o qual não agride a camada de ozônio, fazendo com que esse seja um produto mais ecológico. Esse fluído é atóxico e não inflamável, sendo seguro para você.

O tipo de ciclo é frio, sua voltagem é de 127 V ou 220 V, e a quantidade de BTUs – British Termal Unit, ou seja, Unidade Térmica Britânica, que é a medição dada para o tamanho da potência que o ar condicionado tem de resfriamento – é de 12.000. O BTUs é um detalhe importante para prestar atenção, na verdade, pois quanto mais BTUs o ar condicionado portátil tem, mais rapidez de resfriamento ele oferece, garantindo mais conforto para os ambientes, e uma potência maior ao lançar o ar no ambiente. Enfim, esse modelo é adequado para ambientes de 15 a 20 m².


Ar Condicionado Portátil Elgin Eco Cube 9.000 BTUs Só Frio 127 V – Melhor Preço em um Ar Condicionado Portátil

Ar Condicionado Portátil Elgin Eco Cube 9.000 BTUs Só Frio 127 V

Confira o Preço

Por fim temos, em quinto e último lugar, o ar condicionado portátil Eco Cube da Elgin, disponível em sua versão de 127 V, tendo um design clássico em todos os sentidos.

Sem precisar de instalação, esse produto garante praticidade e simplicidade ao consumidor, fazendo com que o usuário o utilize onde achar necessário, desde que o ambiente tenha uma janela para que se possa conectar o tubo extensor, que faz a troca de ar entre o ambiente interno e o ambiente externo. Dessa forma, é a opção certa para aquelas casas em que você não pode instalar o ar condicionado fixo.

Sendo pequeno e leve – pesa apenas 25 kg -, esse produto conta com puxadores laterais e rodinhas giratórias para facilitar seu manuseio e transporte. Você pode configurá-lo através do painel de controle, aumentando ou diminuindo sua temperatura, além de mudar a velocidade do ventilador, escolhendo uma das duas. É claro, ele vem com controle remoto em português para o seu maior conforto.

Seus filtros são laváveis, e o seu painel digital indica a temperatura e contém as funções de refrigeração, desumidificação e ventilação. Ademais, tem um temporizador de 24 horas e alertas ajustáveis os quais ajudam na distribuição correta do ar. Assim como o outro, esse modelo utiliza um gás refrigerante ecológico.

Vem com 9.000 BTUs, fazendo com que seja adequado para ambientes de 12 a 15 m², tendo um ciclo frio e voltagem de 127 V ou 220 V.


Como Escolher o Mini Ar Condicionado Portátil Ideal Para a Sua Rotina?

mini ar condicionado portátil

Há tantas opções no mercado que se torna difícil escolher a mais adequada. Porém, há algumas dicas que você pode seguir.

Para ajudar em sua locomoção, procure e prefira um mini ar condicionado portátil com rodinhas em sua base. Dessa forma, você não precisa o levantar toda vez que for transferi-lo de um cômodo para o outro, ou até mesmo quando você for movê-lo dentro do mesmo cômodo.

Para mais dicas sobre como escolher o melhor mini ar condicionado portátil de acordo com a sua rotina e necessidades, leia os tópicos a seguir:

Verifique a eficiência energética do mini ar condicionado portátil

A eficiência energética de um aparelho informa ao consumidor se o aparelho tem um bom desempenho sem necessitar de um custo maior de energia. Dessa forma, é essencial buscar pelos minis ar condicionados portáteis com a melhor eficiência energética, pois sabemos como um ar condicionado gasta energia, mesmo sendo mini.

Mini Ar Condicionados Portáteis

Sendo assim, quando for selecionar o mini ar condicionado portátil ideal para você, procure pelo selo Procel de economia de energia, também conhecido apenas como selo Procel, pois ele tem a “finalidade [de] ser uma ferramenta simples e eficaz que permite ao consumidor conhecer, entre os equipamentos e eletrodomésticos à disposição no mercado, os mais eficientes e que consomem menos energia”, de acordo com o site do Centro Brasileiro de Informação de Eficiência Energética, o Procel Info.

O selo Procel foi criado pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), instituído por decreto presidencial em 8 de dezembro de 1993. Desde então, foram firmadas parcerias junto ao Inmetro e outras instituições, como pesquisadores de universidades e laboratórios, tendo como objetivo estimular a disponibilidade de equipamentos mais eficientes. Escolha modelos que tenham uma eficiência energética “A” ou “B”, no máximo, pois são os mais econômicos em termos de energia.

Ademais, é interessante escolher um aparelho com um termostato programável em sua composição, para economizar mais energia, afinal, ele desligará o mini ar condicionado portátil de forma imediata e automática quando o ambiente alcançar a temperatura selecionada e desejada.

Observe o nível de ruído produzido pelo mini ar condicionado portátil

Geralmente, devido a seu tamanho reduzido, o mini ar condicionado portátil costuma ser menos barulhento do que o ar condicionado convencional. No entanto, alguns deles podem vir a te incomodar, caso você precise ficar em um ambiente inteiramente silencioso ou algo do tipo.

ar condicionado portátil

Então, uma dica importante é que você verifique as avaliações e classificações dos outros consumidores na página da Amazon do produto, procurando saber se o aparelho faz muito barulho ou não. Há detalhes técnicos que te ajudam a descobrir isso, mas nem todas as marcas os disponibilizam.

Para facilitar o processo de compra e uso, atente-se também a alguns detalhes do tipo: controle remoto, pois vai te deixar bem mais confortável, sem precisar ficar levantando e indo até o mini ar condicionado portátil toda vez que estiver querendo modificar alguma configuração; termostato programável para ajudar a economizar a energia, como já foi citado; e, claro, o tipo de instalação, apesar da maior parte desses aparelhos virem com um manual de instruções e serem bem fáceis de instalar.

É necessário atentar-se ao tamanho do mini ar condicionado portátil

Por ser um produto considerado portátil, é essencial que você preste atenção ao tamanho do mini ar condicionado portátil que você pretende comprar. É ele que vai definir como o aparelho fica no cômodo escolhido e como ele poderá ser utilizado por você em seu dia a dia.

Escolha o tamanho de acordo com o que você está procurando. Se você quer um ar condicionado portátil, mas que vá ficar a maior parte do tempo em um lugar específico, procure um de tamanho mais elevado. Agora, se estiver procurando por um ar condicionado verdadeiramente portátil, para que você o transporte todos os dias ou com uma alta frequência, procure por um pequeno que contenha as já citadas características positivas.

Perguntas Frequentes Sobre Mini Ar Condicionado Portátil

Como funciona um mini ar condicional portátil?

O aparelho conta com um ventilador interno que faz circular o ar em sua própria estrutura interna, fazendo-o resfriar, afinal, esses produtos são abastecidos com gelo ou uma água mais gelada. Assim, através desse processo, ele devolve ao cômodo/ambiente um ar mais ameno e confortável.

Melhores Mini Ar Condicionados Portáteis

Dessa forma, como você deve ter percebido, existem diversos modelos de mini ar condicionado portátil, cada um com suas características e formas diferentes de esfriar o ar. Alguns funcionam como uma esponja, a qual necessita ser hidratada com água bem gelada para poder funcionar. Já outros são como um reservatório.

Como já foi dito, esse produto funciona através de um reservatório de água ou gelo. Então, uma vez abastecido, evite mexê-lo para que não haja problemas de derramamento e um acidente. Portanto, não utilize um mini ar condicionado portátil em seu carro. Os ar condicionados de carro funcionam através de uma tecnologia específica para não serem afetados pela movimentação do veículo.

Evite colocar esse aparelho perto de outros aparelhos tecnológicos sensíveis às partículas de água, como os notebooks, computadores e video-games em um geral, pois eles podem ter suas placas oxidadas através das partículas de água que são liberadas pelo mini ar condicionado portátil.

É claro, você deve utilizar esse aparelho em um ambiente fechado, como qualquer ar condicionado, e de preferência pequeno, pois sua potência é reduzida. Então, para sentir os benefícios do mini ar condicionado, se mantenha perto a ele, de preferência tendo 1 ou 2 metros de proximidade. Existem ainda aparelhos que funcionam como difusor ao mesmo tempo, permitindo que você coloque aromas na água para deixar o ambiente gelado e cheirando bem.

Qual é a diferença do mini ar condicionado portátil para o ar condicionado convencional?

Existem algumas diferenças importantes entre o mini ar condicionado portátil e o ar condicionado convencional, ou tradicional. Uma delas é, claramente, o tamanho e estrutura, que permite que ele seja levado para qualquer ambiente da casa e/ou escritório.

Sua potência é menor e ele pode ser facilmente instalado por você, seguindo as instruções do manual de instruções. Ele serve mais para refrescar o ambiente do que esfriar como um ar condicionado resfria. Apesar disso, dependendo do modelo, eficiência, ambiente e cuidados, ele pode diminuir a temperatura em até 3° C.

Como cuidar do mini ar condicionado portátil?

Como qualquer aparelho eletrônico, é necessário ter alguns cuidados especiais para que sua vida seja prolongada e para que ele funcione bem por anos. Veja os principais:

  • Limpe os filtros com uma frequência adequada
  • Nunca utilize o mini ar condicionado portátil sem que ele contenha água em seu reservatório
  • Não balance o produto para que sua água não caia e não o danifique

Conclusão: Qual é o Melhor Mini Ar Condicionado Portátil de 2021?

Espero que a lista tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre esses aparelhos pequenos e confortáveis. Escolher o melhor mini ar condicionado portátil não é uma tarefa fácil, com tantos modelos de diferentes marcas disponíveis por aí.

Dessa forma, eu trouxe um resumo do mini ar condicionado escolhido como o melhor da lista, caso você ainda esteja em dúvida.

A propósito, a lista não é inteiramente composta por minis ar condicionados portáteis pois eles são um pouco difíceis de encontrar em vendedores de qualidade na Amazon. Então, caso você tenha espaço e dinheiro, vale muito a pena investir em um ar condicionado portátil, que é um pouco maior que o mini, mas bem mais potente e cheio de outras funções.

Enfim, em primeiro lugar na categoria mini ar condicionado portátil, está o produto vendido pela empresa Tomate. Sendo pequeno, ele cabe em qualquer cômoda ou mesa, e serve para umidificar o ambiente também, o que pode vir a beneficiar pessoas com certos tipos de problemas respiratórios.

De acordo com consumidores, seu ventilador é forte, não vaza águas e não tem LEDs incômodas.

Leave a Comment