Os 5 Melhores Polivitamínicos em 2021: Guia de Compra

Como escolher o melhor polivitamínico ? A quantidade de produtos disponíveis no mercado atualmente é enorme, tornando a escolha pelo polivitamínico ideal extremamente difícil.  Este artigo vai te mostrar as melhores opções no Brasil em 2021. Não perca tempo e dê uma olhada nos produtos que separamos para você!

Os polivitamínicos são suplementos nutricionais compostos por uma gama de minerais e vitaminas. A escolha desses compostos é feita meticulosamente por especialistas para garantir que o corpo receba a quantidade de nutrientes necessária diariamente para manter uma boa saúde, repondo possíveis deficits.

Quais são os Melhores Polivitamínicos ?

MegaMen – GNC – Melhor para homens

MegaMen - GNC

Confira o Preço

O MegaMen, da GNC, possui a quantidade de 30 nutrientes, dos quais 20 têm uma taxa de 100% de ingestão diária recomendada. Suas diversas vitaminas e minerais combatem os efeitos dos radicais livres e estimulam o aumento da imunidade. Ele é indicado para homens e colabora na saúde do cólon e da próstata.

Este produto é embalado com antioxidantes que atuam na diminuição do estresse e na proteção celular. Além disso, ele também auxilia na saúde do coração e suas funções cardiovasculares.

O MegaMen é comercializado em duas embalagens diferentes, uma de 90 cápsulas e outra de 180 cápsulas.

O cólon (intestino) e a próstata são dois orgãos que devem ser muito bem cuidados por todo homem. Isso porque eles são os mais acometidos por tumores malígnos.

Suas diversas vitaminas e minerais combatem os efeitos dos radicais livres e estimulam o aumento da imunidade.

Os radicais livres são moléculas de átomos que possuem um número ímpar de elétrons e, por isso, não conseguem captar os elétrons de proteínas presentes na célula. Isso causa o início de uma reação em cadeia, na qual a molécula com número ímpar de eletrons se transforma em um novo radical.

Este recém-formado radical também é desfalcado e vai em busca de elétrons de moléculas vizinhas. Mas o que significa tudo isso?

A grande questão é que alterar a quantidade de elétrons de uma célula faz com que ela perca suas características originais. Células “defeituosas” podem acarretar em diversos problemas de saúde, como infarto, AVC e Parkinson.


Multimax Complex – Max Titanium – Melhor para atletas

Multimax Complex - Max Titanium

Confira o Preço

O Multimax Complex, da Max Titanium, vem com 90 cápsulas. Ele é especialmente indicado para atletas, pois possui uma bela quantidade de nutrientes: 26.

Desses, 22 tem uma taxa de 100% de ingestão diária recomendada. Isso permite com que eles tenham melhores performances e melhor resistência.

Atletas de alto nível gastam muita energia e, por esse motivo, precisam repor seus estoques. É ai que o suplemento age, garantindo que eles continuem saudáveis e possam se exercitar sem preocupações.

Alguns dos benefícios deste produto são: crescimento muscular e recuperação; energia e resistência; saúde e longevidade; saúde mental. A manutenção de todos esses fatores é essencial para manter o organismo saudável.

Sua porção diária é dividida em 2 cápsulas, tornando assim mais maleável o ajuste para cada pessoa de acordo com suas necessidades. Além disso, as cápsulas são mais fáceis de ingerir do que outros tipos, como tabletes.


Opti-men – Optimum Nutrition – Melhores ingredientes

Opti-men - Optimum Nutrition

Confira o Preço

O Opti-men, da Optimum Nutrition, se destaca nesta lista pela sua quantidade impressionante de ingredientes: 75! Dentre eles, estão inclusos aminoácidos, vitaminas antioxidantes, minerais e extratos botânicos.

Isso faz com que este produto seja extremamente abrangente. Outra diferença notável é a maneira em que esses ingredientes são distribuídos.

São 4 misturas que possuem ações diferentes:

  1. Amino-mistura: aminoácidos de forma livre;
  2. Viri-mistura: concentrados e extratos marinhos;
  3. Fito-mistura: antioxidantes e concentrados vegetais;
  4. Enzy-mistura: enzimas reforçadas.

O Opti-men possui ainda mais uma vantagem: contém em sua fórmula o ácido alfa lipóico, muito utilizado por atletas em terapia. Este polivitamínico é disponível em embalagens de 90, 150 e 240 cápsulas.

O ácido alfa lipóico é um composto orgânico que está presente em todas as células. Ele é produzido pelas mitocôndrias e ajuda a gerar energia.

Atenção: este produto contém mariscos (ostras).


Diarium polivitamínico – VitaminLife – Mais acessível

Diarium polivitamínico - VitaminLife

Confira o Preço

O Diarium polivitamínico, da VitaminLife, é formado por 23 nutrientes, sendo que em 18 deles há uma taxa de 100% de ingestão diária recomendada. Isso quer dizer que a maior parte do produto é totalmente absorvida pelo corpo.

Alguns dos minerais utilizados em sua formulação são quelatos. Por serem ligados a aminoácidos, são melhor absorvidos pelo corpo devido a um mecanismo de transporte ativo no jejuno.

Este é um fator que diferencia o Diarium polivitamínico de outros produtos. Sua boa absorção facilita o consumo diário.

Este produto vem com 120 cápsulas, que devem ser ingeridas da seguinte maneira: 2 cápsulas por dia. Isso faz com que o suplemento possa ser melhor ajustado à dietas e rotinas diferentes.

É importante lembrar que as cápsulas devem ser tomadas sempre no mesmo horário. Portanto, lembre de botar um alarme para não perder a hora.


Centrum Adultos – Centrum – Mais conhecido

Centrum Adultos - Centrum

Confira o Preço

O Centrum Adultos, da Centrum, é importado diretamente dos Estados Unidos. Mesmo com o alto valor do dólar, este produto tem feito sucesso.

Embora seu preço seja consideravelmente maior do que os outros, vem com 425 cápsulas, que possuem duração de até 4 meses de uso diário de uma família de 4 pessoas. Isso é vantajoso para fazer a compra em conjunto com amigos, por exemplo.

A Centrum é uma marca renomada mundialmente, produzindo um dos polivitamínicos mais conhecidos pelas pessoas. Logo, este produto não poderia ficar de fora da nossa lista.

Este polivitamínico contém 30 nutrientes essenciais para o corpo, como as  vitaminas A, B, C, D, E e Luteína. Seus ingredientes não são transgênicos e não possuem glútem em sua composição. Alguns exemplos e suas zonas de atuação:

Ferro e Vitamina B: energia

Vitamina B: metabolismo de gorduras, carboidratos e proteínas

Vitaminas C, E, Betacaroteno e Zinco: sistema imunológico


Como escolher o melhor polivitamínico ?

Para se obter o melhor resultado possível, é preciso identificar quais substâncias estão deficientes em seu organismo. Só assim é possível escolher o produto que melhor se adapta às suas necessidades. Além do polivitamínico tradicional, existem versões para atender necessidades específicas:

Melhores Multivitamínicos em 2021

Faixa etária

Muitos polivitamínicos são feitos para idades específicas. Existem aqueles indicados para os idosos, pois eles necessitam de uma maior suplementação de nutrientes devido aos problemas de saúde típicos da terceira idade. Há também polivitamínicos feitos para crianças, que atuam na melhora da imunidade e na formação dos ossos.

Gênero

Alguns polivitamínicos são destinados especialmente para as mulheres para melhorar os cabelos, a pele e as unhas. Ele são também muito importantes para mulheres grávidas ou que desejam engravidar, pois garantem uma boa saúde durante o processo de gravidez.

Os produtos indicados às gestantes costumam ter uma maior quantidade de ácido fólico e ferro, essenciais para o período. Já outros são indicados especialmente para homens e agem diretamente em áreas importantes para eles, como a manutenção da próstata e do cólon.

Necessidade

Algumas pessoas possuem certas restrições alimentares, seja por deficiência ou escolha própria, que acabam dificultando a absorção de certos nutrientes no corpo. Logo, elas se vêem obrigadas a complementar a dieta com polivitamínicos. Para isso existem produtos específicos, como os direcionados para vegetarianos e veganos.

Melhor polivitamínico – Perguntas Frequentes

Por que fazer uso de um polivitamínico?

Devido à quantidade de alimentos processados e pouco nutritivos na dieta dos brasileiros, cada vez mais pessoas se vêem buscando por uma maneira de equilibrar sua alimentação e melhorar sua saúde e bem estar geral.

melhor polivitamínico

Muitas pessoas sofrem diariamente com os mais variados problemas, como cansaço, irritabilidade, desatenção, pele ressecada, insônia, etc. Ao nos depararmos com um desses problemas, raramente fazemos relação com nossa dieta e os nutrientes que estamos consumindo.

Embora pareça óbvio que a alimentação desempenha um papel fundamental na nossa saúde, ela acaba sendo frequentemente negligenciada devido à falta de atenção necessária que deveria receber. É aí que o polivitamínico entra em ação. Uma boa suplementação de vitaminas e minerais pode fazer toda a diferença na vida de alguém que se encontra rodeado de problemas de saúde.

Milhares de brasileiros têm dificuldade de manter uma alimentação equilibrada, porém não querem sentir as consequências desagradáveis geradas pela falta dela. O consumo de um polivitamínico garante a disponibilidade de vitaminas e minerais necessários para se ter uma boa qualidade de vida e diminuir os desconfortos diários do corpo.

Posso substituir uma dieta equilibrada pelo uso de um polivitamínico?

Não! O uso de polivitamínicos deve ser feito de maneira suplementar, como indica o nome. Isso significa que uma alimentação saudável e rica em nutrientes ainda é essencial para ter um organismo saudável, pois ela atua como principal fator na oferta de vitaminas e minerais. Assim, os polivitamínicos devem ser utilizados como aliados e não como protagonistas.

Os polivitamínicos engordam?

Por conta própria, os polivitamínicos não causam um aumento do peso, pois não possuem uma quantidade significativa de calorias em sua composição.

Os polivitamínicos do complexo B, contudo, podem aumentar o apetite e levar a um maior consumo de alimentos, resultando em um possível aumento de apetite.

Qual é a importância das vitaminas e minerais no corpo humano?

O corpo humano realiza certos processo vitais que só são realizados graças à atuação de vitaminas e minerais. São alguns deles: manutenção do ritmo cardíaco, equilíbrio de fluidos, geração de energia e regulação de enzimas e hormônios.

qual o melhor melhor polivitamínico

As vitaminas possuem a função de otimizar o funcionamento das enzimas, facilitando com que esses processos vitais aconteçam. Além disso, elas retardam o envelhecimento do corpo, pois seus antioxidantes neutralizam os radicais livres.

Apesar da grande necessidade, nosso corpo não tem capacidade de sintetizar esses tipos de substâncias. Isto torna elas extremamente importantes, pois se faz necessário que o organismo tenha acesso a elas, seja pela alimentação, seja pela suplementação.

Qual é o melhor horário para tomar o polivitamínico?

Não existe um horário ideal para tomar o polivitamínico, mas a indicação é de que ele seja ingerido antes ou durante as refeições, pois os alimentos auxiliam o corpo a fazer a absorção das substâncias. Dessa maneira, o efeito do suplemento é potencializado.

As vitaminas são divididas em dois grupos: hidrossolúveis (solúveis em água) e lipossolúveis (solúveis em gordura). Alimentos com gordura ajudam a absorver ao máximo as vitaminas lipossolúveis, que não seriam tão bem absorvidas apenas com a ingestão de um copo d’água, por exemplo.

Assim, a reposição de nutrientes pode ser feita de manhã, à tarde ou à noite, de acordo com o cronograma individual de cada pessoa.

Posso tomar polivitamínicos por conta própria? 

O uso ideal de um polivitamínico deve ser feito com acompanhamento médico, pois a realização de exames é que pode apontar exatamente quais nutrientes estão em falta. Isso evita com que as pessoas tomem quantidades acima do necessário e obtenham melhor direcionamento. Apesar disso, os polivitamínicos não requerem uma receita médica para serem comprados.

Posso tomar polivitamínicos e ingerir bebida alcoólica?

Não é indicado o uso de qualquer tipo de medicamento ou suplemento aliado ao consumo de bebida alcoólica, pois o álcool age de maneira depressora no sistema nervoso central, interferindo na absorção de nutrientes essenciais. Além disso, o metabolismo de substâncias biotransformadoras pode ser reduzido, diminuindo seu efeito.

Quais são alguns dos benefícios dos polivitamínicos?

Redução do Estresse: a reposição da vitamina B12 alivia muito sintomas como moleza, dores musculares, irritação e mal humor, pois ela é uma das precursoras da síntese de serotonina.

melhor polivitamínico

Saúde e Bem Estar Geral: as vitaminas do complexo B e o ferro são muito importantes no processo de oxigenação dos tecidos, que promove a produção de energia e evita problemas como queda de cabelo e anemia.

Atividades Físicas: as vitaminas B1, B2 e B6 são muito recomendadas para praticantes de atividades físicas, pois elas ajudam no processo de absorção de energia. Exercícios físicos requerem do corpo uma boa recuperação dos músculos.

O que é Ingestão Diária Recomendada (IDR)?

A Ingestão Diária Recomendada é a quantidade de vitaminas, proteínas e minerais que deve ser consumida pelas pessoas todos os dias para atender às necessidades nutricionais de um organismo saudável. O IDR é utilizado para determinar o Valor Diário (VR) dos alimentos e suplementos, dado que é fornecido nas informações nutricionais.

Existem contra-indicações relacionadas ao consumo de polivitamínicos?

Como qualquer produto, os polivitamínicos, quando tomados em excesso, podem gerar uma overdose no corpo. O consumo exacerbado de polivitamínicos é conhecido como hipervitaminose.

As vitaminas hidrossolúveis são eliminadas pela urina quando tomadas em excesso, mas elas ainda podem causar problemas devido à sobrecarga dos rins na hora de filtrar uma quantidade maior de substâncias.

Já as vitaminas lipossolúveis, como A, E, K e D, permanecem no organismo e podem gerar efeitos colaterais quando consumidas em excesso. Além disso, grandes quantidades de vitaminas no corpo podem ser tóxicas, gerando efeitos como hemocromatose, dores diversas e manchas nos dentes.

Para pessoas que fazem uso de remédios de uso contínuo, é de extrema importância checar suas interações medicamentosas para garantir que o processo seja realizado com segurança.

Quais são as principais vitaminas e minerais utilizados em polivitamínicos?

Vitamina A: visão e sistema imunológico

Vitaminas do complexo B: energia, pele e sistema imunológico

Vitamina C: ossos, cartilagem, colágeno e tecido conjuntivo

Vitamina D: ossos, coração, metabolismo, contrações musculares

Vitamina E: cérebro, coração e pele

Vitamina H: metabolismo de nutrientes, pele e síntese de glicose

Vitamina K: vasos e coagulação sanguínea

Cobre: sangue, ossos, cartilagem, melanina

Cromo: regulação da insulina

Iodo: crescimento, metabolismo e tireoide

Manganês: ossos e metabolismo

Magnésio: glicose, pressão arterial, músculos e nervos

Molibdênio: desintoxicação do metabolismo

Selênio: fígado, coração e radicais livres

Zinco: sistema imunológico, crescimento e formação de tecidos

Conclusão: Qual É o Melhor Polivitamínico?

Após aprender os pontos principais sobre polivitamínicos, você está preparado para tomar sua decisão? Esperamos que este artigo tenha te auxiliado na busca pelo melhor polivitamínico no Brasil em 2021.

O campeão da nossa lista de produtos é o Opti-men, da Optimum Nutrition. Sua fórmula completa e diferenciada o destaca dos outros itens. O que você acha desse produto?

Leave a Comment