Os 15 Melhores Desodorantes em 2021

Os desodorantes são um produto essencial para a população brasileira. Além de te protegerem do odor desagradável, alguns desses têm a qualidade antitranspirante que impede aquele acúmulo de suor desconfortável nas axilas.

Para te ajudar a escolher entre as inúmeras marcas e modelos diferentes, eu trouxe um compilado dos 5 melhores desodorantes para comprar em 2021. Ficou interessado para descobrir o melhor desodorante para você? Leia a lista abaixo.

Quais são os melhores desodorantes do mercado ?

Agora, vamos te apresentar os 15 melhores desodorantes disponíveis para compra no mercado brasileiro. Leia com atenção e esperamos que ajude você a escolher a melhor opção possível!

Desodorante Roll-On Skala – Melhor Custo-Benefício

Desodorante Roll-On Skala

Confira o Preço

Em primeiro lugar, o desodorante mais barato e de melhor custo-benefício da lista é o desodorante roll-on da famosa e amada marca Skala.

Sem ter álcool em sua composição, o produto é perfeito para peles normais e/ou sensíveis, já que não irá machucar sua pele. Deve ser utilizado apenas na região das axilas.

Feito com as proteínas do leite, o desodorante tem ação prolongada, durando por muito tempo. Sua composição com creme hidratante cuida de sua pele, deixando-a protegida.

A fragrância é suave e muito agradável, te deixando cheiroso/cheirosa por um longo período. Ele não te impede de utilizar outro perfume, caso queira.

A Skala é uma marca 100% vegana e, portanto, cruelty-free.

Desodorante Spray Natural e Vegano – Melhor Anti Suor Excessivo em Spray

Desodorante Spray Natural e Vegano

Confira o Preço

A seguir, temos o desodorante que luta contra o suor em excesso spray natural e vegano da marca Boni Natural, o qual não contém álcool, parabenos e alumínio.

Sua composição é eco-friendly, pois é 97% composta por vegetais e minerais. É vegano e não é testado em animais, sendo cruelty-free.

A proteção oferecida dura 24 horas, efeito comprovadamente testado por laboratórios independentes, de acordo com a marca.

Ele é facilmente aplicável, com seu spray que não conta com o uso de aerossol. E, claro, ele não mancha a pele nem as roupas.

O produto contém óleos essenciais de melaleuca e toranja, os quais neutralizam os odores da transpiração de sua pele, impedindo aquele odor desagradável de surgir.

A fórmula ainda é composta por outros ingredientes importantes, como o aloe vera, a calêndula e a Hamamelis, todos eles servindo para acalmar e suavizar a pele, além de hidratá-la.

O alúmen de potássio, presente na fórmula, é um mineral com propriedades antibacterianas, sendo uma ótima opção e escolha natural para a cicatrização de pequenas feridas e para tratar problemas dermatológicos tais quais espinhas, aftas e estrias. Ou seja, a pedra hume elimina as bactérias e acelera o processo de regeneração da pele, auxiliando a renovação celular.

BioEssência Desodorante Pele Normal – Melhor Composição

BioEssência Desodorante Pele Normal

Confira o Preço

Temos em nossa terceira colocação o desodorante para peles normais fabricado pela marca BioEssência, com a tecnologia roll-on. Apesar de não ser vendido como antitranspirante, por não obstruir os poros, ele ameniza a sudorese excessiva, o que impede que você passe pelo constrangimento de ter as axilas molhadas em locais públicos.

Ele não contém alumínio, e é composto por óleos essenciais. Assim como outros da lista, o desodorante não é testado em animais, ou seja, é 100% cruelty-free.

O produto é elaborado com ativos naturais e óleos essenciais de sálvia, gerânio, lavanda, tea tree e cipreste, todos esses ingredientes naturais com múltiplas qualidades benéficas. Ademais, promovem a ação desodorante, antisséptica, calmante, bactericida, antimicrobiana, hidratante e antifúngica.

Portanto, além de amenizar a sudorese excessiva, o desodorante também previne e neutraliza os maus odores da transpiração sem trazer prejuízos à pele, sendo um produto seguro e saudável.

Não há problemas em utilizá-lo em peles “não normais”. Ele pode ser utilizado por todas as pessoas. Não há um número exato de que frequência você deve reaplicá-lo, pois cada pessoa é única e depende muito de onde você está morando, assim como a temperatura que está fazendo no dia etc. Geralmente, é de 4 a 8 horas. Então, se você aplicou agora, provavelmente terá que aplicar daqui a 4 ou 8 horas novamente. Há consumidores, no entanto, que afirmam passar o dia todo sem precisar reaplicar.

O cheiro é de uma agradável combinação de ervas (as quais já foram citadas), e não impede que você use um perfume.

Desodorante Piatan Roll on Protege – Melhor Roll-on

Desodorante Piatan Roll on Protege

Confira o Preço

Em quarto lugar, o desodorante escolhido como o melhor em termos de embalagem roll-on é produzido pela marca Piatan e não tem fragrância, além de ter o pH controlado e propriedades do coco.

O produto não é cancerígeno, prevenindo e neutralizando os odores da transpiração sem agredir a pele.

Sua fórmula contém os óleos essenciais de melaleuca, aloe vera e óleo de coco. A tapioca também faz parte de sua composição. Ademais, o desodorante não contém alumínio, triclosan, e parabenos, todos eles componentes que podem estar relacionados ao câncer. 92,05% de seus ingredientes são naturais.

Ele não mancha as roupas e é vegano, protegendo os animais por ser cruelty-free. Seu tamanho compacto e leveza permite que ele seja guardado em qualquer lugar que seja de seu agrado, estando disponível para a reaplicação a qualquer hora.

O óleo essencial de melaleuca e a tapioca previnem e neutralizam os odores da transpiração sem agredir a pele, servindo com excelência a sua função.

Já o óleo de coco e a aloe vera são os componentes que irão ajudar a hidratar a sua pele, garantindo que a sua axila esteja tão suave e saudável quanto o resto do corpo. Por serem naturais, esses componentes ajudam a prevenir o surgimento de alergias e coceiras.

Desodorante Unissex Hipoalergênico – Melhor Para Todas as Peles

Desodorante Unissex Hipoalergênico

Confira o Preço

Por fim, em último e quinto lugar da lista, temos o desodorante unissex hipoalergênico com spray da Anna Pegova. Especialmente feito para as peles mais sensíveis, esse produto irá te ajudar com seus problemas.

Ele é de longa duração, te protegendo por horas consecutivas. Não tem perfume e pode ser utilizado em todos os tipos de pele. Protege durante todo o dia contra os odores desagradáveis da transpiração, ao mesmo tempo em que não destrói a flora cutânea natural da pele, preservando sua saúde.

Apesar da marca não ser 100% vegana, esse produto é seguro para os/as veganos (a), sendo cruelty-free.

O desodorante não tem sais de alumínio e não causa manchas amareladas nas roupas, protegendo-as. Ademais, em sua composição há agentes bactericidas e antifúngicos, os quais inibem o crescimento dos fungos e das bactérias causadoras do odor. Os hamamélis servem para equilibrar o suor sem ressacar a pele, acalmando e suavizando a região. Já os extratos vegetais controlam o suor de forma natural e segura.

Antitranspirante Aerosol Powder Dry Motionsense – Rexona

O primeiro item da nossa lista é de uma das marcas mais famosas do Brasil, e também uma das mais renomadas quando o assunto é desodorante. Então, vamos falar um pouco sobre a linha Powder Dry Motionsense.

Antitranspirante Aerosol Powder Dry Motionsense - Rexona

Com uma tecnologia super inovadora e patenteada pela Rexona, a marca trouxe essa linha, um produto que tem cápsulas inteligentes contra a transpiração, que funcionam conforme a pessoa se movimenta.

Essas cápsulas inteligentes formam uma proteção sobre as axilas. Ou seja, quando a pessoa se move e a pele sofre atrito, a tecnologia se ativa e há sensação de proteção de forma instantânea, evitando a transpiração.

Então, se você se interessou por este produto da Rexona, clique aqui e veja a melhor oferta deste excelente produto. É um produto que vale a pena, principalmente para quem se movimenta bastante e tem uma vida ativa.

Creme Antitranspirante Desodorante – Vichy

A Vichy, uma renomada marca mundial, também está nesta lista com um desodorante de excelente qualidade e com uma proposta diferente, visto que é um antitranspirante em formato de creme.

Creme Antitranspirante Desodorante - Vichy

Um desodorante sem álcool, esta opção é não oleosa e espalha rapidamente sobre a pele, sem deixar manchas. O antitranspirante da Vichy é micro afinado, ou seja, é duas vezes menor que os ativos clássicos para atuar diretamente nas glândulas sudoríparas.

Para quem tem problemas com suor excessivo nas axilas, pés e mãos, este é o produto perfeito para você. Ele trabalha diretamente no foco do suor e protege do suor até 48 horas, além de deixar a pele extremamente macia sem efeito oleoso.

Vale ressaltar que este produto é hipoalergênico, livre de álcool e parabenos, além de conter Água Termal da Vichy. Então, se você se interessou por este produto, recomendamos acessar aqui.

Desodorante Natural Aloe Gerânio – LiveAloe

Se você está em busca de um desodorante natural com aroma suave herbal e composição livre de alumínio, este é o produto ideal para você. A LiveAloe produz cosméticos e outros produtos 100% veganos.

Desodorante Natural Aloe Gerânio LiveAloe

Além de não ter alumínio em sua fórmula, ela também não tem parabenos, formol, componentes transgênicos, corantes e nem derivados de petróleo. Também preza por grande quantidade de ingredientes orgânicos.

Os aromas também são um diferencial do produto, contando com notas herbais e bem suaves. Além de controlar o suor, este produto da Livealoe também refresca e hidrata, sem alterar a química da pele.

Este desodorante é natural e controla a transpiração sem agredir a pele e o organismo, além de se preocupar com a sustentabilidade. O Aloe Vera (Babosa) funciona juntamente com Gerânio, Ylang-Ylang e Lavanda para promover este excelente produto.

Se você gostou deste produto, ressaltamos que é de alta qualidade e vale a pena adquiri-lo se suas especificações atenderem suas necessidades. Lembrando que a Aloe Vera é cultivada de forma orgânica no mesmo local onde são processadas.

Antitranspirante Aerosol Active Dry Men Motionsense – Rexona 

Este produto é a versão masculina do primeiro desodorante indicado. Ao contrário do outro, este especifica que é destinado aos homens e a Rexona lançou esta versão Men.

Antitranspirante Aerosol Active Dry Men Motionsense - Rexona 

O desodorante Active Dry Men da Rexona tem a mesma tecnologia do primeiro antitranspirante, que a proteção contra o suor ativa sempre que você estiver em movimento, promovendo 48 horas de proteção contra o suor e odor.

Não contém álcool, o que é ótimo para sua pele não ressecar e nem ser agredida. Quanto mais você se move, mais é protegido! Excelente para quem gosta de praticar atividades físicas e não é nem um pouco sedentário.

Além de conter um aroma com notas críticas, este desodorante também é revigorante, antes, durante e após corridas, trabalho, academia ou qualquer outra atividade que você goste de fazer no seu dia a dia. Então, conheça mais aqui sobre este excelente desodorante.

Desodorante Roll-On Invisible Black&White Men – Nivea

Uma marca renomada internacionalmente, a Nivea tem inúmeros cosméticos em seu catálogo e o desodorante Invisible é um dos produtos mais famosos da empresa, além de um dos desodorantes mais vendidos.

Desodorante Roll-On Invisible Black&White Men - Nivea

A fórmula deste produto é antitranspirante como é esperado, mas também é antimanchas, que é o diferencial deste desodorante. Para ser um dos 15 melhores desodorantes do Brasil, ele traz uma fórmula que fica invisível, não manchando nenhuma roupa, da preta à branca.

A fórmula deste desodorante também é antibacteriana, eliminando quase 100% das bactérias e protegendo durante 48 horas contra o suor e odor forte. Este modelo especificamente é para homens e não contém álcool.

Se você gostou deste produto, pode ter certeza que está lendo sobre um produto de qualidade, além de ser roll-on, o que muitas pessoas ainda preferem e, não afetam a camada de ozônio. Vale lembrar de não usar se sua pele estiver irritada ou machucada de alguma forma.

Desodorante Spray Antitranspirante Cool Wave – Gillette

Não somente de lâminas de barbear que vive a famosa marca Gillete. A empresa também traz um excelente desodorante em spray, conhecido e amado por muitas pessoas, geralmente homens.

Desodorante Spray Antitranspirante Cool Wave - Gillette

Este desodorante é triplamente poderoso, além de combater o mau odor, também deixa você protegido do suor com sensação mais seca e uma fragrância agradável que dura muitas horas.

O desodorante Cool Wave da Gillete conta com uma fragrância suave e muito gostosa, sem ser enjoativa. É um excelente produto e o mais indicado é passá-lo, deixá-lo secar e depois colocar a roupa.

Se você gostou dessa opção da Gillete, veja aqui a melhor oferta para adquirir seu produto!

Desodorante Antitranspirante Roll-On Original – Dove

Neste item da nossa lista de melhores desodorantes, temos outra opção roll-on, desta vez é da marca Dove. Uma marca conhecida mundialmente e reconhecida por propagar a diversidade e o amor próprio.

Desodorante Antitranspirante Roll-On Original - Dove

Com uma fragrância super delicada, este desodorante oferece 48 horas de proteção contra a transpiração, além de proporcionar uma sensação de limpeza. O roll-on desliza mais facilmente do que em outras marcas.

Vale lembrar que este produto é excelente para hidratação da pele, promove proteção e auxilia na redução da irritação da pele depilada. Isso porque este desodorante é ¼ de hidratante.

Além de ser um excelente desodorante te protegendo contra a transpiração e odores, o produto também mantém sua pele suave, macia e bonita. Então, se você se interessou por este desodorante Dove de múltiplas qualidade, veja aqui a melhor oferta!

Antitranspirante Aerosol Cuidado Total Men Care – Dove 

Nesta opção da nossa lista dos 15 melhores desodorantes, temos outra alternativa da Dove, desta vez destinada aos homens, conforme a marca. Mas, não é porque é para o público masculino que não há cuidados com a fórmula para cuidar da pele, além de proteger contra a transpiração.

Antitranspirante Aerosol Cuidado Total Men Care - Dove 

Este desodorante da Dove é ultra potente contra o suor e, ainda assim, não irrita a pele. Testado dermatologicamente com a finalidade de oferecer 48 horas de proteção e ainda assim não agredir a pele.

Assim como a opção anterior, este antitranspirante tem ¼ de hidratante, protegendo contra a irritação da pele. Lembrando que, para complementar, a fórmula é 100% livre de álcool e promove uma fragrância muito suave.

A linha Cuidado Total Men Care está disponível em aerosol e em roll-on. Proporciona uma sensação refrescante, além de reconhecer que homens também podem e devem se cuidar. Conheça mais aqui sobre essa opção incrível.

Desodorante Roll-On Fresh – Granado

O penúltimo item da nossa lista de melhores desodorantes é o Roll-On Fresh da Granado. A marca é sólida no mercado brasileiro e está sempre em crescimento, oferecendo uma vasta gama de produtos cosméticos e de saúde.

Desodorante Roll-On Fresh - Granado

Este desodorante roll-on é um antitranspirante, ou seja, protege do suor excessivo e dos odores, mas também é um potente hidratante com ureia em sua fórmula. Além de proteger e hidratar, também evita as manchas nas roupas, que muitos outros desodorantes causam.

Vale ressaltar que é um produto que não tem nenhuma substância de origem animal em sua composição, além de não ter álcool. Isso faz com que seja um desodorante suave e evita a irritação da pele.

Gosta dos produtos da Granado e se interessou por este desodorante? Veja mais aqui, você não irá se arrepender. Com este produto, você terá um antitranspirante que hidrata, não mancha suas roupas e ainda auxilia na regeneração da pele.

Desodorante Gentle Care Roll On – Clarins

O último desodorante da nossa seleta lista é uma opção mais luxuosa, da marca internacional Clarins, que é líder em cosméticos e maquiagem.

A marca desenvolveu o antitranspirante Gentle Care em roll-on para conquistar uma fatia do mercado de cosméticos desodorantes de luxo.

TRADE PACKS CLARINS MAI 2011

Este produto traz uma fragrância muito delicada e sofisticada com uma fórmula sem álcool, a fim de além de te proteger, não danificar a sua pele. O desodorante da Clarins auxilia na regulação do suor e te dá frescor e sensação gostosa o dia todo.

Indicada para todos os tipos de pele, o produto é perfeito para quem tem peles sensíveis ou precisa utilizar o produto depois da depilação. O desodorante é suave e não irrita a pele de nenhuma forma.

Este desodorante conta com uma série de substâncias nobres que auxiliam com todos os benefícios que ele promove, abaixo te contamos um pouco sobre cada uma, mas já fica esperto e confira o produto aqui.

Composição: extrato de Buchu (neutralização de odores, bactericida e antisséptico), sais de alumínio (transpiração mais lenta), extrato de Hamamélis (refrescância), óleos voláteis ultrafinos (maciez e conforto) e extrato de Rosmaninho, (protege contra irritações).

O que é desodorante?

Antes de escolher seu desodorante da nossa lista dos 15 melhores Desodorantes, você sabe exatamente o que é um desodorante? Para que ele serve? Como funciona exatamente?

Ter conhecimento das respostas para essas perguntas é um passo importante antes de escolher o produto ideal para você. Leia com atenção nosso artigo todo para realizar a melhor tomada de decisão possível de compra de desodorante.

Neste tópico, vamos te ajudar a entender exatamente o que é desodorante e o que ele faz, ressaltando as características, fórmulas e explicando um pouco mais do básico deste produto que é um cosmético, mas também auxilia na saúde.

Melhores Desodorantes

Desodorantes são produtos considerados cosméticos e comumente utilizados nas axilas, mas alguns também podem ser usados em outras partes do corpo. Eles são usados basicamente para evitar odores ruins que o organismo produz e elimina com a transpiração.

Para que você entenda melhor, podemos colocar a transpiração como uma função de um corpo saudável, isso acontece a fim de resfriar a temperatura corporal quando muito quente.

O suor, ou transpiração, é um líquido que é eliminado devido ao calor corporal, ele evapora da pele a fim de reduzir a temperatura corpórea. Esta sudorese contém ácidos carboxílicos, que são os responsáveis pelos cheiros ruins.

Entendendo isso, vimos o que o desodorante veio para controlar e equilibrar o suor e os cheiros desagradáveis que podem vir com ele. O desodorante foi criado com a finalidade de combater o odor, basicamente.

O desodorante evita o acúmulo de bactérias na pele, que quando entram em contato com o suor, produzem mau cheiro. Então, o produto basicamente corrige o odor, impossibilitando que bactérias se alojem em nossa pele.

O que muitas pessoas não sabem é que o antitranspirante tem uma função diferente da do desodorante, ainda que a maioria dos produtos da atualidade façam a combinação dos dois.

O antitranspirante foi criado para controlar o suor em si. O reagente mais encontrado é o alumínio, que forma um gel no nosso corpo que impede que as glândulas sudoríparas liberem a transpiração.

Vale ressaltar que esta não é uma prática muito saudável, por isso a maioria dos transpirantes trabalham equilibradamente em conjunto com desodorantes, evitando comprometer o equilíbrio térmico necessário do nosso organismo.

Benefícios de usar desodorante

Agora que já entendemos como os desodorantes e antitranspirantes funcionam e quais são os 15 melhores do mercado, vamos conversar um pouco sobre os benefícios do uso desses produtos.

Como sabemos, o principal benefício do desodorante é evitar odor corporal desagradável. Como citamos, o suor em contato com a pele pode causar mau cheiro e, o desodorante é o responsável por combater esse problema.

Além disso, além de te manter com cheiro agradável, muitos deles proporcionam frescor. Com uma pele mais refrescante, há uma sensação de conforto com seu próprio corpo.

Melhores Desodorantes para comprar em 2021

Outro benefício irrefutável dos desodorantes antitranspirantes é a sensação sequinha que eles podem nos proporcionar, mesmo depois de atividades intensas, sua pele não libera todo o suor a fim de regular a temperatura o mais rápido possível.

Ademais, os dias de hoje trazem muitos produtos deste nicho que também providenciam hidratação, não mancham as roupas e ainda cuidam da sua pele.

Desta forma, o desodorante e antitranspirante se torna um item fundamental para as pessoas, principalmente quem tem uma rotina agitada e/ou mora em locais quentes e úmidos. Estes produtos podem trazer mais tranquilidade e qualidade de vida, te deixando mais confortável em seu próprio corpo.

Mas, além da proteção contra odores e suor excessivo, você busca mais algum tipo de característica ou vantagem?

Se sim, fique de olho no próximo tópico porque iremos apresentar diversas variações e características únicas dos produtos que apresentamos na nossa lista dos 15 melhores desodorantes para ajudar você a escolher o melhor para suas necessidades!

Como Escolher o Desodorante Ideal Para a Sua Pele?

Há tantas opções no mercado que se torna difícil escolher a mais adequada. Porém, há algumas dicas que você pode seguir.

Para evitar a irritação da pele da axila, é indicado que se compre um desodorante sem álcool em sua composição. Ele tem a função de combater os micro-organismos os quais podem vir a provocar o odor desagradável depois de suar, porém o álcool é um tanto quanto agressivo para a pele, vindo a irritá-la, principalmente após a depilação.

E pode manchar a pele se ela for exposta ao sol. Por isso, o ideal para quem tem pele sensível ou não quer arriscar irritá-la, é optar por um desodorante sem álcool. Para mais dicas como essa, leiam os tópicos abaixo.

Veja qual embalagem funciona melhor para você a partir do aplicador

As empresas oferecem diversos tipos de embalagens com aplicadores diferentes, os quais visam diversas funcionalidades. Entenda qual delas se aplica a você para que a escolha do melhor desodorante seja mais fácil:

Desodorante aerossol

Sendo um dos mais populares e famosos, esse modelo é aquele da embalagem longa que basta você balançar o produto e apertar a sua cabeça, onde tem um botão, para liberar o desodorante em forma de um jato de ar seco.

Um dos seus principais benefícios é secar super rápido, além de deixar a pele com aquela sensação seca e confortável. Por ser em aerossol, ele é ideal para as pessoas que possuem pelos na axila, pois não incomoda já que a sua textura é seca, o que não permite que ele una os pelos.

Ademais, sua textura também o torna adequado para quem for fazer exercícios físicos ou for para algum local muito quente, já que ele permanece ativo por mais tempo que os modelos a seguir.

Desodorante roll-on

As mulheres geralmente preferem esse modelo, que tem uma esfera na cabeça, a qual rola (por isso o nome roll-on) quando aplicada em contato direto com a pele, soltando o desodorante na área em que a esfera rolou.

Por isso, com ele você tem certeza quais áreas foram efetivamente protegidas. No entanto, por conta de sua consistência um tanto mais espessa do que a do aerossol, ele demora um pouquinho para secar, o que pode vir a ser desconfortável para as pessoas com pelos na axila.

Sua embalagem costuma ser bem menor e mais leve, o que o torna ideal para ser colocado na bolsa, carro etc, facilitando o transporte e uso. Dessa forma, você o tem à disposição sempre que precisar.

Sua fixação é boa e costuma garantir uma proteção maior, contudo pode vir a obstruir os poros se usado com excesso. É importante higienizar bem as axilas no banho após o seu uso para certificar-se que os poros não serão obstruídos.

Desodorante em creme 

O desodorante em creme geralmente vem em uma embalagem circular a qual se assemelha às de hidratantes faciais. E sua função é muito parecida também, já que foca em hidratar a pele das axilas, sendo indicado para pessoas com a pele sensível.

Ele deve ser aplicado com os dedos, espalhando o creme em toda a superfície da axila e esperando secar antes de pôr a roupa. Certifique-se de que suas mãos estão limpas antes de aplicá-lo.

Desodorante em bastão

E enfim, temos o desodorante em bastão, aquele que tem uma textura mais cremosa e se assemelha a um hidratante, tendo uma função similar. Ele é, na verdade, um desodorante em creme com uma embalagem que torna o seu uso mais prático, pois você não precisa espalhá-lo com os dedos.

Desodorante normal X desodorante antitranspirante

Os desodorantes têm diferentes funcionalidades e benefícios, os quais geralmente estão advertidos em sua embalagem. Uma das qualidades mais comuns é a de antitranspirante.

Apesar de parecer ótima em sua premissa, pois os desodorantes antitranspirantes garantem que sua axila não suará em excesso, evitando as famosas “pizzas” debaixo do braço, ela pode vir a apresentar alguns problemas para você. Tudo depende da composição do produto.

Para inibir a transpiração e manter a área seca, os antitranspirantes geralmente apresentam sais de alumínio (cloreto de alumínio, cloridrato de alumínio ou complexos de alumínio-zircônio) em sua composição, os quais penetram no corpo e atingem o sistema circulatório. Esses sais apresentam efeitos tóxicos ao organismo humano em determinadas quantidades e cumulativamente.

Eles ainda podem vir a manchar as roupas, por isso geralmente não estão presentes em fórmulas que se dizem “anti-manchas”. Para mais informações sobre os sais de alumínio, recomendo essa notícia disponibilizada no site da Universidade Federal de Campinas (Unicamp).

Já os desodorantes tradicionais têm como função primária disfarçar o odor desagradável, conhecido popularmente como cecê. O suor é uma reação normal e muito importante do organismo, e por si só não contém cheiro. No entanto, as bactérias que se proliferam com o contato do suor com a pele produzem esse mau cheiro.

Por isso, os desodorantes impedem a sua proliferação. Quando eles têm fragrância, além de impedir as bactérias, também soltam um cheiro agradável como um perfume.

Por Que Priorizar Empresas Que Não Testam em Animais?

Essa é uma pergunta que está em alta e vem sendo cada vez mais abordada nos últimos anos. Muitas empresas de produtos cosméticos testam suas fórmulas e produtos em animais (mais comumente os ratos, coelhos e cachorros).

Há toda uma polêmica sobre o uso do selo cruelty-free, pois há marcas que o utilizam, mesmo que em etapas da fabricação do produto haja experimentos e exploração animal. Portanto, recomendo que você leia essa página do blog Arivegan para se informar e conhecer as marcas que fingem ser veganas e contra a exploração animal, quando na verdade não o são.

Enfim, é importante priorizar as empresas que, de fato, não testam em animais por diversos motivos, sendo os principais:

Ao ter maior demanda dos consumidores por produtos sem exploração animal, as marcas e governo vão prestar mais atenção a esse assunto;

A exploração animal é uma prática muito cruel e nociva, tanto para as vidas envolvidas quanto para o meio ambiente;

Esses animais passam sua vida inteira dentro de espaços minúsculos onde muitos deles não podem nem mesmo andar;

Ademais, eles sofrem muitos danos físicos e mentais por conta dos testes diários, desde problemas de pele a perda de órgãos e ansiedade e depressão;

Quando há testes em seres humanos, eles são altamente regulados e sempre tem o consentimento da pessoa. Já os animais não são protegidos por ninguém e tampouco se oferecem para estar lá;

Por fim, há diversas petições e campanhas que lutam pelo fim da exploração animal por meio das grandes indústrias cosméticas. É importante participar e divulgar para que, juntos, possamos lutar por um mundo mais seguro para todos.

A propósito, não testar em animais não significa que o produto não é seguro para os consumidores e que ele não foi testado, pelo contrário. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) serve justamente para verificar se o produto é seguro ou não por meio de testes muito rigorosos. Portanto, se você quiser garantir a segurança do desodorante, procure pelo seu número da Anvisa.

Perguntas Frequentes Sobre Desodorantes

Qual é a diferença do desodorante feminino para o masculino?

Os homens costumam produzir um odor mais forte que as mulheres, por isso os desodorantes masculinos geralmente vêm com uma fragrância mais forte com notas amadeiradas e frescas.

Já as fragrâncias femininas comumente são mais florais e adocicadas. No entanto, é óbvio que você pode usar o desodorante que quiser. Isso é mais uma estratégia de marketing do que uma funcionalidade real.

Como evitar que o desodorante manche minha roupa?

Um passo importante é esperar o desodorante secar em sua pele antes de colocar a roupa, além de nunca o aplicar diretamente na roupa.

Existem desodorantes “anti-manchas”, ou “invisíveis”, os quais garantem que não mancharão a roupa. Porém, é só prestar atenção à composição e ler os comentários dos usuários para saber se o produto mancha ou não.

Conclusão: Qual é o Melhor Desodorante de 2021?

Espero que a lista tenha te ajudado a encontrar o desodorante ideal para você. São tantas opções no mercado que se torna difícil escolher aquele que é perfeito para você, portanto, eu trouxe um resumo daquele escolhido como o melhor desodorante de 2021.

Em primeiro lugar, a nossa opção de ouro é o desodorante barato e de melhor custo-benefício da Skala. Seu aplicador é roll-on, e ele tem as proteínas do leite em sua composição. É cruelty-free e vegano, e intensifica a sensação de bem-estar e frescor ao mesmo tempo que hidrata a pele e te protege dos odores desagradáveis.