Melhor Pasta Térmica de 2021: Ranking dos #5 Melhores

Trabalha com montagem de computadores, mas tem dúvida sobre qual pasta térmica utilizar? Ou pretende apenas usá-la ocasionalmente, mas ao se deparar com diversas variações, fica confuso e indeciso sobre qual é a melhor pasta térmica para se usar? Esse é o lugar certo para você.

O mercado tende a não ser muito explicativo, e geralmente causa muitas incertezas sobre as marcas disponíveis. Com isso, selecionamos as melhores pastas avaliadas no mercado atualmente, com opções de baixo custo até as mais caras e sofisticadas. confira nosso Top 5 Melhores Pastas Térmicas!

Arctic Silver 5 AS5-3Arctic Silver 5 AS5-3 Confira o Preço
Thermal Grizzly KryonautThermal Grizzly Kryonaut Confira o Preço
Implastec Thermal SilverImplastec Thermal Silve Confira o Preço
Noctua NT-H1Noctua NT-H1 Confira o Preço
Cooler Master New Mastergel MakerCooler Master New Mastergel Maker Confira o Preço

As 5 Melhores Pastas Térmicas Disponíveis No Mercado

Arctic Silver 5 AS5-3 – Melhor Pasta Térmica De Forma Geral Pelos Usuários

Arctic Silver 5 AS5-3

Confira o Preço

Com uma avaliação de aproximadamente 4,5 estrelas na Amazon, a pasta térmica oferecida pela Artic Silver é uma das melhores opções disponíveis no mercado, com foco em todos os públicos de forma geral.

Seu preço é bem justo, e é caracterizada principalmente pelas suas diversas features. É produzida com cerca de 99,9% de prata pura. Vale destacar também que usa três tipos de formatos e tamanhos exclusivos de partículas e por ser à base de prata, maximiza a área de contato partícula por partícula e a transferência térmica. Também diminui a quantidade total de temperatura do processador de 3ºC até 12ºC quando comparada às pastas e pads térmicos genéricos.

É importante ressaltar que ela demora um pouco para se ajustar totalmente no local, porém quando é finalmente assentada, você poderá manter ela por três até cinco anos sem nenhuma preocupação na necessidade de trocá-la! Se procura uma pasta térmica bem avaliada, com uma duração de longo termo e que cubra boa parte de suas necessidades, essa é a opção certa para você!


Thermal Grizzly Kryonaut – Melhor Pasta Térmica Focada Para Overclocking

Thermal Grizzly Kryonaut

Confira o Preço

Atualmente, a prática de overclocking é bastante comum no mercado de computadores, majoritariamente no setor de gaming e de modelagem 3D, que costuma ser por muitas vezes exigente em termos relacionados a poder de hardware. Pensando nisso, a pasta térmica Kryonaut da Thermal Grizzly é o tipo ideal para aqueles que pretendem montar um PC com uma alta demanda de processamento gráfico.

Ela é feita especialmente para otimizar a condutividade térmica, com uma quantidade de 12,5 W/mK e uma resistência térmica de 0,0032 K/W. Seu objetivo de forma geral é manter um resfriamento adequado em uma máquina que esteja com overclock.

Sua textura é um pouco mais viscosa, devido ao uso do silicone como base, porém é um ótimo produto para os entusiastas de hardware, e com certeza é uma boa escolha, principalmente para o público gamer e aos modeladores 3D.


Implastec Thermal Silver – Melhor Pasta Térmica Custo-Benefício

Implastec Thermal Silver

Confira o Preço

No quesito custo-benefício, muito provavelmente você irá adorar a pasta térmica Thermal Silver da Implastec. Com o menor valor dessa lista, ela é uma das mais bem avaliadas do mercado, inclusive com o selo do Amazon Indica, que é bem rigoroso e seletivo em seus produtos.

Por apenas cerca de R$20, você irá ter uma das melhores pastas disponíveis no ano de 2021. Ela é formulada com diversos materiais especiais e uma alta taxa de condução térmica (1,6 W/mK), com isso possui um nível de desempenho ótimo na dissipação de calor. A Thermal Silver reveste efetivamente as superfícies térmicas, com o preenchimento de todas as micro lacunas entre elas, com isso eliminando o ar retido nela. Além disso, ela é quimicamente inerte e atóxica, sem corrosão, e com uma estabilidade térmica ótima.

É focada para os clientes que não possuem muito valor aquisitivo e pretendem economizar na hora da compra, mas que também querem garantir uma eliminação de calor bem mais eficiente do que as pastas térmicas comuns. Pelas suas diversas qualidades e o preço modesto, sua aquisição vale muito a pena.


Noctua NT-H1 – Melhor Pasta Térmica Para Aplicações Tanto Em Videogames Quanto Em Computadores

Noctua NT-H1

Confira o Preço

Se pretende usar uma pasta térmica não só em computadores, mas também em consoles, com certeza o modelo NT-H1 da Noctua será a melhor opção para você!

A pasta térmica da Noctua é um dos modelos com maior avaliação positiva da Amazon pelos consumidores (aproximadamente 4,8 estrelas), e faz parte da segunda geração da mesma, que consta com diversos aprimoramentos gerais quando comparados com a primeira. Sua duração é de longo prazo, e também não é corrosiva e não possui a presença de condutividade elétrica.

Apesar do preço ser maior quando comparado com as outras pastas citadas nessa lista, sua compatibilidade com desktops, notebooks e consoles com certeza valem valer a pena o preço a ser investido, principalmente considerando que seu público é geralmente técnicos de informático, que costumam trabalhar frequentemente com todos esses tipos de hardware mencionados.


Cooler Master New Mastergel Maker – Melhor Pasta Térmica Em Praticidade

Cooler Master New Mastergel Maker

Confira o Preço

Para quem é novato na área de computadores, é provável que seja bem complicado achar uma pasta térmica segura e fácil de ser aplicada, ainda mais ao considerar que seu mal uso pode ocasionar em um prejuízo enorme dependendo da peça em que for usada.

Pensando nisso, a Cooler Master desenvolveu a New Mastergel Maker, uma pasta térmica focada para aqueles que desejam um uso simples, prático e seguro. Ela dispensa a necessidade de se usar um raspador, e sua seringa é de fácil aplicação, visto que seu bico plano impede um despejo exagerado do líquido, com isso evita-se a chance de causar danificações nos componentes em que é aplicada. Destaca-se também, assim como nos outros produtos dessa lista, o selo da Amazon Indica também, que garante uma ótima eficácia nesse modelo.

Enfim, conclui-se que é a melhor pasta para os recém chegados na área de montagem de PCs, e com certeza sua utilização irá prevenir quaisquer acidentes de iniciantes.


Quais São Os Principais Fatores Para Escolher a melhor Pasta Térmica ?

Tempo de Duração

Saber se a sua pasta térmica é de uso a longo prazo ou à curto prazo é com certeza um fator muito determinante a se considerar antes de comprar uma marca. Como em vários produtos, não é diferente que as pastas tenham uma duração pré-determinada após serem aplicadas.

Após o tempo limite passar, elas irão começar a perder seu efeito, e com isso poderá ocasionar certos problemas em suas peças se não forem revisadas com uma certa frequência. Por isso é sempre importante conferir os anos de duração e então escolher a que durará o suficiente para você. Não é raro achar produtos que durem até dez anos, então pesquise bem antes de adquirir uma!

Condutividade Térmica

Mencionada anteriormente em nosso artigo, a condutividade térmica é expressa através de unidades (W/mK) e quanto maior for essa, melhor será a qualidade da pasta.

melhor pasta térmica

O recomendado é usar pastas que possuam entre 2 W/mK até 7 W/mK, como as citadas em nossa lista. Esse valor é bastante importante, e muito importante de ser conferido previamente, visto que tem ligação diretamente com o processador e a temperatura que ele alcança.

O Material de Abertura

O tipo de abertura de uma pasta térmica é o que determinará se sua utilização será de fácil ou difícil aplicação. Essa característica vale principalmente para o modelo da Cooler Master citado nesse artigo, já que se utiliza de uma seringa com bico plano e com isso possibilita que seja aplicada a quantidade certa da pasta em determinada peça.

Validade

Assim como diversos produtos, a validade de uma pasta térmica é um fator essencial e obrigatório de ser conferido antes de comprar uma cegamente. Se o produto já estiver vencido, sua eficácia será praticamente nula, ainda mais se estiver vencida há um bom tempo, porque dessa forma seu efeito será literalmente o contrário, ou seja, ela isolará o processador do dissipador, e então o calor não vai passar para o mesmo.

Peso

As pastas do mercado geralmente pesam cerca de 4 até 10 gramas. O uso de pastas de menor quantidade não permitirá uma grande quantidade de utilizações, enquanto o uso das de maior quantidade poderá permitir várias aplicações.

pasta térmica

Composição da Pasta

Há uma lista variada de materiais que são usados como parte da composição de uma pasta térmica. As pastas que fornecem uma condutividade térmica superior às marcas convencionais geralmente são compostas de cerâmica ou prata, como as que citamos em nossa lista. Esses materiais são nobres e possuem uma quantidade de condução de calor muito maior, e é altamente recomendável que você escolha um produto que seja à base de um desses dois, como por exemplo o modelo da Artic Silver.

Melhor Pasta Térmica – Questões Frequentemente Feitas 

Qual a utilidade da pasta térmica?

Sem sombra de dúvidas, a pasta térmica é um dos principais componentes que são considerados antes da montagem de peças de algum produto. Ela que ajuda a estabilizar a temperatura de um processador, mantendo-a baixa, ou seja, é basicamente um condutor de calor que auxilia em sua dissipação. Seu uso pode ir desde computadores até consoles de videogame dependendo da ocasião, e no caso de não ser utilizada ou sua aplicação for falha, poderá ocasionar em diversos problemas em suas peças, inclusive a placa-mãe.

Como aplicá-la de forma segura?

A aplicação correta de uma pasta térmica em um componente é com certeza uma dúvida que intriga muitos iniciantes na área de montagem de peças. O seu uso sempre deve ser mínimo, com pouco despejo do líquido viscoso, porque caso a quantidade aplicada seja excessiva, ela irá na verdade atuar como isolante e não condutor térmico, problema esse que deve ser totalmente evitado.

melhor pasta térmica para comprar

O recomendado é que seja aplicada apenas uma gota em cima do processador, e com isso passar uma espátula para espalhar ela sobre a peça. No final, a camada tem que ser bem fina, e deve cobrir principalmente o centro.

Há marcas como as da nossa listagem que facilitam sua utilização, então se você for novato e se considera desastrado com o manuseio desse tipo de produto, é recomendado que compre um modelo de seringa feito especialmente para uma aplicação adequada, como por exemplo o New Mastergel Maker da Cooler Master.

Qual o tempo recomendado para trocar a pasta térmica?

A resposta para essa questão é totalmente relativa. Dependendo do modelo de pasta térmica utilizado, principalmente se for barato e de duração à curto prazo, ela durará por cerca de um ano. Porém, se optou por uma marca de maior qualidade, o tempo recomendado poderá ser de até cinco anos.

De qualquer forma, sempre é importante monitorar a temperatura do seu processador através de programas feitos especialmente para isso. Se notar que a mesma aumentou bem mais do que o normal, considere realizar a troca o mais rápido possível, para evitar futuros problemas.

Conclusão: Qual A Melhor Pasta Térmica Disponível No Mercado Atualmente?

Enfim, você chegou até o fim do nosso artigo. Informamos todas as especificações essenciais para pensar antes de realizar uma compra, mas você ainda não conseguiu decidir qual é a melhor pasta térmica? Não se preocupe, nós fazemos isso por você!

Na situação da pandemia, os produtos relacionados não só a esse tipo de tópico, mas de diversos setores, encareceram bastante, além de o estoque também estar bastante limitado. Ao considerar que boa parte dos nossos leitores procura uma pasta térmica de longo termo, não muito cara e que seja possível utilizá-la em diversas áreas, o modelo NT-H1 da Noctua é definitivamente a campeã da nossa lista! Para quem trabalha com montagem de peças no geral, ela é a melhor opção, e irá de fato suprir todas suas necessidades!

Leave a Comment