As 9 melhores máquinas de cortar cabelos em 2020

As máquinas de cortar os cabelos respondem a uma demanda por mais conveniência. Na esteira da moda relativamente recente de barbas maiores, as máquinas atendem à função dupla de apará-las e ao mesmo tempo proporcionar um corte caseiro, desde que não muito sofisticado.

Neste artigo vamos avaliar e mostrar para você quais são as 9 melhores máquinas de cortar cabelos em 2020.

Dentre as conveniências oferecidas, as máquinas em geral possuem ajustes reguláveis, acessórios e formato anatômico.

Ainda que não seja 100% possível realizar um corte sem ajuda (a não ser no caso de uma altura única em todo o couro cabeludo), os preços dos aparelhos são comparáveis a um ou dois cortes em barbearias e cabeleireiros com experiência. Em termos de custo-benefício, portanto, é uma grande vantagem.

Com essa demanda crescente, o número de modelos aumentou. Há ofertas de modelos dos mais simples aos mais sofisticados. Os diferenciais são precisão e variedade dos ajustes, oferta de acessórios, proteção à prova d’água, lâminas autoafiáveis e o funcionamento sem fio.

Top 9 melhores máquinas de cortar cabelos

Agora chegou a hora de escolher as melhores máquinas de cortar cabelos disponíveis no mercado brasileiro. Confira abaixo nosso ranking.

9. Wahl Quick Cut

O diferencial desse produto, topo de linha da Wahl para uso doméstico, é a grande disponibilidade de pentes (8 alturas), o que permite ajustes a cada 2mm, variando de 3mm a 25mm.

Possui pentes específicos para contornar as orelhas direita e esquerda.

Maquinas de cortar cabelo Wahl Quick Cut

As lâminas são feitas de carbono autoafiável e podem ser microajustadas fornecendo precisão milimétrica conforme a preferência do usuário.

Comprar na Amazon

Equipamento com potência de 9W. Não é bivolt.

Dentre as desvantagens, cliente citam barulho excessivo no funcionamento.

8. Mallory Mithos Power

Com um design anatômico revestido de borracha que evita o escorregamento da mão, o Mallory Mithos Power é um modelo que oferece uma ótima relação custo-benefício.

Seu motor vibratório tem potência de 10W bivolt, alimentado por um cabo com 1,65m de comprimento (não é cordless).

Maquinas de cortar cabelo Mallory Mithos Power

Comprar na Amazon

Oferece 9 acessórios, dentre os quais 4 pentes e regulagem para ajustes finos. As lâminas são protegidas por uma tampa que pode ser recolocada após o uso. O lubrificante está incluído na embalagem.

Acompanha pente, tesoura e escova para remover o excesso de pelos das lâminas.

7. Philco Skull Pro

O Skull Pro é um aparelho compacto e elegante que funciona fora da tomada, e também pode ser carregado durante o uso, caso necessário. Seu design é elegante e mais compacto do que os modelos tradicionais.

Sua potência de 2,5 W é baixa em relação aos outros modelos, mas tem a conveniência de ser bivolt. Por isso é bastante adaptável a todos os locais e pode ser transportado em viagens em que a eletricidade não está disponível, como campings. Sua bateria de lítio proporciona um ótimo tempo de uso, de 90 minutos.

Maquinas de cortar cabelo Philco Skull Pro

Comprar na Amazon

Possui 4 pentes e ajuste entre 3mm e 12mm, além de um sistema giratório para ajuste fino, no lugar da alavanca. As lâminas são de aço inox e cerâmica.

6. Cadence Royal Cut

A Cadence aposta em modelos econômicos, e o Royal Cut é o topo de sua linha.

Com design elegante e extremamente leve (230 g), é um modelo básico sem fio e bivolt, adequado para viagens e academia, para manter o corte sempre atualizado e limpo.

Ele responde à necessidade da maioria dos homens no que se refere à frequência de uso e ajustes de altura. Afinal, são poucos os que variam radicalmente o corte, e a tendência é que a maior parte dos pentes fique guardada.

Maquinas de cortar cabelo Cadence Royal Cut

Comprar na Amazon

Nesse contexto, o kit oferece apenas dois pentes, com apenas 5 ajustes de altura. A embalagem contém ainda escova de limpeza das lâminas, pente e lubrificante, além do carregador.

Sua desvantagem é a baixa potência, apenas 3W. Trata-se da menor dentre os produtos avaliados.

5. Mondial Hair Stylo II CR-06

Esse é um exemplo de modelo básico sem grandes sofisticações, mas extremamente funcional e confiável, com 10W de potência. Como resultado, oferece ótima relação custo-benefício, sendo um dos modelos mais baratos do mercado.

Suas lâminas são inox de alta resistência. Os ajustes são proporcionados por 4 pentes, sendo que uma alavanca proporciona ajuste fino.

Maquinas de cortar cabelo Mondial Hair Stylo II CR-06

Comprar na Amazon

O kit completo contém 8 acessórios e inclui lubrificador, pente, pincel de limpeza e tesoura.

A empunhadura é firme, com detalhes em borracha antiescorregamento.

Por ser um modelo básico, funciona apenas ligado à tomada. Também não é bivolt nem resistente à água. Seu peso é intermediário dentre os produtos avaliados.

Seu concorrente direto é o Cadence Master Cut, modelo de entrada da Cadence.

4. Philco Titanium Pro PCR01 14W

Esse cortador de cabelos com 14W da Philco é voltado para profissionais e oferece a conveniência de poder ser carregado e utilizado sem fio. Além disso, é resistente à água.

Suas lâminas são uma combinação de cerâmica e titânio, permitindo autoafiação.

Com relação aos pentes, o modelo disponibiliza duas peças, que podem ser invertidas, resultando em 4 alturas diferentes. A alavanca permite o ajuste fino da altura.

Maquinas de cortar cabelo Philco Titanium Pro PCR01 14W

Comprar na Americanas.com

Seu diferencial é vir em uma maleta específica, o que torna o transporte bastante conveniente.

A desvantagem é o pequeno tempo de duração da bateria (40 minutos) para um tempo de recarga muito longo (8 horas).

3. Wahl Clipper Color Pro

O modelo profissional da Wahl Clipper Color Pro Cordless tem uma proposta semelhante ao Dual Action da Philco, com um cortador de cabelos e um aparador no mesmo kit. Seu diferencial é poder ser operado sem fio.

Suas lâminas são destacáveis, tornando mais fácil a limpeza e lubrificação.

Há um total de 12 pentes e 10 níveis de altura entre 1,5mm e 25mm, proporcionando grande precisão na hora de decidir o estilo de corte desejado. Dois dos pentes servem especificamente para o acabamento nos contornos das orelhas.

Comprar na Amazon

Os pentes, devido à quantidade, são diferenciados por cor. Para facilitar a identificação, há uma etiqueta com as cores e alturas correspondentes no corpo do cortador.

Em termos de tecnologia, possui um motor vibratório eletromagnético para uso constante, com rendimento 35% superior, segundo a empresa. Isso compensa parcialmente a potência menor de 8W, relativamente mais baixa do que o produto da Philco.

2. Philco Dual Action MAXX PCR11P 14W

Na verdade, o produto é um kit com dois aparelhos, sendo o primeiro um cortador de cabelos e o outro um aparador para detalhes como pezinho, costeletas e contorno das orelhas.

Ambas as lâminas são de titânio, que se mantêm afiadas por mais tempo. Para ajuste da altura do corte, o cortador de cabelos dispõe de 6 pentes para cortes variando entre 1,5 mm e 12 mm. Já o aparador possui 3 pentes, com alturas variando entre 1,5mm e 6mm.

Maquinas de cortar cabelo Philco Dual Action MAXX PCR11P 14W

Comprar na Amazon

Não é um produto bivolt nem opera por bateria, mas a potência do cortador de cabelos é uma das maiores do mercado: 14 W. O cabo de carregamento tem 1,80m e oferece ótima mobilidade a partir da tomada.

A embalagem acompanha um nécessaire que abriga os dois itens e torna seu transporte mais conveniente. Inclusos também estão o lubrificante, pincel de limpeza, pente e tesoura, além de protetores para as lâminas.

1. Philips Hairclipper Series 3000 (HC3420/15)

Praticamente o único modelo do mercado a desafiar o princípio de design comum, o Hairclipper Series 3000 (versão HC3420/15) inova na anatomia e nos ajustes.

Utiliza apenas um pente, sendo que a regulagem da altura da lâmina é feita a partir de ajustes no próprio aparelho. Dessa forma, é muito mais prático de utilizar, além de não exigir lubrificação.

Outra vantagem desse design é a precisão milimétrica de ajuste da altura e também a amplitude, permitindo distâncias à lâmina entre 0,5mm até 42mm. Sem dúvida a maior dentre os modelos analisados.

Maquinas de cortar cabelo Philips Hairclipper Series 3000

Comprar na Amazon

Opera sem fio, sendo que a bateria de lítio possui autonomia de 120 minutos de uso contínuo, com a vantagem de recarregar em apenas 1 hora. Por isso, é um verdadeiro modelo cordless.

O modelo possui uma versão mais simples, a HC3410/15, com amplitude de 0,5mm a 23mm e tempo de bateria de 90 minutos.

O que são máquinas de cortar cabelos?

Esse aparelho, às vezes chamado de aparador de cabelo funciona por energia elétrica que alimenta um motor vibratório. Por sua vez, esse motor faz um movimento de vai e vem de dois conjuntos de lâminas que realizam uma função semelhante a uma tesoura, mas em velocidade muito maior.

O ajuste se dá através de “pentes”, que nada mais são do que gabaritos que mantêm a distância do cabelo às lâminas igual. Conforme a máquina é deslizada pelo couro cabeludo, todos os fios ficam com o mesmo tamanho. Dessa forma, é possível variar o pente e realizar acabamentos com os pentes menores.

melhores máquinas de cortar os cabelos

O mesmo princípio pode ser aplicado à barba para se obter um tamanho homogêneo, além de mantê-la aparada e com aspecto caprichado.

As melhores máquinas de cortar cabelos do mercado atendem a esses princípios, de maneira que não há diferenças em termos de tecnologias fundamentais.

Como escolher a melhor maquina de cortar cabelo profissional?

A seguir mostramos as variações que você pode encontrar entre os diversos modelos do disponíveis no Brasil.

1. Potência

A potência aplicada às máquinas de cortar os cabelos afetam a potência do motor. Por isso, cabelos mais grossos podem exigir uma potência maior para dar conta de manter as lâminas funcionando e não emperrarem.

A potência, de acordo com o modelo, varia entre 3W e 15W. Por se tratar de um motor pequeno, as potências são pequenas, mas fazem diferença no momento do corte

2. Material das lâminas

As lâminas devem estar sempre afiadas, caso contrário, mesmo com a maior das potências não será possível obter resultados satisfatórios.

O efeito de lâminas pouco afiadas é que elas deixam de aparar todos os pelos por onde passa. Então, eles começam a se acumular até que a máquina trava e precisa ser escovada até tirar os excessos. Como se pode imaginar, esse processo é frustrante para o usuário.

máquinas de cortar os cabelos

Há sempre duas lâminas, que podem ser de aço inox, cerâmica ou titânio, e pode haver uma combinação de materiais. O titânio é mais nobre e mantém a afiação por mais tempo. Alguns modelos oferecem auto afiação ao mesmo tempo em que o motor em funcionamento.

3. Com ou sem fio

Os modelos com fio exigem proximidade com uma tomada e não são, portanto, portáteis. A sua vantagem é que contam com potências maiores.

Já os modelos sem fio têm potência menor, mas podem ser levados a qualquer lugar, sobretudo em viagens.

É uma questão de gosto individual. Deve-se ter em mente, apenas, que as baterias se esgotam com o tempo e precisam ser substituídas.

4. Ajustes de altura

Há dois tipos de ajuste.

O ajuste principal é no tamanho do pente, que pode variar de alguns milímetros até 4 centímetros. O ajuste secundário se dá através da posição relativa entre as lâminas, que proporciona uma regulagem entre 1 e 2 milímetros.

O número de pentes significa o número de ajustes intermediários que podem ser feitos entre os extremos. Os modelos mais simples possuem quatro pentes, mas podem chegar a 12 em modelos mais completos.

máquinas de cortar os cabelos

Se você varia bastante o seu corte, essa flexibilidade pode ser importante. Caso contrário, é possível que um modelo com muitos pentes não seja necessário, e você pode encontrar modelos mais baratos.

5. Frequência de uso

Se você precisa manter o corte sempre curto e bem-acabado, seja por conta do trabalho ou por gosto pessoal, a tendência é que você obtenha muitos benefícios em adquirir uma máquina de cortar cabelos.

Todavia, se sua frequência de corte é muito espaçada (dois meses ou mais), talvez valha a pena analisar o que vale mais a pena: ir a um barbeiro ou comprar a máquina.

6. Preço

O preço varia conforme o número de acessórios e marca. Mas todos os modelos oferecem boas condições de garantia e assistência técnica devido à presença dos fabricantes em todo o território nacional.

No dia-a-dia, acabamos definindo um ou dois pentes preferidos e mantemos essa escolha. Por isso, os modelos com mais ajustes são adequados se várias pessoas utilizarão a mesma máquina.

Quais são as melhores marcas de máquina de cortar cabelos?

Há cinco grandes marcas que fabricam máquinas de cortar cabelos no Brasil, sendo que a mais tradicional e conhecida é a Philips.

1. Maquinas de cortar cabelo Philips

A marca holandesa está presente no Brasil há mais de 40 anos e nesse período teve atuação na indústria fonográfica, eletroeletrônicos, iluminação, bem-estar e saúde. Atualmente o foco está nos três últimos, sendo uma estratégia global da empresa.

Na Holanda é um grande centro de inovação e atua também em design industrial e gráfico, além de desenvolver pesquisa intensiva em engenharia. O resultado é uma ótima reputação institucional. No Brasil, por anos manteve um espaço dedicado a expor as possibilidades de sistemas de iluminação.

Maquinas de cortar cabelo Philips

Atualmente, a empresa foca nos seguintes segmentos:

  • Saúde: oferece equipamentos de alto valor para hospitais, como aparelhos de raios-X e tomógrafos.
  • Bem-estar: desenvolve linhas de portáteis como as próprias máquinas de cortar cabelo, barbeadores e aparelhos para depilação feminina.
  • Iluminação: além das soluções domésticas, oferece também linhas de produtos para iluminação pública e de grandes eventos.

Como resultado desse posicionamento, não atua na mesma intensidade nos equipamentos de áudio e vídeo.

Na área de bem-estar, vende barbeadores da linha Aquatouch e Series 7000, que são evoluções dos clássicos barbeadores Philishave, que inclusive foi expandida para produtos de depilação feminina.

Dentre os modelos de máquinas de cortar cabelos, oferece os modelos Hairclipper Series 3000. A linha Multigroom 3000 também oferece a possibilidade de aparar cabelos, sendo uma solução múltipla que também inclui barba e bigode.

2. Maquinas de cortar cabelo Philco (Britânia)

A Philco, assim como a Philips, tem longo histórico no Brasil. Todavia, atualmente a marca no país pertence à Britânia, que oferece eletrodomésticos. Há cerca de 30 anos a presença no país diminuiu, tendo sido retomada há cerca de 10 anos.

Seu mix de produtos inclui linhas de cozinha, casa, climatização, refrigeração, cuidados pessoais, TVs, áudio, vídeo, informática e ferramentas.

Maquinas de cortar cabelo Philco

A linha de cuidados pessoais inclui máquinas para corte de cabelos e aparadores de pelos, oferecendo produtos dos mais simples até profissionais. O produto de entrada da marca é o Philco Skull, sem regulagem de altura de corte. O produto doméstico mais sofisticado é o Multigroom 7 em 1, que inclui as funções de aparador de pelos.

3. Wahl

A Wahl é uma empresa centenária originária dos Estados Unidos. Uma das 7 fábricas mundiais da empresa, inaugurada em 2013, está localizada no Brasil.

É uma empresa especializada em corte de cabelos e aparagem de pelos, inclusive de animais. Produz também aparelhos massageadores, chapinhas e secadores de cabelos.

Maquinas de cortar cabelo Wahl

Sua linha de máquinas cortadoras de cabelos é composta de cinco produtos, sendo o modelo mais simples o Easy Cut, e o mais sofisticado o kit Cut & Detail, composto por cortador e aparador.

4. Maquinas de cortar cabelo Mondial

A Mondial está presente no mercado brasileiro em uma série de frentes, dentre as quais a de cuidados pessoais. Além disso, oferece eletrodomésticos, ferramentas e ventiladores.

Um dos diferenciais elencados no site da empresa é a ampla rede de assistência técnica, com mais de 1.000 postos de atendimento no país.

Maquinas de cortar cabelo Mondial

A linha de máquinas de cortar cabelos é composta por seis produtos, dentre os quais se destaca o modelo Hair Stylo CR2, o mais econômico. O modelo superior é o Flex Clipper CR-04.

5. Mallory

A Mallory é associada principalmente a eletrodomésticos para a cozinha, mas apresenta produtos como ventiladores, ferros de passar, aspiradores e de pó e uma ampla linha de aparelhos para cuidado pessoal.

Nesse segmento, oferece, além das máquinas de cortar cabelos, barbeadores, chapinhas, secadores de cabelos e escovas.

Maquinas de cortar cabelo Mallory

A oferta de máquinas de cortar cabelos é composta por duas linhas: Ikarus e Mithos. O modelo de entrada é o Mithos Power, enquanto o Mithos Cordless Premium é o modelo superior.

6. Cadence

A Cadence iniciou suas atividades em 1999 a partir da importação de máquinas estrangeiras, incluindo panelas elétricas e cafeteiras. Compete hoje na mesma faixa de mercado que a Mallory e Mondial.

Atua nos segmentos de eletrodomésticos para cozinha e casa em geral. A linha de cuidados pessoais inclui secadores, aparadores de pelos, chapinhas e escovas, entre outros.

Maquinas de cortar cabelo Cadence

A linha específica de cortadores de cabelos é composta de quatro produtos, dentre eles o Master Cut, Champion Cut e Royal Cut, em ordem de preço e recursos.

Conclusão: qual a melhor maquina de cortar cabelo ?

Em nossa avaliação, o Philips Hairclipper Series 3000, apesar do preço elevado em relação aos demais, é o produto que apresenta a maior qualidade e variedade de recursos, além de um design inovador.

Leve sempre em conta que a melhor máquina de cortar cabelos para você é a que se ajusta à sua frequência de uso e o quanto você gosta de variar o seu corte.

Achou a nossa análise útil? Conhece alguém que está querendo comprar uma máquina de cortar cabelos e poderia se beneficiar destas informações? Então compartilhe ou divulgue para quem você quiser.

Estamos sempre pesquisando o mercado e atualizando nossas avaliações para que você tenha as orientações necessárias para fazer sempre a melhor compra.

Leave a Comment