Melhores Colas Para Madeira

Está indeciso na hora de escolher a melhor cola para madeira, no ano de 2021? Para quem trabalha com construções de forma frequente, produz artesanato, ou simplesmente faz aqueles pequenos reparos domésticos quando necessário, a cola de madeira virou um item obrigatório de se ter, quando necessário. A mais comum, com certeza, é a PVA amarela, que é amplamente utilizada.

Contudo, há várias outras opções no mercado, que podem ser bem mais úteis que ela, dependendo do contexto do consumidor. Além disso, para quem quer começar a trabalhar com marcenaria, ter os melhores produtos ajudarão bastante a dar o pontapé inicial. Se você se identifica com algum desse s perfis, e busca por auxílio na hora de fazer a escolha certa, então confira o nosso artigo ‘’Top 5 Melhores Colas Para Madeira Disponíveis No Mercado Em 2021’’ agora mesmo!

As Melhores Colas Para Madeira Disponíveis No Mercado

1. Tekbond PVA Extra – Melhor Cola Para Madeira De Forma Geral

Tekbond PVA Extra

Confira o Preço

Você é um cliente o qual preza por produtos com um bom número de avaliações no mercado? Considera fatores como o ‘’Amazon Indica’’ essenciais na hora de escolher algum item para comprar? Se sim, então você irá se identificar totalmente com a cola para madeira da Tekbond!

Ela possui o selo ‘’Amazon Indica’’ em seu anúncio, o qual por si só já é seletivo e rigoroso, de forma em que só é oferecido aos produtos de maior qualidade e aprovação do site. O seu preço é bastante acessível e, no geral, ela se destaca por vários aspectos qualitativos, como o fato de ser uma cola atóxica e resistente aos diversos tipos de prensagens! Resumindo, é altamente recomendada para trabalhos artesanais, de construção, entre outros.

Se ficou interessado nas características dessa cola para madeira, então confira a Tekbond PVA Extra agora mesmo!

Principais Características:

  • Resistente à umidade e dilatação.
  • Indicado para uso em trabalhos de marcenaria, construção, artesanato e escolares.
  • Adere em substratos como papel, papelão, madeiras, MDF, tacos, laminados, aglomerados, tecidos, cortiças e demais materiais porosos.
  • Cola Branca PVA Extra é recomendada para uso profissional e doméstico.
  • Atóxica
  • Peso Líquido: 500g/1Kg

2. Rendicolla Rendwood  – Melhor Cola Para Madeira Custo-Benefício

Rendicolla Rendwood

Confira o Preço

Você está procurando por uma opção com ótimas avaliações no mercado? Quer pagar menos e levar mais? Então, você adorará conferir esse ótimo custo-benefício da Rendicolla!

O produto Rendwood da Rendicolla possui um preço bastante modesto, que o destaca, custando menos de sete reais (na data em que esse artigo foi escrito). Também consta com o selo ‘’Amazon Indica’’ e, de forma geral, supre todas as necessidades básicas do consumidor! Ele oferece um peso líquido de 90g, uma quantidade bastante considerável, pelo seu preço. Além disso, ele pega de forma rápida e firme, e sua aplicação vale para diversos tipos de madeiras diferentes,

Enfim, se você deseja uma cola para madeira de preço acessível, ao mesmo tempo que exige por um produto de grande recomendação no mercado, então o Rendicolla Rendwood será ideal para você!

Principais Características:

  • Pega de forma firme e rápida.
  • Recomendada para diversos tipos de madeiras.
  • Ideal para fabricação de móveis.
  • Peso Líquido: 90 g.

3. Titebond Ultimate III – Melhor Cola Para Madeira Premium

Titebond Ultimate III

Confira o Preço

Você tem preferência por produtos da mais alta qualidade do mercado? Gosta de investir caro em itens desse nível? Caso ambas respostas forem sim, então de fato você irá se interessar bastante por essa cola para madeira da Titebond!

A Titebond é uma marca muito relevante nessa área de produtos, algo que se comprova ao analisar que o tipo de cola ‘’Titebond’’ foi associado diretamente a ela, por possuir propriedades qualitativas únicas. Ela é totalmente atóxica, e possui uma resistência bem forte. No geral, pode-se dizer que seu uso é perfeito para quem trabalha com marcenaria, porque é considerada uma cola feita para profissionais! Assim, o seu preço, que é consideravelmente mais caro que os outros valores dessa lista, se justifica totalmente!

Ficou interessado por essas variadas qualidades? Se sim, então confira na íntegra a Titebond Ultimate III agora mesmo, porque dificilmente você irá se arrepender!

Principais Características:

  • Uso interno e externo.
  • Focada para profissionais.
  • Atóxica.
  • Resistente à umidade.
  • Peso Líquido: 1,05 Kg.

4. Acrilex  – Melhor Cola Para Madeira Profissional (PVA Amarela)

Acrilex

Confira o Preço

Procura um produto que seja feito especialmente para o público que trabalha com marcenaria e/ou outras áreas que envolvam construção? Então a Acrielx servirá perfeitamente para você!

Esse produto da Acrilex é do tipo PVA amarela, e possui um preço bem acessível, diferente do item anterior dessa lista, que é premium. A pega é rápida, e acompanha três unidades em um produto só, o que faz dela um ótimo custo-benefício no sentido profissional!

Essas características lhe deixaram interessado? Caso a resposta for positiva, então confira o Acrilex agora mesmo!

Principais Características:

  • Pacote com três unidades.
  • Pega rápida.
  • Uso profissional.
  • Peso líquido: 100g.

5. Cascorez Extra – Melhor Cola Para Madeira PVA Branca

Cascorez Extra

Confira o Preço

Procura por um produto simples, porém bastante reconhecido e utilizado? Então essa opção oferecida pela Cascorez irá se adequar totalmente com você!

A Cascorez é, provavelmente, a marca de cola do tipo PVA branca mais famosa do mercado. Sua pega é lenta, porém, ela mancha com bem menos frequência, dessa forma, permite um resultado final mais limpo e, portanto, bonito. Outro fator interessante é a variedade de tamanhos que ela possui, facilitando para quem sabe a quantidade certa que precisa (nesse anúncio está a opção de 500g, porém há variações de até 5Kg!).

Ficou interessado? Se sim, confira a Cascorez Extra agora mesmo, na íntegra!

Principais Características:

  • Mancha pouco.
  • PVA branca.
  • Peso Líquido: Variado.

Quais São Os Principais Fatores Para Escolher a melhor Cola Para Madeira?

cola para madeira

Tipos

Há vários tipos de colas de madeira no mercado. As mais reconhecidas são as do tipo PVA, que podem ser amarela ou branco.

Para eliminar possíveis dúvidas, serão listadas as principais variações que existem e suas especialidades:

  • PVA Branca — Ela é uma boa opção para quem busca um custo-benefício na hora de fazer aquela limpeza no local de trabalho, porém possui algumas desvantagens. Não é recomendada para quem exige resistência à umidade, e não se deve aplicá-la em objetos de cozinha. É importante ressaltar também que a pega é lenta, além de ser tóxica.
  • PVA Amarela — Possui algumas leves diferenças quando comparada com a PVA branca. Apesar da sua pega ser mais rápida, ela tem o mesmo problema de ser tóxica e não resistente à umidade, além de também poder gerar manchas em determinados locais. Não deve ser utilizada em produtos de cozinha também.
  • Titebond — É um tipo de cola com bastante qualidade no mercado. É atóxica, serve para vários materiais de forma geral (principalmente os de cozinha) e possui resistência à umidade. Entretanto, como é de se esperar, é um produto consideravelmente mais caro, quando comparado aos outros tipos citados.
  • Épóxi — É eficiente, porém exige um certo conhecimento prévio de sua utilização, visto que necessita de uma boa habilidade manual, e faz bastante sujeira.
  • Tipo Instantânea — Mais conhecida como ‘’SuperBonder’’, é bastante utilizada em diversos contextos. Contudo, ela é tóxica, e também se limita a alguns tipos de madeira.
  • Tipo Coqueiro — É produzida através de proteína animal, e é vendida em tabletes. Possui uma utilização complicada, todavia.
  • Tipo Sapateiro — Recomendada majoritariamente para o público que trabalha com tapeçaria.

Validade

É de se esperar que, assim como na maioria dos produtos, a validade seria um fator deveras importante de se analisar.

Evite comprar uma quantidade de cola muito maior do que o necessário, para evitar desperdícios, principalmente se você não pretende utilizá-la com frequência. E lembre-se também de optar pelos itens com a validade mais prolongada, obviamente.

Quantidade

Melhores Colas Para Madeira

A quantidade é um fator muito importante de ser considerado antes de realizar a compra. Trabalha com reparos domésticos? Com qual frequência você irá utilizar? Essas são as perguntas que você deve fazer para si mesmo antes de comprar.

As quantidades, como você deve ter percebido, variam bastante, desde os pequenos frascos até os maiores tonéis. Se você é um marceneiro, por exemplo, provavelmente você irá preferir adquirir um balde inteiro de cola. Entretanto, se você apenas faz alguns reparos ali e aqui, então as opções menores serão as mais ideais para você, porque evitarão um provável desperdício.

Resumindo, pense no contexto que você está inserido e escolha com sabedoria!

Resistência à umidade 

Se você pretende utilizar a cola em madeiras que entrarão em contato com a água, então você deve dar foco aos produtos que possuem resistência à umidade.

O tipo Titebond, o qual foi citado anteriormente, é perfeito para essa ocasião, por exemplo.

Resistência à dilatação

Esse fator é parecido com o anterior, porém de forma inversa. Nesse caso, em vez de ser a água, é o fogo.

Sendo assim, se você for utilizar a cola em produtos que irão possuir contato direto com o calor, então fique atento aos que possuírem resistência à dilatação porque, caso contrário, o objeto se descolará.

Material

Melhores Colas Para Madeira

Por último, mas não menos importante, é essencialmente importante que você, antes de realizar a compra, considere qual tipo de material você irá utilizar a cola.

O tipo PVA por exemplo, apesar de ser acessível, tem suas limitações para certos tipos de materiais. No geral, lembre-se de conferir bem as especificações dos produtos, e então analisar qual melhor se encaixa na situação que você está inserido.

Melhor Cola Para Madeira – Questões Frequentemente Feitas 

O que é cola para madeira? Para que serve?

A cola para madeira nada mais é do que um produto fixador, um adesivo, o qual é utilizado para unir de forma firme pedaços de madeira.

Há diversos tipos de colas diferentes, que usam componentes distintos em suas fórmulas.

Como remover cola de madeira?

Pode parecer complicado, mas na realidade, é uma tarefa bem simples. Basta você seguir alguns passos e dicas, que serão recomendados a seguir.

Se a madeira a qual o produto foi aplicado é não tratada, então o mais recomendado é você raspar a cola, através do uso de algum produto abrasivo, como certos tipos de lixas.

Entretanto, se a madeira for de alguma mobília ou piso, o recomendado é encharcar a mancha de vaselina, e então esperar até que a cola se solte (de preferência durante a noite). Com isso, no dia seguinte, apenas remova os resíduos com um produto de limpeza focado para esse tipo de material e pronto!

Por fim, se o caso for mais complicado, com manchas de cola bem resistentes, recomenda-se utilizar a milagrosa mistura de água quente + uma quantidade pequena de detergente líquido. Porém, lembre-se que nem todos os acabamentos de madeira podem ser solucionados dessa forma.

Quais os líquidos mais recomendados para remover manches de cola de madeira?

Há vários tipos de líquidos os quais, pelos seus efeitos químicos, auxiliam bastante nessa tarefa. Dessa forma, confira a seguir a listagem dos mais utilizados e suas especialidades:

  • Álcool — O álcool é um produto poderoso para limpar superfícies, de forma geral. Basta colocar uma pequena quantidade do líquido em um algodão, e pronto! Se possível, também utilize um secador.
  • Óleo — O óleo, assim como o álcool, também é outro exemplo bastante utilizado para tal tarefa. O procedimento é o mesmo que o do álcool, ou seja, só é preciso colocar um pouco do líquido em um algodão e então passar na superfície. Depois, elimine os restos do óleo com um pano umedecido, e tudo estará certo!
  • Limão e Sal — O limão, quando aliado ao sal, torna-se uma mistura milagrosa para limpar manchas. Com a cola de madeira, não seria diferente! Para isso, corte-o pela metade e esprema ele sobre a mancha. Após isso, coloque um pouco de sal no local em que ele foi espremido e a cola terá amolecido!
  • Removedor de Esmalte — O removedor de esmalte, por conter componentes como acetona em sua composição, será muito útil para remover manchas! Basta aplicá-lo ao local manchado e após isso remover os resíduos da cola com uma escova. Entretanto, caso o móvel possuir uma superfície de plástico, evite esse método, porque a acetona será prejudicial!
  • Vinagre Branco — O vinagre branco, diferente dos outros itens dessa lista, tem o procedimento mais simples de todos. Ele já é um líquido super poderoso por si só, dessa forma, apenas será necessário que você o passe sobre a mancha e depois a remova com uma escova, por exemplo. Bem prático!

Como amolecer a cola de madeira?

Citado anteriormente, a mistura de limão e sal é uma ótima e eficaz forma de amolecer a cola, visto que são itens de fácil acesso, que provavelmente você tem em casa. Basta seguir os procedimentos listados no tópico anterior, e pronto!

Conclusão

Enfim, você chegou até o fim do nosso artigo. Informamos tudo que era essencial para escolher o produto que melhor se aplicasse em suas preferências, mas você ainda não conseguiu decidir qual é a melhor cola para madeira? Não se preocupe, nesse caso, nós iremos fazer essa escolha por você!

Pensando no consumidor padrão e também considerando quesitos como avaliação, preço e disponibilidade no mercado, a Tekbond PVA Extra é a campeã da nossa lista! Ela possui o selo Amazon Indica, e é o equilíbrio perfeito entre um produto premium e um custo-benefício. Dessa forma, com certeza irá te auxiliar nas suas próximas colagens!

Leave a Comment