Melhores Ventiladores de Coluna

Viver em meio ao calor é tarefa difícil e quem procura o melhor ventilador de coluna para comprar encontra uma missão ainda mais complicada. O mercado tem uma série de opções de todos os tipos, cores e tamanhos, mas não é isso o que faz ele ser bom ou não. Fatores importantíssimos definem a qualidade do equipamento e fazem a diferença entre uma compra boa ou uma ruim.

Hoje, esse dilema acabou. Isso porque separamos só os produtos mais tops que existem e conheça quais são os 5 melhores ventiladores de coluna para comprar e acabar de vez com o calor!

Os 5 melhores Ventiladores de Coluna para comprar

Arno Ultra Silence Force 110V

Arno Ultra Silence Force 110V

Confira o Preço

Principalmente à noite, ventiladores podem ser um problema. Se por um lado ajudam a refrescar o ambiente, por outro podem deixá-lo extremamente barulhento e atrapalhar boas noites de sono. Por isso, a procura por ventiladores de coluna silenciosos é alta e cada vez mais opções aparecem.

Uma das mais queridas do público é a Arno Ultra Silence Force, de seis pás, que conta com muita potência e um sistema que elimina muito o barulho produzido pelo ventilador. Ele possui três velocidades e na primeira o silêncio é absoluto. Mesmo na velocidade mais alta, o barulho produzido é bem baixo comparando com a quantidade de vento que proporciona.

Ele possui 50 centímetros de diâmetro que ajudam a fazer o ar circular por um espaço maior no ambiente. Apesar do tamanho, sua estrutura permite que locais menores também comportem o produto. São quatro níveis de inclinação para ajustar o ventilador à sua necessidade. Por ser desmontável, guardá-lo em qualquer lugar da casa não é um problema.

O maior problema do produto é o preço, elevado se comparado a outras marcas disponíveis no mercado. É a contrapartida para adquirir um ventilador de coluna que tem como principal diferencial ser praticamente silencioso. Em compensação, nos níveis um e dois de velocidade há 20% de economia de energia.


Ventilador de Coluna Oscilante Premium Ventisol

Ventilador de Coluna Oscilante Premium Ventisol

Confira o Preço

Encontrado nas versões 110V e 220V, o ventilador de coluna Premium da Ventisol está entre os melhores do mercado, sem dúvidas. Ele possui altura ajustável que vai de 110cm a 125cm do chão, para personalizar como quiser. E essa não é a única coisa que você pode dar o seu toque no produto.

O equipamento conta com regulagem de inclinação que é feita de forma manual para escolher como quer que o ar vaze. Há também a possibilidade de escolher se quer ou não oscilação horizontal automática (quando o ventilador “gira” para a esquerda e para a direita).

Ele é vendido nas versões 40cm e 50cm de diâmetro, mas nas duas o produto apresenta seis pás e a grade Wind-line, uma tecnologia que promete dar melhor vazão ao ar e direcioná-lo de maneira mais efetiva. Para isso, três velocidades estão disponíveis e suprem todas as necessidades.

Apesar de não trazer o silêncio como um dos seus pontos fortes, ele faz pouco barulho, mesmo na velocidade mais alta. Portanto, dá para ter noites de sono sem calor e sons irritantes. A desvantagem é o fato de que ele não é desmontável e pode ser difícil encontrar em casas menores um lugar para guardá-lo.


Ventilador Mega Turbo Britânia

Ventilador Mega Turbo Britânia

Confira o Preço

40cm de diâmetro e seis pás, tudo o que os melhores ventiladores possuem o modelo Mega Turbo da Britânia, uma das líderes em eletrodomésticos no Brasil, também apresenta. Existem versões nas duas tensões do país: 110V e 220V e ele não é muito pesado, não (cerca de 6,3 kg).

Uma das vantagens do modelo é o baixo consumo de energia, ajudando a não ver a conta de luz explodir no fim do mês. Novamente, são três níveis de velocidade para ajustar o aparelho ao que deseja, além de poder, é claro, mexer na inclinação vertical e na oscilação horizontal.

A “perna” é ajustável para encontrar a melhor altura para cada ocasião. O Mega Turbo oferece mais flexibilidade neste sentido e é possível mexer a coluna em até 42 cm. Portanto, ele é bem versátil. Um dos pontos negativos é não ser desmontável.

Ele também não inclina para baixo, até por isso a sua coluna é tão mais adaptável. Por fim, o modelo faz um pouco de barulho em velocidades mais altas, no entanto, em compensação, o preço é ótimo, tornando a sua aquisição um bom custo-benefício.


Ventilador Mallory Neo Air 15 Air Timer

Ventilador Mallory Neo Air 15 Air Timer 

Confira o Preço

O Neo Air 15 Air Timer da Mallory é um dos produtos mais tops que existem no mercado. Para começar, ele possui 15 pás. Isso, por si só, não significa que o aparelho é mais potente, mas o grande número de hélices ajuda a ter um equipamento mais robusto do que alguns concorrentes.

O que o torna um ventilador de coluna bem forte é a potência de 140W (a maioria dos modelos tem 126W de potência), um dos diferenciais do mercado. As grades em TS, um sistema especial da empresa, também ajudam a aprimorar esse eletrodoméstico.

Ele é mais tecnológico também. São três velocidades disponíveis e alguns recursos como a função “timer”, para programar quando ele deve desligar (ideal para a noite). E tudo isso pode ser controlado remotamente com um controle, dando mais conforto e praticidade ao usuário.

O ventilador está disponível em três cores (preto, azul e dourado) e em 110V ou 220V. O preço é bem mais elevado, mas isso é reflexo do produto, um top de linha. Sobre o barulho, ele é bem silencioso, mesmo na velocidade mais alta.


Ventilador Maxi Power Mondial

Ventilador Maxi Power Mondial

Confira o Preço

É um dos melhores ventiladores de coluna para comprar e um dos mais populares do Brasil. Se por um lado ele não oferece tantos atrativos e alta tecnologia como seus similares, por outro alia performance e preço baixo sendo uma grande opção para quem quer acabar com o calor sem investir muito.

Nas velocidades 1 e 2 o barulho é pouco, aumentando até ficar um tanto mais alto na velocidade máxima, ainda que não deixe o ambiente insuportável. Para dormir, por exemplo, a vazão de ar e o silêncio no primeiro nível ajudam bastante a ter uma noite tranquila.

A coluna é ajustável e permite alternar entre 31cm para deixar o ventilador na altura desejada, assim como o seu sistema oscilante horizontal possibilita que o ar seja melhor distribuído no ambiente. A leveza também é ótima para quem quer transportá-lo sem precisar fazer muito esforço.

Para quem também procura produtos 100% nacionais, toda a linha da Mondial é fabricada inteiramente no Brasil. O Maxi Power pode ser encontrado nas versões 110V e 220V e a marca possui uma série de opções parecidas para quem não ficou totalmente satisfeito com esse modelo.


Como escolher o melhor ventilador de coluna do mercado?

Tem ventilador de tudo quanto é jeito no mercado e mesmo os de coluna possuem uma gama de opções que deixam o consumidor confuso. O que é bom e o que é ruim? O que não pode faltar e o que não pode ter? Quais as especificações e fatores mais importantes? Tudo isso é fundamental para adquirir um bom produto e agora vamos explicar os pontos chaves da hora de comprar esse equipamento e acabar com o calor.

melhores ventiladores de coluna

Atenção à potência

A potência é mais importante do que a quantidade de pás para definir se um ventilador é forte o suficiente para atender às suas necessidades. Os principais modelos variam entre 126W e 140W, mas dá para encontrar opções com 100W ou 150W.

Quanto mais potente o motor, maior é a rotação das hélices e mais ar é despejado no ambiente. Essa é a regra, mas com os avanços tecnológicos é possível encontrar modelos menos potentes, mas que não perdem eficiência. Existem produtos também que gastam mais e oferecem menos desempenho. No entanto, são exceções.

Para o lar, os modelos de 126W e 140W são suficientes. Primeiro, porque a potência está dentro do “padrão”; segundo, porque eles são mais econômicos (em tese, quanto maior a potência, maior é o consumo de energia. Enfim, prestar atenção a esses detalhes é importante e não será difícil. Observe também se o gasto A, B ou C (dado pelo INMETRO).

Capacidade de ventilação

A capacidade de ventilação é a quantidade de vento que um ventilador pode produzir através de seu motor e hélices. Isso é medido em m³/s e entender quando é o suficiente ou não é simples: números maiores significam capacidade elevada de ventilação. Esse número nem sempre é encontrado nas descrições do produtos em e-commerces, mas deve constar na embalagem e no site do fabricante.

Hélices

O diâmetro das hélices é muito mais importante do que a quantidade delas num ventilador, mas isso muitas vezes é ignorado pelo cliente na hora da compra. Basicamente, o mercado conta com opções de 30cm, 40cm e 50cm e a diferença entre elas é brutal, mas não existe um diâmetro certo para escolher.

ventilador de coluna

Os de 30cm produzem ventos mais direcionados e com alcance menor, soltando no ambiente ar mais concentrado. Quanto maior essa circunferência, mais longe vão as rajadas e mais disperso o ar sai do ventilador.

Se o ambiente é pequeno, aparelhos com 30cm de diâmetro são melhores, enquanto as opções de 40cm e 50cm são mais recomendadas em lugares maiores, onde o ar precisa circular em áreas mais extensas.

Sobre a quantidade, mais não é sinônimo de melhor. O que faz com que as pás trabalhem mais é o motor, no entanto, mais hélices podem significar que o produto é mais eficiente. Isso porque as que possuem mais pás, geralmente, são mais novas, ou seja, possuem tecnologias mais avançadas.

Outros diferenciais

Depois de olhar para o principal, escolher o melhor ventilador de coluna é subjetivo e depende da necessidade de cada um. Quem precisa de algo compacto pode optar por opções desmontáveis, assim como quem precisa de liberdade pode ir atrás de produtos que ofereçam mais centímetros de ajuste no tamanho da coluna.

ventilador de coluna

O barulho também pode ser um fator decisivo. Nem todos possuem problemas para dormir com os sons provocados pelas hélices e pelo motor, mas isso pode fazer com que outros tenham noites insuportáveis. É tudo uma questão de necessidade pessoal e de quais prós e contras pesam mais na balança do comprador.

Possuir grades que facilmente são removíveis é importante. O acúmulo de poeira e sujeira nas hélices faz com que o ar saia do ventilador carregado de partículas cruéis, principalmente para aqueles com problemas alérgicos como rinite. Por isso, limpar as pás frequentemente é necessário e o aparelho que facilita nesse processo sai na frente.

Melhor ventilador de coluna – Perguntas frequentes

Por que comprar um ventilador de coluna?

Em geral, eles são mais robustos e oferecem mais funcionalidades do que os ventiladores de mesa. O fato de poder regular a altura da coluna, assim como ser mais silencioso por conta de sua estrutura fazem dele um aparelho melhor, ainda mais se o objetivo é utilizar em ambientes maiores.

O ventilador consome muita energia?

Depende da marca, do modelo e se o ventilador está funcionando corretamente. Quase todos os melhores do mercado oferecem como proposta economia de energia em pelo menos algumas velocidades. Em todas as embalagens há a classificação de consumo de energia fornecida pelo INMETRO (A, B ou C), então é sempre bom verificar antes de comprar.

Qual é o melhor ventilador de coluna do mercado?

Mostramos para você todos os principais pontos a serem analisados na hora de escolher os melhores ventiladores de coluna para comprar. Com essa lista, já definiu qual dele é o ideal para a sua necessidade ou ainda está com dúvidas?

Dizer entre tantas opções uma que é, definitivamente, a melhor é impossível. Alguns elementos básicos devem estar presentes em todos os produtos, mas depois disso a escolha fica muito mais pessoal do que técnica. É tão verdade que muitas vezes o que pode definir a escolha por A ou B é o design para combinar com o ambiente.

Escolhemos o Ventilador Mallory Neo Air 15 Air Timer da Mallory como o melhor ventilador de coluna do mercado, atualmente. Ele possui 140W de potência e 15 pás que o transformam em um produto de alta performance sem um custo energético tão alto.

Apesar do preço não ser o mais acessível do mercado, o custo-benefício é muito bom e vale a pena investir um pouco mais para ter em casa um ventilador mais tecnológico e robusto. Melhor ainda é a ausência de ruídos, grande feito da empresa que produziu algo tão potente.

Os seus maiores contras são o peso elevado e o fato de não ser desmontável, precisando de bastante espaço. Por isso, ele é bem indicado para ambientes maiores e pode ser um problema em casas e salas menores. O controle remoto é um “plus” que também pesa a favor do ventilador, apesar de não ser o ponto principal. Gostou dele?

Leave a Comment