As 5 Melhores Serras de Bancada em 2021

As serras de bancada, também conhecidas como serras circulares de bancada, são um instrumento essencial para dar tamanho à madeira. Ele ripa as placas para a largura necessária, realiza trabalhados como bisel e chanfros, além de cortar chapas de compensado. Não se pode negar a utilidade desse produto.

Porém, é necessário ter muito cuidado antes e na hora de utilizá-lo. De acordo com o Expedito Eloel Arena, 15% dos acidentes na construção civil estão relacionados às serras de bancada. Portanto, você deve comprar uma serra de alta qualidade, regulada e que seja totalmente segura.

Além disso, você deve saber manobrar esse produto para que não se machuque. Para descobrir quais são as 5 melhores serras de bancada, e para ver as melhores dicas sobre como utilizar esse item, continue lendo.

As 5 Melhores Serras de Bancada no Brasil

Serra Circular de Mesa 1500W para Madeira – Melhor Serra Circular de Mesa

Serra Circular de Mesa 1500W para Madeira

Em primeiro lugar, a serra circular de mesa mais indicada dessa lista é a produzida pela marca Menegotti, de 1500W e 220V.

Esse produto especial foi projetado para realizar cortes transversais, longitudinais e ângulo nos mais variados tipos de madeira. Ele oferece segurança, alta durabilidade, facilidade na rotina de manutenção e uma excelente performance, tendo um desempenho exemplar enquanto tem um custo baixo de energia.

O produto tem o ruído sob pressão de 87,5 dB(A). Já o ruído sob máxima potência é de 101 dB(A). A altura máxima de corte é de 75 mm – 90°, 62 mm – 45°. A altura pode ser de 0 mm até 75 mm, ou seja, você pode ajustá-la da forma que quiser.

A potência é de S1| 1200W | S6 40% 1500W. O motor é AC 220/240V/60 Hz. A rotação é de 5700W, e a serra tem as seguintes dimensões: Ø 254 x 30 x 2.4 mm. A serra tem 24 dentes, e a mesa tem 640 x 446 mm de dimensão, e pode ser estendida até 640 x 250 mm. O diâmetro da mangueira de extensão é de 35 mm.


Serra Circular Com Mesa 10” 127 V – Melhor Serra em Custo-Benefício

Serra Circular Com Mesa 10” 127 V

A seguir, temos a serra circular com mesa de 127 V. Você também pode optar pela opção de 220 V. Produzida pela DWT, esse é um modelo querido.

A potência desse produto é de 1.800W, e a rotação é de 4.800 RPM. O ângulo de inclinação da serra é de até 45°, e o diâmetro dela é de 10” – 250 mm. A capacidade de corte 90° é de 76 mm. Para lâminas com furo de 16 mm.

Ela vem com uns adicionais interessantes, como guia lateral, esquadro para ângulos, a proteção da lâmina com acrílico e regulagem de ângulo e de altura da serra. É indicado, claro, para cortar madeiras e derivados.


Serra de Mesa Skil 3610 1600W – Melhores Acessórios

Serra de Mesa Skil 3610 1600W

Em terceiro lugar, está a serra de mesa da marca Skilsaw de 127 V. Vindo com 24 meses de garantia, essa serra é bem completa.

O produto vem com um botão de ligar e desligar com alavanca de parada de emergência, sendo essencial para a segurança do usuário. A estrutura da base é composta por metal (alumínio), o que diminui a vibração devido aos pés emborrachados, além de impedir que a base deslize.

O motor é muito potente, sendo de 1600W. A serra de mesa tem uma saída de pó desenvolvida para acoplar os aspiradores de pó de 40 a 50 mm de diâmetro de encaixe, facilitando muito a limpeza da máquina. Ela vem com um guia paralelo para cortes precisos.

A mesa de trabalho é robusta, tendo 635 x 635 mm de dimensão para cortar madeiras e objetos de 0,5 até 2 metros de largura. Tem capa de proteção no disco, segura e fechada. O produto é para discos de 10” (254 mm). Acompanha disco de 40 dentes para cortar madeira, dura ou MDF.

Ela é indicada para o profissional autônomo. O produto já vem pronto para utilizar, e vem com 2 chaves de troca de disco, 1 régua paralela de alumínio, 1 transferidor, 1 sticker, 1 conjunto de estrutura de sustentação/mesa em caixa de papelão.


Serra de Bancada Multi Função Pelegrin Pel-sb07 – Melhores Funções

Serra de Bancada Multi Função Pelegrin Pel-sb07

Já a serra de bancada que está em quarto lugar na lista é a multi função da marca Pelegrin, modelo PEL-SB07 e de 110 V.

Esse produto é compacto e completo, ideal para o uso doméstico, semi profissional e profissional com cargas leves. Sua mesa de trabalho é ampla, o que proporciona mais espaço e agilidade durante o manuseio do item. A serra conta com protetor de cavaco transparente, permitindo visibilidade e segurança durante toda a operação. Dessa forma, é possível fazer cortes retos e angulares na horizontal devido ao transferidor acoplado que vai de 0° a 45°.

Acompanha acessórios com engate rápido, e seu motor é de 2CV (1500W). Já a rotação é de 900 rpm/ 3600 rpm. A mesa tem 795 x 600 mm como dimensão. A sua altura máxima de corte é de 55 mm, e a largura máxima da serra até a régua é de 570 mm.

As funções disponíveis são: esmeril, que é indicado para trabalho de afiação e desbaste em diversos tipos de materiais; lixadeira circular, que é utilizado para lixar e fazer acabamento em diversos tipos de madeiras; lixadeira de cinta, para a retirada de grande quantidade de material.

Devido à alta rotação da cinta é possível realizar desbastes intensos; furadeira/fresa, a qual é indicada para diversos tipos de furos em materiais variados; a serra de bancada, claro, que é para o corte de MDF e madeiras em geral, desde que não sejam roliças; torno para madeira, que pode ser empregado para tornear peças em madeira. O produto é ajustável para diversos formatos e medidas.


Serra Circular de Bancada Portátil Eixo Inclinável – Melhor Serra Portátil

Serra Circular de Bancada Portátil Eixo Inclinável

Por fim temos, em quinto lugar, a serra circular de bancada portátil de eixo inclinável e 220 V.

Sua potência é de 1500W, e a altura é de 104 cm, enquanto a largura é de 67 cm e o comprimento é de 63 cm. Produzido pela Maksiwa, ela é projetada para trabalhar com lâmina de 25,4 cm, podendo cortar tanto madeira quanto acrílico. Tem alta potência para todas as aplicações.

Possui guia de alumínio de aperto rápido, garantindo agilidade e precisão. É a serra ideal para aqueles que procuram um produto portátil e de eixo inclinável.


Como Escolher a Serra de Bancada Ideal Para Você?

Há tantas opções no mercado que se torna difícil escolher a mais adequada. Porém, há algumas dicas que você pode seguir.

Você deve pesquisar amplamente sobre como utilizar a serra de bancada da forma correta antes de comprar essa máquina, pois é um produto muito perigoso que pode te machucar seriamente. Para escolher a melhor serra de bancada, observe as dicas a seguir.

Verifique a potência do motor e voltagem

Melhor Serras de Bancada

A potência do motor é algo fundamental de se notar antes de comprar o produto. Você deve calibrar a escolha de potência do motor com o nível de dureza ou condensamento do item que você pretende cerrar.

Motores com potência menor de 1 CV são indicados para serem utilizados em itens de hobbys ou trabalhos pequenos. Já se você procurar utilizar a serra de forma mais intensa, o adequado é comprar um produto com potência de 1800 W ou mais.

Verifique atentamente a voltagem da serra antes de compra-la. Elas geralmente são vendidas com 110V ou 220V, portanto, saiba qual é a voltagem da sua casa ou local de trabalho e compre a serra que tenha a mesma voltagem. Se for uma serra bivolt, não tem problema, pois funciona em ambas voltagens.

Utilizar um produto com voltagem X em uma tomada com voltagem Y pode causar danos ao aparelho e até mesmo queimá-lo. Por exemplo, utilizar uma serra de 127 V em uma tomada de 220 V muito provavelmente vai queimar a serra.

Entenda o produto antes de comprar

A serra de bancada tem alguns componentes que são essenciais para o seu uso. Entenda quais são e o que eles fazem:

Mesa para a serra

Geralmente composta em alumínio ou ferro. Algumas serras vêm com guias de corte para facilitar o trabalho.

Guia para cortes paralelos

É o componente que marca os cortes, o que te ajuda muito a fazer o corte correto.

Extensão de mesa dobrável

Uma extensão que serve para aumentar o espaço de trabalho, para que você possa trabalhar com materiais mais largos. Costuma ser equipada com dobradiças e é segura.

Mangueira de extração de pó

É um complemento que não está presente em todas as máquinas, mas é bastante útil. Ele absorve o pó à medida que o corte é feito, o que ajuda a manter o espaço de trabalho limpo.

Protetor da lâmina da serra

É um protetor que te protege da lâmina da serra, pois a cobre quando o produto não está em funcionamento. Esse é um componente indispensável para a segurança.

Manivela para regular a altura de corte

É uma manivela que permite que você regule a altura do corte.

Interruptor para ligar e desligar

Como o nome diz, é o interruptor que liga e desliga a máquina ao dar energia para o motor. Alguns vêm com alavanca com parada de emergência para parar o funcionamento da serra imediatamente, caso ocorra algum acidente (ou para evitar um acidente).

Pernas da base

São o que sustenta a ferramenta. A maioria tem um sistema de ajuste para calibrar a altura e nível, para que você possa usar a máquina de forma segura e confortável. Algumas vêm com o pé emborrachado, o que ajuda bastante.

Haste para empurrar

É uma haste para que você empurre o material a ser cortado com segurança. Nunca deixe de usá-lo, pois você pode cortar seu dedo fora acidentalmente.

Lâmina de corte

São os discos circulares serrilhados que estão presos a um eixo o qual gira em alta velocidade para cortar a madeira.

Alavanca excêntrica

Serve para ajustar as configurações do corte.

Como Usar Uma Serra de Bancada da Forma Segura?

Melhores Serras de Bancada

Antes de comprar o produto, por favor, pesquise muito bem sobre como utilizar de forma segura a serra de bancada. Esse é um produto que pode te machucar gravemente. A seguir, apresento um passo-a-passo de como utilizar a serra.

Coloque a serra em um local adequado para o trabalho, onde você possa trabalhar confortavelmente sem arriscar a sua segurança e a de outros;

Observe-a antes de usá-la para se acostumar com a serra. Leia o manual que vem junto;

Nunca retire os elementos de proteção do produto, e utilize a roupa adequada. Tem na internet informando como você deve se vestir para se proteger;

Siga as instruções de segurança do fabricante;

Se o produto não tiver pernas, deve ser colocado em uma bancada de trabalho firme e apropriada. Use o nivelador para garantir que a máquina está nivelada;

Fixe a madeira corretamente;

Fique sempre em frente à máquina, deixando o interruptor de ligar e desligar facilmente acessível;

Ligue o produto;

Sempre utilize a haste de empurrar para empurrar o material, nunca use seus dedos;

Desligue a máquina sempre que for trocar de material ou quando parar de cortar;

Quando acabar de usar a máquina, limpe-a e corretamente e faça toda a rotina de manutenção para certificar-se de que o produto está seguro e com todos os componentes firmes, funcionais e nos locais certos;

Perguntas Frequentes Sobre Serras de Bancada

Que tipos de serra de bancada existem?

Melhores Serras de Bancada

Na verdade, existem tipos diferentes de serras circulares de mesa, sendo a serra de bancada um deles. Verifique quais são as diferenças entre os tipos:

Serra de bancada

É o tipo de serra mais leve e acessível, que não tem rodas ou suporte. É muito utilizado em hobbys com madeira. Geralmente é fabricada em alumínio, e montada em uma bancada de trabalho. Corta tanto a madeira macia quanto a compensada.

Serra compacta

É mais potente e tem uma precisão melhor que o tipo anterior, possuindo um suporte para se apoiar. Tem conexão para remoção de pó, e usualmente é de ferro fundido. Serve para trabalhos leves e de bricolagem, fazendo cortes retos e em ângulo em madeira maciça. É acionado por um motor universal.

Serra com rodas

É uma serra semiportátil, pois você pode transportá-la com mais eficiência. Tem superfícies de alumínio, e um suporte que pode economizar o espaço. É ideal para profissionais de construção.

Serra de armário, híbrida ou empreiteira

Essa é uma serra estacionária para profissionais, sendo custosa, volumosa e muito duradoura. Não é utilizada em casa, e sim em grandes oficinas ou indústrias. Faz todo tipo de trabalho com madeiras.

Quais são os acessórios ideias em uma serra de bancada?

Melhores Serras de Bancada

Além dos componentes citados acima, há alguns acessórios que podem vir em uma serra de bancada e são muito úteis. Confira quais são a seguir:

Calibrador de mitra

É um acessório fundamental para fazer cortes angulares e transversais. Encaixa facilmente na mitra, e contam com bases resistentes.

Empurrador de segurança

O empurrador de segurança deve ser utilizado com materiais com menos de 30 mm. É mais plana que a haste de empurrar e tem uma superfície sólida com o agarre em formato de alça.

Pente de serra

Esse acessório segura firmemente a peça a ser trabalhada com as guias paralelas ou transversais, o que impede que a peça salte ao deslizar junto à serra. Pode ser utilizado em qualquer serra de mesa e tem dentes inclinados, os quais acompanham a passagem da peça.

Pastilha da lâmina de corte

A pastilha é uma pequena peça de metal ou madeira, que é semelhante a uma boca que rodeia a lâmina de corte. Ela protege o operador, evitando que as lascas sejam disparadas pelas internas da serra.

Conclusão: Qual é a Melhor Serra de Bancada de 2021?

Espero que a lista tenha te ajudado a escolher a melhor serra de bancada para você, dentre as cinco melhores serras de bancada de 2021. Veja o resumo da serra escolhida como melhor, caso você ainda esteja em dúvida.

Em primeiro lugar, nossa principal indicação é a serra de bancada produzida pela marca Menegotti, tendo uma voltagem de 220 V. Sua potência do motor é de 1500W, e ela tem uma excelente performance com baixo custo de energia. A altura máxima de corte é de 75 mm – 90°, e a dimensão da mesa é de 640 x 446 mm. O ruído sob máxima potência é de 101 dB(A).

Leave a Comment