Os 7 Melhores Cabos HDMI em 2021

O cabo HDMI (High Definition Multimedia Interface) é um transmissor de dados para aparelhos de alta resolução, conectando um ao outro. Portanto, é o que você deve usar na hora de conectar o seu console à televisão, por exemplo. Ou o computador ao monitor. Ou o celular à televisão. Existem muitas formas de utilizá-lo, e ele transmite tanto o som quanto a imagem.

Dessa forma, é notável a importância de se ter um cabo HDMI da mais altíssima qualidade, pois é ele pode tanto prejudicar quanto beneficiar a qualidade dos seus aparelhos imagéticos. Continue lendo para descobrir quais são os 7 melhores cabos HDMI disponíveis para a compra, além de ver dicas incríveis que vão te ajudar a escolher o cabo perfeito para você.

Os 7 Melhores Cabos HDMI no Brasil

Cabo USB-C para HDMI Nylon Trançado – Melhor Para Conectar Celulares

Cabo USB-C para HDMI Nylon Trançado

Em primeiro lugar, temos esse especial cabo USB-C para HDMI. Utilizando-o, você não precisa de adaptadores para conectar um computador (MAC ou Windows) e smartphones que possuam o padrão display port alternate mode (você pode verificar essa informação no site do fabricante ou em sites especializados).

Seu comprimento é de 1,8 metros, e as portas são banhadas a ouro para a melhor qualidade de áudio e vídeo. A resolução máxima do HDMI é de 4K e 30 Hz.


Cabo HDMI 1.5MT 2.1 Gold – Melhor Para Gamers

Cabo HDMI 1.5MT 2.1 Gold

A seguir temos, em segundo lugar, o cabo HDMI 2.1 da Pix. Ele tem um comprimento de 1,5 metro.

Suas funcionalidades avançadas proporcionam a mais nítida imagem e o som mais perfeito. É especialmente indicado para os gamers, ou seja, os amadores de jogos digitais, pois é compatível com VRR (variable refresh rate), o que faz com que os quadros de imagens sejam imediatamente transmitidos após o processamento, reduzindo o lag e aumentando a fluidez das imagens.

Ele é muito bem avaliado em sua página da Amazon, constando uma nota de 4,7 de 5 estrelas.


Cabo Premium HDMI Com Filtro e Conector Banhado a Ouro de 2 metros – Melhor Com Filtro e Porta Banhada a Ouro

Cabo Premium HDMI Com Filtro e Conector Banhado a Ouro de 2 metros

Em terceiro lugar, temos o cabo premium HDMI para HDMI com filtro e conector banhado a ouro de 2 metros, mas a opção de 3 metros também está disponível.

Tendo um filtro especial contra interferências, esse produto é compatível com 3D e 4K. A capa é em nylon cristal, e seus conectores são banhados a ouro. É a versão 1.4 e é de alta velocidade, com 10.2 Gbps.

O condutor é em cabo livre de oxigênio para melhor conexão, e ele também permite uma maior integração entre seus equipamentos e a internet.


Cabo HDMI Gold 2.1 – Melhor Versão 2.1

Cabo HDMI Gold 2.1

O quarto cabo indicado é o HDMI gold 2.1, com um comprimento de 1,5 metros. Sua performance é otimizada para games e a incrível tecnologia de realidade virtual.

A resolução é de até 8K, e tem HDR dinâmico. Os conectores são banhados a ouro para uma melhor conexão.

Sendo super bem avaliado em sua página da Amazon, resultando em uma nota de 4,8 estrelas de um total de 5, com mais de 350 classificações.


Cabo HDMI 2.0 90 Graus Gold – Melhor Com Plug em 90 Graus

Cabo HDMI 2.0 90 Graus Gold

Em quinto lugar temos o cabo HDMI 2.0 90 graus com portas banhadas a ouro para melhor conexão, assim como para evitar a corrosão com o passar dos anos. Você pode compra-lo no modelo com 2 metros de comprimento ou com 3 metros.

É produzido pela Pix e é muito, muito bem avaliado em sua página da Amazon, contendo mais de 1.850 avaliações, as quais totalizam em uma nota de 4,8 de 5 estrelas. É praticamente um produto perfeito por unanimidade.

Ele oferece todos os recursos do padrão 1.4, e atinge 18Gbps de largura de banda. Permite a resolução 4K em 3D com até 60 quadros por segundos, tornando as imagens em muitos suaves à percepção do olho.

A Dual View desse cabo permite 2 fluxos de vídeo simultâneos, e o som é completamente imersivo, tendo até 32 canais de áudio. Seu plug em 90° é um grande diferencial, pois permite que você conecte o cabo facilmente à televisão, sem forçar a entrada do aparelho.

Ele é compatível com HDR (High Dynamic Range), permitindo imagens muito mais realistas e com uma gama de cores ampliadas.


Cabo Mini HDMI para HDMI 2 metros 2.0 – Melhor Preço

Cabo Mini HDMI para HDMI 2 metros 2.0

O cabo escolhido para o sexto lugar é o cabo mini HDMI para HDMI de 2 metros 2.0 UltraHD 4k. Esse produto tem, como já foi dito, 2 metros de comprimento e é produzido pela Pix.

Ele possui 3 anos de garantia, e garante áudio e vídeo de 1080, além de suporte a HDR. É um modelo básico, porém funcional. Perfeito para quem tem uma câmera e está precisando passar o conteúdo dela para a televisão, pois o cabo mini HDMI é próprio para as câmeras.


Cabo HDMI x DVI-D 1,8 metros – Melhor Com Entrada DVI-D

Cabo HDMI x DVI-D 1,8 metros

Em sétimo lugar, o último cabo da lista é o cabo HDMI x DVI-D com um comprimento de 1,8 metros. Seu modelo é HMD-201, e é produzido pela marca Fortrek. Ele é HDMI 1.4, e reúne as principais funções e características do mercado.

As imagens são transmitidas com uma incrível velocidade de até 10,2 Gbps e com uma resolução extremamente alta, o que garante uma empolgante e realista experiência em filmes, jogos, séries etc.

A entrada DVI-D é especial para aqueles monitores ou televisões que possuem essa entrada. O condutor é de cobre com filtro magnético, e o revestimento é de PVC. Lembrando que esse é o modelo Single Link, ou seja, é para resoluções de até 1920 x 1080. E, claro, não transmite áudio, só imagem.

Esse produto é bem avaliado em sua página da Amazon, com mais de 550 classificações, as quais totalizam uma nota de 4,6 de 5 estrelas.


Como Escolher o melhor Cabo HDMI?

Há tantas opções no mercado que se torna difícil escolher a mais adequada. Porém, há algumas dicas que você pode seguir.

É preferível escolher cabos HDMI com portas banhadas em ouro, pois o ouro é um metal muito condutivo, o que vai melhorar a qualidade de transmissão. Ademais, ele não corrói, portanto é muito mais duradouro do que os demais metais. Para mais dicas sobre como escolher o melhor cabo HDMI, leia os tópicos abaixo.

Cabo HDMI

Entenda qual cabo HDMI é indicado para você

Existem alguns tipos de cabo HDMI diferentes. O que diferencia, na verdade, é a sua entrada. Portanto, você deve prestar atenção a esse detalhe para não comprar o cabo HDMI errado e acabar não conseguido utiliza-lo.

Conector Tipo A (HDMI – HDMI)

Esse é o principal tipo de cabo HDMI, sendo muito utilizado hoje em dia por causa de sua grande tecnologia e qualidade. Nesse tipo, as duas pontas possuem o mesmo conector, que é o HDMI. É amplamente utilizado para conectar consoles à televisão, o monitor com o computador, ou até mesmo a televisão com um setup box como a Apple TV.

Conector Tipo C (HDMI – HDMI Mini)

O tipo C também é muito utilizado por conectar a televisão à câmera fotográfica, pois ele possui uma porta com um conector HDMI normal, e outra com um conector HDMI de tamanho reduzido, ou seja, mini.

Cabos HDMI

Conector Tipo D (HDMI – HDMI Micro)

Já o tipo D serve para conectar smartphones à televisão. Sua entrada é diferente da anterior, pois é ainda menor e tem um formato diferente. Ele tem uma porta HDMI normal, e outra com o HDMI micro.

Conector HDMI – DVI

Por fim, entre os tipos mais utilizados, também temos o cabo com um conector HDMI e um conector DVI, comumente utilizado em monitores antigos. O DVI (Digital Visual Interface) é um tipo de conexão que, geralmente, não transmite áudio, apenas a imagem. Por isso, hoje em dia a maioria dos monitores preferem ter uma entrada HDMI.

Preste atenção às tecnologias presentes no cabo

Com a rápida evolução tecnológica no setor de televisores, consoles etc, os cabos HDMI também precisaram evoluir. Hoje em dia, existem algumas versões que comportam tecnologias diferentes. Entendam quais são elas e qual é adequada para você:

Versão 1.4

  • Essa versão vai transmitir qualquer vídeo, porém a qualidade de exibição pode ser inferior caso ele seja utilizado em aparelhos com uma altíssima qualidade de vídeo. Ele suporta, principalmente, aparelhos com 3D, 4K com 30 Hz e áudio ARC.

Versão 2.0

  • Mais utilizado com os aparelhos atuais, essa versão suporta 5K com 30 Hz, HDR, Ultra-HD Blu-Ray e áudio com 32 canais.

Versão 2.1

  • Ainda mais recente do que a versão anterior, a 2.1 suporta até 10K com 120 Hz e áudio eARC.

O tamanho do cabo também é um detalhe importante para se prestar atenção, pois um cabo muito mais longo do que o necessário pode dar interferência na transmissão. Esses cabos longos necessitam de extensores ou amplificadores de sinal, e são voltados para o uso profissional.

Melhores Cabos HDMI

Para o uso doméstico, geralmente funciona um cabo com comprimento de 1, 8 metros a 3 metros. Enfim, para saber com certeza o tamanho que você vai precisar, você deve medir a distância dos aparelhos que você deseja conectar. É bom incluir uma margem de 20 a 30 cm para garantir que vai ter um cabo do tamanho correto. Lembre-se que cabos acima de 5 metros de comprimento podem perder o sinal.

O que é mito e o que é verdade acerca dos cabos HDMI?

Como em toda tecnologia, existem muitas crenças incorretas acerca dos cabos HDMI. Entenda o que é verdade ou não a seguir, com essas perguntas e respostas com a ajuda do Canal Tech:

Só os cabos profissionais transmitem imagens de grande qualidade

Mito. Os cabos HDMI, na verdade, não podem melhorar a qualidade do conteúdo que é transmitido. Tudo o que eles podem fazer é transmitir. Portanto, a qualidade só vai ser inferior, ou até mesmo não vai ser transmitida, se você estiver utilizando a versão e/ou o conector errado do cabo HDMI.

Claro que se você comprar um cabo “pirata”, tipo aqueles cabos de R$ 5 que vendem na feira, a qualidade vai ser muito diferente. Mas isso acontece por causa da tecnologia presente no cabo. Os cabos profissionais não têm uma tecnologia de transmissão diferente, na maioria dos casos, e sim um tamanho diferente.

Melhor Cabo HDMI

Como descobrir se meu celular é compatível com HDMI?

Os cabos HDMI para celular são uma tecnologia muito útil para transmitir conteúdos do smartphones para outras fontes, como os televisores. Por exemplo, imagine que você tem um filme baixado no seu celular, porém sua televisão não é smart, ou seja, não tem como você transmitir esse filme via Wi-Fi. O que você faz?

Usa um cabo HDMI para transmitir o filme do celular para a televisão. Dessa forma, você não precisa nem de uma smart tv, e nem do Wi-Fi. Para descobrir se o seu celular é compatível com essa tecnologia, basta baixar o app Checker for MHL (HDMI) na Play Store (caso seu celular seja Android).

A maioria dos celulares lançados após 2017 são compatíveis com HDMI, mas mesmo assim é bom checar antes de comprar o cabo. A seguir, verifique a entrada do seu celular, ou seja, se sua entrada é USB tipo C etc. Compre o cabo HDMI que tenha a entrada certa para o seu celular e televisor.

Perguntas Frequentes Sobre Cabos HDMI

Qual é o melhor cabo HDMI para gamers?

Os gamers, principalmente os gamers profissionais, precisam ser muito rápidos na hora de agir, tendo, portanto, um tempo de reação muito pequeno, para que reajam a algo que aconteça na tela assim que aconteça.

Para isso, quanto maior os FPS e Hz, melhor. Assim, não terá aquele borrão que vemos na vida real quando nos movemos rapidamente, e também não terá aquela travada que acontece quando o framerate é pequeno.

Dessa forma, é adequado que os gamers comprem um cabo HDMI do tipo Ultra High Speed, pois esse cabo consegue transmitir até 48 Gbps (gigabytes por segundo)! Esse tipo é comumente encontrado na versão 2.1.

O cabo HDMI 1.4 contém uma velocidade de transmissão de 10,2 Gbps, o que é denominado de High Speed. Já a versão 2.0 possui uma velocidade de transmissão de 18 Gbps, com esse tipo sendo denominado de Premium High Speed.

Mas é óbvio que nada disso adianta se o seu aparelho não tiver uma qualidade compatível com o video game, ou se o próprio video game não tiver uma alta qualidade de imagens. O conteúdo 4K só funciona em aparelhos que rodam 4K, não importa que cabo você utilize. Portanto, se você quiser jogar games na maior qualidade possível, você precisa ter uma placa de vídeo que rode isso, além de televisores e/ou monitores que suportem e transmitam essa qualidade.

Qual é o melhor material para cabos HDMI?

Para a maior durabilidade do cabo, escolha um cabo com materiais de maior qualidade. Para as portas, o indicado é que elas sejam banhadas em ouro para evitar a oxidação e que elas sejam corroídas, pois o ouro é um metal que não passa por esse processo. Ademais, ele é o metal que melhor conduz eletricidade, portanto é perfeito para aparelhos elétricos como a televisão e monitor.

Para o cabo em si, o indicado é que ele seja blindado e tenha revestimento de nylon, para que as chances dos fios internos se partirem seja bem menor. E com esse material, a probabilidade de o cabo sofrer interferências no sinal também é menor. Optar por cabos com filtro contra interferência é algo indicado.

Conclusão: Qual é o Melhor Cabo HDMI de 2021?

Espero que a lista tenha te ajudado a entender mais sobre os cabos HDMI. Ao trazer um compilado dos 7 melhores cabos HDMI de 2021, meu objetivo era ajuda-los a ter um lugar por onde começar a pesquisar sobre esses objetos, já que existem incontáveis modelos mercado a fora, produzidos por inúmeras marcas diferentes.

Se você ainda estiver em dúvida sobre qual é o melhor cabo HDMI para você, veja o resumo dos dois melhores cabos da lista.

Em primeiro lugar, temos o lindo cabo com portas de ouro e conector USB tipo C, especialmente feito para ser conectado em celulares que suportam HDMI e tenham entrada USB-C. Seu cabo é revestido por nylon trançado, sendo duradouro e tendo um comprimento de 1,8 metros. Ele é produzido pela Geonav.

Finalmente, temos o cabo HDMI para HDMI da Pix. Sua versão é 2.1, e ele é voltado para os consumidores gamers, pois possui 48 Gbps.

Leave a Comment