Melhores Marcas de Violão

Os violões são instrumentos amados e utilizados há décadas por pessoas de todos os tipos, sejam elas iniciantes no mundo da música ou músicos e artistas renomados. Com tantos modelos e formas diferentes de violões, porém, se torna difícil entender qual é o mais adequado para as suas necessidades.

Dessa forma, eu trouxe um compilado das 5 melhores marcas de violão disponíveis para a compra no Brasil. Assim, você poderá escolher a melhor marca de violão conforme as suas necessidades, após ler as especiais dicas e informações presentes no artigo para entender melhor o que você está à procura. Portanto, não perca mais tempo e escolha já o seu violão ideal!

As 5 Melhores Marcas de Violão no Brasil

A Marca Taylor – Melhor Marca do Mercado

A Marca Taylor

Em primeiro lugar, a marca mais conhecida e renomada do mercado é, claro, a marca estadunidense Taylor. Também muito amada no ramo de produção de outros instrumentos, essa empresa tem sua sede na Califórnia e consolidou mundialmente seu nome, sendo uma marca de referência.

Os violões da Taylor têm um som encorpado e durador, com um timbre incrível e apaixonante. Por causa da qualidade de todos os itens de sua composição, especialmente a madeira, vale a pena comprar um violão Taylor.

Sim, infelizmente essa é uma marca cara, mas seus produtos duram por anos com a mesma qualidade do primeiro dia. Inúmeros profissionais da indústria recomendam dos violões Taylor, incluindo alguns de nossos artistas mais amados, como o Gilberto Gil, Maria Gadú e Djavan.

Clicando no link, você terá acesso à página da Amazon do violão mais tradicional da Taylor, o Violão Taylor Academy 12E que vem com uma bag especial para guarda-lo e transportá-lo.

O corpo compacto Grand Concert faz com que o vilão seja o instrumento perfeito para quem usa a técnica de dedilhado, ou até mesmo para quem queira tocar com mais suavidade, tendo extremo conforto, algo que faz muita diferença na hora de tocar violão, pois utilizar um violão desconfortável atrapalha no processo de aprendizado.

O comprimento de seu corpo é de 49,5 cm, a largura de seu corpo é de 38 cm, e a profundidade de seu corpo é de 11 cm. Dessa forma, a clareza e equilíbrio são as principais características desse pequeno e confortável violão.

Ele é composto por Sapele em camadas em suas laterais e fundos, e seu tampo sólido em Sitka, possuindo um braço ergonômico o qual traz mais conforto e acessibilidade. O violão ainda vem com um Equalizador ES-B integrado, que inclui um afinador cromático digital incorporado.

A bag que vem com ele tem um bolso, sendo super resistente e leve. Sua cintura cônica faz do Academy a escolha ideal para ser tocado em estúdio e pequenos palcos. Então, para quem quer os sons mais encorpados de um folk e jumbo, com um violão de tamanho menor, essa é a opção perfeita.


Veja Também:

A Marca Gibson – Melhor Marca Tradicional

A Marca Gibson

A seguir temos, em segundo lugar, a sensacional marca Gibson, muito conhecida ao redor do globo e, especialmente, no Brasil. Além dos violões, a empresa é reconhecida por as guitarras de qualidade, as quais têm uma ótima sonoridade. Ela é utilizada por artistas incríveis como o BB King e Slash.

Assim como a Taylor, a Gibson produz violões de preço alto, mas são tão duradouros e bem feitos que vale cada centavo.

O violão Gibson HP 735 R – Antique Natural é um dos mais famosos da marca, vindo com case. Seu corpo tem um diâmetro slim, cutaway e em jacarandá. Assim, ele adiciona mais conforto e responde perfeitamente bem à todas as nuances e estilos.

As tarraxas são grover mini nickel, com tampo em stika spruce com jacarandá na parte traseira e nas laterais. Denso Richlite é usado na escala e ponte, tem um paralelograma em madrepérola para marcas as posições na escala.

O perfil da escala, a propósito, permite uma fácil tocabilidade em qualquer parte do braço. Ele tem um perfil novo, chamado The Advanced Response Neck (braço de resposta avançada), a fim de liberar todo o potencial do músico ou da música.


A Marca Crafter – Melhor Marca Coreana

Marca Crafter

Temos em nossa terceira posição uma marca de violões com sede na Coreia do Sul, a famosa Crafter, utilizada por Alice Cooper! Seus modelos têm um timbre e acabamento impecável, apesar da marca ter um valor um pouco mais salgado do que seria adequado para a sua qualidade.

O violão Crafter HCE-250 com cordas de Nylon é elétrico e feito com madeira natural, tendo um tampo de picea engelmannii, e seu fundo e laterais são feitos de mahogany. Já o seu braço é feito de magno, e sua escala é de 647,7 mm.

O pré-amplificador e microfone é CR-T NV (com LCD), tendo controle de volume, grave, médio, agudo, presença e fase. Seu corpo é do modelo clássico – classic –, perfeito para quem está procurando os sons tradicionais de violão. Ele vem com afinador embutido, captação de piezo, tarraxas cromadas e acabamento brilhante. Seu bojo é de 9,5 a 10, 3 cm de profundidade, tem 37 cm de largura e 48, 5 cm de altura.


A Marca Fender – Melhor Durabilidade

Marca Fender

Em quarto lugar está a marca Fender, utilizada por vários profissionais da área musical, tendo um valor elevado por sua qualidade excepcional. A durabilidade dos produtos dessa empresa é incontestável, assim como a sua aparência belíssima.

Suas taxarras são lindas e douradas, sendo bem prestativas. O seu tampo, fundo e lados são feitos em zebrano, e seu braço em mahogany. O corpo é em estilo dreadnought com cutaway, tendo um acabamento brilhante. A ponte é feita em rosewood, e ele vem com captação Fishman Presyst com afinador embutido.

O violão tem 6 cordas de aço, sendo bastante resistente.


A Marca Yamaha – Melhor Para Iniciantes

Marca Yamaha

Por fim temos, em quinto e último lugar, a grandiosa marca japonesa Yamaha, responsável por produzir diferentes instrumentos musicais. A qualidade de todos os seus produtos é fantástica, não deixando ninguém na mão.

Já os seus violões tem uma grande versatilidade, sendo bastante completos e indicados para quem é iniciante, assim como para quem já tem algum tipo de proficiência em tocar violão.

Assim como os outros, o seu valor é elevado, mas totalmente justificável pela qualidade de seus materiais, o som produzido pelos violões e seus acabamentos.

Falando em violão, indico o Yamaha CG 182 S Natural Clássico, com um design tradicional e belo. Os violões dessa série foram criados utilizando a experiência e tecnologia obtidas a partir de décadas de fabricação artesanal de violões clássicos refinados. Dessa forma, é uma série de altíssima qualidade, que utiliza o conhecimento do passado para fazer um produto eficiente e confortável.

Seu timbre é rico e tem um volume melhor, assim como a sua qualidade e resposta tonais. A sua tocabilidade é superior, tendo um desenho de braço de fácil sustentação, altura de cordas confortável e uma aparência elegante, porém simples.

A placa de cavalete é mais fina, e seu novo padrão de estrutura proporciona uma excelente resposta, assim como uma rica ressonância. Todos os matérias da linha CG são produzidos com tampo em abeto ou cedro. O consumidor fica à vontade para escolher sua madeira favorita.

Seu braço é resistente, tendo um desenho laminado de 3 camadas resistentes às torções. Ele melhora a força do braço, oferecendo então maior estabilidade contra alterações no formato ao longo do tempo e permitindo menor altura das cordas. Finalmente, seu acabamento fosco na parte posterior do braço permite que a mão esquerda do usuário se mova suavemente, fornecendo, é claro, uma pegada firme.


Como Escolher a Marca de Violão Ideal Para as Suas Necessidades?

Há tantas opções no mercado que se torna difícil escolher a mais adequada. Porém, há algumas dicas que você pode seguir.

É necessário atentar-se a altura das cordas, afinal, ela define vários fatores como conforto e qualidade do som. Os violões com cordas muito altas aparentam serem mais “duros”, fazendo com que você se esforce mais e aplique mais força para emitir um som agradável e escutável.

melhor marca de violão

No entanto, aqueles com cordas mais baixas permitem maior trastejamento, ou seja, aquele som metálico que ocorre quando as cordas encostam nos trastes. As mais baixas ainda emitem menos som e são menos firmes. Então, verifique esse detalhe antes de comprar seu violão. Para ver mais dicas como essa, que vão te ajudar a escolher a melhor marca de violão, leia os tópicos a seguir.

Preste atenção às madeiras utilizadas

Como a maior parte dos violinistas sabem, a qualidade e o tipo de madeira são fatores fundamentais para a qualidade do violão. Entenda que tipo de madeira faz o que:

Spruce

Existem dois tipos de madeiras Spruce utilizados nas produções de violões, sendo eles a madeira Sitka Spruce, a qual é muito resistente e geralmente utilizada em violões de aço, tendo um som bastante aparente e um timbre claro. Dessa forma, ela produz um instrumento com uma projeção sonora de alta qualidade, tornando possível manter as notas destacadas, mesmo com a dinâmica forte. O tom brilhante se manterá claro, mesmo tocando em volumes altos.

Já a Engelmann Spruce traz um timbre mais morno, completo em frequência, contudo sem ter tanta clareza nas notas. As duas são madeiras de qualidade superior, e costumam ser muito utilizadas nos violões clássicos.

Mogno

A madeira mogno são muito utilizadas nos violões da marca Gibson, e produz sustenidos, assim como uma velocidade de som mais lenta do que o normal. O mogno não é a opção mais indicada para um violão de aço, principalmente se for o seu primeiro.

No entanto, ele pode trazer registros médios e agudos, e também um som bastante “amadeirado”, ideal para reproduzir o famoso blues. Seu som é mais forte e agressivo, também indicado para tocar o jazz.

Cedar

Conhecido no Brasil como Cedro Vermelho, esse tipo de madeira causa um timbre “quente”, fazendo menos efeito na nota fundamental, mas compensando com um conteúdo bem diverso em outras frequências.

Tendo como objetivo manter os acordes cheios, os graves preenchidos e combinar os timbres, o cedar encaixa bem em violões de cordas de nylon. Dessa forma, é indicado para quem gosta de tocar diretamente com os seus dedos, sem o intermédio da palheta, já que seus tons são ricos, mesmo se tocados com rapidez.

Maple

A maple é uma madeira linda, sendo bastante transparente e possibilitando formas diferenciadas para o design do violão. Contudo, esse é um produto mais tenso que produz um som brilhante, tendo uma boa sustentação das notas. A Taylor gosta de usar esse tipo de madeira.

Rosewood

A rosewood é utilizada principalmente em guitarras, sendo um tipo de madeira muito adorado e amado pelos músicos profissionais e grandes artistas. Essa opção oferece uma densidade média, a qual produz um som bastante suave.

Verifique a faixa de preço

A faixa de preço é algo interessante a se prestar atenção, a depender dos seus objetivos com o violão. Caso você seja um iniciante, por exemplo, e esteja querendo se desenvolver e aprender mais, é indicado que você não gaste muito dinheiro em seu primeiro violão. Por isso, um violão que custa entre R$ 200 a R$ 500 é recomendado.

marcas de violão

Agora, caso você já saiba tocar e esteja a procura de um violão mais profissional, o preço vai variar a depender do que você esteja procurando como características no violão.

Perguntas Frequentes Sobre Marcas de Violão

Qual é melhor: cordas de aço ou cordas de nylon?

Esse é um debate longo e complexo, e depende do que você está procurando em um violão. O nylon é mais adequado para quem está iniciado, já o aço é mais utilizado por profissionais e artistas. Entenda melhor:

Cordas de aço

Chamados de violões de aço, por conta de suas cordas, são mais aconselhados para quem está à procura de um som mais brilhante. Vale a pena lembrar que o aço é mais duro, fazendo com que o músico se canse mais rápido, e machuque seus dedos com mais facilidade. Dessa forma, ele é ideal para ambientes grandes.

Portanto, é mais utilizado no folk, pop, rock e sertanejo. Note que um violão que aceita cordas de aço tem uma estrutura diferente do violão de nylon, justamente para aguentar a potência que elas produzem.

Cordas de nylon

O violão de nylon tem um som mais suave, macio e quente, sendo menos doloroso e exaustivo que o de aço. Ele é muito utilizado na música clássica, bossa nova, flamenco e erudita, tendo uma maior concentração nos médios, com as notas soando uniformes quando tocadas juntas.

Quais são os tipos de violões?

Assim como outros instrumentos, existem diversos modelos de violões, cada um com suas características próprias. Conheça-os para que possa escolher aquele que é mais adequado para as suas necessidades:

Violão clássico

Sendo o modelo mais produzido, vendido e utilizado, o violão clássico costuma ser aquele modelo tradicional acústico de seis cordas, que geralmente são de nylon. Ele é recomendado para iniciantes, apesar de ser muito utilizado por profissionais por causa de seu som erudito.

Violão flat

O violão flat é confortável, tem cordas de nylon e uma boa resposta de volume, sendo utilizado para apresentações ao vivo. Por conta disso, é utilizado em sua maioria pelos músicos e artistas profissionais, possuindo um timbre suave e agradável ao ouvido.

Violão jumbo

É bem parecido com o modelo clássico, mas tem um corpo mais largo e uma base mais arredondada. Então, pode vir a causar desconforto para quem não está acostumado. Costuma ter cordas de aço, e entra um som muito mais grave, denso e encorpado, sendo muito utilizado por músicos de rock, blues e country. Elvis Presley, a propósito, foi o garoto propaganda desse modelo por muitos anos.

Violão folk

Esse modelo também pode ser chamado de dreadnought, tendo um corpo um tanto maior do que os dos demais, e uma curva mais suave em sua parte superior. Portanto, é indicado para aqueles que precisam de um violão com mais volume, entregando um som mais encorpado.

O violão folk é muito versátil, sendo utilizado no blues, folk, performances de pop e rock acústicos, assim como na música sertaneja.

Conclusão: Qual é a Melhor Marca de Violão de 2021?

qual a melhor marca de violão

Espero que a lista tenha te ajudado a encontrar a melhor marca de violão conforme as suas necessidades em 2021. São tantas opções, com esses vários tipos de madeira, cordas e modelos, que se torna difícil entender qual é a melhor marca.

Por isso, eu trouxe um resumo da marca tida como a melhor do ano, a famosa Taylor. Por causa de sua alta qualidade, produtos duradouros, timbre encorpado e diversidade, a Taylor é uma marca referência no mercado da música, sendo utilizada por todos os tipos de pessoas, desde leigos a profissionais.

Leave a Comment