Os 9 Melhores Roteadores Wireless em 2020

Nessa época tão digital e em que tudo está disponível nas pontas dos dedos na internet, nunca foi tão importante ter uma conexão boa à internet em todos os cantos da casa. Especialmente quando a internet facilita o estudo, trabalho e claro, o lazer de uma família inteira.

Por isso, é importante encontrar o melhor roteador wireless, para sempre ter um sinal forte de internet, além de proteger a sua conexão de olhares curiosos, entre outros recursos. Confira nesse artigo um ranking com os 9 melhores roteadores wireless, para você saber exatamente o que comprar conforme a sua necessidade.

Produtos

Rating

Link

Intelbras RF301K

D-Link DIR-615

Tp-Link TL-WR840N

Tp-link TL-WR940N

Intelbras Wi-Force W5-1200F

Asus RT-AC68U Gigabit

Tp-link Archer C20

D-Link DIR-819

D-Link AC1200 DIR-842 Gigabit

O que são Roteadores Wireless?

O roteador Wireless é um aparelho que recebe um sinal de internet do seu provedor (Vivo, GVT, Velox, etc.) e redistribui esse sinal, gerenciando a conexão à rede de todos os dispositivos sem fio de sua casa.

Melhor Roteadores Wireless
Melhores Roteadores Wireless

Essa é a sua função principal, mas de forma transparente para os usuários, um roteador trabalha muito mais do que isso. Ele procura as melhores rotas de comunicação para fornecer a melhor velocidade de transmissão de dados, além de gerenciar o envio de informações para que não haja cruzamento de informações entre os dispositivos conectados.

Muitos roteadores também têm funções para evitar invasões à sua rede por hackers, entre outras funções que visam oferecer a melhor qualidade de sinal possível.

Top 9 Melhores Roteadores Wireless em 2020

Depois de apresentarmos alguns dos recursos mais desejados num roteador wireless, e que você conhece algumas das principais marcas do mercado de roteadores, vamos mostrar a nossa lista dos 9 melhores roteadores wireless para comprar em 2020.

1. Intelbras RF301K

Roteador básico da Intelbras mas que se garante tranquilamente para as suas tarefas do dia-a-dia, o RF301K vem com 2 antenas de 5DBi para um maior alcance para suas redes residenciais ou corporativas pequenas. Ele suporta os padrões de rede b, g e n, e alcança velocidades de até 300 mbps de transmissão de dados.

Roteadores Wireless Intelbras RF301K

Ele é fácil de instalar com menus totalmente em português e um assistente de configuração e é compatível com a tecnologia IPv6 de endereços para garantir sua vida útil por muitos anos. E falando nisso, ele tem 5 anos de garantia.

Comprar na Amazon
Protocolos 802.11b/g/n
Frequências 2,4 Ghz (300 mbps)
Preço 138,00

2. D-Link DIR-615

Uma das opções de melhor custo benefício da D-Link, o DIR-615 pode ser encontrado abaixo de R$ 100,00 e traz tecnologias compatíveis bem atuais para que você gaste pouco e mesmo assim tenha um bom sinal e velocidade de internet. Ele tem suporte aos padrões 802.11b/g/n, o que lhe permite chegar a uma velocidade de até 300 mbps.

Roteadores Wireless D-Link DIR-615

Ele é fácil de instalar, bivolt e tem avaliações bastante positivas de seus usuários. Quem o comprou, destaca principalmente a sua facilidade para instalar e a sua compatibilidade com todos os tipos de dispositivos como pontos fortes. Ele também vem com tecnologia IPv6 e funciona como Repetidor de Sinal, permitindo a ampliação do sinal sem fios de outro roteador já existente no ambiente.

Comprar na Amazon
Protocolos 802.11b/g/n
Frequências 2,4 Ghz (300 mbps)
Preço 90,00

3. Tp-Link TL-WR840N

O roteador TL-WR840N é uma opção bastante acessível da marca TP-Link e é um dos mais vendidos do Brasil. Ele pode não contar com os últimos protocolos, mas seu suporte aos padrões b, g e n permite que suas redes cheguem a 300 mb/s, o que é mais do que suficiente para a maioria das redes hoje.

Roteadores Wireless Tp-Link TL-WR840N

Ele vem com duas antenas, para uma propagação maior do sinal na sua casa, e traz tecnologias como Quality of Service, para controlar a prioridade de banda para cada dispositivo, além de suporte para a tecnologia IPv6 para ampliar a gama de endereços de rede do aparelho. Seu preço o torna muito atraente para usar na sua casa ou uma rede corporativa pequena.

Comprar na Amazon
Protocolos 802.11b/g/n
Frequências 2,4 Ghz
Preço 100,00

4. Tp-link TL-WR940N

Uma clara evolução da TP-Link em relação ao modelo anterior, o TL-WR940N já adiciona um pouco mais de tecnologia à família de roteadores da TP-Link e é uma opção com bastante custo benefício. Apesar de seus protocolos de rede serem os mesmos, ele traz uma versão de maior alcance do padrão n, o que permite chegar a velocidades maiores, até 450 Mbps.

Tp-link TL-WR940N

Ele vem com três antenas e com algumas funções úteis como WPS, para simplificar a configuração da criptografia de segurança nos padrões WPA e WPA2, além da tecnologia MIMO, que utiliza bem o fato de ele possuir 3 antenas, gerenciando a transmissão de pacotes para vários dispositivos ao mesmo tempo e com isso, tirando o máximo proveito da sua internet.

Comprar na Amazon
Protocolos 802.11b/g/n
Frequências 2,4 Ghz (450 Mbps)
Preço 170,00

5. Intelbras Wi-Force W5-1200F

A primeira impressão desse roteador para uso residencial da Intelbras é um design fininho, moderno e arrojado. Mas ele também traz bastante tecnologia. Com sua tecnologia Dual Band AC 1200, ele permite taxas de transmissão de dados até 1200 Mbps e com a tecnologia MIMO, mais dispositivos podem se conectar nele simultaneamente sem perda de dados ou diminuição de velocidade.

Intelbras Wi-Force W5-1200F

Ele vem com 4 antenas de 5 DBi e 4 portas Fast Ethernet para maior conectividade. Além disso, vem com várias funções importantes de segurança, suporte à tecnologia IPv6, 5 anos de garantia e a possibilidade de configuração remota com o Portal Remotize, da Intelbras. Uma ótima opção em custo-benefício, com muita tecnologia.

Protocolos 802.11b/g/n/ac
Frequências 5,0 Ghz (867 Mbps) e 2,4 Ghz (300 Mbps)
Preço 240,00

6. Asus RT-AC68U Gigabit

Roteador topo de linha da ASUS com foco no mercado gamer e que traz as últimas tecnologias em questão de Wi-Fi, o RT-AC68U alcança novos patamares de velocidade, chegando a uma taxa de transmissão de dados de até 1900 Mbps ao combinar as frequências de 2,4 Ghz e 5 Ghz com sua tecnologia Dual Band AC1900. E para aproveitar essas velocidades, ele vem com uma porta de rede Gigabit.

Roteadores Wireless Asus RT-AC68U Gigabit

Ele possui assistente para fácil configuração e conecta com um aplicativo para celular para ajuste de suas configurações. No quesito segurança, ele vem com uma solução completa de proteção chamada AirProtection que tem aplicativos de detecção e bloqueio de infecções, proteção contra ataques e bloqueio de acesso externo.

Comprar na Amazon

Por último, mas não menos importante, ele possui suporte à tecnologia AirMesh, que permite combinar mais de um roteador no seu ambiente para criar uma rede sem fio só, que dá mais facilidade e flexibilidade ao seu acesso.

Protocolos 802.11b/g/n/ac
Frequências 5,0 Ghz (1300 Mbps) e 2,4 Ghz (600 Mbps)
Preço 900,00

7. Tp-link Archer C20

Uma opção de roteador já mais high-end da TP-Link, o Archer C20 tem tecnologia Dual Band, que permite conexões simultâneas nas frequências de 2,4 Ghz (à 300 mbps) e 5,0 Ghz (à 433 mbps), para uma velocidade total de até 733 mbps. E com suas 3 antenas, ele vai ter um alcance ainda maior na sua casa ou escritório.

Roteadores Wireless Tp-link Archer C20

Ele possui o suporte ao padrão 802.11ac na frequência de 5 Ghz e a possibilidade de selecionar uma das duas frequências, para evitar interferências com outros dispositivos. Além disso, ele é compatível com IPV6, tem a possibilidade da configuração de uma rede para convidados e controle parental, para evitar conteúdos indesejados para algum membro da família.

Comprar na Amazon
Protocolos 802.11b/g/n/ac
Frequências 5,0 Ghz (433 Mbps) e 2,4 Ghz (733 Mbps)
Preço 170,00

8. D-Link DIR-819

Assim como o dispositivo anterior, o D-Link DIR-819 faz uso da tecnologia Dual Band para usar duas faixas de frequência (2,4 Ghz e 5 Ghz) ao mesmo tempo e garantir o máximo de performance para sua rede. Isso combinado com suas 3 antenas de boa potência (5 DBi) garantem uma maior potência de sinal e que você consiga aproveitar de suas velocidades de até 733 mbps.

Roteadores Wireless D-Link DIR-819

Quanto à sua conectividade, ele vem com 5 portas de rede cabeada e a tecnologia MIMO que facilita a conexão de diversos dispositivos à rede mantendo a alta velocidade e potência de sinal homogênea a todos sem perdas de pacotes.

Comprar na Amazon
Protocolos 802.11b/g/n/ac
Frequências 5,0 Ghz (433 Mbps) e 2,4 Ghz (733 Mbps)
Preço 250,00

9. D-Link AC1200 DIR-842 Gigabit

Opção de topo de linha da D-Link, o DIR-842 traz tecnologia suficiente para acompanhar até as mais recentes evoluções no mundo da internet sem fio. Ele possui tecnologia Dual Band que permite somar as velocidades das duas faixas de frequência – até 300 mbps em 2,4 Ghz e até 867 Mbps em 5 Ghz – para uma velocidade total de até 1167 Mbps.

D-Link AC1200 DIR-842 Gigabit

Ele possui um botão para fácil configuração de rede, possibilidade de gerenciamento remoto, suporte à IPv6 e criação de rede de convidados (em qualquer das frequências). Além disso, vem com 4 antenas, para um maior alcance e cobertura de sinal dentro de sua casa.

Comprar na Amazon

E para fechar com chave de ouro, esse roteador possui uma porta Gigabit, para o maior desempenho para sua rede para jogar, ver ou transmitir streamings, entre outras possibilidades.

Protocolos 802.11b/g/n/ac/a
Frequências 5,0 Ghz (867 Mbps) e 2,4 Ghz (300 Mbps)
Preço 340,00

Quais são os tipos de Roteador Wireless?

Existem muitas formas de classificar os roteadores, e vamos falar mais sobre elas nos itens abaixo, quando discutimos algumas configurações desses aparelhos. Mas a tipificação que talvez seja a mais importante é em relação aos seus protocolos.

Com a adoção de conexões sem fio por todo tipo de dispositivo hoje em dia, como TVs, notebooks, celulares, tablets e até alguns eletrodomésticos inteligentes, é cada vez mais comum haver um certo nível de conflitos de frequências entre tantos dispositivos.

Roteadores Wireless
Melhores Roteadores Wireless ?

Para manter os dispositivos em uma conexão estável e para que não haja conflito entre as conexões e perda de dados, as empresas fabricantes de componentes para tecnologia sem fio, e consequentemente as fabricantes de roteadores, vêm criando novos protocolos e novas frequências de conexão, assim cada aparelho pode ocupar o seu próprio canal de comunicação.

Eis alguns dos protocolos mais comuns encontrados hoje em dia nos Roteadores Wireless:

Protocolo Frequência Velocidade máxima de transmissão de dados Alcance aproximado (interno)
802.11b 2,4 Ghz Até 11 Mbps 35 metros
802.11g 2,4 Ghz Até 54 Mbps 38 metros
802.11n 2,4 Ghz ou 5 Ghz Até 600 Mbps 70 metros
802.11ac 5 Ghz Até 3,4 Gbps 35 metros

Como se pode perceber pelas informações da tabela acima, a tecnologia vem evoluindo rapidamente em relação aos protocolos, permitindo a escolha da frequência, mais velocidades e geralmente maior alcance de sinal. Importante observar que um roteador pode suportar mais de um protocolo, o que facilita o seu uso e torna esses aparelhos compatíveis com mais dispositivos.

Marcas mais confiáveis de Roteador Wireless

Agora que você conhece algumas das principais características a observar na hora de comprar um roteador, vamos falar um pouco sobre as principais marcas de roteador wireless no mercado.

1. TP-Link

A TP-Link é uma das principais marcas de produtos para comunicação e acesso à internet e uma das mais presentes no mercado brasileiro. Ela possui uma linha completa de produtos de rede e comunicação e soluções para Wi-fi residencial e corporativa, além de produtos com as últimas tecnologias para deixar a sua casa conectada e controlar seus dispositivos remotamente.

Roteadores Wireless TP-Link

No âmbito empresarial, ela possui switches, roteadores e pontos de acesso, além de soluções de nuvem e VPN em software.

Comprar na Amazon

No âmbito residencial, ela traz uma variada linha de roteadores wi-fi que atendem as necessidades desde os usuários mais básicos até roteadores de alta potência com a última tecnologia em segurança e as melhores taxas de transmissão, inclusive com produtos já prontos para o padrão Wi-fi 6.

2. Intelbras

A Intelbras é uma empresa com mais de 40 anos de experiência no mercado em soluções de segurança, redes, equipamentos de comunicação e energia. Ela oferece linhas bastante variadas de produtos, com alguns exemplos sendo: alarmes, câmeras de segurança, centrais telefônicas, antenas e conversores para TV até os seus desejados roteadores wireless.

Roteadores Wireless Intelbras

Em questão de roteadores, a Intelbras fornece opções bem variadas nos padrões Wi-fi 4 e 5, para atender tanto usuários que procuram mais custo benefício como usuários mais exigentes.

Comprar na Amazon

Além disso, ela possui produtos para gerenciamento de rede corporativo e pontos wireless para configuração de rede Mesh, para uma rede única entre vários ambientes.

3. Asus

A Asus é uma marca conhecida mundialmente pelos seus variados equipamentos para computador e eletrônicos de alta qualidade. E o foco da Asus recentemente é forte no mercado gamer, com uma linha de produtos variados voltados para jogadores, desde periféricos, placas de vídeo, notebooks e celulares gamers, entre outros.

Roteadores Wireless Asus

Os seus roteadores wireless são provavelmente os que trazem as melhores configurações e tecnologia, com tecnologias de otimização de rede para jogos, facilidade de configuração e transmissão de rede, além de taxas de transferência altíssimas com suas tecnologias Dual Band e Gigabit. Se você é um gamer aspira ser, os produtos da Asus provavelmente serão a melhor escolha.

Comprar na Amazon

Que tipo de Roteador Wireless escolher?

A escolha do protocolo é uma das partes mais críticas a considerar na hora de escolher seu roteador. Muitos fatores podem ser levados em conta a escolher o protocolo desejado – ou mais de um protocolo – no seu roteador wireless.

Roteadores Wireless
Melhor Roteador Wireless

A frequência de 2,4 Ghz apesar de ter um maior alcance, é a frequência mais suscetível à interferências de sinal, já que muitos outros aparelhos a usam hoje em dia. Portanto, é bom escolher um aparelho que suporta protocolos de 2,4 Ghz e 5 Ghz, para ter essa escolha na hora de configurar.

É desejável que seu roteador suporte os últimos protocolos, no mínimo o protocolo N e se possível o protocolo AC também, já que assim você não sofrerá com gargalos na velocidade de conexão e está pronto para futuros upgrades na sua conexão ou nos seus dispositivos.

Como escolher um melhor Roteador Wireless

Já deu para perceber que um Roteador Wireless é uma das peças tecnológicas mais importantes numa casa de hoje em dia. Por isso, é fundamental que você conheça algumas das principais características a observar na hora de comprar um roteador, já que elas podem fazer a diferença entre você comprar um roteador rápido do que um que vai só te causar dor de cabeça.

1. Frequência: 2,4 Ghz ou 5,0 Ghz

Como já mencionamos, a escolha de um roteador começa pelos protocolos que ele suporta, porque a partir disso, você já pode deduzir várias das suas outras funcionalidades. E como você quer o roteador mais abrangente e flexível possível, é importantíssimo adquirir um que permita selecionar as duas frequências de sinal: 2,4 Ghz ou 5 Ghz.

Roteadores Wireless

A escolha da frequência vai depender das configurações de hardware dos seus dispositivos e do seu ambiente específico, já que uma casa ou ambiente corporativo onde o roteador vai ficar pode ter mais dispositivos na faixa de 2,4 ou na de 5,0 Ghz.

Como a frequência de 5,0 Ghz permite velocidades maiores, ela é a mais recomendada para configurar inicialmente. No entanto, como ela tem menor alcance, pode ser necessário mudar para 2,4 Ghz.

2. Quantidade e potência das antenas

Até alguns anos atrás, os roteadores vinham com uma ou pior, nenhuma antena, o que diminuía consideravelmente a possibilidade de dispersão do sinal. Hoje em dia, muitos Roteadores Wireless vêm de fábrica com 3, 4 ou 5 antenas ou pelo menos com conexões para uma futura expansão no número de antenas.

Portanto, o número de antenas é uma característica importantíssima a explorar na hora de comprar seu roteador.

Além do número de antenas que acompanham o roteador, é importante observar a potência delas. É desejável uma potência de 5 DBi ou mais para cada uma, para que a propagação do sinal seja a melhor.

Uma observação a se fazer é que alguns roteadores confiam em antenas internas para a propagação do sinal, mas se você está em dúvida, é preferível selecionar um roteador que tenha antenas externas, já que as dimensões extras ganhadas pelas antenas, vão deixar seu sinal ainda melhor.

3. Ele possui conexão Gigabit?

Uma característica relativamente recente dos roteadores wireless, mas que está ganhando muita força, especialmente entre os gamers, é a presença de uma conexão Gigabit. Essa conexão é uma porta que fica atrás do roteador e permite a conexão com fio com um dispositivo como um computador Desktop ou um notebook e que tem uma taxa de transferência máxima de 1.000 Mb/s (daí o nome Gigabit).

Roteadores Wireless

A presença de tal porta garante menor latência no transporte de pacotes para dentro e para fora da sua rede, o que garante diretamente uma conexão mais rápida e menores tempo de resposta em transferências de dados ou ao jogar on-line. Portanto, olhos abertos para uma porta Gigabit no seu roteador. Um roteador desse tipo custa um pouco mais, mas a velocidade extra definitivamente vale a pena.

4. Funções adicionais

São tantas as opções hoje no mercado e as novas tecnologias chegando a cada ano, que para um roteador se sobressair, não basta ele ter as funções básicas de distribuição de pacotes e gerenciamento de rede sem-fio. Fique atento a algumas dessas funcionalidades, que serão muito úteis na sua rede:

Quality of Service (QoS): tecnologia que permite priorizar determinados tipos de dados ou dispositivos. Com ela, você pode dar preferência por exemplo a streaming de vídeos, jogos online ou transferência de arquivos, para que um desses tipos específicos tenha prioridade na fila de transmissão de dados.

O mesmo pode ser feito com um dispositivo específico. Você pode configurar o seu computador Desktop como prioritário e ele receberá os pacotes de dados antes na fila.

Firewall: manter a segurança e a privacidade dos seus dados on-line nunca foi tão importante como hoje. Um roteador que tem um software de firewall bloqueia determinados tipos de conexão para evitar acessos indesejados, além de evitar ataques hackers, bloquear malwares ou outros itens mal-intencionados.

MIMO: tecnologia relativamente recente que visa alcançar maiores taxas de transmissão em redes sem fios. Ela utiliza cada uma das antenas do roteador para transmitir dados para um dispositivo, evitando que o aparelho tenha que lidar com filas e assim evitando gargalos na conexão.

Perguntas frequentes sobre Roteadores Wireless

P: Qual a diferença das portas Gigabit para as portas Fast Ethernet?

R: As conexões com fio mais tradicionais, chamadas de Fast Ethernet, que todos os computadores dos últimos 20 anos suportam, têm taxa de transferência máxima de 100 Mb/s.

Se alguns anos atrás esses números eram suficientes, hoje eles já podem ocasionar um gargalo na velocidade da sua internet, já que muitas pessoas têm internets em casa ou no trabalho com taxas de download e upload maiores que essa. Enquanto isso, a tecnologia Gigabit suporta taxas de transferência de até 1000 mpbs.

Roteadores Wireless
Melhores Roteadores Wireless

P: Por que é importante escolher corretamente os protocolos de um roteador?

R: Os protocolos com os quais o seu roteador trabalha vão definir a velocidade máxima de sua conexão e a frequência que será possível configurar (ou seja, menos conflitos entre aparelhos). Além disso, é sempre importante lembrar que um protocolo mais atualizado terá melhor suporte a novos dispositivos e melhores tecnologias contra invasões, criptografia, etc.

P: A posição de instalação do roteador é importante para a conexão?

R: São bastante comuns modelos de roteadores horizontais ou verticais, mas é sempre recomendado instalar o seu roteador no meio da sua casa e o mais alto possível, já que o sinal Wi-fi propaga melhor de cima para baixo. Com isso, você terá menos interferências e uma melhor qualidade de sinal na casa toda.

Conclusão

Como você viu nesse artigo, marcas como a TP-Link, Intelbras e Asus, entre outras, são ótimas opções de roteadores wireless. Além disso, é importante observar as características e protocolos com os quais eles trabalham, para garantir que seu roteador funciona bem para hoje e para o futuro próximo.

Esperamos que você tenha gostado da nossa lista dos 9 melhores roteadores wireless, e que você agora tenha mais segurança na hora de comprar um roteador.

Leave a Comment