Os 5 Melhores Notebooks para Jogos de 2020

Hoje, o mercado de notebooks abrange diversos modelos de computadores diferentes, que se encaixam nas demandas do comprador. Porém, com a variedade de modelos e marcas, se torna cada vez mais difícil encontrar aquele modelo que se encaixa em suas demandas pessoais.

No presente artigo, mostraremos os 8 melhores notebooks para jogos. Estes computadores necessitam de estruturas mais pesadas capazes de reproduzir gráficos, ferramentas dos jogos e boa qualidade de som, imagem e processador.

Como escolher o melhor notebook para jogos?

Nos itens anteriores, vimos uma introdução da evolução dos computadores até chegar nos novos modelos: Notebooks gamers. Estes notebooks necessitam estruturas mais robustas que consigam gerir as ferramentas e programas que serão utilizados como jogos.

 Melhor Notebooks para Jogos

Este nicho de produto requer conhecimento por parte do comprador que, para além de entender as configurações básicas, precisa compreender o custo-benefício de se investir em máquinas mais potentes.

Como saber se o notebook é gamer?

Mesmo já falando disso anteriormente, é preciso salientar que um notebook feito para jogos possui uma placa de vídeo dedicada para esta função. Esta peça é fundamental pois desenvolve funções de jogos que outros computadores normais possam não conseguir desenvolver.

 Notebooks para Jogos

Para além disso, o notebook gamer possui diferença em seu tamanho, comparado a um notebook normal, pois, pela quantidade de peças instaladas no aparelho, geralmente sua carcaça e peso são maiores. Além disso, devido à maior necessidade de ventilação, os notebooks gamers possuem três cooler (peça responsável pelo resfriamento do aparelho), enquanto os notebooks comuns possuem apenas uma.

Tela

A tela de um notebook de jogos tem que ser otimizada para que o jogador possua uma melhor visão de campo dos seus games. Quanto mais a tela fornecer cores e nitidez, melhor será a experiência do usuário.

Notebooks para Jogos

Dentro das opções de telas, é possível encontrar notebooks com telas LED, LED IPS ou até mesmo as telas OLED e AMOLED. Estas duas últimas são mais comuns em aparelhos smartphones. Geralmente, para jogos, são indicadas as telas LED IPS, pois dão ao jogador uma visão mais vívida do jogo.

Design

Uma das principais características de um computador gamer é seu design. Estes eletrônicos costumam possuir teclados retroiluminados, mouses que piscam ou até mesmo LED embutida no aparelho.

Não necessariamente todos os notebooks de jogos possuem estas características. Mas é preciso lembrar que, quanto mais personalizado for o seu aparelho, mais caro será o seu valor no mercado.

Processador

Esta é uma das partes que mais influencia na compra de um novo notebook. Neste mercado de games, já se ouviu falar em descrições como quad-core, hexa-core, octa-core.

Notebooks para Jogos

Estas nomenclaturas são descrições técnicas de quais modelos de processador o seu aparelho pode ter. Para jogos, quanto mais processadores o aparelho obtiver, maior vai ser o desempenho do seu aparelho eletrônico.

Nesta ordem de processadores, o octa-core é o processador mais rápido a fazer a troca de informação com outras funções do notebook.

Placa de vídeo dedicada

Como já foi citado anteriormente, a placa de vídeo é uma das peças mais importantes pois ela otimiza os jogos e a utilização do notebook de uma forma geral. Uma placa de vídeo dedicada significa ter uma peça totalmente voltada para as funções dos jogos, fazendo com que as demais peças do notebook não sobrecarreguem o aparelho com as outras funcionalidades.

Existem dois modelos comuns de serem encontrados neste tipo de computador. A mais potente – e mais indicada – é a Nvidia GeForce RTZ2080 ti. Contudo, seu valor no mercado pode ser um pouco mais caro. Para placas mais simples e que ainda assim consigam exercer a função do jogo, a AMD Radeon RX 5050 também é uma boa opção.

Hardware

O hardware de um notebook gamer precisa estar conciliado com o processador, pois ambos trabalham juntos na execução de programas mais pesados. Neste sentido, esta peça gere o espaço e armazenamento do notebook.

Notebooks para Jogos

Quanto maior for o espaço disponível no hardware, maior será a jogabilidade do seu aparelho. Existem computadores que podem chegar até 16GB de memória RAM, o que demonstra excelente otimização para os jogadores.

Conectividade

A conectividade do aparelho é de suma importância pois se trata da quantidade de entradas que poderão ser utilizados simultaneamente. Geralmente, os aparelhos oferecem saídas USB, VGA e HDMI.

Para um computador de jogos, quanto mais saídas existirem e quanto mais rápidas elas forem, melhor será o valor do aparelho, pois equilibra outras funções importantes com a sua máquina de jogos.

As melhores marcas de Notebook

Segundo o ranking de 2020 divulgado pela LapTop Mag, a lista de melhores marcas passa por critérios de pontuação que vão desde a escolha do fabricante até a configuração do aparelho.

Desta forma, eles fizeram testes em diferentes modelos e criaram pontuações baseadas nos critérios mostrados acima. Aqui, mostraremos as 4 marcas que demonstraram melhor desempenho em seus modelos no ano de 2020.

1. LENOVO

A Lenovo alcançou o topo do ranking pelas suas altas notas nos 33 modelos testados. Sua pontuação chegou a 90 pontos. A marca oferece linha de computadores não só para estudos e trabalho, mas também para jogos mais pesados.

O Lenovo Legion Y540 é uma das melhores apostas para quem busca placa de vídeo dedicada em jogos. Este modelo possui o processador Intel Core i7 e conta com 16GB de memória RAM, com placa de vídeo dedicada GeForce RTX2060.

Notebooks para Jogos LENOVO

Por ser o top de linha da Lenovo, seu custo também é um pouco elevado. Este modelo custa em média 9 mil reais.

Porém, para os que desejam um custo mais baixo com qualidade elevada, a empresa apresenta o modelo Lenovo IdeaPad S145, um notebook com placa de vídeo dedicada que também serve para edição de vídeos. O eletrônico possui processador Intel Core i7 e memória RAM de 8 GB. Seu preço médio varia entre 2.800 reais a 3.800, dependendo das configurações.

2. ASUS

A Asus se encontra em segundo lugar no ranking geral com o melhor indicador de equilíbrio entre o custo e o desempenho de seus notebooks. Sua pontuação (86) confirma que a marca possui excelentes notebooks voltados para o público gamer.

Os notebooks gamers da ASUS possuem uma característica especial por serem mais finos e possuírem um design exclusivo, com barra de luz e teclado retroiluminado.

Notebooks para Jogos ASUS

Para quem busca rodar jogos mais leves, a série FX possui custo e resolução menores, porém são capazes de rodar jogos e editar vídeos. Para quem procura um desempenho e custo médio, a série TUF Gaming supre as necessidades.

Já para quem deseja investir em um eletrônico potente, que rode games mais pesados, a série ROG é a mais recomendada. O Asus GL531GU, por exemplo, é um laptop gamer com processador Intel i7 e uma placa de vídeo dedicada GTX1660TI.

3. DELL

Os notebooks gamer da Dell são conhecidos pelo visual ousado e sua configuração potente. O alto desempenho dos processadores e de suas placas de vídeo dedicadas GeForce fazem da marca uma das favoritas entre o público de jogos.

Notebooks para Jogos DELL

O modelo Dell Inspiron 3000 pertence à série de laptops mais potentes, como o caso do i15-3538-A20, equipado com Intel Core i5 e placa de vídeo dedicada Radeon 520. Seu preço varia entre 4.300 reais a 4.500 reais.

Para quem está disposto a investir um pouco mais, o modelo Dell G3 domina no quesito custo-benefício. Este notebook possui processador Intel i5 9300H (O “H” significa que a versão do processador é de alta performance), com placa de vídeo dedicada e memória RAM de 8GB. Seu valor gira em torno dos 5.700 reais.

4. HP

Uma das características mais famosas da HP é a vasta linha de equipamentos de boa qualidade, com destaque especial aos Ultrabooks. O HP Omen 15 é um laptop excelente para usuários que querem boas aventuras ao jogar.

A sua placa de vídeo dedicada GTX 1650 permite boa resolução e processador para jogos mais pesados. Seu valor gira em torno dos 9.800 reais.

Notebooks para Jogos HP

Para quem estiver disposto a investir um pouco mais, o HP Envy é a escolha ideal. Seu processador i7 com memória RAM de 16GB e placa de vídeo dedicada Nvidia MX150 fornecem ao usuário uma excelente experiência nos games. Além disso, seu design fino e leve se destacam por fornecerem maior portabilidade do notebook ao comprador.

TOP 8 Melhores notebooks para games em 2020

Depois da análise das marcas, serão apresentados abaixo os melhores notebooks para jogos no ano de 2020.

1. LENOVO IdeaPad S145

Um modelo com custo-benefício excelente, com design moderno e minimalista. Além de leve e super fino, o processador deste aparelho é capaz de rodas jogos leves, como League of Legends, Minecraft e outros.

LENOVO IdeaPad S145

Sua tela Full HD possui abertura 180º capaz de garantir maior flexibilidade no uso do aparelho.

A placa de vídeo GeForce MX110, com 2GB de memória RAM dedicada fazem com que o usuário tenha capacidade de utilizar o aparelho para outras funções, além dos jogos. Seu custo médio varia entre 3.000 reais e 3.500 reais.

2. Notebook Gamer Dell G3

O aparelho, equipado com processador i5 de última geração, oferece um ótimo desempenho aos gamers. A placa de vídeo dedicada GeFoerce GTX1050 garante que o computador tenha facilidade para jogos intermediários.

Notebook Gamer Dell G3

Apesar do preço um pouco acima do mercado (cerca de 6.500 reais), o modelo garante excelentes configurações para quem busca bom design e processador.

3. Notebook Gamer Dell G5

Este modelo oferece um ótimo custo benefício. Possui processador i5 de última geração, placa de vídeo GeForce GTX1650, com 4GB de memória RAM dedicada. Este aparelho roda a maioria dos jogos, sendo que para jogos mais pesados, é necessário reduzir a resolução.

Notebook Gamer Dell G5

Seu valor médio é de 6.800 reais. Este notebook se destaca pela rapidez e potência em realizar todas as tarefas.

4. Notebook Gamer ASUS Ryzen 5

Os notebooks da ASUS chamam a atenção pela qualidade dos aparelhos. Este PC possui uma tela gigante de 17,3”, com processador i7 e 16GB de memória RAM.

Notebook Gamer ASUS Ryzen 5

Com sua placa de vídeo dedicada GeForce GTX 1650, a fluidez de realizar as tarefas é mais alta. Seu valor médio é de 5.000 reais.

5. Notebook Gamer Ideapad L340

Com tela de 15,6”, Full HD, o PC garante perfeito consumo e realização de tarefas. Sua placa de vídeo é a GeForce GTX 1050 de 3GB, o que garante bom desempenho na maioria dos jogos.

Notebook Gamer Ideapad L340

Para aqueles que querem conciliar jogos intermediários (Minecraft, League of Legends, Call of Duty, entre outros), este computador roda sem esforços. Seu valor médio é de 4.900 reais.

6. Notebook Gamer Lenovo Legion Y540

Este é um dos tops na linha de notebooks para jogos. Com uma das melhores placas de vídeo do mercado (RTX2060), com 6 GB de memória dedicada e 16GB de memória RAM.

Notebook Gamer Lenovo Legion Y540

Seu processador i7 de última geração garante velocidade e capacidade suficiente para rodar dos jogos mais leves aos mais pesados. Toda essa potência também influencia no seu valor um pouco mais alto, custando cerca de 9.000 reais.

7. Notebook ASUS VivoBook 15

Com custo um pouco abaixo dos demais apresentados neste artigo, este notebook garante que jogos mais leves rodem tranquilamente e também possam ser realizadas outras tarefas.

Notebook ASUS VivoBook 15

Sua vantagem é o design fino e leve, ótimo para ser transportado para outros lugares. Seu processador é Intel Core i7 com placa de vídeo GeForce MX230 e 8GB de memória RAM.

O valor médio deste aparelho é de 3.900 reais.

8. Notebook Gamer Acer Aspire Nitro 5

Este aparelho apresenta o melhor custo benefício da categoria. Possui processador i5 da oitava geração, com uma placa de vídeo GeForce GTX1050 e memória RAM de 8GB.

Notebook Gamer Acer Aspire Nitro 5

Este aparelho é muito bem avaliado pelos usuários que o compram por ter um ótimo desempenho em jogos e lidar, simultaneamente, com tarefas mais básicas. Seu valor é, em média, 5.000 reais.

Qual o tipo de Notebook gamer devo escolher? 

Os notebooks gamers costumam possuir melhores configurações do que notebooks normais, pois necessitam de potência para rodar jogos pesados.

Para escolher o melhor aparelho para o usuário, é necessário observar características como placa de vídeo, processador, memória, entre outros.

Abaixo, listamos alguns dos componentes do notebook que devem ser analisados antes de ser realizada a compra do aparelho.

Placa de Vídeo GTX 1050

Sendo um dos principais elementos do notebook gamer, a placa de vídeo pode impactar diretamente na sua escolha. Placas como MX110 e a MX2030 são boas para trabalho e rodar jogos mais leves.

Notebooks para Jogos 4

No entanto, para jogos mais pesados, é recomendável que se escolha placas com pelo menos 4GB de memória, sendo a GTX 1050 a mais procurada. Esta placa roda jogos pesados em qualidade alta ou média.

Caso precise de mais potência, as placas GTX 1660 ou a RTX 2060 conseguem fornecer um trabalho excelente para os usuários.

8GB de Memória RAM

A memória RAM do aparelho é importante pois é ela que leva as informações do HD para o processador. Para quem procura notebooks gamers com a finalidade de produção de conteúdo de vídeos (como games no Youtube, por exemplo), as placas com 8GB de memória RAM fazem o trabalho de edição de vídeo sem dificuldade.

Jogos como Call of Duty ou GTA, por exemplo, exigem espaços maiores. Nestas situações, é recomendável investir em memórias de 16GB.

Tela de 15,6” FULL HD

Não é só o processador e a memória que importam quando for comprar um notebook gamer. As telas também fazem a diferença na experiência do usuário. Telas pequenas, geralmente, dificultam a visualização do jogo.

Por isso, telas com, pelo menos, 15,6” conseguem permitir boa visualização das imagens. Alguns notebooks gamers possuem telas um pouco maiores, de 17”. Estas telas são ainda mais úteis para o aumento da produtividade, pois permitem que sejam abertos dois programas lado a lado.

Processador i7

O processador é como se fosse o cérebro de um computador. Quanto mais forte for sua capacidade de processar as informações, melhor será o desempenho do seu aparelho. Se você possui o hábito de abrir diversos programas simultaneamente, o ideal é investir em um processador mais potente.

Notebooks para Jogos

Caso queira economizar um pouco, o processador i5 também consegue rodar jogos com tranquilidade. No entanto, para rodar jogos mais pesados, talvez seja necessário diminuir a resolução dos jogos para que rode com fluidez.

Armazenamento de 1TB

O armazenamento se faz necessário pois quanto mais pesados são os jogos, maior será a memória que eles ocuparão em seu notebook. Apesar de um SSD deixar o notebook trabalhar de forma mais rápida, o HD de 1TB permitirá que sejam instalados mais jogos.

Computadores que sejam fáceis de carregar 

Não necessariamente um notebook terá apenas a função de reproduzir jogos. Muitos usuários utilizam os aparelhos para outras funções, como estudar ou trabalhar. Por isso, dê prioridade aos aparelhos que forneça design leve e portátil.

Os computadores com menos de 2kg são os mais recomendados, pela praticidade de carregar em mochilas e bolsas.

Conclusão

Os modelos apresentados neste artigo são máquinas excelentes capazes de realizar um ótimo trabalho no processamento de jogos. Contudo, a compra de um notebook gamer dependerá de quanto o usuário está disposto a investir no aparelho.

É preciso salientar que, por serem computadores que requerem processador, memória e resolução de alta qualidade, os preços médios, comparados aos notebooks de uso cotidiano, são mais altos. Por isso, o artigo buscou trazer modelos que possuam o custo-benefício certo para o comprador.

Ter um computador potente, significa ter melhor desempenho na hora de jogar, ou seja, mais fácil de garantir vitória em jogos competitivos. Segundo nossa análise dos aparelhos mostrados neste artigo, o que condensa melhor todas as características de um bom notebook gamer é o notebook gamer Acer Aspire Nitro 5, pelo custo-benefício e por possuir as características que abordamos aqui como essenciais para um bom computador de jogos.

Quando publicamos artigos, pedimos aos leitores que nos ajude a compartilhar o conteúdo para que alcance mais pessoas com as nossas informações. Esperamos ter ajudado você a fazer sua escolha de forma consciente. Aproveite seu novo computador!

Leave a Comment