Os 5 Melhores Whiskys Para Comprar em 2021

O Whisky é uma das bebidas alcoólicas mais consumidas e amadas de todo o mundo, estando disponível do Brasil até o Japão. Ele tem diversos tipos diferentes, os quais modificam desde a aparência, textura e aroma ao sabor, e, claro, preço.

Porém, com tanta variedade saborosa, pode se tornar difícil escolher o Whisky certo para o seu gosto e necessidade. Por isso, eu selecionei os 5 melhores Whiskys para comprar em 2021, para que você possa comprar o melhor Whisky para você. Dessa forma, continue a ler o post.

Os 5 Melhores Whiskys no Brasil

Whisky Old Parr 12 Anos 1 L – Melhor Para o Paladar Brasileiro

Whisky Old Parr 12 Anos 1 L

Confira o Preço

Em primeiro lugar, o Whisky indicado para o paladar padrão brasileiro é o conhecido Blended Scoth Whisky Grand Old Parr extra rico envelhecido por 12 anos, disponível na embalagem de 750 ml ou a de 1 litro. Tendo sido destilado e engarrafado na Escócia, esse é um Whisky tradicional fácil de agradar.

Sua porcentagem alcoólica é de 40%, não sendo uma bebida para iniciantes. Com toque de baunilha e especiarias, as quais trazem a suavidade e doçura característica do Old Parr, esse Whisky termina em seu paladar com um toque levemente defumado.

Os ingredientes que o compõe são: o destilado alcoólico de malte envelhecido e destilado alcoólico de cereais não malteados, água e corante caramelo, para ajudar a dar aquela cor especial de caramelo, um dourado incrível. Sua personalidade é marcante, assim como a sua textura, que é aveludada e cremosa.

Esse produto é amado por pessoas de todo o mundo, como comprova as avaliações disponibilizadas em sua página da Amazon. Com mais de 610 classificações, o Whisky Old Parr totaliza uma nota de 4,8 estrelas, de um total de 5. Ou seja, ele é considerado quase perfeito pelos consumidores.

Por isso, caso você goste de tomar um Whisky on the rocks (com gelo), ou esteja começando a se acostumar com Whisky puro e quer gastar um preço honesto, essa é a opção indicada para você. Também é uma ótima opção para oferecer em uma confraternização com os amigos/amigas.


Whisky 12 Anos Ballantines 1 L – Melhor Custo-Benefício

Whisky 12 Anos Ballantines 1 L

Confira o Preço

A seguir temos, em segundo lugar, outro Whisky envelhecido por 12 anos, dessa vez o Blended Scotch Whisky Ballantines, também produzido e engarrafado na Escócia, com teor alcoólico de 40%.

Apesar de ser levemente mais caro que a opção anterior, seu sabor é superior, assim como a sua produção. O seu blend é originado de grãos vindos de quatro regiões do país europeu, que representam um aroma frutado e adocicado com gosto de mel. Portanto, esse é o produto ideal para quem está a procura de uma receita equilibrada a qual mantém toda a excelência e alta qualidade do tradicional Whisky escocês.

Ele harmoniza bem com muitos alimentos, principalmente um churrasquinho bem feito, frutos do mar e doces equilibrados. Na página da bebida há uma receita espetacular de um drink simples, porém gostoso, composto por: Whisky Ballantines, Vermouth Seco, Brandy de Cereja e um pouquinho de casca de laranja raspada.

Assim como o anterior, sua textura é cremosa e maravilhosa no paladar. Ele é bem balanceado, e será uma experiência incrível para quem gosta de apreciar um bom Whisky escocês. Os ingredientes que o compõe são, apenas, a água, cevada, cereais e leveduras.


Whisky Chivas Regal 18 Anos 750 ml – Melhor Complexidade em Camadas

Whisky Chivas Regal 18 Anos 750 ml

Confira o Preço

Em terceiro lugar, sendo uma opção mais formosa, está o Blended Scoth Whisky envelhecido por 18 anos produzido pela marca Chivas, e disponível no sabor Regal. Seu teor alcoólico é de 40%, e ele está disponível na embalagem de 750 ml.

Distribuído no Brasil pela Pernod Ricard Brasil, esse produto foi 2 vezes eleito como o melhor blend do mundo nos anos de 2014 e 2015 pela International Whisky Competition e a International Wine and Spirits Competition, assim como foi premiado pela Revista Malt Advocate em 2008, muito influente no ramo.

Para quem gosta de um Whisky complexo com notas vinícolas, essa é a opção mais indicada da lista. Mesmo tendo um sabor brando e macio, como é característico dos escoceses, ele tem uma identidade própria que o torna distinto e interessante.

Esse Whisky é amado por iniciantes e pessoas experientes na arte de tomar um bom Whisky. É bem reconhecido no Brasil e internacionalmente, então costuma ser uma boa opção para oferecer em eventos. Sua cor é de um dourado lindo, e seu sabor tem várias notas, desde um caramelo levemente defumado a notas de amêndoas, baunilha e um levíssimo apimentado.


Whisky Maker’s Mark 750 ml – Melhor Straight Bourbon

Whisky Maker’s Mark 750 ml

Confira o Preço

No quarto lugar da lista está o intrigante Whisky produzido pela Maker’s Mark. Diferente dos anteriores, essa não é uma bebida escocesa. Ela é, na verdade, estadounidense, mais especificamente de Kentucky, sendo um Straight Bourbon. Disponível na embalagem de 750 ml, ele tem uma porcentagem alcoólica de 45%, e é produzido manualmente, segundo a marca.

Esse é um destilado alcoólico simples de milho, trigo e malte de cevada envelhecidos, além de água. Sua coloração é de um reluzente âmbar, sendo laranja-amarelada, sendo um dos Bourbons mais apreciados do mundo. Sendo diferente do Whisky tradicional, este produto não contém centeio em sua composição, e sim trigo doce, vermelho de inverno, milho e cevada.

Por ser feito manualmente, sua produção tem uma escala reduzida em lotes individuais os quais não ultrapassam 19 barris por lote. Dessa forma, a produção anual da Maker’s Mark é equivalente a 600 mil caixas. Ele é envelhecido por cerca de seis anos, e depois de engarrafado, é selado em uma garrafa linda de design diferenciado selada com a cera vermelha característica na rolha.

Seu sabor é aprovado por todos que o provam, portanto, essa é a bebida perfeita para quem procura pelo melhor Straight Bourbon disponível no Brasil, feito manualmente e envelhecido por 6 a 7 anos.


Whisky The Macallan Fine Oak 12 Anos 700 ml – Melhor Whisky Single Malt Scotch

Whisky The Macallan Fine Oak 12 Anos 700 ml

Confira o Preço

Por fim temos, em quinto e último lugar, o Whisky produzido pela The Macallan envelhecido em barris de excepcionais de um carvalho de alta qualidade por 12 anos, e disponível em uma embalagem linda e imponente de 700 ml. Seu teor alcoólico é de 40%, e seu tipo é o Single Malt Scotch.

Sendo um dos melhores Whiskys do mundo, seu nome é Triple Cask 12yo, que significa que ele é envelhecido por no mínimo 12 anos em três tipos diferentes de barris, sendo eles: um barril de carvalho europeu; um barril de carvalho americano ex-jerez e, enfim, um barril de carvalho americano ex-bourbon.

Dessa forma, seu sabor é extraordinário, sendo vibrante, elegante e delicado, com notas cítricas e de baunilha as quais irão brincar com seu paladar e te fazer se apaixonar. Sua cor é natural, e sua qualidade é inegável, sendo a The Macallan uma marca criada em 1824 na Escócia que é adorada em todo o globo.

Ele é ideal quando consumido puro ou on the rocks, e tem um gosto seco refinado. Sua vedação é screw crap, e ele não contém glúten. Com mais de 570 classificações em sua página da Amazon, torna-se claro que esse é um produto muito bem avaliado, totalizando em uma nota de 4,8 estrelas.


Como Escolher o Whisky Ideal Para o Seu Paladar?

Há tantas opções no mercado que se torna difícil escolher a mais adequada. Porém, há algumas dicas que você pode seguir.

Caso você vá oferecer uma refeição com o Whisky em um evento social, por exemplo, vale a pena pesquisar que tipo de Whisky harmoniza com os pratos que você planeja servir, para garantir que a experiência da refeição seja perfeita. Para outras dicas sobre como escolher o melhor Whisky, leia os tópicos a seguir.

melhor Whisky

Entenda qual é o tipo de Whisky que você prefere

Assim como outras bebidas alcoólicas, existem diversos tipos de Whisky. Alguns, são baseados na localidade em que ele é produzido, e outros são baseados na forma em que ele é produzido. Nesse tópico, te explicarei os diferentes tipos de composição de Whisky.

Whisky Blended

Talvez o tipo mais conhecido e consumido do mundo, o Whisky Blended tem esse nome por ser composto por uma mistura – blend – de diferentes tipos de maltes, geralmente 40 ou mais.

Seu sabor é mais suave do que os próximos tipos, sendo ideal para o consumo puro ou on the rocks. Feito de uma mistura de grãos de cevada, ele possui características muito específicas, tendo um sabor facilmente reconhecível diante dos outros tipos.

Single Malt

Como o nome denuncia, esse tipo é composto por apenas 1 malte, e é destilado com um só tipo de destilação. Seu preço tende a ser bem mais salgado pois esse é um tipo de Whisky menos produzido em relação aos outros, chegando a ter uma proporção de dez vezes menor que os blends.

qual o melhor Whisky

Dessa forma, por conta de sua composição “mais pura”, seu sabor é bem mais forte do que o Blended. Mas isso não significa que ele seja desagradável, pelo contrário. No fim, tem um sabor interessante e agradável. Por conta dessas características, o Single Malt é muito adorado pelos amantes de bebidas, em especial pelos amantes de Whisky.

Você pode ter chegado a conhecer o tipo Pure Malt, que era vendido no mercado até 2003, quando o termo foi abolido. Ele servia para identificar um Whisky produzido com 4 maltes ou mais, tendo também um sabor bem forte e marcante.

Grain

Assim como o nome diz, esse tipo é composto por mais de um tipo de grão destilado, geralmente sendo ele o milho, trigo e centeio. Ele é produzido em larga escala por todo o mundo, e possui uma fabricação mais simples que os modelos anteriores.

Por causa da mistura, ela possui um aroma mais rico, assim como o sabor, que costuma ser mais adocicado. Agora, você precisa prestar atenção com esse tipo, pois tudo vai depender da proporção entre os diferentes tipos de grãos. Portanto, seu sabor pode ser bastante diversificado.

Dessa forma, existem inúmeros tipos de Whisky Grain, sendo alguns dos mais famosos o Bourbon, Centeio e Tenessee.

Verifique a idade

Em bebidas alcoólicas, a idade é algo que importa muito, principalmente com as destiladas como o Whisky e as fermentadas, como os vinhos. Portanto, é algo que você deve levar em conta na hora de escolher o Whisky certo para os seus gostos.

A idade da bebida é essencial porque ela define seu sabor. Uma bebida mais velha tem um sabor mais forte e acentuado, e, então, ser mais saborosa. Ademais, sua textura se modifica, se tornando mais encorpada, assim como o seu aroma.

Melhores Whiskys

Existem tipos de consumidores de Whisky os quais só acreditam que uma bebida pode ser considerada Whisky se for envelhecida por pelo menos 8 anos, mas esses são os tipos radicais. Geralmente, o Whisky é entendido como tal se for envelhecido por pelo menos 3 anos.

Ele não pode ser muito novo pois, quanto menor é o tempo de amadurecimento do Whisky, maior será o seu sabor metálico, que é muito desconfortável. Então, o ideal é que ele fique o maior tempo possível dentro do barril de carvalho, o que também ajuda em seu processo de criar um sabor amadeirado, algo que é muito requisitado dentro de uma bebida do tipo.

Preste atenção ao volume

O volume que vem na embalagem é importante para você compreender se o preço vale a pena ou não. Quanto maior o volume, mais caro é. No entanto, vale a pena pensar um pouco.

Por exemplo, um Whisky de 700 ml que custa R$ 500 tem um custo-benefício menor, geralmente, que um Whisky de 1 litro que custa R$ 500. Contudo, é claro, tudo depende do que cada bebida oferece e como ela foi produzida.

Os volumes oferecidos mais comuns são os de 700 ml, 750 ml e 1 litro. Isso varia de marca para marca.

Perguntas Frequentes Sobre Whisky

Como eu sei se o Whisky é verdadeiro ou falso?

Essa é uma questão muito importante quando o assunto é Whisky, principalmente para as pessoas que são apaixonadas nessa bebida. Assim como em outros tipos de produtos, como a Vodka, é comum haver muitas falsificações no ramo do Whisky.

Para descobrir se a bebida é verdadeira ou não, há alguns passos que você deve seguir. Lembre-se que as vezes a falsificação é tão bem feita, que se torna muito difícil saber que é falso ou não.

Em primeiro lugar, antes de tudo, você deve verificar se o lacre está intacto ou não. E isso é algo que se aplica a qualquer tipo de produto. A seguir, vale a pena desconfiar daqueles preços muito abaixo da média de mercado. Também é útil pesquisar sobre a marca e tipo de Whisky que você está procurando, para descobrir e comparar as características da bebida, como a cor, lacre, embalagem, rótulo, aroma, textura etc.

Os Whiskys envasados no Brasil recebem o selo IPI, que é colocado sobre a tampa para maior visibilidade. Portanto, caso seja envasado no Brasil, as informações no verso da garrafa devem estar obrigatoriamente em português, e com uma ortografia de acordo.

Como o Whisky é produzido?

Depende do tipo de Whisky que você está procurando. Como citei acima, existem alguns tipos que são produzidos com 1 malte, vários grãos ou vários tipos de malte. Existem aqueles que passam por 1 barril de carvalho, e aqueles que passam por 3 barris.

A procedência do Whisky é um fator importante para o seu sabor e características. Para entender mais sobre isso, veja o tópico a seguir.

Qual é a melhor procedência de Whisky?

Isso vai depender, de novo, do que você procura no Whisky. No entanto, existem 3 procedências que são as mais conhecidas e amadas. Conheça mais sobre elas:

Whisky Escocês

Esse é o tipo de Whisky mais tradicional, que costuma ser mais elaborado do que os demais. A Escócia foi um dos primeiros países do mundo a produzir essa bebida, e é conhecida como pioneira desse ramo.

Eles podem ser do tipo Blended ou Single Malt, e é envelhecido por pelo menos 3 anos em barris de carvalho.

Whisky Estadunidense

Os estadunidenses são separados em Bourbon e Tenessee, apesar de ambos serem preparados da mesma forma.

Eles são parecidos entre si e possuem um sabor amadeirado por conta do barril de carvalho. No entanto, o Tenessee tem um sabor mais adocicado por passar por um processo de filtragem.

Whisky Japonês

Tendo se tornado uma tendência nos últimos anos, o Whisky Japonês é inspirado no escocês. Dessa forma, também fabrica o tipo Blended ou Single Malt.

No entanto, a principal diferença é o tipo de barril, pois no Whisky Japonês o barril utilizado é de carvalho japonês, e isso, combinado com as tecnologias de ponta utilizadas no processo de produção das matérias-primas, resulta em um paladar sutil.

Conclusão: Qual é o Melhor Whisky de 2021?

Espero que você tenha gostado do compilado e que ele tenha te ajudado a encontrar o Whisky ideal para o seu paladar. Com tanta variedade, é difícil encontrar o melhor Whisky.

Porém, caso você ainda esteja em dúvida sobre qual produto comprar, veja esse resumo sobre aquele escolhido como o melhor do ano.

Em primeiro lugar, o Whisky ideal para o paladar brasileiro em termos de sabor e custo é o produzido pelo Old Parr, envelhecido por 12 anos com sabor extra rico. Custando geralmente R$ 120 reais em sua embalagem de 1 litro, esse é perfeito para quem não conhece muito de Whisky, mas quer adentrar nesse mundo.

Leave a Comment