Top 5 Melhores Sabonetes Íntimos de 2021: Guia de Compra

Os sabonetes íntimos são um produto conhecido por ajudar a manter a saúde vaginal. Descobrir qual é o melhor sabonete íntimo disponível para a compra

Todas as pessoas se preocupam em limpar de forma correta a região genital, principalmente as mulheres, que sofrem com mais infecções urinárias do que os homens. Em uma tentativa de evitar possíveis infecções e ferimentos, muitas melhores recorrem ao uso de sabonetes íntimos para higienizar sua região íntima. Porém, eles são eficazes? E são realmente seguros? Mais a frente no artigo eu explico essas questões.

Além disso, eu trouxe um compilado dos 5 melhores sabonetes íntimos disponíveis para a compra em 2021, dando um destaque especial ao melhor sabonete íntimo do ano. Portanto, caso queira ter acesso a todas essas informações e conselhos maravilhosas, continue lendo.

Os 5 Melhores Sabonetes Íntimos no Brasil

Sabonete Íntimo Líquido Protex Cuidado Íntimo Delicate Care 200 ml – Melhor Custo-Benefício

Sabonete Íntimo Líquido Protex Cuidado Íntimo Delicate Care 200 ml

Em primeiro lugar está o muito popular sabonete íntimo líquido Cuidado Íntimo Delicate Care da marca Protex, vendido em uma embalagem plástica de 200 ml. Para proporcionar maior segurança às consumidoras, ele foi ginecologicamente testado.

Esse sabonete contém o exclusivo Protex System com ácido láctico, o qual tem como função fortalecer a barreira natural da área íntima para manter o pH da sua região íntima equilibrado. Ele previne odores e infecções, ajudando a manter a segurança de sua área íntima, proporcionado frescos todos os dias.

Esse é um produto sem propriedades antissépticas. Como todos os sabonetes íntimos, você não deve aplica-lo internamente, e sim aplicar na região genital EXTERNA.

Fora a versão líquida (que também possui refil), também existe a versão em sabonete barra. Portanto, você poderá escolher que tipo de sabonete te agrada mais.

Além de todos os seus benefícios, esse é um sabonete amado pelos consumidores, tendo mais de 730 classificações em sua página da Amazon, as quais totalizam em uma nota de 4,8 estrelas, de um total de 5. Dessa forma, ele é considerado como um produto perfeito (praticamente) pelas usuárias que o utilizaram.


Veja Também:

Sabonete Líquido Íntimo Dermacyd Femina 24h 200 ml – Melhor Sabonete de Acordo com os Ginecologistas

Sabonete Líquido Íntimo Dermacyd Femina 24h 200 ml

Em segundo lugar temos outro produto muito vendido e conhecido em solo brasileiro: o sabonete líquido íntimo Dermacyd Pro-Bio Femina Floral da marca Dermacyd. Sendo vendido em uma embalagem de 200 ml, na Amazon você pode compra-lo em uma opção que vem com 200 ml, mais uma pequena embalagem de 100 ml, perfeita para colocar na bolsa durante uma viagem ou uma situação do tipo.

Sendo um produto hipoalérgico, há uma probabilidade menor que você tenha algum tipo de alergia com ele. Além disso, ele ajuda a reduzir os possíveis odores vaginais, assim como auxilia no equilíbrio do pH vaginal através da tecnologia PH Equilibrium, uma exclusividade da marca.

Sua fragrância é delicada e floral, e o sabonete deixa uma sensação de refrescância, durante e após o banho, por até 24 horas, ou seja, um dia. Dessa forma, ele ajuda a manter as defesas naturais de sua região genital. De acordo com a marca, essa é a marca mais recomendada pelos ginecologistas.

A Dermacyd, a propósito, vende outros sabonetes líquidos internos com diversas fragrâncias e alguns detalhes diferentes, como o Dermacyd Delicata, o Dermacyd Breeze e o Dermacyd Neutralize. E caso você queira uma quantidade maior, não se preocupe: a Dermacyd vende o sabonete líquido íntimo em sua embalagem de 400 ml.

Esse é outro produto muito bem avaliado pelas consumidoras da Amazon, contendo mais de 130 classificações em sua página, totalizando em uma nota de 4,9.


Sabonete Íntimo Intimos Tradicional Racco 210 ml – Melhor Segurança

Sabonete Íntimo Intimos Tradicional Racco 210 ml

A seguir temos, em terceiro lugar, o sabonete íntimo da marca Racco chamado de Intimos, vendido em uma embalagem de 210 ml. Esse é um sabonete que foi ginecologicamente testado, para proporcionar maior segurança às usuárias.

A sua fórmula é comporta por várias substâncias naturais, como óleos de sassafrás, rosmarinus, tomilho e outras plantas aromáticas, as quais têm como função ajudar a combater a proliferação de organismos nocivos à região genital feminina.

Além disso, ele tem um diferencial: sua textura não é exatamente líquida, e sim em gel, a qual ajuda a aliviar o desconforto que pode ser causado por irritações normais.

Fora isso, contém tensoativos suaves e o já citado ácido lática em sua composição, os quais ajudam a manter o pH natural da mucosa vaginal, algo essencial para a sua saúde. Ademais, o sabonete tem como um de seus óleos o óleo essencial de mental, que promove um frescor maravilhoso e prolongado, que pode vir a aliviar irritações e/ou coceiras.

Para proporcionar ainda mais segurança, esse é um produto totalmente livre de álcool, e além de ter sido testado ginecologicamente, também foi testado dermatologicamente.


Sabonete Vegetal de Glicerina Tradicional Granado Amarelo 90 g – Melhor Sabonete em Barra

Sabonete Vegetal de Glicerina Tradicional Granado Amarelo 90 g

Em quarto lugar está o sabonete vegetal de glicerina em seu modelo tradicional, produzido e vendido pela marca Granado Pharmácias, em uma versão em barra de 90 gramas. Além do modelo tradicional, existe o modelo com mel e o modelo com erva-doce.

Apesar de não ser especificamente um sabonete íntimo, ele é um sabonete que pode ser utilizado seguramente na região íntima, sendo benéfico por causa de suas propriedades.

Esse produto é um sabonete de glicerina feito com a glicerina vegetal, mais especificamente, um extrato de glicerina vegetal, o qual possui propriedades emolientes e hidratantes. Ela é, a propósito, 100% vegetal.

Além de ser indicado para a região íntima, é indicado para a limpeza diária de todos os tipos de pele, tendo o selo FSC de manejo florestal em sua embalagem. Não contém ingredientes de origem animal.

Em sua versão mel, a barra tem uma coloração laranja, e em sua composição há o extrato natural de mel, o qual possui propriedades nutritivas e protetoras da pele. Já a versão erva-doce contém uma coloração verde, e tem em sua fórmula um extrato natural de erva-doce que possui propriedades calmantes e suavizantes.


Sabonete Líquido Íntimo 250 ml Kronel – Melhor com Aroeira

Sabonete Líquido Íntimo 250 ml Kronel

Por fim temos, em quinto e último lugar, o sabonete líquido íntimo para mulheres, disponibilizado em uma nova embalagem de 250 ml e produzido pela Kronel, contendo aroeira em sua composição.

Esse é um produto cosmético que foi dermatologicamente testado, que previne o ressecamento e possíveis odores desagradáveis. Esse sabonete foi produzido à base de extrato de aroeira e leite de aveia, que são princípios naturais.

Esses extratos ajudam a proteger a microbiota de possíveis desequilíbrios, e mantém o pH íntimo balanceado, o que evita desconfortos e problemas de saúde, além de prevenir os odores fortes.

O sabonete íntimo Kronel é recomendado por diversas ginecologistas, devido ao extrato de aroeira, que atua na prevenção de infecções por fungos ou bactérias, ajudando a manter a saúde da microbiota vaginal. E sim, ele tem uma fragrância bem suave.


Como Limpar a Região Vaginal de Forma Segura?

Melhores Sabonetes Íntimos

Seja você uma profissional do campo da saúde ou não, a questão de como limpar as regiões íntimas com segurança é um tanto polêmica para todas. Muitas ginecologistas defendem que não é necessário – nem adequado – utilizar um sabonete íntimo para lavar a região genital, já outras defendem e indicam o uso desse produto. Por isso, fica a dúvida: o que fazer? Como devo limpar a minha região vaginal?

A verdade é que não existe uma resposta universal. Existem mulheres que se dão muito bem com os sabonetes íntimos, e que precisam dele para manter uma saúde equilibrada da sua flora vaginal, além de se sentirem muito mais confortáveis com eles. Já outras não conseguem utilizar os sabonetes íntimos, independente da marca e produto, pois eles alteram o seu pH da vagina, o que pode facilitar o aparecimento de infecções.

Portanto, em primeiro lugar, é recomendado que você se consulte e converse com uma/um ginecologista de confiança, para que ela/ele possa te orientar nesse processo. A partir de exames e da sua rotina, a profissional da saúde pode ver a necessidade de uso dos sabonetes íntimos ou não. Então, não se esqueça de se consultar antes de tudo.

Porém, se você já usa o sabonete íntimo e não está vendo nenhuma diferença negativa na saúde vaginal, pode utilizá-lo sem peso na consciência. O problema só acontece quando o sabonete elimina a flora protetora de sua vagina. Se você começar a sentir coceiras, irritações ou qualquer outro sinal de infecção ou alergia, suspensa o uso do produto e vá se consultar.

As mulheres que não precisam de sabonete íntimo conseguem limpar de forma eficaz e segura a sua região íntima completamente apenas utilizando água. De qualquer maneira, a pele da vulva e da vagina é tão sensível quanto a pele de uma criança, por isso é indicado comprar um sabonete com glicerina.

Entenda a Importância do pH Vaginal

Melhores Sabonetes Íntimos

O pH normal da região vaginal geralmente é o pH 4, um pH considerado ácido. Quando ele fica mais ácido, aparece a candidíase. Por exemplo, quando a vagina está em pH 3,8. Já quando a vagina diminui a sua acidez (quando está com o pH 4,5, por exemplo), a região está vulnerável a diversas infecções perigosas, como a vaginose bacteriana.

Dessa forma, você deve ter percebido que o pH saudável para a vagina é o pH 4. Então, o essencial é não alterar, de forma alguma, esse pH, para que você possa ter sua região íntima protegida de infecções. O pH é uma peça fundamental para o sistema imunológico da vagina.

Infelizmente, muitas coisas podem alterar a flora vaginal, por ela ser bem sensível. A sua alimentação influencia fortemente, assim como o excesso de peso pode vir a influenciar. Segundo a ginecologista Flávia Fairbanks, coordenadora do ProSex do Hospital das Clínicas de São Paulo, “uma dieta rica em carboidratos deixa a vagina mais ácida e com secreção”.

Existem alguns sintomas comuns que aparecem quando a sua flora vaginal está desregulada, sendo eles os corrimentos, a vermelhidão e o ardor, além da coceira. Então, fique sempre atenta à sua vagina, e se algo começar a te incomodar, se consulte com sua ginecologista.

Como Escolher o Sabonete Íntimo Ideal Para as Suas Áreas Privadas?

Melhores Sabonetes Íntimos

Há tantas opções no mercado que se torna difícil escolher a mais adequada. Porém, há algumas dicas que você pode seguir.

Vale a pena comprar uma embalagem de 100 ml, caso você precise viajar ou algo do tipo. Por ser uma embalagem menor e mais leve, dá para levar tranquilamente com segurança em sua mala ou até mesmo em sua bolsa, o que pode te ajudar a utilizar o sabonete íntimo caso você tenha que se banhar fora de casa, como na academia, por exemplo. Assim, você terá o produto sempre à disposição, não importa onde.

Para mais dicas sobre como comprar o melhor sabonete íntimo, leia os tópicos e as perguntas com respostas a seguir.

Veja que produtos existem para a saúde íntima feminina

Atualmente, existem inúmeras opções seguras para ajudar as mulheres a limparem suas regiões íntimas de forma segura, e, é claro, prática. Veja quais são as mais utilizadas para descobrir qual delas – ou se todas são – é necessária para o seu dia a dia.

Os sabonetes íntimos

Melhores Sabonetes Íntimos

Esses são os sabonetes listados e explicados nessa lista, os quais existem para serem utilizados em seus banhos diários, tendo como função oferecer uma limpeza mais cuidadosa e profunda da sua vagina. A depender do produto, ele ajuda a equilibrar o pH vaginal, e geralmente custa algo entre R$ 12 a R$ 30 reais.

Os lenços de limpeza íntima

Os lenços de limpeza íntima são uma ótima opção para quem precisa limpar-se durante o trabalho, universidade, escola ou algo do tipo.

Existe um tipo de lenço, porém, que é aquele utilizado para limpar bebês, o qual é indicado para limpar a sua região íntima após você ir ao banheiro. Por serem úmidos e feitos para limpar de forma segura as regiões mais sensíveis do corpo do bebê, eles ajudam as mulheres a evitarem uma infecção urinária, que é tão comum por causa da proximidade do ânus à vagina e, claro, uretra.

Outra dica para evitar a infecção é limpar a uretra (e o ânus) de cima para baixo, e não de baixo para cima. Dessa forma, você limpa uretra seguindo uma seta para baixo. Ou seja, abaixa a sua mão, em vez de levantá-la. Assim, caso o seu ânus tenha algum ser indesejado, você não o arrastará até à sua vagina e uretra.

Identifique os detalhes importantes

Antes de comprar o produto, verifique se ele passou pelos inúmeros testes que garantem a sua segurança para a sua pele. Para saber essa informação, procure por um produto dermatologicamente testado. Assim, ele não causará alergias ou irritações à sua pele. Pelo menos, tem as chances bem reduzidas.

Da mesma forma, procure por um sabonete ginecologicamente testado, que passou por diversos testes para assegurar que ele pode ser usado na região íntima EXTERNA. Lembre-se: sempre a região externa, nunca a interna.

Perguntas Frequentes Sabonetes Íntimos

O que é um sabonete íntimo?

É um sabonete criado especialmente para atender os cuidados especiais de sua região vaginal, que precisa manter seu pH equilibrado para que não haja infecções. Esse produto é especialmente útil durante o período da menstruação, por ajudar a limpar o sangue.

Quais são as vantagens e desvantagens do uso de sabonete íntimo?

Melhores Sabonetes Íntimos

Então, como foi citado anteriormente, nem todas as mulheres conseguem utilizar esse produto. Por isso, as vantagens e desvantagens podem mudar de mulher para mulher. No geral, as principais são:

Vantagens

  1. Podem ajudar a controlar o pH de sua região vaginal;
  2. As fragrâncias e sua composição podem ajudar a evitar os tão famosos odores desagradáveis, principalmente durante a menstruação;
  3. Eles são desenvolvidos especialmente para a região íntima, o que ajuda a prevenir alergias e irritações;

Desvantagens

  1. Ele pode alterar o pH de sua região vaginal;
  2. Você pode ser alérgica a um ou mais ingredientes da fórmula, como as fragrâncias;

Conclusão: Qual é o Melhor Sabonete Íntimo de 2021?

Espero que a lista tenha te ajudado a entender melhor sobre a complexidade da saúde vaginal das mulheres. É importante deixar claro que, a qualquer alteração que te incomode, ou se você estiver com dúvidas, marque uma consulta com a sua ou o seu ginecologista de segurança, e a ou o informe da situação, e do que você sente dúvida.

Caso você esteja procurando pelo melhor sabonete íntimo, mas ainda não tenha chegado em uma conclusão, leia o curto resumo daquele escolhido como melhor dentre os 5 melhores sabonetes íntimos da lista.

Em primeiro lugar, a nossa opção de ouro é o sabonete íntimo líquido Cuidado Íntimo Delicate Care da marca Protex, oferecido em uma embalagem de 200 ml. Sua fórmula ajuda a equilibrar o pH da região íntima, prevenindo odores e infecções, proporcionando frescor todos os dias. Ele é ginecologicamente testado, para proporcionar maior segurança.

Além disso, é um produto muito conhecido e a amado no país, tendo mais de 730 classificações em sua página da Amazon, as quais totalizam em uma nota de 4,8 estrelas, demonstrando como ele é útil para diversas mulheres.

Leave a Comment