TOP 9 melhores Roçadeiras parar comprar em 2020

Para um jardim ou gramado bonito exige-se cuidado e conservação. Para isso, as roçadeiras (também conhecidas por alguns como ceifadeiras) são equipamentos fundamentais. Elas servem para desde pequenos aparos no gramado até corte de vegetação mais forte como capim, pequenas árvores, arbustos e etc. São aparelhos manuais agrícola ou de jardim.

No mercado existe uma grande variedade de roçadeiras disponíveis. Elas variam em modelos e preços. Há marcas tradicionais como a Toyama, Makita e Husqvarna, mas existem muitas outras. Pensando nisso, vamos te auxiliar com detalhes gerais sobre esse produto e destacamos, ao final, um ranking com as 9 melhores roçadeiras disponíveis em 2020.

O que são roçadeiras ?

Na hora de cortar ou aparar a sua grama, você pode ficar em dúvida em qual roçadeira ideal a ser usada. Temos, além das roçadeiras, os cortadores de grama e aparadores de grama. Então, surge a pergunta: o que são as roçadeiras? Como identificar e saber as diferenças entre esse produto e os outros dois? Vamos defini-los agora para você!

Cortadores de grama: são os famosos “carrinhos” que são empurrados e direcionados por nós. Existem os elétricos, a gasolina e a bateria. Todos são indicados exclusivamente o corte de gramados.

melhor Roçadeiras

Aparadores de grama: são ideais para aparos e acabamento de gramados. São aparelhos menores, mais leve e geralmente elétricos ou a bateria.

Roçadeiras: dentre esses, são os equipamentos mais potentes e com maior versatilidade. O seu formato fino e esticado permite alcançar lugares onde os outros não conseguem. As roçadeiras têm um corte forte, conseguido ceifar até vegetações pesadas. Normalmente, são a gasolina, mas já existem os elétricos e a bateria.

Neste artigo, vamos focar nas roçadeiras e suas características para que você possa fazer a melhor escolha para seu gramado e jardim.

TOP 9 melhores Roçadeiras do mercado em 2020

Chegou o momento de listarmos as 9 melhores roçadeiras disponíveis para compra no mercado em 2020. Junte todas as informações que lhe demos acima e analise os produtos abaixo para entender qual é o melhor modelo para você e seu uso.

1. Siga Tools (Roçadeira ST580)

Se você busca uma roçadeira com boa potência e menor preço, essa é a ideal, então. Este aparelho conta com 58 cc e 3 hp. É uma das roçadeiras mais potentes e baratos do mercado. Excelente custo-benefício.

Siga Tools (Roçadeira ST580)

Contém lâmina metálica de 3 pontas, cinto,  carretel de nylon e kit de ferramentas. Contudo, entenda que a Siga Tools não é uma marca que representa bem este segmento como a Makita ou a Husqvarna. Esta roçadeira tem alimentação através de gasolina, capacidade do tanque de 1,1 L, motor 2 tempos e pesa 9 Kg.

2. Trapp (Roçadeira Master 1000)

A Trapp é uma marca voltada para linhas de produtos de jardinagem. Esta roçadeira é um modelo com fonte de alimentação elétrica e está disponível nas voltagens 110 V e 220 V. Contudo, não é uma roçadeira tão potente quanto uma a gasolina. Logo, é indicado para corte de gramas sem arbustos ou vegetação pesada.

Trapp (Roçadeira Master 1000)

Esta roçadeira pesa 7 Kg, sua lâmina é de nylon e vem com carretel do mesmo.

3. Toyama (Roçadeira TBC 40X)

A marca Toyama conta com 20 anos de atuação no mercado de jardinagem. Esta roçadeira é uma das poucas no mercado que conta com motor de 4 tempos, oferecendo uma economia de até 40% de combustível e sem necessidade de utilizar óleo 2 tempos.

Toyama (Roçadeira TBC 40X)

A potência desta roçadeira oferece 38,9 cc e 1,6 cv. Vem com uma lâmina de 3 pontas, ideal para corter de gramas mais densas. Esta roçadeira ainda acompanha cinto de suporte, carretel de nylon e kit de ferramentes para sua manutenção. A alimentação é a gasolina e pesa 13 Kg.

4. Toyama (Roçadeira TBC 52X)

Mais um ótimo produto da Toyama. Nesta roçadeira, eles apresentaram um aparelho com alta potência a preço baixo. É uma boa opção para quem não pode gastar muito e quer um equipamento potente. Sua potência oferece 51 cc e 1,9 hp garantindo, assim, trabalhos em vegetações densas.

Toyama (Roçadeira TBC 52X)

Esta roçadeira ainda conta com serra circular que é capaz de cortar até arbustos e pequenos troncos. O modelo vem com cinto de de suporte, carretel de nylon e misturador de combustível. Sua fonte de alimentação é gasolina e conta com um tanque com capacidade de 1,1 L.

5. Makita (Roçadeira DUR 365)

A Makita é uma das marcas que mais se destacam neste segmento de jardinagem no mundo. Possui um enorme catálogo de itens disponíveis no mercado. E esta roçadeira DUR 365 em específico se diferencia por ter a fonte de alimentação através de 2 baterias de 18 V cada, dispensando o uso de combustível ou uma tomada próxima ao local de uso.

Makita (Roçadeira DUR 365)

A potência desta roçadeira é um pouco inferior aos equipamentos com gasolina, logo, ela é indicada para corte de gramas sem vegetação resistente. É um aparelho leve, pesando somente 5,2 Kg. Conta com 3 velocidades e com uma lâmina metálica de 3 pontas.

6. Makita (Roçadeira RBC 414UG)

Uma roçadeira de ótima potência e qualidade a um preço justo no mercado. Sua potência entrega 1,9 hp e seu bom material deixa qualquer outro aparelho mais potente no mercado numa séria disputa. É uma roçadeira adequada para cortes até de vegetação mais resistente.

Makita (Roçadeira RBC 414UG)

Esta roçadeira pesa 7,3 Kg, ou seja, é um aparelho leve e proporciona um trabalho menos cansativo. Tem um tanque que disponibiliza espaço para 1,1 L de gasolina, vem com cinto de suporte e kit de ferramentas. Sua lâmina é de 2 pontas.

7. Nakashi (Roçadeira L 431- M)

Esta roçadeira oferece uma alta potência de 42,7 cc que é associada a uma lâmina do tipo serra circular. É um produto ideal para quem faz muitos serviços em vegetação resistente. A roçadeira não é pesada diante de sua potência: pesa 8,9 Kg e conta com um tanque de gasolina de 0,9 L.

Nakashi (Roçadeira L 431- M)

Esta roçadeira possui motor de 2 tempos, cinto de suporte, dosador de combustível, óculos de proteção e kit de ferramentas. Um pacote completo para você receber e já poder usá-la com toda segurança e conforto.

8. Husqvarna (Roçadeira 545FR)

A Husqvarna é considerada uma das empresas mais antigas do mundo. Hoje, ela é uma das marcas líderes de produtos de jardinagem. Seus produtos são famosos por sua qualidade.

Husqvarna (Roçadeira 545FR)

A Roçadeira 545FR é um modelo com 45,5 cc e 2,8 hp, indicada para cortes de gramados com vegetações densas e resistentes, incluindo troncos e pequenas árvores. Para sua qualidade, esta roçadeira é relativamente leve, pesando 8,7 Kg. Sua fonte de alimentação é através de gasolina, seu motor é de 2 tempos, já vem com cinto de suporte, sua lâmina é de 3 pontas e conta com capacidade de tanque para 0,9 L.

9. Makita  (Roçadeira DBC 45610)

Esta roçadeira da Makita é excelente para quem procura um produto leve, com máxima potência e com uma garantia de ótima qualidade devido a marca ser muito bem reconhecida no mercado. A potência desta roçadeira conta com 45 cc e 3,1 hp, que disponibiliza uma capacidade para cortar vegetações resistentes e até pequenas árvores.

Makita  (Roçadeira DBC 45610)

Esta roçadeira tem uma lâmina de 3 pontas, cinto de suporte e kit de ferramentas para sua manutenção. Seu tanque de combustível é para gasolina e tem capacidade de 0,9 L. Seu peso tem 7,9 Kg e seu motor é de 2 tempos.

Qual seria o melhor roçadeira para você?

A roçadeira ideal para você é aquela que atende a demanda do seu jardim e das suas possibilidades. Dependendo do que você precisa cortar ou aparar, o produto precisar ter mais potência. E ela varia de modelo para modelo. O tipo de lâmina também pode ter sua particularidade. Visando isso, se atente para os detalhes a seguir.

Tipo de Alimentação 

Normalmente, as roçadeiras a gasolina são as mais usadas por serem as mais versáteis e com maior potência. Dependendo de seu motor, elas estão aptas a cortar terrenos com vegetação pesadas e densa, chegando até a cortar pequenos troncos. E também dão mais versatilidade em seu uso, pois não existe alimentação elétrica/ tomada de energia próxima. Como é um serviço na área externa, isso pode ser um problema.

Roçadeiras

As roçadeiras elétricas apresentam menos potência e precisam de tomadas próximas ao local de uso. Esses modelos não são recomendados para o uso nas vegetações mais resistentes. Contudo, são as preferidas por quem cuida de pequenos jardins e gramados. Esse aparelho existe em ambas as voltagens: 110 V e 220 V.

E, por último, há as roçadeiras que funcionam a bateria. Elas também são menos potentes que os modelos que se alimentam de gasolina e, por isso, são sempre recomendados para jardins pequenos. Mas, por não ter alimentação através de fio, a sua mobilidade e muito mais eficaz.

A potência das roçadeiras

Geralmente, a potência das roçadeiras disponível no mercado tem a variação de 25 a 58 cilindradas (cc). Os serviços mais leves são indicados para os modelos de 25 cc. Os modelos de 40 cc ou acima dessa potência são indicados para demandas mais pesadas como cortes de pequenos galhos e vegetação mais densa.

Além da potência de cilindradas é importante se ater aos cavalos (hp ou cv). Normalmente, as roçadeiras disponíveis têm entre 1,6 hp e 3,1 hp. Se você necessita de um aparelho bem potente, procure pelos aparelhos acima de 1,9 hp.

No caso dos aparelhos com tipo de alimentação por bateria ou elétrica, a potência será medida por watts ou volts. A potência das roçadeiras elétricas varia de 740 W a 1260 W. Já as que se alimenta a bateria, costumam ter a potência média de 36 V.

Tempos do motor

As roçadeiras possuem motor de 2 ou de 4 tempos. O motor de 2 tempos é mais simples para realizar a manutenção e também o mais potente. Devido a esse fato, eles são os mais procurados e, consequentemente, os mais vendidos. Esse tipo de motor tem a sua funcionalidade através de de uma mistura entre gasolina e óleo 2 tempos, na proporção 50:1.

Roçadeiras

Já o motor 4 tempos é o mais silencioso e econômico. Algumas roçadeiras chegam a economizar 40% do combustível quando comparadas as que contém motor 2 tempos. Esse tipo de motor também dispensa o uso de óleo.

Concluímos que a escolha do motor 2 ou 4 tempos depende da necessidade entre praticidade de manutenção e potência versus a economia e barulho. Estudo seu caso e entenda qual pode ser o mais vantajoso para você.

Lâmina

A eficiência da roçadeira fica também por conta do tipo de lâmina que ela tem. É necessário a escolha correta do tipo de lâmina para o tipo de serviço que você precisa fazer. Abaixo, destacamos os tipos de lâmina disponíveis e suas indicações.

Nylon: indicado para corte de gramados leves que costumam receber manutenção constante ou para fazer acabamento em pé de árvores ou construções. O fio (fio de nylon/ náilon) do cortador de grama tem vários formatos: redondo, trançado, quadrado, estrela e zigue-zague, e o tamanho (diâmetro) varia de 1,5 mm a 3,3 mm.

O arame redondo é o tipo mais comum, mas não é a primeira escolha para quem precisa de maciez e uniformidade na hora de cortar a grama, pois tem menos lâminas e rasga a grama em vez de cortá-la.

Por outro lado, os fios denteados são mais agressivos e às vezes causam danos onde não queremos, e geralmente são usados ​​em ervas daninhas maiores.

Também existem fios com alma de aço ou outros materiais, que apresentam maior densidade interna e, portanto, maior resistência ao desgaste.

Como existem várias linhas de produção com aplicações ilimitadas e carretéis de conexão que podem atender a essas necessidades, é difícil estabelecer um modelo, e tudo depende da disponibilidade dessas linhas de produção e da compreensão do operador sobre o conteúdo do corte.

Metálica de 2 pontas: ideal para locais onde a grama já está bem grande

Metálica de 3 pontas: recomendado para vegetações densas

Serra Circular: o tipo de lâmina recomendada para as vegetações mais resistentes. Capaz de cortar até pequenos galhos e troncos de pequenas árvores.

Há também lâminas de 6 e 8 pontas, mas são bem mais difíceis de serem encontradas no mercado.

Cabeçotes das roçadeiras

De acordo com as necessidades, o a roçadeira tem uma variedade de usos. Ele pode ser limpo conforme necessário para remover o muco da calçada, cortar a grama com precisão com este requisito e cortar as áreas densas e difíceis de tratar. Mesmo as com mais inovações e com formas peculiares podem cortar.

A cabeça do cortador de arame ou roçadeira é a parte mais afetada de toda a estação de serviço. Quando for necessário bater em solo duro e passar por ervas daninhas densas, rochas de chicote e postes circundantes, a durabilidade do molinete deve ser testada. Carretéis quebrados ou danificados podem causar vibração excessiva da roçadeira, tornando a operação muito desconfortável.

Roçadeiras

Quando você precisar substituir, considere os dois designs mais comuns de cabeçotes manuais ou automáticos.

Dentre as bobinas manuais mais tradicionais, a bobina manual é o primeiro dispositivo equipado com cortador automático de linha, possui estrutura simples e precisa ser aberta e desmontada para substituir o fio de náilon e manter a continuidade na ponta do fio.

O carretel automático tem a vantagem de que os fios só podem ser substituídos por abertura, pois durante o processo de manutenção, ele apenas atinge as bolhas de ar no chão e libera uma certa quantidade de fio de náilon para garantir a continuidade da manutenção.

Por outro lado, o simples núcleo da válvula automática pode abastecer e funcionar sem abrir, basta passar pelo fio de náilon e apertar a bolha de ar interna com o fio de náilon. Em uso, basta bater para liberar a quantidade para garantir Continuidade de serviço.

Componentes do aparelho

A roçadeira consiste basicamente em um eixo, em uma extremidade do eixo é o motor e a outra extremidade é a caixa de engrenagens com acessórios de corte.

Existem muitos tipos de roçadeiras no mercado. Alguns são eixos rígidos e outros são flexíveis. O guiador pode ser ergonômico ou não ergonômico. Os cabos podem ser não de borracha, mas, basicamente, a roçadeira tem um motor. Sob a alavanca, guiador e caixa de velocidades.

Peso ideal do aparelho

Por ser um aparelho que exige que o usuário o segure no braço, o peso é um detalhe importante na compra da roçadeira. Quanto mais potente é o aparelho, mais pesado ele se apresenta. Pensando nisso, tenha certeza da potência que realmente você vai precisar para tornar o serviço menos cansativo possível.

Roçadeiras

Contudo, há roçadeiras (como os da Makita) que possuem pouco peso e boa potência. Vale a pena observar suas características e entender se eles te atendem.

Capacidade de combustível para certos modelos

Se você optar pela escolha de um modelo de roçadeira que tenha o combustível como fonte de alimentação, precisará ficar atento a sua capacidade de armazenamento. A maioria das roçadeiras costuma oferecer um recipiente que recebe 1 litro. Há, também, modelos com tanques um pouco menores, de 900 ml, e tanques também de capacidade maior, de até 1,2 L.

Quanto maior a capacidade de combustível, mas tempo você precisará ficar sem ter de reabastecer. Logo, se você for trabalhar em áreas muito grandes, tenha preferência pelas roçadeiras de 1 L ou mais.

Acessórios inclusos

O cinto de suporte é um item que geralmente já vem incluso com a roçadeira. Há uma série de outros acessórios que podem ser encontrados nas caixas junto com as roçadeiras, tais como: carretel de nylon, kit de ferramentas, misturados de combustível, funil e óculos de proteção.

Roçadeiras

Alguns desses acessórios são até mesmo indispensáveis como os óculos de proteção, por exemplo. Comprando uma roçadeira que já venha com ele incluso te dá menos trabalho e o custo ao evitar ter de compra esse item separadamente.

Cuidados e manutenção 

A fim de otimizar a vida útil e a confiabilidade da roçadeira, a manutenção regular é muito importante. Aqui estão alguns pontos para ajudá-lo a organizar a manutenção da máquina.

Aqui estão suas rotinas diárias, semanais e mensais:

– Rotina diária

  • Limpe a parte externa da máquina;
  • Certifique-se de que a correia de suporte duplo não está danificada;
  • Do ponto de vista da segurança, certifique-se de que a trava do acelerador e a função do acelerador estejam corretas;
  • Verifique se o interruptor de parada está funcionando;
  • Verifique se o carretel / faca não gira durante a marcha lenta;
  • Limpe o filtro de ar (substitua se necessário);
  • Verifique se o protetor de faca não está danificado ou rachado (se estiver impactado ou quebrado, substitua o protetor de faca);
  • Verifique se a lâmina está centrada, afiada e não quebrada. Uma lâmina descentralizada pode causar vibração, o que pode danificar a máquina e o operador.
  • Certifique-se de que o carretel não está danificado ou quebrado (substitua se necessário);
  • Verifique se a porca de bloqueio do cortador está apertada;
  • Verifique se todas as porcas e parafusos estão apertados.

– Rotina Semanal

  • Verifique o motor de arranque, o cabo de arranque e a mola de retorno;
  • Certifique-se de que os componentes de amortecimento não estão danificados;
  • Limpe o exterior da vela de ignição. Encontre uma garagem especial ou substitua a vela de ignição;
  • Mantenha o dissipador de calor do volante limpo.
  • Limpe ou substitua a rede de proteção contra faíscas do silencioso (não no silencioso com catalisador);
  • Limpe a área do carburador;

Limpe as aletas de resfriamento do cilindro e verifique se a entrada de ar do motor de partida está bloqueada.

Verifique se a engrenagem da transmissão está cheia de graxa. Se necessário, preencha com uma graxa especial adequada para esse fim.

Conclusão

Por ser um produto muito específico, muitos de nós acaba ficando confuso na hora de escolher a roçadeira que mais se adequa a nossa demanda. Com todas as informações acima damos a plena habilidade para você poder comprar a melhor roçadeira para a sua realidade. Se atente sempre aos detalhes: potência, motor, peso e etc.

Com o ranking que apresentamos aqui, você pode comparar as vantagens e desvantagens de cadaroçadeira para concluir qual pode ser o ideal para seu jardim, quintal ou obra.

Leave a Comment