Top 9 Melhores Repelentes para Comprar em 2021

Existem muitas dúvidas sobre qual é a melhor opção de repelente que se deve usar. Para isso que esse artigo foi feito, com informações que irão te ajudar a entender qual é o indicado para você e uma lista com os 9 melhores repelentes do mercado.

É sempre bom ter um repelente por perto, já que é um dos cosméticos mais importantes na prevenção de doenças graves. Na época de calor e muitas chuvas, os mosquitos se proliferam rapidamente, podendo portar inúmeras enfermidades. E mesmo em épocas não tão quentes, eles podem se manter vivos – ainda mais em ambiente domiciliares, que as temperaturas são mais amenas.

E na hora de escolhermos um repelente, devemos estar atentos. Por exemplo, existem alguns – muito populares – que não são recomendados para crianças, enquanto outros sim. Temos aqueles que são mais naturais, embora tenham duração um pouco menor.

Acompanhe nosso artigo para sanar as dúvidas que você possa ter na hora de comprar o seu repelente. Temos certeza que irá te ajudar e facilitar sua vida.

O que são repelentes ?

Os repelentes são substâncias que impedem que os mosquitos nos encontrem através de suas antenas. A forma pela qual eles nos encontram é através do nosso cheiro, as substâncias expelidas pelo nosso corpo durante a transpiração. Então vejamos como alguns cosméticos conseguem bloquear esse processo.

Mais ou menos na metade do século passado, foi descoberto nos Estados Unidos uma substância chamada DEET. Ela é responsável por inibir o funcionamento de um receptor dos pernilongos, ou simplificando, ela faz o “nariz” do mosquito pifar. E é nesse momento que ele não consegue mais identificar onde deveria nos picar, evitando assim o contágio de possíveis patógenos para nosso organismo.

Melhor Repelentes

Depois do desenvolvimento dessa primeira substância, foram surgindo outras que também são eficazes na prevenção de picadas de insetos. Aí que surgem vários diferentes tipos de repelentes: Icaridina, IR3535. E ainda temos a opção dos naturais para quem não gosta de produtos artificiais.

Sabemos que o Brasil já foi o país com maior número de casos do Zika vírus, e um dos maiores nos de Dengue e outras doenças transmitidas por mosquitos. É inegável a importância da prevenção contra o mosquito Aedes aegypti no nosso país, que pode infectar os seres humanos com as doenças acima citadas, além da febre amarela e a Chikungunya. Sendo assim, vejamos quais são as melhores opções de repelente para nos protegermos desses bichinhos que nos dão tanto trabalho.

Tipos de repelentes

1. Repelentes naturais

Os repelentes naturais são os mais conhecidos e usados pela população brasileira. Eles geralmente são feitos de plantas encontradas na nossa flora. Os mais comuns e que você provavelmente já conhece são os de Citronela, Crisântemo, Lavanda e Hortelã.

Melhores Repelentes

São ótimas opções para quem considera os repelentes substâncias tóxicas e deseja optar por uma alternativa mais agradável. A desvantagem é que eles costumam durar muito pouco na pele e geralmente são mais fraquinhos que os outros.

2. Repelente DEET

O DEET é um repelente usado há muito tempo, que pode ser aplicado diretamente na pele ou até nas roupas que você estiver usando. Além de proteger conta a picada de mosquitos – ajudando a evitar as doenças citadas anteriormente – ele também afasta formigas e alguns percevejos.

Ele foi desenvolvido para proteger os soldados do exército americano contra o ataque dos mosquitos. Alguns anos depois é que ele começou a ser comercializado no mercado comum. Hoje em dia é facilmente achado na Internet ou em farmácias.

Em concentrações acima de 10%, eles são recomendados para adultos e produz um bom efeito repelente. Já para as crianças – somente acima de 2 anos – podem usar os que possuem concentração menor, de 6 a 9%. Lembre-se, não é recomendado o uso de DEET adulto em crianças, e a duração do produto varia de 2 a 8 horas.

3. Repelente Icaridina

É possível que você ache esse tipo de substância também pelo nome “Picaridina”. Felizmente, a Icaridina é facilmente encontrada no Brasil e é considerado o melhor repelente no combate ao mosquito da Dengue – e não convém mais chama-lo por esse nome, uma vez que ele se tornou transmissor de muitas outras doenças.

Melhores Repelentes

Além de ser o mais poderoso contra os mosquitos, ele também possui um tempo de duração muito bom no corpo: até 10 horas seguidas. No entanto, como o Brasil é um país com temperaturas maiores, ele acaba durando cerca de até 5 horas.

Outra coisa muita legal em relação a esse produto é que ele pode ser usado em crianças com mais de 2 anos, mas a concentração tem que ser até 25%. Novamente, ele não é recomendado para as que ainda não completaram a idade mínima, mas pode ser usado pelas gestantes.

4. Repelente IR3535

Agora vamos falar sobre o IR3535, que tem tempo de duração de 4 a 8 horas. Ele também pode ser usado por gestantes e crianças acima de 6 meses de idade. Essa será a menor idade possível recomendada para se usar qualquer tipo de repelente, então temos que adotar medidas diferentes para os mais novos.

Aqui vão algumas dicas extras para proteger os bebês de até 6 meses (ou mais velhos) caso você não queira usar repelente ou não tenha no momento que for necessário.

O primeiro de tudo é manter a higiene do bebê. E você pode se perguntar: o que isso tem a ver com o assunto? Os mosquitos são muito atraídos pelo suor e o chulé – isso mesmo, tem alguém que gosta de um pé fedido. Portanto, sinta-se encorajado a usar talco nos pezinhos, deixando-os bem enxugados, além de evitar que eles fiquem soados e fedidinhos por muito tempo.

Outra medida bastante intuitiva, e que funciona, é vestir roupas de manga longa nas crianças, e evitar que elas usem perfumes e roupas muito coloridas – embora seja muito difícil um bebê não ter roupas bastante coloridas, convenhamos.

Aplicadores de repelente

Agora que sabemos os diversos tipos de repelentes que são aprovados pela ANVISA, vamos tratar do melhor tipo de aplicador para as suas necessidades e da sua família.

1. Aplicadores em gel

O primeiro tipo são os aplicadores em gel. Embora esse nome nos retome a algo grudento e que demora a secar, na verdade eles não ficam escorrendo depois que você já passou na pele e secam bem rápido. Também costumam ter um cheiro menos forte, ideal para quem é sensível a adores acentuados.

Melhores Repelentes

2. Aplicadores Spray

Os repelentes em forma de spray são bem simples porque você só precisa apontar a saída do produto à parte do corpo que você deseja aplicar. O líquido lá dentro fica misturado com gás oxigênio, e você precisa ficar apertando algumas vezes para ele continuar saindo. É como se fosse um borrifador, para te ajudar a entender como funciona.

Como escolher a melhor repelente: 4 dicas rápidas

1. Cheiro

Se você já usou algum repelente, então é bem provável que não gostou muito de seu cheiro, ainda mais se ele for do tipo spray. Esse fator deve ser levado em consideração também na hora de comprar um, porque se você é ou tem alguém na sua família sensível a cheiros fortes, então é melhor escolher um que não tenha odor. Essa informação estará presente na embalagem do produto.

Repelentes

Você também pode optar por repelentes naturais, que podem até ter um cheiro gostoso. Alguns são feitos de plantas como Lavanda, Hortelã ou outras que além de te proteger, vão te deixar feliz com a fragrância.

2. Duração do efeito do repelente

Falamos mais cedo sobre o tempo de duração média de cada repelente disponível no mercado, mas você pode checar essa informação na própria embalagem dos produtos. Eles geralmente apresentam qual o tempo de efeito daquele cosmético, então você poderá calcular se precisa, por exemplo, levar ele junto para fora de casa ou se vai voltar a tempo de não precisar de uma nova aplicação. Mas se você praticar algum esporte ou acabar pegando uma chuva, então tenha a certeza que ele está por perto.

3. Repelentes infantis

Conforme já apresentamos de forma mais rápida anteriormente, existem repelentes que não são recomendados de modo algum para crianças, enquanto outros são liberados pela ANVISA e até a OMS.

Repelentes

Você pode perceber se um repelente é ou não de criança pelo nível de concentração que nós falamos sobre cada líquido, mas existem ainda outros componentes que podem não ser reco e dados junto ao repelente. Então é mais fácil você procurar por aqueles que apresentam explicitamente, com algum tipo de selo, que são indicados para uso em crianças.

Vale notar que muitos repelentes são considerados tóxicos para os menores, então nunca deixe o produto perto deles. E como citamos, não existe qualquer repelente indicado para menores de 6 meses, então proteja-os com as dicas que apresentamos.

4. Tamanho

Uma das características importantes na hora de comprar o seu repelente é o tamanho da embalagem.  Existem embalagens de diferentes tamanhos, e você pode acabar comprando um grande achando que o produto irá se acabar rapidamente. Por isso daremos uma base do quanto você precisa.

Se o repelente for usado só por você, e esporadicamente, então você pode optar por um de apenas 40 ml. Mas se a sua família toda precisa, e com mais frequência, os que tem mais de 100 ml são recomendados. Outros modelos estão dentro dessa faixa de tamanho, portanto você pode decidir conforme for percebendo maior ou menor necessidade.

Os 9 Melhores Repelentes Em 2021

Agora que já demos todas as informações essenciais para que você possa escolher um bom repelente, nós apresentaremos uma lista com 9 diferentes modelos que são conhecidos no mercado e recomendados por médicos, especialistas e clientes.

1. Repelente Flores & Ervas REPEL NEEM

O primeiro repelente de nossa lista é um 100% natural, ideal para quem gosta de produtos sustentáveis, que não agridem a natureza. Consequentemente, ele também não possui substâncias tóxicas que possam prejudicar sua saúde ou a de sua família. Se a sua maior preocupação é se proteger de maneira natural e sem elementos tóxicos, então esse é o melhor repelente para você.

Repelente Flores & Ervas REPEL NEEM

É normal que um produto totalmente natural seja um pouco mais caro, já que não consegue produzir sinteticamente aquelas substâncias. Esse é o caso desse produto: para aproveitar de todas as suas vantagens, você terá que pagar um pouco a mais. Mas vale a pena para quem deseja algo do tipo, e também não é um preço exagerado, apenas maior que a média.

Comprar na Amazon

Ele é do tipo Spray, aquele que você precisa ficar apertando algumas vezes para que ele continue saindo. A desvantagem desse tipo de aplicador é que ele não funciona de cabeça pra baixo, a menos que esteja totalmente ou bem cheio. Ele é indicado para adultos e vem com 180 ml de óleos naturais que repelem os mosquitos e até bactérias ou fungos.

2. Repelente Family Loção OFF! 

Esse repelente da OFF! possui uma concentração de DEET mais baixa: 7,79%. Isso significa que ele pode ser usado tanto por um adulto, quanto por uma criança acima de 2 anos de idade. No entanto, exatamente porque tem uma concentração mais baixa, ele não é tão eficiente quanto alguém que está em uma área de risco desejaria.

Repelente Family Loção OFF! 

Se você mora com sua família em uma zona mais tranquila, então pode ser uma boa opção. Ele é bom para ser usado naquelas idas ao clube ou parque. E lembre-se que muito provavelmente você terá que leva-lo para onde for, porque possui um efeito de somente 2 horas.

Comprar na Amazon

É do tipo loção, que lembra um pouco os em gel. Portanto, você precisa derramá-lo primeiro sobre a pele e depois espalhar. Pode vir em diferentes tamanhos, de 60 até 200 ml. É um produto barato e fácil de encontrar.

3. Repelente Advanced Loção SBP

Essa logo e cores são conhecidas por você, não é mesmo? A SBP é famosa por produzir poderosos inseticidas, que são terríveis contra os insetos… contra os insetos. Aposto que você já percebeu do que estamos falando, e é de se esperar que essa marca também fosse capaz de lançar bons repelentes.

Repelente Advanced Loção SBP

Ela é responsável pela distribuição do Advanced Repelente Loção, que tem como elemento repelente a Icaridina. Por ser feito desse material, esse produto pode ser usado por adultos ou crianças que tenham mais de 2 anos.

Comprar na Amazon

O tempo que permanece ativo pode atingir até 5 horas. Ele vem em forma de loção, então será necessário espalhar o produto pelo corpo. É uma boa compra para alguém que mora sozinho ou até em casal, já que tem 100ml.

4. Repelente Infantil Gel EXPOSIS 

Se a sua maior preocupação na hora de comprar um bom repelente é com a proteção do seu filho, então esse aqui se encaixa com a sua necessidade. Ele é feito de Icaridina, o elemento mais recomendado na prevenção do Aedes Aegypti.

Repelente Infantil Gel EXPOSIS 

Pode ser aplicado em crianças a partir de 6 meses e dura até 10 horas. É muito bom para passar na criança quando ela for dormir, sem ter se preocupar a noite toda se ele está protegido ou não. Vem em forma de spray, que seca rapidamente depois que é espalhado pela pele do bebê.

Comprar na Amazon

Embora seja um excelente produto, é necessário destacar que ele possui um valor mais elevado que o normal, mas que vale a pena se contarmos que é especialmente feito para uso infantil e dura tanto tempo.

5. Repelente Baby HENLAU

O Baby da Henlau é o melhor repelente para você que quer proteger seu bebê sem gastar muito. Ele pode ser aplicado em crianças com mais de 6 meses de idade, que são as principais vítimas das diversas doenças transmitidas por mosquitos. Ele não possui cheiro, o que é recomendável para não atrair os mosquitos.

Repelente Baby HENLAU

Comprar na Amazon

Na sua fórmula está presente o IR3535, que consegue manter seu filho protegido por até 4 horas seguidas, caindo pela metade se a temperatura local for maior que 30 graus. O modo de aplicação dele é por spray, então você não precisa ficar espalhando. E muito provavelmente não será necessário se preocupar se o aparelho está de cabeça pra baixo já que a criança é pequena e está sob fácil alcance.

6. Repelente de Insetos spray NUTRIEX

O repelente da Nutriex é um dos que contam com o maior efeito de duração da nossa lista: até 10 horas de proteção. E mais ainda, durante esse tempo em que ele estiver no seu corpo, você vai curtir um cheiro gostoso de camomila. É uma ótima decisão para quem não precisa dividir o produto e vai precisar se manter o dia todo protegido, uma vez que possui um volume de 100ml.

Repelente de Insetos spray NUTRIEX

Comprar na Amazon

Ele é hipoalergênico, ou seja, um produto desenvolvido para diminuir as chances de reação e irritações na pele. O elemento presente em sua fórmula é o DEET, e é indicado somente para adultos. Além disso, conta com um spray muito prático que vai te ajudar a espalhar o produto pelo corpo com mais facilidade.

7. Repelente Spray Icaradina BARUEL

E aqui está o melhor repelente em relação ao tempo de proteção. Esse produto da Baruel consegue te proteger até 13 horas seguidas. Fala sério, é muito tempo! Além disso, ele contém a Icaradina, que é o composto mais indicado para se proteger contra o mosquito da dengue. Isso significa que são muitas horas de proteção extremamente poderosa.

Repelente Spray Icaradina BARUEL

Comprar na Americanas.com

Além de todas as suas qualidades, o produto possui um preço muito bom e vem em formato de spray, que é bem mais prático. Ele vem com 100 ml, então se você deseja ter um repelente exclusivo para te proteger durante o dia, essa é uma excelente opção.

8. Repelente Loção Antimosquito JOHNSONS’S

Esse é um dos melhores repelentes para manter o seu bebê em segurança. Além de ser hipoalergênico, o uso dele está liberado para crianças com mais de 6 meses de idade. Depois de testado, foi comprovado que ele consegue proteger por até 4 horas seguidas.

Repelente Loção Antimosquito JOHNSONS’S

Comprar na Amazon

É encontrado em modelos de 100 ou 200 ml e contém IR3535, o mais recomendado para uso infantil. Vem em forma de loção, o que significa que você vai ter que passar na pele do seu filho. Além disso, ele vai ficar com um cheirinho gostoso – ótima oportunidade para curtir o seu bebezinho.

9. Repelente Refresh Spray OFF!

O Refresh Spray é uma das opções mais baratas da nossa lista. Contém 100ml, então é recomendado para quem vai usar sozinho, no dia a dia. Ele foi desenvolvido com o DEET, que é um dos mais usados na luta contra os mosquitos e consegue te proteger por até 5 horas.

Repelente Refresh Spray OFF!

Comprar na Amazon

A característica mais interessante desse produto é que ele dá uma sensação de frescor na pele após a sua aplicação. Por isso é bom ter um desse na hora que for a algum parque ou praticar um esporte ao ar livre, pois assim poderá se sentir mais refrescado e, ao mesmo tempo, protegido.

10. Repelente Extrême EXPOSIS

E aqui está o melhor repelente da lista em termos de proteção, com 25% de concentração da Icaridina. Ele, com certeza, é um dos piores pesadelos para os pernilongos. Além do seu forte fator protetivo, o seu tempo de efeito vai até 10 horas depois da primeira aplicação.

Repelente Extrême EXPOSIS

Comprar na Amazon

Vem em formato de spray e, por ser tão diferenciado, possui um valor mais elevado que a maioria dos repelentes da lista. Você pode optar por um para usar bem esporadicamente, de 40 ml, ou o de 100ml caso precise de proteção por mais tempo.

Conclusão: Qual o melhor Repelente ?

Após apresentarmos todos esses produtos, está na hora de saber qual é o melhor entre os melhores repelentes. E o vencedor é o Extrême da Exposis. Apesar de ser um pouco mais caro, ele com certeza é a melhor opção para você que é adulto e deseja se proteger da dengue e outras doenças. Tem uma concentração muito boa de Icaridina, que é o mais recomendado contra o mosquito.

No entanto, é provável que exista um melhor repelente para você de acordo com as suas preferências. O Refhesh Spray da OFF!, por exemplo, é uma boa decisão para quem quer pagar barato. E o Baby da Henlau, apesar de participar de uma categoria que costuma ser mais cara – a dos repelentes infantis –, na verdade possui um preço muito bom, além de contar com a praticidade de um Spray.

Acreditamos que com todas as informações apresentadas você será capaz de fazer uma ótima compra para compor o seu arsenal contra diversas doenças transmitidas por mosquitos. A lista foi feita com muito cuidado pelos nossos profissionais, então aproveite que os melhores repelentes do mercado estão à sua disposição.

Leave a Comment