As 5 Melhores Placas Mãe no Brasil em 2021

Todas as peças de um computador são muito importantes, mas a mais importante de todas é a placa mãe, pois ela é responsável por organizar o funcionamento da máquina. Sem placa mãe, não há PC que funcione. Por isso, é essencial prestar atenção para escolher a melhor placa mãe possível, sendo ela compatível com todas as peças de seu computador.

Continue lendo o artigo para ver quais são as 5 melhores placas mãe do Brasil, e tenha acesso a dicas espetaculares sobre como ver qual é a placa mãe ideal para as suas necessidades, e para os componentes utilizados em seu computador.

As 5 Melhores Placas Mãe no Brasil

Placa Mãe Asus AMD AM4 ROG STRIX X570-E GAMING ATX – Melhor Placa do Mercado

Placa Mãe Asus AMD AM4 ROG STRIX X570-E GAMING ATX

Em primeiro lugar, a placa mãe escolhida como a melhor desse ano é a placa mãe da famosa marca AMD Asus, modelo X570-E GAMING ATX, a qual tem LAN de 2,5 Gbps e Intel Gigabit, PCIe 4.0, Wi-Fi 6 de 802.11ax, e incríveis 16 estágios de energia.

Para deixar o seu gabinete mais vistoso, caso seja aberto, a placa mãe vem com uma especial iluminação USB 3.2 Gen 2 e Aura Sync RGB, a qual é exclusiva da ASUS e inclui os headers RGN e headers GRB Gen 2 endereçáveis, fazendo com que o seu computador seja vistoso. Tem dual M.2 com dissipadores de calor e SATA 6 Gb/s.

O soquete é AM4, estando pronto para os processadores AMD Ryzen de 2ª e 3ª geração, feito para maximizar a conectividade e a velocidade com o máximo de duas unidades M.2, tendo disponível o USB 3.2 geração 2 e AMD StoreMI.

O produto tem 12 + 4 estágios de energia com um conector de força ProCool II através da tecnologia de Optimal Power Solution, com alloy chokes e capacitores duráveis feitos para suportar os processadores exigentes multi-core. Como todos sabem, é muito necessário que todas as peças do PC sejam bem ventiladas, mas especialmente a placa mãe. Por isso, essa vem com uma refrigeração abrangente, com dissipadores de calor de chipset ativo, além do dissipador de calor MOS com heatpipe de 8mm e os dissipadores duplos M.2 integrados, assim como um header de water pump.

Uma boa notícia para os gamers: essa placa mãe suporta PCIe 4.0, HDMI 2.0, um display port 1.2 e possui dois conectores M.2 e USB 3.2 tipo A e tipo C, com rede de jogos LAN 2.5 Gbps e Ethernet Intel Gigabit com ASUS LANGuard, além de um Wi-Fi 6 (802.11ax) com MU-MIMO e um gateway teaming via GameFirst V.

Finalmente, o produto tem um 5-way optimization, com ajuste automatizado em todo o seu sistema, fornecendo perfis de overclocking para os gamers mais hardcore e refrigeração feitos sob medida para o seu equipamento. Ademais, o áudio é de alta qualidade, especialmente para os jogos, tendo alta fidelidade com SupremeFX S1220A, DTS Sound Unbound e Sonic Studio III para que você se afunde no jogo. A placa mãe já vem com a bios atualizada para a série 5000.

Esse é o produto mais bem avaliado da lista, com mais de 1.160 classificações em sua página da Amazon, as quais totalizam em uma nota de 4,6 estrelas, de um total de 5.


Veja Também:

Placa Mãe Asus Intel LGA 1200 ROG Maximus XII Hero (Wi-Fi) ATX DDR4 – Melhor Placa Mãe Para Intel

Placa Mãe Asus Intel LGA 1200 ROG Maximus XII Hero (Wi-Fi) ATX DDR4

A seguir temos, em segundo lugar, a placa mãe perfeita de 2021 para a amada marca Intel, a placa mãe Asus Intel modelo ROG MAXIMUS XII HERO. Essa placa mãe Intel Z490 ATX tem 16 fases de alimentação, com uma otimização espetacular, tendo um ajuste automatizado em todo o sistema, fornecendo perfis de AI Overclocking para os gamers mais hardcore e o AI Cooling feitos especialmente sob medida para a sua plataforma.

A refrigeração, inclusive, é um ponto de sucesso desse produto, pois ele tem zonas dedicadas à refrigeração a água (watercooling), com dissipador de calor M.2 duplo e diversos controles de ventoinhas. Dessa forma, você consegue garantir que toda a sua máquina estará muito bem resfriada.

A conectividade também é especial, pois tem rede dupla de 5 GB e gigabit, com LANGuard e M.2 duplo, com USB 3.2 Gen 2 e Intel Wi-Fi 6. Assim como o produtor anterior, essa placa mãe é belíssima e vem com um o especial Aura Sync, tendo uma tecnologia de iluminação RGB sincronizada, a qual funciona a partir de um vasto portfólio de equipamentos para PC compatíveis com o Aura Sync, e até mesmo inclui suporte para fitas LED RGB endereçáveis e Philips Hue. Isso que é customização!


Placa Mãe GIGABYTE Z490 GAMING X 1.0 DDR4 LGA1200 10° Geração Intel – Melhor Custo-Benefício

Placa Mãe GIGABYTE Z490 GAMING X 1.0 DDR4 LGA1200 10° Geração Intel

Temos em nossa terceira posição a placa mãe ideal para quem está procurando o melhor custo-benefício nesses tempos difíceis pandêmicos. A placa mãe Gigabyte modelo Z490 GAMING X suporta os processadores Intel Core de 10ª Geração, com VRMs digitais diretos de 11 ou 1 fases com estágios de DrMOS.

A refrigeração VRM tem um dissipador de calor MOS, e o DDR4 é sem buffer com Dual Channel não-ECC, 4 DIMMs. O Intel GbE LAN.2 com compartimentos M.2, e 1 proteção térmica. O áudio é AMP UP ALC1200 áudio DAC, e o produto vem com o especial RGB Fusion 2.0, com um ventilador inteligente de 5 cabeçotes híbridos os quais têm as próprias funções de ventilador inteligente, como a parada de ventilador, controles PWM, detecção de ruído etc.

A traseira da mãe tem 1 USB 3.2 Gen2 (A), 5 USB 3.2 Gen 1, e 2 USB 2 Gen 1.


Placa Mãe Asus AMD ROG STRIX B550-E GAMING 3 Ger ATX – Melhor Custo-Benefício da AMD

Placa Mãe Asus AMD ROG STRIX B550-E GAMING 3 Ger ATX

Para quem está procurando o melhor custo-benefício, só que da AMD, não se preocupe! O modelo de placa mãe Asus AMD ROG STRIX B550-E GAMING é perfeito para você, tendo o socket AM4 AMD Ryzen de 3ª geração.

Sua memória é AMD Ryzen de 3ª geração, com 4x DIMM e um máximo de 128 GB, DDR4. A memória tem arquitetura Dual Channel, e em relação ao gráfico, o processador de gráfico é integrado, com 1 displayport 1.2 e 1 HDMI 2.1 de 4K a 60HZ.

O produto suporta Multi-GPU, suporta tecnologia NVIDIA 2-Way SLI, suporta tecnologia AMD 3-Way CrossFireX e tem slots de expansão. Ademais, suporta dual band com frequências de 2.4/5 Ghz, e tem o suporte 2×2 Wi-Fi 6 (802.11 a/b/g/n/ac/ax). Na embalagem estão disponíveis 4 cabos SATA 6 Gb/s.


Placa Mãe Asrock Z390 Phantom Gaming – ITX/Ac Intel – Melhor Preço

Placa Mãe Asrock Z390 Phantom Gaming – ITX:Ac Intel

Por fim temos, em quinto e último lugar na lista, a placa mãe mais barata dessa seleção (até o momento de publicação do artigo), a placa mãe Asrock de modelo Z390 Phantom Gaming-ITX/AC, a qual suporta o processador Intel Core de 8ª e 9ª geração, de soquete 1151. Além disso, suporta DDR4 4500 mhz + OC.

As opções de saída gráfica disponíveis são o DMI, o displayport de áudio de 7.1 canais HD (com o codec de áudio realtek alc1220), e que suporta o Creative Sound Blaster Cinema 4.1 Intel Thunderbolt de 3 tipos com 4 SATA 3. Ademais, vem com 2 ultra M.2 e 4 USB 3., 1 de segunda geração na traseira.

Como Escolher a Melhor Placa Mãe Para o Seu Computador?

Há tantas opções no mercado que se torna difícil escolher a mais adequada. Porém, há algumas dicas que você pode seguir.

Vale a pena mencionar que os preços de placas mãe – e componentes para computadores no geral – estão bem mais caros devido à alta no dólar, os prejuízos causados pela pandemia e a crise econômica no geral. Por isso, caso não seja urgente, é uma boa ideia esperar alguns meses ou até um ano para comprar a sua placa mãe.

Para mais dicas sobre como escolher a melhor placa mãe para o seu computador e para o seu bolso, leia os tópicos a seguir, assim como a sessão de perguntas com respostas.

Como Escolher a Melhor Placa Mãe

Verifique o tipo de processador que você quer/tem

A hora de escolher os componentes para montar um PC é bastante complicada, pois tudo tem que ser compatível com tudo. De nada adianta comprar a mais cara placa mãe do mercado se ela não for compatível com o processador que você planeja comprar (ou que você já tem). Por isso, é essencial olhar a compatibilidade entre todas as peças, mas principalmente entre a placa mãe e processador.

O soquete é a parte da placa mãe que determina qual processador você poderá utilizar. Por exemplo, caso você queira utilizar um dos famosos processadores AMD Ryzen, é essencial que você compre uma placa mãe que tenha um soquete AM4. Existem muitas páginas na internet que fazem a relação entre quais placas podem utilizar quais processadores, então basta fazer uma pesquisa rápida quando você definir que processador você quer. Geralmente, essa informação vem na própria página da placa mãe.

Verifique o tamanho da placa mãe

Outro detalhe essencial de prestar atenção na hora de montar um PC é ver o tamanho de todos os componentes, para que eles caibam em seu gabinete. Por isso, as placas mãe são feitas com tamanhos padronizados, para que o usuário saiba exatamente se caberá ou não. Veja quais são os modelos mais comuns:

Mini ITX

As Mini ITX são as placas mãe de menor tamanho no mercado, e são bastante utilizadas em computadores que não precisam de grande esforço de funcionamento, como os computadores de estudantes de cursos mais acadêmicos e tradicionais e empresas de administração.

Micro ATX

Esse modelo também é pequeno, mas é levemente maior que o anterior, o que permite que tenha slots extras para que o usuário possa fazer alguns upgrades, como colocar 2 HDs.

ATX

Esse é o modelo mais comum e comercializado de placas, por funcionar muito bem para todos os tipos de computadores, sejam eles computadores mais básicos ou computadores próprios para gamers. As placas mãe ATX permitem muitos upgrades e têm vários caminhos de conexão.

EATX

Por fim, o último dos modelos famosos é o EATX, ideal para quem quer montar o computador mais poderoso que puder, pois essa placa mãe permite um espaço gigante para vários hardwares. No entanto, a própria placa é bem grande, então é necessário ter um gabinete maior que o padrão para o seu uso.

Perguntas Frequentes Sobre Placa Mãe

O que é uma placa mãe?

A placa mãe é um dos componentes mais importantes de um computador, se não o mais importante. Esse hardware é fundamental em qualquer PC, pois ele é o responsável por unir todos os componentes da máquina, fazendo com que eles funcionem da forma adequada, organizada e controla. Por isso ela leva o nome de “mãe”, por ser essencial para o funcionamento correto de todos os outros hardwares.

Melhores Placas Mãe

Ademais, a placa mãe é a responsável por alimentar os componentes externos de seu computador, como o mouse, teclado, webcam etc, utilizando a energia que sai de sua tomada e entra na sua CPU através da fonte. É muito importante se atentar à placa mãe, pois há fabricantes que, ao vender um PC já montado, investem em hardwares como o processador e memória, mas deixam a placa mãe de lado, utilizando uma mais barata e menos eficiente, já que suas informações não constam na descrição do produto.

O que é o overclock?

Sendo um termo muito conhecido pela comunidade gamer e mineradora, o overclock é uma prática em que o usuário modifica os parâmetros de operação do processador, fazendo com que ele consuma muita mais energia e funcione bem mais rápido. O problema, é claro, é que essa prática pode ser muito danosa para os componentes do processador, fazendo com que esse hardware se desgaste mais rápido e tenha uma vida útil menor. Mas não são todos os computadores que permitem que o usuário faça um overclock. Inclusive, geralmente são as placas mães mais caras que permitem essa prática.

Geralmente nos processadores da Intel, o que restringe o overclock é o próprio modelo do processador, e não da placa mãe. Mas se você quer fazer um overclock eficiente, você vai precisar de uma placa mãe potente, afinal, existem placas mães que são projetadas com mais durabilidade justamente para disponibilizar a prática do overclock. De qualquer maneira, o overclock não é praticado por todos os usuários de computador, e sim por uma parcela pequena, então caso você não faça questão disso, você pode restringir a sua busca a placas mãe mais baratas.

Conclusão: Qual é a Melhor Placa Mãe de 2021?

Espero que a lista tenha te ajudado a encontrar a melhor placa mãe de acordo com as suas necessidades. São tantos modelos diferentes, com inúmeros detalhes e especificações, que é muito fácil ficar confuso e se perder em meio a tantas coisas para prestar atenção.

Montar um computador – ou dar um upgrade – não é uma tarefa fácil. Por isso, é necessário pesquisar bastante para ter a certeza que você está escolhendo as peças certas, que elas sejam todas compatíveis, e que você esteja comprando-as no melhor preço possível.

Caso você ainda esteja em dúvida sobre qual placa mãe escolher, não se preocupe. Eu trouxe um resumo daquela tida como a melhor de 2021. Se você estiver procurando pela a placa mãe ideal para processadores Intel, veja o segundo item dessa lista, a placa mãe ROG Maximus Hero II da Asus.

Em primeiro lugar, a opção de ouro da lista é a espetacular placa mãe da Asus para processadores AMD AM4, a ROG Strix X570-E GAMING ATX. Tendo um LED RGB lindo em sua estrutura, essa é a placa de mãe perfeita para quem gosta de um bom visual gamer, devido ao sistema de iluminação especial da Asus, a Aura Sync, o qual inclui headers RGB e headers GRB de segunda geração endereçáveis.

Esse produto tem 12 + 4 estágios de energia com conector de força ProCool II, e suporta PCIe 4.0, HDMI 2.0, DisplayPort 1.2 e possui dois conectores M.2, além do USB 3.2 tipo A e tipo C. Para conectar na rede, ela tem a LAN 2.5 Gbps, o Ethernet Intel Gigabit com ASUS LANGuard e Wi-Fi 6 (802.11ax) com UM-MIMO e gateway teaming via GameFirst.

Essa placa tem ainda mais detalhes do que esse, então clique no link disposto e dê uma olhada nos atributos desse produto incrível.

Leave a Comment