As 5 Melhores Placas De Vídeo Em 2021

Tem dúvidas sobre qual é a melhor placa de vídeo em 2021? De fato, é essencial que um computador de qualidade possua uma GPU dedicada, visto que é um dos principais componentes que melhoram a performance geral da máquina.

Atualmente, com a alta do dólar, tornou-se bem difícil para o consumidor padrão escolher qual é a melhor placa, ainda mais com a concorrência acirrada entre AMD e Nvidia, as principais marcas do mercado.

Por isso, se você se encaixa com esse perfil, e pretende adquirir uma aceleradora gráfica de forma rápida, fácil e prática, confira agora o nosso artigo ‘’Top 5 Melhores Placas De Vídeo Disponíveis No Mercado Em 2021’’!

As Melhores Placas De Vídeo Disponíveis No Mercado

1. Radeon RX 6800 – Melhor Placa De Vídeo De Forma Geral (AMD)

Radeon RX 6800

Confira o Preço

Tem preferência por placas da AMD? Quer uma das melhores placas de vídeo avaliadas no mercado de forma geral dessa marca? Então você muito provavelmente irá gostar da Radeon RX 6800!

Ela é basicamente a placa de vídeo mais requisitada da AMD no quesito high-end. Ela bate de frente com modelos da Nvidia como a RTX 3080, e é uma das melhores escolhas atualmente no mercado, principalmente se você pretende rodar jogos em altíssima qualidade.

Se você quer uma placa de vídeo muito potente, e o seu foco é completamente voltado para jogos, dê uma olhada na RX 6800 agora mesmo!

Principais Características:

  • O design do ventilador de tecnologia axial foi melhorado com mais lâminas de ventilador e um novo esquema de rotação.
  • Rolamentos duplos de ventilador podem durar até duas vezes mais do que os modelos de rolamento de manga.
  • Possui uma cobertura totalmente de alumínio, além da estrutura reforçada e a placa traseira de metal que melhoram a durabilidade.
  • O dissipador de calor MaxContact possui uma superfície super plana para melhorar a transferência térmica.
  • O programa de validação de 144 horas coloca as cartas em uma série de testes rigorosos para garantir a compatibilidade com os jogos mais recentes.
  • OC Edition (Overclock de fábrica)

Nota do Editor: Ressalta-se que, por causa da falta de estoque das placas de vídeo, além da alta do dólar e todos os problemas econômicos relacionados à pandemia, é possível que não só esse item, mas outras placas da mesma lista variem de preço, de forma em que talvez uma das GPUs listadas nesse artigo pode ser melhor e mais barata do que a outra, por isso é recomendável que você sempre veja comparação entre as placas e então faça a escolha que mais se adequar em seu bolso!


2. Geforce RTX 3080 – Melhor Placa de Vídeo De Forma Geral (Nvidia)

Geforce RTX 3080

Você quer a melhor placa de vídeo avaliada no mercado? Tem preferência pela Nvidia? Pode investir caro em um produto que irá durar por anos e que é, atualmente, uma das GPUs mais potentes da série RTX da Nvidia? Se todas as respostas para essas perguntas forem sim, então confira agora a Geforce RTX 3080!

Com acesso à tecnologia raytracing, essa placa gráfica é ideal se você pretende rodar seus jogos na mais alta qualidade possível, sem se preocupar em conferir requisitos mínimos e outros tipos de estresses que são relacionados à jogos de computador. É uma das GPUs mais atuais do mercado, e é descrita pela própria Nvidia em seu site por oferecer o ‘’desempenho dos sonhos’’ de qualquer gamer.

Com ela, você irá atingir as maiores taxas de quadros possíveis, além de conseguir a tão desejada resolução em 4K. No geral, a RTX 3080 só fica atrás da RTX 3090 em poderio gráfico, porém a diferença é bem mínima de certa forma, e quando comparado os dois preços, atualmente vale mais a pena investir na 3080, principalmente se o seu foco for apenas para games (embora a 3080 também possua um ótimo desempenho para outras tarefas).

No geral, é a melhor placa de vídeo da NVidia para se comprar no momento, e se você possui dinheiro o suficiente para ela, com certeza não irá se arrepender de sua aquisição!

Principais Características:

  • Relógio boost real: 1800 MHz; detalhes de memória: 10240 MB GDDR6X.
  • Rastreamento de raios em tempo real em jogos para gráficos hiper-realistas.
  • Ventoinhas triplas HDB que oferecem maior desempenho de refrigeração e ruído acústico muito mais silencioso.
  • Placa traseira totalmente metálica e ARGB ajustável.
  • Garantia de 3 anos e suporte técnico de alto nível da EVGA.

3. Geforce GTX 1650 – Melhor Placa De Vídeo Custo-Benefício

Geforce GTX 1650

Está procurando por uma GPU boa para rodar boa parte dos jogos, inclusive os atuais, com uma qualidade aceitável, e não quer gastar muito com os modelos mais caros do mercado? Se a resposta for sim, então você com certeza irá adorar conhecer a GTX 1650 da Nvidia, um dos melhores custo-benefício quando o tópico é sobre placas de vídeo!

O modelo 1650 da série GTX é uma ótima pedida para quem quer uma placa de vídeo ‘’porta de entrada’’. Na loja da Amazon, ela possui o selo ‘’Amazon Indica’’, o que já é um ótimo determinante na hora de fazer a compra. De forma geral, ela pode ser útil por uns bons anos, e possui capacidade de rodar jogos da geração passada com qualidades exorbitantes, além de também aguentar os atuais, em boa parte, com uma taxa de 60FPS e resolução em 720p/1080p!

Não é recomendada para quem quer jogos em 4K e com framerates bem altos, porém se o seu objetivo for apenas jogar seus games de forma aceitável, escolher esse modelo da Nvidia irá suprir todas as suas expectativas! Para comparação, dependendo do resto da build do seu PC, ela consegue atingir resultados evidentemente maiores do que os consoles da geração passada (PS4 e XONE), ou seja, se você quer um hardware melhor que esses dois, mas não tem dinheiro o suficiente para comprar um PS5 ou Xbox Series X, essa será a melhor opção para você!

Enfim, se você se encaixou totalmente com esse perfil, confira a Nvidia Geforce 1650 agora mesmo!

Nota do Editor: Eu adquiri a GTX 1650 recentemente, e posso garantir que meus resultados com ela são bem satisfatórios! Vale a pena dar uma conferida.

Principais Características:

  • É uma placa de vídeo com suporte tanto para desktops quanto para notebooks
  • Saída DVI e DVD-D
  • Saída HDMI e HDMI 2.0
  • Modelo GeForce GTX 1650 de 4GB (GDDR5)
  • OC Edition (Overclock de fábrica)
  • Fabricante: ASUS

4. Quadro P2000 – Melhor Placa De Vídeo Para Renderização E Edição de Vídeos

Quadro P2000

Trabalha com modelagem 3D e/ou edição de vídeos, e procura uma GPU focada especialmente para essa tarefa? Caso a resposta for positiva, então você provavelmente vai gostar de conhecer a Quadro P2000 da Nvidia!

Quando o assunto é placa de vídeo para modelagem 3D e edição de forma geral, não restam dúvidas que os modelos da Nvidia são os que mais se sobressaem, quando comparado com outras marcas, como AMD por exemplo. O modelo P200 da série Quadro da Nvidia vem especificamente para cumprir essa atividade.

Ele auxilia com eficácia tarefas relacionadas à renderização e edição, e com certeza é uma ótima escolha se esses forem os seus objetivos. Vale ressaltar que, apesar dessa placa rodar alguns jogos, o seu desempenho é bem inferior quando comparada com outras placas focadas especialmente para jogos, como a série GTX por exemplo, ou seja, só considere fazer a compra dessa GPU se o seu foco for realmente o trabalho.

Se você se encaixa com essas informações, então confira o Quadro P2000 da Nvidia agora mesmo!

Principais Características:

  • Suporte a tecnologia NVIDIA Mosaic²
  • Suporte às tecnologias Iray e MentalRay
  • Modelo Quadro P2000 de 5GB (GDDR5)
  • 1024 CUDA Cores
  • Fabricante: PNY

5. Geforce GTX 1660 Super – Melhor Placa De Vídeo Intermediária 

Geforce GTX 1660 Super

Você quer uma placa de vídeo que rode jogos com ótima qualidade, porém não faz questão de ter recursos como o raytracing e/ou não pode gastar muito? Nesse caso, a melhor opção para você é a Geforce GTX 1660 Super!

O desempenho dessa placa de vídeo é consideravelmente impressionante. Por ser a versão Super, ela é cerca de 20% mais rápida que a 1660 normal, além de que é aproximadamente 1,5x mais rápida que a antiga geração da GTX, a 1060. Ou seja, com isso estabelecido, é de se esperar uma qualidade excepcional para rodar os jogos atuais do mercado, algo totalmente requisitado pelos gamers mais exigentes quando o assunto é potência de hardware.

Por ter todas essas características, ela é altamente recomendável para os jogadores que querem atingir altas taxas de quadros por segundo, assim como esperam uma resolução full HD, 2K e, em alguns casos, até mesmo 4K! Se você se identifica com esse perfil, e pretende manter sua placa de vídeo por um bom período de tempo, confira a GTX 1660 Super da Nvidia agora mesmo!

Principais Características:

  • Chipset: TU116
  • CUDA Cores: 1408
  • Base clock: 1530 MHz
  • Boost clock: 1830 MHz
  • Modelo Geforce GTX 1660 Super de 6GB (GDDR6)
  • Largura de banda: 336 (GB/s) Energia da placa: 125W
  • Dimensões da placa: 235 x 115 x 40 mm Largura: 2 slots

Quais São Os Principais Fatores Para Escolher a melhor Placa De Vídeo?

Overclock

O overclock é um termo bastante importante quando o assunto é placa de vídeo. De forma resumida, ele que é o responsável por aumentar a potência de sua placa de vídeo, porém dependendo do seu uso, ele pode também diminuir a vida útil dela. Se você pretende trocar de GPU em um período não muito longo, então escolher modelos mais baratos e com OC será a melhor opção para você.

Melhores Placas De Vídeo

Apesar de ser possível você mesmo fazer o overclock da sua placa, dê preferência por modelos que apresentam o OC de fábrica, visto que elas possuem sistema de refrigeração e alimentação melhores.

Energia

É essencial que você confira se a sua fonte tem capacidade para cumprir a demanda de energia exigida pela placa de vídeo que você pretende comprar. Por serem componentes caros e modernos, as GPUs exigem uma quantidade bem superior de watts, por isso é recomendável conferir essas informações no site da fabricante ou da própria loja que você está comprando.

Marca

Atualmente, há uma grande concorrência no mercado entre placas de vídeo AMD e Nvidia. No geral, as placas da AMD costumam ser para o público que pretende apenas jogar, e que não exigem altos desempenhos para outras tarefas como renderização e edição de vídeos. Já as da Nvidia conseguem cumprir bem esses dois papéis, porém isso não descarta a necessidade de sempre conferir as especificações das duas marcas e conferir qual que mais se encaixa com os seus objetivos.

melhor placa de vídeo

Compatibilidade Com A Placa Mãe

Se você está montando o seu PC do zero, é muito, mas muito importante você conferir se a GPU é compatível com a placa mãe. Caso você compre hardwares que são incompatíveis entre si, você irá apenas jogar dinheiro no lixo, principalmente se as peças forem caras. Há sites que verificam essas compatibilidades, por isso é extremamente recomendado que você confira isso antes de fazer a compra da sua placa de vídeo.

Vídeos Comparativos

Por último, mas com certeza não menos importante, é essencial que você confira vídeos de comparação no Youtube ou outras plataformas, principalmente se você estiver indeciso entre dois ou mais modelos de placas de vídeo. Isso irá garantir que você tenha certeza sobre qual GPU é melhor, além de que a comunidade nos comentários é bastante participativa e bem aconselhadora de forma geral.

Esse tópico é muito mais destacável no contexto atual, visto que algumas lojas, devido à alta do dólar, apresentam preços que não são condizentes com o que está sendo oferecido, e os preços tendem a variar exponencialmente dependendo do site que está vendendo, por isso sempre confira análises de canais especializados nesse tema, para ter mais segurança e certeza na hora de comprar a sua tão desejada placa de vídeo!

Placa De Vídeo – Questões Frequentemente Feitas 

O que é placa de vídeo?

A placa de vídeo é um dos principais componentes do hardware de um computador, visto que ela é a responsável por controlar e administrar as funções do vídeo que são exibidas em sua tela. Elas são altamente recomendadas para desempenhos em jogos e edições de vídeo, além de modelagem 3D e outras tarefas que exigem potências altas.

placa de vídeo

Apesar de existirem placas de vídeo que são integradas ao processador, essas sempre serão bem inferiores às GPUs dedicadas, por isso tome cuidado com falsas promessas relacionadas às GPUs integradas.

Como instalar uma placa de vídeo?

Por ser um processo bastante delicado, é recomendado que você assista vídeos que ensinem como fazer a instalação adequada, porque caso você cometa algum tipo de erro, você poderá prejudicar totalmente a funcionalidade da sua GPU.

Como atualizar a placa de vídeo?

Para ‘’atualizar’’ a sua placa de vídeo, será necessário que você sempre deixe atualizados os drivers dela. Você pode fazer isso através do próprio gerenciador de dispositivos, onde você precisará encontrar a sua placa de vídeo e então, com alguns cliques, achar a opção que procura automaticamente os drivers mais atuais do seu modelo. Com isso, provavelmente você já terá os updates mais recentes da sua GPU. Porém, se você ainda tiver dúvidas, também dá para você mesmo instalar essas atualizações diretamente do site da marca.

Conclusão: Qual A Melhor Placa De Vídeo Para Se Comprar No Mercado Atualmente?

Enfim, você chegou até o fim do nosso artigo. Informamos tudo que era essencial para escolher o produto que melhor se aplicasse em suas preferências, mas você ainda não conseguiu decidir qual é a melhor placa de vídeo? Não se preocupe, nesse caso, nós iremos fazer essa escolha por você!

Pensando no consumidor padrão e também considerando quesitos como avaliação, uso a longo prazo, e principalmente a alta do dólar, que encareceu todos os produtos do mercado de placa gráficas de forma exponencial, a Geforce GTX 1650 da Nvidia é a campeã da nossa lista!

Com um preço modesto, ela atinge boa parte das exigências do gamer padrão, e é uma ótima alternativa para quem quer sair da geração passada de consoles, com um poderio gráfico consideravelmente superior, sem ter que investir em um PS5 ou Xbox Series X para isso. Com ela, você estará totalmente preparado para as suas próximas jogatinas!

Leave a Comment