Top 7 Melhores Óleos Corporais para comprar em 2020

Os óleos corporais proporcionam prazer, nutrição para a pele, refrescância e hidratação. Eles vêm adquirindo cada vez mais sofisticação em termos de ingredientes, princípios ativos e aromas. Neste artigo, vamos analisar os melhores óleos corporais para comprar em 2020.

A sua viscosidade natural permite deslizarmos a mão pela pele em uma massagem relaxante, proporcionando um ritual que vem sendo praticado desde tempos antigos. O óleo corporal devem ser aplicados sobre a pele limpa, por isso uma aplicação após seu banho da manhã ou da noite pode se tornar um momento especial de autocuidado e relaxamento.

Se você ainda não utiliza óleos corporais em sua rotina de autocuidado, essa pode ser a oportunidade que você buscava para um momento de intimidade, para conhecer cada parte do seu corpo. E, claro, examinar como está a saúde de sua pele enquanto se passageia.

Conforme você desliza sua mão suavemente, você sentirá que o óleo penetra naturalmente e a textura da sua pele melhora imediatamente. Não deixe de aproveitar a ocasião para ir soltando as partes tensas.Ao final, você sentirá que teve uma experiência única, e não verá a hora dela se repetir depois do próximo banho.

Para que servem o óleo corporal ?

Quem compra óleos corporais em geral está em busca de cuidar da pele, obter uma textura macia, um cheiro gostoso e hidratação. Alguns óleos também dão uma agradável sensação de refrescância.

Ao penetrar na pele, os óleos melhoram a maciez e retém umidade. Mas seus benefícios vão muito além.

Melhores Óleos Corporais

Conforme a fonte de onde foi extraída, os óleos servem para:

  • Amenizar ou tratar celulites, cicatrizes e estrias
  • Regenerar peles desgastadas pela desidratação e exposição à poluição
  • Nutrição e combate a antioxidantes.

As melhores marcas de Óleos Corporais

Por existirem há muito tempo e serem parte consolidada dos rituais diários de muitas mulheres, os óleos corporais são oferecidos tanto por marcas internacionais de grande tradição quanto empresas nacionais de fundação recente. A seguir listamos as principais.

1. Óleo corporal Natura

A Natura inovou nesse mercado ao oferecer os óleos trifásicos.

Na embalagem, as camadas se mostram separadas, o que visualmente é lindo. O benefício total é obtido ao misturá-los, extraindo da fórmula o máximo em termos de hidratação, aroma e tratamento geral para a pele.

Óleo corporal Natura

A linha de produtos Natura Ekos oferece três variações do óleo trifásico: Maracujá, Andiroba e Pitanga.

Oferece também óleos simples, como o Sève Avelã, um dos mais vendidos da marca.

Os preços da Natura situam-se na faixa intermediária do mercado de cosméticos, mas a empresa é reconhecida pela grande qualidade de seus produtos.

2. Óleo corporal L’Occitane e L’Occitane au Brésil

A L’Occitane é uma tradicional marca de cosméticos francesa da região de Provence, com presença consolidada no Brasil, seja através de pontos de venda ou da preferência pela marca dentre os que visitam a França.

Está situada na faixa de preço superior do mercado. Seu óleo corporal de Karité é um dos produtos que a empresa oferece.

Óleo corporal L’Occitane e L’Occitane au Brésil

A L’Occitane au Brésil é a segmentação da tradicional marca francesa, com um toque de ingredientes nativos brasileiros.

Tomando partido da grande variedade de produtos naturais da flora brasileira, essa marca tem mais ênfase em plantas encontradas no Semiárido Nordestino e no Cerrado, ao passo que a Natura tem foco na Amazônia.

O óleo corporal Reparação Licuri é um exemplo clássico da proposta dessa marca. O licuri é uma palmeira de grande porte encontrada no semiárido do nordeste brasileiro.

A faixa de preços da marca é semelhante à da Natura, sendo uma variação mais acessível do que a marca-mãe de origem.

3. Óleo corporal Clarins

Tradicional fabricante de cosméticos, a Clarins fornece um elemento de prestígio e glamour a quem adquire seus produtos. Em contrapartida, sua faixa de preço é das mais altas, custando até dez vezes mais do que a Natura.

Óleo corporal Clarins

Seu óleo corporal mais vendido no Brasil é o Clarins Huile Body Treatment, com composição complexa que inclui flores, ervas e óleo de avelã como base.

4. Óleo corporal Weleda

A Weleda é uma empresa baseada nos princípios da antroposofia, uma corrente filosófica que valoriza elementos humanos e naturais. Dessa forma, seus produtos levam em conta a produção semiartesanal, ingredientes naturais e respeito ao meio ambiente.

Óleo corporal Weleda

Trata-se por isso de um produto premium em sua concepção original, já que ganhos de escala são mais difíceis nesses moldes.

Oferece óleo de bétula e de jojoba, ambos voltados à ação cicatrizante e tratamento de celulite e estrias, além de uma linha com mais 5 óleos.

5. Óleo corporal Korres

A Korres é uma marca grega que tem uma proposta semelhante à Weleda no que se refere à utilização de ingredientes naturais e integração da homeopatia ao processo de fabricação.

Ao mesmo tempo, está em linha com a Natura no que se refere à utilização de ingredientes nativos de seu país de origem, a Grécia. Um dos exemplos é a utilização do tradicional iogurte grego em alguns de seus produtos.

Óleo corporal Korres

No Brasil a Korres vendia óleos corporais de Manjericão com Limão e Nozes (macadâmia e amêndoa) com jojoba, porém atualmente os mesmos estão em falta. Em seu site internacional, vende o óleo de rosa selvagem, voltado à hidratação e brilho da pele.

Apresenta faixa intermediária de preço, assim como a Natura.

Top 7 melhores óleos corporais para comprar em 2020

Apresentamos aqui o nosso ranking dos 7 melhores óleos corporais disponíveis no mercado em 2020.

7. Óleo corporal Natura Sève Amêndoa

Um dos óleos mais vendidos da Natura. Apesar de não ter o mesmo apelo dos óleos trifásicos da marca, é mais puro, oferecendo maior quantidade de óleo em sua composição.

Óleo corporal Natura Sève Amêndoa

Dessa forma, é um produto que rende mais em termos de número de aplicações e por isso tem um preço maior do que os trifásicos.

6. Óleo corporal  Clarins – Huile Body Treatment

É o produto mais sofisticado em termos de fórmula.

Apresenta como base o óleo de avelã. Além do óleo, contém ainda a presença de gerânio, alecrim e menta como aromatizantes.

Óleo corporal  Clarins - Huile Body Treatment

5. L’Occitane Karité

Com a característica qualidade e aromatização impecável da L’Occitane, este óleo corporal tem como ação principal a regeneração celular e a hidratação.

L’Occitane Karité

O Karité oferece um aroma suave, mas é levado a outro patamar pela cuidadosa elaboração da marca.

4. Linha Weleda de Óleos Corporais

A Weleda é a marca que oferece a maior variedade de óleos corporais do mercado, com 7 produtos, sendo os mais procurados o óleo de Jojoba e Bétula:

  • Jojoba – para mulheres grávidas para prevenir estrias
  • Bétula – para tratar celulites
  • Arnica – relaxante
  • Romã – regenerador
  • Rosa mosqueta – hidratação e cicatrização
  • Prímula – hidratação e rejuvenescimento
  • Lavanda – relaxamento

Linha Weleda de Óleos Corporais

3. Óleo corporal Natura Ekos Andiroba

A linha de óleos trifásicos da Natura Ekos é um dos produtos mais populares da marca. Extremamente bem apresentado e interessante em termos de conceito, não é na verdade um produto predominantemente composto por óleo.

Óleo corporal Natura Ekos Andiroba

De fato, as três fases correspondem à separação de ingredientes com diferentes solubilidades. Dessa forma, o óleo é separado da parte solúvel em água naturalmente.

Por não ser realmente um óleo, tem um preço menor do que o Sève.

2. Óleo corporal Clarins Relax Body Treatment

Outro produto sofisticado da Clarins obtém nosso segundo lugar.

Sua composição é semelhante à do óleo firmador (ver acima) com base em avelã, mas com diferença em relação aos óleos essenciais aromáticos, como:

  • Camomila – calmante
  • Laranja amarga – regenerativo
  • Gerânio – purificador

Óleo corporal Clarins Relax Body Treatment

1. L’Occitane Óleo Corporal Licuri

A associação da experiência com cosméticos e aromatização da L’Occitane e a biodiversidade da flora brasileira geraram, dentre outros produtos, o óleo corporal de Licuri.

Mais interessante é o fato de a empresa estar buscando inspiração em uma região que tradicionalmente não é vista como de grande biodiversidade, o semiárido nordestino.

L’Occitane Óleo Corporal Licuri

A partir de uma região praticamente desértica em que plantas secas e cactos dominam a paisagem, a empresa conseguiu identificar o potencial e criar seu produto a partir de uma palmeira nativa da região.

Contando com um aroma sofisticado com toques tropicais, e um preço na faixa intermediária do mercado, essa é nossa escolha como o melhor óleo corporal do mercado em 2020.

Qual tipo de Óleo Corporal devo escolher?

O seu objetivo é importante na hora de decidir qual óleo corporal comprar. A composição determinará qual é mais adequado para o seu tipo de pele e o que você deseja obter de benefícios.

Os óleos variam conforme a planta de onde foram extraídos, ou seja, castanhas, madeiras, flores e frutas. Em todos os casos, oferecem hidratação pois retêm a umidade da pele.

Melhor Óleos Corporais

As seguintes fontes de óleos podem ser encontradas no mercado:

  • Castanhas como caju, amêndoas, castanhas-do-pará, côco
  • Sementes como a rosa mosqueta
  • Flores como gerânios, camélias
  • Ervas como alecrim, manjericão, menta, camomila
  • Frutas cítricas, maracujá, pitanga, abacate, uva
  • Plantas como Jojoba (ou aloe vera), bétula

Alguns produtos oferecem dois ou mais desses ingredientes na mesma fórmula. A seguir listamos os benefícios das fontes mais utilizadas.

Castanhas

As castanhas fazem parte dos chamados superalimentos, e oferecem além do óleo, vários minerais e vitaminas que proporcionam a nutrição da pele.

A castanha-do-pará tem grande concentração de selênio.

Já as amêndoas fornecem extratos bastante populares e oferecem vitaminas A, B e E. É muito utilizada por grávidas para prevenir estrias.

Outras castanhas utilizadas são a avelã e a macadâmia, presentes na fórmula Korres Avelã, da marca Korres. Nesse caso, são mais utilizadas para dar textura suave à pele.

Rosa mosqueta

Um dos óleos corporais mais vendidos no mercado, o extrato de rosa mosqueta vem da semente da fruta com o mesmo nome.

Seus benefícios mais conhecidos e comprovados são:

  • Cicatrizante, com propriedades regeneradoras da pele.
  • Antibacteriano e antiacne
  • Antioxidante, ou seja, combate radicais livres

Óleos Corporais

Plantas

A jojoba, também conhecida como aloe vera, é uma planta com conhecidas propriedades cicatrizantes. É originária de regiões desérticas na América do Norte. Sua utilização por nativos indígenas remonta a vários séculos.

A bétula é utilizada no tratamento de celulite, como no produto oferecido pela Weleda.

Flores

Os óleos corporais extraídos de flores possuem, além das propriedades hidratantes, os aromas florais inconfundíveis.

Estão presentes extratos de gerânio e camélia, mas sempre como elementos secundários na formulação dos produtos.

Frutas

Da mesma forma que as flores, as frutas atuam como aromatizadoras.

Porém, algumas frutas oferecem propriedades antioxidantes, como as cítricas, que possuem grande concentração de vitamina C.

Outras, como o abacate, já possuem uma grande concentração natural de óleo.

Maracujá e pitanga, por suas propriedades calmante e antioxidante, respectivamente, estão presentes em óleos trifásicos da Natura.

Qual tipo escolher?

Castanhas oferecem benefícios em relação à hidratação e texturização da pele.

As plantas, além da rosa mosqueta, apresentam propriedades cicatrizantes e regeneradoras. Também são úteis no caso de inflamações locais, apesar de não substituírem medicamentos em casos mais graves. Consulte sempre o seu médico.

Óleos Corporais

Os óleos corporais que possuem extratos de ervas, frutas e flores em sua composição proporcionam grande variedade de aromas. Nesse caso, é uma questão de gosto pessoal.

Como escolher o melhor Óleo Corporal?

Finalidade

Escolha o óleo mais adequado à sua necessidade.

Se sua preocupação é estética, os óleos de castanhas, flores e frutos são os mais indicados.

Se você busca um efeito desodorizante e aromatizador, para manter a sensação durante todo o dia, prefira os óleos que contenham extratos de flores e frutos.

Finalmente, jojoba e rosa mosqueta são recomendadas nos casos de cicatrização, prevenção e tratamento de estrias e algumas inflamações e alergias na pele.

Aroma

Há diferenças nos aromas conforme o óleo utilizado.

Os aromas das castanhas são doces, ao passo que os das frutas e flores oferecem aromas característicos das mesmas.

Óleos Corporais

Óleos como os de côco são neutros e pouco utilizados pelo aroma, e são mais populares em máscaras capilares.

Os extratos de plantas (jojoba, bétula e rosa mosqueta) não oferecem aromas comercialmente atrativos e possuem aplicação terapêutica.

Postura institucional

Os cosméticos sempre foram alvo de protestos em relação à testagem em animais.

Recentemente, essa agenda passou a agregar preocupações ecológicos e sociais.

Por um lado, passou-se a defender composições com produtos naturais e, relacionado a isso, uma postura de respeito às comunidades que os produzem.

A Natura popularizou a utilização de produtos da floresta amazônica como o muru-muru, castanha-do-pará e a andiroba, entre outros.

Internacionalmente, algumas empresas adotaram produtos do Brasil e desenvolveram negócios totalmente novos. É o caso da L’Occitane, que criou a marca L’Occitane au Brésil.

Para muitos consumidores, esse misto de postura ecológica, uso de ingredientes locais e respeito aos animais é um item decisivo na hora da compra. Para esse nicho de mercado, os melhores Óleos Corporais devem vir de marcas que obedecem a esses critérios obrigatoriamente.

Preço

Óleos corporais são extremamente populares no Brasil. Em todas as classes sociais, o ritual de aplicação de óleo após o banho entre as mulheres é largamente difundido.

A variação de preço se dá sobretudo pelas marcas, mas também pela disponibilidade das plantas das quais os óleos são extraídos.

Óleos Corporais

Naturalmente, os óleos de castanhas exigem menos matéria prima, já que sua composição é predominantemente de gorduras e ácidos graxos de alta qualidade.

Já com relação a plantas, frutas e flores, uma grande quantidade de matéria prima é exigida. Por outro lado, podem ser facilmente cultivadas em estufa e sua logística é mais barata.

Perguntas frequentes em relação a Óleos Corporais

Que cuidados preciso tomar ao usar meu Óleo Corporal?

Primeiro tenha em mente que óleos essenciais são diferentes de óleos corporais. No caso de óleos corporais, os chamados óleos essenciais entram como aromatizadores e incrementadores da fórmula. É o caso dos produtos da Clarins

Óleos corporais não têm o mesmo grau de pureza dos óleos essenciais, e por isso têm um preço menor. Por outro lado, são testados para o uso direto sobre a pele, enquanto alguns óleos essenciais não dispõem da mesma certificação.

No caso de ter feridas, busque informar-se se é seguro utilizar o óleo corporal. Os óleos de jojoba e rosa mosqueta são indicados como cicatrizantes e estimulantes, mas ainda assim faça testes em pequenas áreas em sua pele e verifique se alergias e inflamações não surgem. Caso surjam, suspenda o uso e fale com um médico dermatologista.

Qual o melhor momento para passar o creme?

Os cremes são indicados para uso durante o banho ou pós-banho. Verifique na embalagem qual a recomendação do fabricante.

Caso você não goste da textura viscosa do óleo sobre a pele, ou não tenha paciência para esperar que ele seja absorvido, prefira os óleos de banho, que podem ser enxaguados.

Óleos Corporais

Como saber se o óleo realmente funciona?

Você pode comprovar a utilidade de um cosmético ao verificar o histórico do produto no mercado, assim como a avaliação de clientes. Prefira os produtos que são mais valorizados e que não apresentam relatos de alergias e reações adversas.

Os produtos listados neste artigo seguem as mais estritas normas de higiene e segurança na fabricação.

Em seguida, é hora de verificar o efeito sobre a sua própria pele. Para isso, talvez seja necessário que você faça alguns testes até comprovar a qual produto você melhor se adapta.

Atenção para o preço

Sendo produtos de extração complicada e ingredientes em sua maioria caros, os óleos tendem naturalmente a ter preços de médio a elevado.

Dessa forma, desconfie se o produto que estiver comprando tem um preço muito inferior aos demais. O mais provável é que a viscosidade do óleo seja resultado da combinação de ingredientes que não apresentam os mesmos benefícios de um óleo de boa qualidade.

O mesmo vale para os aromas. A criação de aromas suaves e marcantes, com personalidade, é habilidade difícil de ser reproduzida, e por isso muitas empresas utilizam-se de extratos aromáticos adquiridos no atacado. Ao passo que isso pode reduzir o preço do produto, também tira toda a sua individualidade.

Conclusão

Apesar de extremamente populares, os óleos corporais de melhor qualidade envolvem fabricação e logística complicadas. Eles sempre terão uma certa nobreza, sobretudo por representar um momento de intimidade da mulher com o seu corpo.

Em nossa análise escolhemos o óleo L’Occitane Licuri dentre os melhores óleos corporais para comprar em 2020. A escolha baseou-se em sua ótima relação custo-benefício, que envolve:

  • Prestígio da marca
  • Aroma marcante e único
  • Representatividade ecossocial do produto
  • Preço médio

Considerando todos esses aspectos, entendemos que esse é um produto imbatível pelo que oferece. Recomendamos que você busque saber mais a respeito das ótimas marcas que tratamos aqui, e de seus produtos cuidadosamente elaborados.

Se você gostou desse artigo e das informações que trouxemos, não deixe de compartilhá-lo com suas amigas. Nada como trocar informações sobre um produto que está presente em nossos dias e com tantas opções. É possível que uma opinião de quem já está usando o óleo corporal que você escolheu lhe dê o impulso final em sua decisão.

Até a próxima!

Leave a Comment