Top 8 Melhores Máscaras de Argila para comprar em 2020

Utilizada em tratamentos de beleza desde tempos antigos, a argila é um material associado aos cuidados com a pele. Seja em forma de máscaras, banhos ou aplicações pontuais, a argila é disponibilizada no mercado em diferentes cores, preparos e minerais da composição.

Neste artigo, iremos lhe mostrar quais são as melhores máscaras de argila para a sua pele, e analisar quais critérios são os mais importantes na hora de comprá-las.

A argila é composta de sedimentos de rochas e é basicamente o que chamamos de lama. Por sua vez, os elementos da composição variam conforme a localização, geografia, quantidade de água entre outros. Comum a todas é a presença de silicatos, como sílica e silício. A variação da composição dá à argila cores e funções diversas.

No que se refere à estética facial, as máscaras de argila têm três funções básicas sobre a sua pele:

  • Brilho natural – as argilas são esfoliantes naturais e retiram da camada superficial as células mortas e impurezas, revelando o brilho especial das células novas. Por isso, também auxiliam na remoção de manchas.
  • Flexibilidade e firmeza – através da ativação da produção de colágeno, alguns tipos de argila mantém a flexibilidade e firmeza de uma pele jovem.
  • Controlar a oleosidade – alguns tipos de argila retiram a oleosidade da pele e permitem que ela permaneça com textura suave por mais tempo.

Outros benefícios da argila, quando aplicada ao resto do corpo, são defendidos por tradicionalistas. Dentre eles, o principal é o alívio do estresse. Nesse sentido, spas oferecem banhos de lama, que nada mais são do que imersões em banheiras com argila.

Além disso, defende-se que devido ao alívio do stress, há um relaxamento de músculos e articulações; e alívio de sintomas como artrite reumatoide, eczema e psoríase.

Algumas tradições fazem uso de argila em rituais religiosos devido a supostas propriedades espirituais.

Recomendamos que você fale com seu médico caso se interesse por contratar um banho de lama em um spa ou centro de tratamento estético.

O que são máscaras de argila?

Qual a utilidade das máscaras de argila?

Máscaras de argila são compostos químicos disponibilizados prontos para aplicação ou em pó solúvel em água. São produtos convenientes para trazer o benefício da argila ao uso doméstico, sem perigos para quem compra. A aplicação também é muito prática.

Melhores Máscaras de Argila

A composição química da argila varia, e com ela a cor resultante. A cor, por sua vez, revela os elementos químicos predominantes, que indicam a função principal de cada cor.

O princípio do uso da argila como tratamento estético se dá pela sua capacidade de expansão e atração de moléculas tóxicas e impurezas presentes na pele. Esses dois efeitos permitem diminuir marcas de expressão e revelar a camada mais nova de pele.

Como aplicar máscaras de argila?

Como regra geral, siga as instruções no rótulo do produto, pois há diferenças entre níveis de diluição e concentração dos produtos. Por esse motivo, talvez a ferramenta de aplicação seja diferente.

Diluição

Se sua máscara for em pó, siga as orientações do fabricante em relação a quantas partes de água você deve adicionar para a mesma medida do pó.

Limpeza

Lave o rosto com água e sabão. Deixe a pele limpa para que o produto aja sem interferências.

Aplicação

Utilize as pontas dos dedos ou um pincel (exclusivo para aplicação de máscaras) para distribuir o produto na pele e ao redor dos óleos e da boca.

Não aplique o produto muito próximo aos olhos.

Deixe agir por 20 a 30 minutos.

Remoção

As máscaras de argila são solúveis e saem facilmente com água.

Melhores Máscaras de Argila

Qual tipo de máscara de argila devo escolher?

Além da segregação entre máscaras em pó e as prontas para uso, os tipos de máscara correspondem principalmente à composição química da composição química da argila da qual são feitas.

As mais utilizadas são a branca e a verde.

A seguir, descrevemos os usos mais comuns de cada tipo.

Argila Branca

A argila de cor esbranquiçada, conhecida no mercado como argila branca, tem o alumínio como elemento predominante. Contém também composição zinco, potássio, silício, cálcio e ferro.

É considerada uma argila de ação leve e adequada para peles sensíveis e desidratadas, com tendência a se tornarem oleosas ao longo do dia. É a escolha nos tratamentos para clareamento e homogeneização do tom de pele.

Melhores Máscaras de Argila

Sua ação é cicatrizante e antisséptica, o que ajuda na prevenção e tratamento da acne. Ao eliminar as impurezas da pele, revelam brilho e redução das marcas de expressão.

Verde

Os elementos principais da argila verde são silício e zinco. Além destes, geralmente possuem em sua composição potássio, ferro, cálcio e alumínio.

Trata-se de uma argila também voltada para o tratamento de peles oleosas e com tendência à acne. Mas sua principal aplicação é como tônico adstringente e atua de forma mais agressiva do que a argila branca, por isso não é adequada para peles sensíveis.

É uma das argilas utilizadas no tratamento de celulite.

Preta

A argila preta é basicamente lama vulcânica, e sua função principal é como desintoxicante, tendo ação anti-inflamatória. Seus componentes principais são alumínio, titânio e sílica.

É utilizada no tratamento de celulite.

Vermelha

É a popular lama ou barro, que tem em sua composição alta concentração de óxido de ferro. Pode ter também alta concentração de alumínio.

Sua utilização principal no mercado é como cicatrizante e tensionadora, com redução de linhas de expressão e remoção de impurezas e partículas tóxicas da pele.

Rosa

Trata-se da mistura das argilas branca e vermelha, com função hidratante e cicatrizante, e indicada para peles sensíveis.

Melhores Máscaras de Argila

Como resultado, dá mais brilho e jovialidade à pele, principalmente as que estão desidratadas ou envelhecidas. Após as férias, serve para restabelecer a saúde da pele exposta ao sol, cloro e sal.

Cinza

Seu componente diferencial é o titânio. É utilizada para tratar acne e oleosidade, sendo também esfoliante. Dessa forma, é utilizada para remover manchas da pele.

Amarela ou Dourada

A argila amarela é composta principalmente por silício, com traços de ferro, alumínio e potássio. Facilita a produção de colágeno pela pele, e por isso é indicada para peles envelhecidas e sem flexibilidade.

Seus outros usos estão relacionados à sua ação anti-inflamatória e à remoção de toxinas da pele.

Roxa

Tendo o magnésio como elemento diferencial, sua principal função é em induzir a síntese de colágeno e estimular vitalidade, firmeza e flexibilidade à pele.

Qual tipo escolher?

Há muitas informações desencontradas acerca dos usos mais indicados para cada tipo de argila. Por isso, devemos nos ater aos elementos que as diferenciam em relação à concentração, e verificar qual benefício oferecem.

Outro cuidado a tomar na hora de escolher a melhor máscara de argila é tomar como base seu objetivo principal.

Como alguns elementos são comuns a várias argilas, é normal que vendedores atribuam funções secundárias a todas as argilas. Porém, elas poderiam ser realizadas de forma mais efetiva quando se escolhe a argila mais adequada ao objetivo.

As melhores marcas de máscaras de argila

Argilas devem ser de composição natural e a variação deve se dar apenas em relação ao tipo e apresentação, ou seja, em pó ou pronta para uso.

As melhores marcas de máscaras de argila são as que têm a confiança do público e os produtos mais vendidos. Elas oferecem maior conforto em relação à composição das argilas.

Como o preço é relativamente baixo em relação a outros cosméticos de função semelhante, é natural a escolha da marca segundo os resultados trazidos, a confiabilidade e a postura ecossocial da marca.

Phytoterápica

A atuação da empresa tem ênfase na produção de óleos essenciais naturais. Mas oferece uma linha de cosméticos naturais, entre eles argilas preta, amarela, verde, branca e vermelha,

Máscaras de Argila Phytoterápica

Elemento Mineral

Trata-se de uma empresa baseada em princípios holísticos e idealismo.

Seus produtos são baseados em princípios ativos minerais e vegetais. Nesse contexto, oferece argilas de vários tipos associadas a outros elementos, como pó de pérola, turmalina e água-marinha.

Máscaras de Argila Elemento Mineral

Bioart

Assim como a Elemento Mineral, a Bioart se baseia em princípios holísticos e produtos 100% veganos. Na mesma filosofia, adota alguns produtos nativos do Brasil, como a castanha-do-pará e óleo de copaíba.

A linha de máscaras de argila utiliza apenas fontes minerais não processadas. Dentre os produtos, utiliza argila amarela (Máscara Iluminadora Bionutritiva), a roxa (Máscara Bionutritiva Calmante), a rosa (Máscara Bionutritiva Regeneradora) e a verde (Máscara Bionutritiva Regeneradora).

Máscaras de Argila Bioart

Oferece o selo internacional Ecocert de produtos sustentáveis, que garante que suas fórmulas não possuem componentes artificiais e derivados de petróleo, entre outros.

Arte dos Aromas

Possui forte apelo de ingredientes naturais e postura ecológica.

Passou a produzir a partir do ano 2000 e também possui o selo Ecocert e não faz testes em animais.

Máscaras de Argila Arte dos Aromas

Quintal Dermocosméticos

Na mesma linha das anteriores, oferece produtos ecológicos e veganos.

Apresenta cinco máscaras de argila em sua linha de produtos:

  • Vermelha (Antissinais)
  • Preta (Regeneradora).
  • Branca (Clareadora)
  • Violeta (roxa): Antiporosidade
  • Verde (Antiacne)

Máscaras de Argila Quintal Dermocosméticos

Os 8 melhores máscaras de argila para comprar em 2020

Apresentamos aqui o nosso ranking das 8 melhores máscaras de argilas para você escolher, conforme seu objetivo.

8. Phytoterápica – Argila Verde

Conforme política da empresa, é um produto vegano e 100% puro. Sua aplicação principal é sobre a oleosidade da pele e cabelos.

Não é recomendada para peles secas pois tende a retirar umidade da pele juntamente com as toxinas.

Máscaras de Argila Phytoterápica – Argila Verde

7. Quintal – Máscara Clareadora

Feita com argila branca, é recomendada para os tratamentos de clareamento de pele, como a remoção de manchas e para uniformizar o tom de pele.

A embalagem possui 140g e custa atualmente R$96,00.

Máscaras de Argila Quintal – Máscara Clareadora

6. Bioart – Máscara Bionutritiva Regeneradora

Seguindo a linha de esmero na apresentação, embalagem e qualidade do produto, essa máscara tem base em argila rosa, ou seja, um blend de argilas branca e vermelha.

Máscaras de Argila Bioart – Máscara Bionutritiva Regeneradora

Possui aroma diferenciado de baunilha e ação revitalizante e hidratante, para peles secas e maduras.

A embalagem com 30g custa atualmente R$68,00, sendo um dos produtos mais premium do mercado.

5. Arte dos Aromas – Máscara Facial Regeneradora

É um produto à base de argila cinza que age também como um esfoliante. É recomendada para peles desgastadas e sem vitalidade, removendo toxinas e radicais livres.

O princípio do produto é agir sobre as linhas de expressão ao estimular a regeneração celular.

A embalagem com 90g é vendida atualmente por R$35,00.

Arte dos Aromas - Máscara Facial Regeneradora

4. Elemento Mineral – Argila Burgundy Com Pó De Rubi

Essa máscara de argila da marca Elemento Mineral tem como base a argila vermelha, rica em ferro. É oferecida em pó e deve ser diluída.

Seu princípio é o estímulo à produção de colágeno, que por sua vez tem o efeito de dar flexibilidade e maciez à pele. Ao mesmo tempo, melhora sua tensão geral e o aspecto de vitalidade.

Máscaras de Argila Elemento Mineral - Argila Burgundy Com Pó De Rubi

Seu diferencial é oferecer partículas de pedras preciosas, com características energéticas.

Uma embalagem com 30g para 4 aplicações custa R$18,00.

3. Bioart – PEELING CRISTAIS NATURAIS DETOX

Com base em argila verde, oferece um tratamento mais intenso de esfoliação, buscando renovar a camada superficial da pele para trazer à tona células novas.

Máscaras de Argila Bioart - PEELING CRISTAIS NATURAIS DETOX

A argila verde não deve ser utilizada em peles sensíveis, pois tem efeito mais vigoroso. Além disso, esse produto contém cristais de quartzo, para intensificar o processo de peeling.

A embalagem com 30g custa atualmente R$68,00, assim como as outras máscaras premium da Bioart.

2. Quintal – Máscara Regeneradora

Nosso segundo lugar é a máscara de argila preta da Quintal Dermocosméticos.

É recomendada para peles com aspecto desgastado, seja pelo sol, estresse ou mesmo um período sem cuidados básicos. Outra aplicação é para a pele de quem mora em cidades grandes e com alto índice de poluição.

Máscaras de Argila Quintal – Máscara Regeneradora

A frequência de aplicação sugerida é 2 a 3 vezes na semana, por 20 minutos, segundo a fabricante.

A embalagem possui 140g e custa atualmente R$96,00.

1. Elemento Mineral – Argila Branca com Pó de Pérolas

Nosso primeiro lugar é a Argila Branca com Pó de Pérolas da Elemento Mineral. Ela oferece homogeneização do tom da pele e redução instantânea de manchas. Clientes também relataram um brilho adicional

A escolha se dá por um conjunto de resultados, que inclui a avaliação positiva de clientes.

Máscaras de Argila Elemento Mineral – Argila Branca com Pó de Pérolas

A argila branca é uma das mais utilizadas e, portanto, mais aceitas no mercado. Grande parte dos benefícios é comprovado em vários produtos.

Este especificamente é extremamente puro, contendo apenas a argila e o pó de pérolas.

Além disso, tem um custo de aproximadamente R$6,00 por aplicação, o que o torna um produto com ótimo custo-benefício.

Como escolher a melhor máscara de argila para a sua pele?

Finalidade

Os principais benefícios oferecidos pelas melhores máscaras de argila do mercado são, como já comentado:

  • Esfoliação e aumento do brilho natural da pele
  • Tratamento de celulite
  • Ação cicatrizante
  • Ação anti-inflamatória
  • Ação hidratante

Por isso, defina seu objetivo principal de antemão e adquira a argila mais adequada.

Devido aos elementos comuns a todas à maioria das argilas comerciais, você obterá também benefícios secundários.

Preço

O preço é uma forma de verificar a autenticidade do produto. Máscaras faciais são cosméticos, mas mesmo assim são aplicados diretamente sobre a pele. Por isso, não vá apenas pelo preço.

As argilas, mesmo algumas das mais caras, são disponibilizadas a preços razoáveis, o que permite que você teste mais de um tipo e marca, e escolha a que lhe proporcionou mais resultados.

Em nossa pesquisa, os melhores produtos variaram de preço conforme a marca, composição e quantidade oferecida na embalagem. Tenha isso em mente e não compare apenas produto por produto, e sim a quantidade de aplicações possíveis com uma única embalagem.

Postura institucional

Os cosméticos sempre foram alvo de protestos em relação à testagem em animais.

Recentemente, essa agenda passou a agregar preocupações com relação às posturas ecológicas e sociais dessas indústrias.

Por um lado, passou-se a defender composições com produtos naturais e, relacionado a isso, uma postura de respeito às comunidades que os produzem.

Melhores Máscaras de Argila

Para muitos consumidores, esse misto de postura ecológica, uso de ingredientes locais e respeito aos animais é um item decisivo na hora da compra. Para esse nicho de mercado, as melhores máscaras de argila devem vir de marcas que obedecem a esses critérios obrigatoriamente.

Por se tratarem em tese de produtos com ingredientes naturais, certifique-se da presença de conservantes e aditivos químicos ao ler nas embalagens os ingredientes da fórmula.

Perguntas frequentes em relação a máscaras de argila

Que cuidados preciso tomar ao usar minha máscara de argila?

A argila é solúvel em água, de forma que uma limpeza simples resolverá a maior parte dos problemas com o produto.

Com isso em mente, leve em conta os seguintes cuidados:

Cuidados pessoais

  • Nunca utilize o produto muito próximo aos olhos.
  • Limpe a pele antes e depois do uso

Cuidados com o ambiente

  • Realize a aplicação em uma pia ou box para evitar respingos em tecidos, toalhas e roupas.
  • Caso respingue, remova imediatamente, já que alguns dos produtos podem conter corantes para melhorar seu aspecto.

Como saber se terei alergias ou reações ao produto?

O ideal é testar o produto em uma pequena área de sua pele, sem ser o rosto. Aguarde alguns minutos e verifique se não há coceiras ou vermelhidão no local.

O produto deve ser 100% natural?

O apelo de um produto 100% natural é muito grande e deve ser levado em conta, desde que não haja comprometimento da sua qualidade e estabilidade.

Muitos dos aditivos químicos utilizados em cosméticos visam aumentar o chamado “tempo de prateleira”, ou seja, duram mais no ponto de vendas e em sua casa.

Esses aditivos aumentam o potencial de alergias e reações adversas, mas em geral são bem aceitos e presentes na maioria de produtos como shampoos e sabonetes.

Como saber se o produto contém argila?

Como em todo mercado, existem empresas que tomam atalhos em realizar vendas com produtos falsos. Isso traz riscos ao consumidor, apesar de oferecer condições de venda mais atrativas.

Busque empresas que contém selos e certificações que comprovem a qualidade de seus produtos, e a idoneidade de sua gestão.

Neste artigo, apenas apresentamos empresas que apresentam várias certificações.

Conclusão

As melhores marcas do mercado de máscaras de argila possuem ótimo marketing, focado em produtos naturais, veganos e não processados. A argila propriamente dita, por se tratar de um cosmético em si, deveria obedecer a esses critérios.

Porém, como verificamos em nossa pesquisa, nem sempre isso é uma regra. Há marcas como o Bioart que oferecem soluções que contém bem mais do que argila em seu produto, o que exige aditivos para manter os produtos estáveis.

É natural que empresas queiram se diferenciar, ao invés de oferecer uma solução que contém apenas argila. E isso dá margem à produtos excelentes e criativos.

Em nossa análise, escolhemos o produto que oferece todas as características fundamentais das máscaras, porém com uma solução natural e econômica. Daí o nosso primeiro lugar pertencer à Argila Branca com Pó de Pérola da marca Elemento Mineral.

Como sempre, faça testes antes de se decidir por um produto definitivo. Máscaras são aplicadas diretamente sobre a pele, e por isso é fundamental que o produto não lhe agrida e forneça resultados efetivos.

Se você gostou deste artigo, aproveite para compartilhá-lo com seus amigos e familiares, e também em suas redes sociais.

Esperamos que você tenha agora todas as informações para decidir pelo produto ideal para sua pele dentre as melhores máscaras de argila do mercado.

Leave a Comment