Melhores Mangueiras de Jardim

A mangueira de jardim é um item muito necessário para a manutenção do jardim e da área externa da casa e/ou apartamento. Um bom modelo pode ser econômico e durar muitos anos, mantendo a sua qualidade.

Com tantos modelos diferentes, fica difícil descobrir qual é o melhor para você. Por isso, continue lendo para ver a melhor mangueira de jardim de 2021, e tenha acesso a dicas e informações incríveis.

As 5 Melhores Mangueiras de Jardim no Brasil

Mangueira Flex Para Jardim Com Jato Regulável Tramontina – Melhor Custo-Benefício

Mangueira Flex Para Jardim Com Jato Regulável Tramontina

Veja no Submarino

Em primeiro lugar, a mangueira de jardim tida como a melhor do ano é a mangueira flex para jardim com jato regulável produzida pela famosa marca Tramontina. Disponível na opção de 15 m, 20 m e 25 m.

Ela é recomendada para situações de uso com pressão da água de até 12 bar (174 psi) e temperatura de até 50 °C. Esse produto é altamente resistente, pois possui 3 camadas distintas, que são: a camada mais interna feita em PVC; a camada intermediária em fio de poliéster trançado e, por fim, a camada mais externa também feita em PVC. Dessa forma, a mangueira ficará protegida por muito tempo.

Ela acompanha 1 esguicho com jato regulável, assim como 1 suporte fixo para mangueira e 1 adaptador com engate rosqueado, importante para uma maior eficácia do produto. O esguicho da mangueira possui um sistema prático de regulagem do fluxo d’água através do regulador frontal. Ademais, ele é conectado em mangueiras através de um sistema de fixação rosqueado.

O melhor é que pode ser utilizado tanto para o uso doméstico quanto para o uso profissional. Ela é ½”, e vem com suporte para parede, o que permite que você deixe o espaço mais organizado e o acesso à mangueira mais prático. Por conta de todas essas qualidades, ela é, sem dúvida, a melhor mangueira em termos de custo-benefício da lista. Também é a mangueira mais bem avaliada da lista, com uma nota de 4,6 de um total de 5 estrelas.


Veja Também:

Mangueira Trançada Para Jardim Com Suporte Vonder – Melhor Mangueira Trançada

Mangueira Trançada Para Jardim Com Suporte Vonder

Veja na Americanas

A seguir, temos, em segundo lugar, a Mangueira Trançada para Jardim com Suporte produzida pela marca Vonder. Disponível na opção de comprimento de 20 m e 30 m, seu diâmetro interno é de 7/16”, ou seja, 11,1 mm.

A mangueira é de cor transparente, e é constituída por PVC. Sua pressão máxima de trabalho (psi) é de 140 lbf/pol², e a espessura da parede do produto é de 1,8 mm. Vem com kit de instalação completo, para facilitar a sua instalação.

Uma dica essencial é não deixar o produto exposto ao sol para não prejudicar sua estrutura. O produto vem com esguicho plástico, assim como um suporte plástico, uma bucha plástica e um parafuso para fixação do suporte. Ou seja, esse modelo, assim como o anterior, vem com um suporte para que a organização após o uso seja facilitada.

Também vem com um conector plástico de ¾”, e um adaptador plástico ¾” para ½”.


Mangueira NTS Antitorção com Engates Rápidos e Esguicho Tramontina – Melhor Mangueira Antitorção

Mangueira NTS Antitorção com Engates Rápidos e Esguicho Tramontina

Veja no Shoptime

A nossa terceira mangueira é a Mangueira NTS Antitorção com Engates Rápidos e Esguicho produzida pela já citada Tramontina. Disponível no comprimento de 15 m, 20 m e 30 m, ela é de ½”. Sua coloração é vermelha com detalhes em um azul simples.

O grande diferencial desse modelo é que ele não torce e não dobra, evitando aqueles nós irritantes tão comuns em mangueiras os quais podem vir a prejudicar o produto. Seu fluxo de água é constante, e ela é muito fácil de enrolar, o que ajuda na rotina de guardar e organizá-la.

Ademais, possui proteção antialgas. Esse produto possui alta resistência e flexibilidade, permitindo que você molhe o que precisar, onde quer que esteja. O NTS é o sistema patenteado pela Tramontina antitorção.

Ela é recomendada para situações de uso com pressão d’água de até 18 bar (261 psi) e temperatura de até 50 °C. Para uma maior durabilidade, possui 5 camadas distintas para assegurar grande resistência: a camada mais interna; a segunda camada interna, com a proteção antialgas; a terceira camada interna; o reforço têxtil e, enfim, a camada externa.

Acompanha 1 esguicho com jato regulável, e 2 engates rápidos, assim como 1 adaptador fêmea com rosca de ¾” e redução de ½”. O esguicho possui um sistema prático de regulagem de fluxo d’água através do regulador frontal. Ele é conectado em mangueiras de ½”, 5/8” e ¾” através de um sistema de engate rápido.

Os consumidores afirmam que a mangueira é fantástica, e ela é muito bem avaliada em sua página da Amazon, pois possui uma nota de 4,8 estrelas.


Mangueira Transpirante ½” Tramontina – Melhor Mangueira Transpirante

Mangueira Transpirante ½” Tramontina

Veja no Submarino

Em quarto lugar está a Mangueira Transpirante ½” da marca Tramontina, disponível em um comprimento de 15 m.

Ela pode ser utilizada tanto na superfície como embaixo da terra, estando perfeitamente segura em ambos os lugares. Um benefício gigantesco deste modelo é a eficiente ação de gotejamento e transpiração, o que vem a economizar até 70% de água.

O produto é fabricado com borracha reciclada resistente, e é recomendado para situações de uso com pressão da água de até 4 bar (58 psi) e temperatura de até 50 °C. Seu desempenho é melhor quando ele é utilizado à baixa pressão por longos períodos.

Para utilizá-la, siga essa recomendação da própria marca: primeiro, acople uma mangueira de jardim comum a uma torneira externa e, em seguida, conecte a outra extremidade à mangueira de irrigação. Para que ela dure mais, não a deixe exposta ao sol após o uso.

Portanto, é o produto perfeito para quem tem uma hortinha que precisa da tecnologia de gotejamento e transpiração.


Mangueira Para Jardim Nove54 – Melhor Pronta Para o Uso

Mangueira Para Jardim Nove54

Veja no Shoptime

Por fim temos, em último e quinto lugar, a Mangueira Para Jardim produzida pela Nove54. Disponível no comprimento de 10 m, 15 m, 20 m e 30 m, esse modelo possui uma grande variedade de tamanhos para que você possa escolher a que mais se adequa ao seu espaço.

O diâmetro interno da mangueira é de 7/16”, ou seja, 11,1 mm. Sua parede tem uma espessura de 1,5 mm, e sua cor é o vermelho, com detalhes em amarelo. Ela é feita em PVC, e a pressão máxima de trabalho (psi) é de 61 lbf/pol².

A Nove54 já é bem conhecida no ramo de ferramentas manuais, e oferece benefícios interessantes nesse modelo de mangueira. Uma de suas qualidades é que ele vem pronto para o uso, podendo ser utilizado no momento que chegar em sua casa.

A mangueira vem com engate para a torneira e esguicho com jato simples. Sua parede é dupla, e acompanha conexão da torneira.


Como Escolher a Mangueira Ideal Para o Seu Jardim?

Há tantas opções no mercado que se torna difícil escolher a mais adequada. Porém, há algumas dicas que você pode seguir.

Antes de comprar a mangueira, é muito importante que você preste atenção a alguns detalhes de sua composição. Um deles é a temperatura que ela suporta. A maior parte das mangueiras, inclusive as dessa lista, aguentam até 50 °C. Porém, também há mangueiras (geralmente as internacionais) que aguentam de -50 °C até 200 °C. Isso que é variedade! Para mais dicas sobre como escolher a melhor mangueira de jardim, veja os tópicos e perguntas abaixo.

Entenda qual é o melhor modelo de mangueira para você

Melhores Mangueiras de Jardim

Existem alguns modelos diferentes de mangueira para jardim, cada um com uma função específica. Portanto, é necessário que você saiba qual vai ser a funcionalidade primária de sua mangueira, ou seja, para o que você vai usá-la. Vou te mostrar quais são os principais tipos de mangueiras no Brasil:

Tradicional

O modelo tradicional é aquele mais comum que todos nós já vimos ou até mesmo já possuímos. Ele não tem nada especial, mas podem ter uma maior durabilidade quando são reforçadas com tranças de poliéster, ou com 3 a 6 camadas.

Algumas mangueiras tradicionais, como a terceira opção dessa lista, vêm com a tecnologia antitorção, a qual impede que a mangueira faça aquele nós irritantes.

Expansível

Melhores Mangueiras de Jardim

Outro modelo bastante conhecido é o de mangueira expansível, também conhecida como mangueira “mágica” pelo senso comum. Como o nome diz, ela expande seu comprimento, podendo chegar a ter 20 metros ou até mesmo 30 metros.

Ela serve para alcançar aqueles pontos mais difíceis e complicados no jardim ou na área da casa, pois é mais flexível que os outros tipos.

Transpirante

O último modelo de mangueira é a transpirante, ou micro perfurada. Com ela, você não precisa da opção de esguicho para regar o jardim, pois os pequenos furos no comprimento do produto permitem que a água saia e vá para o solo, regando as plantas durante um longo período de tempo.

Portanto, faz a irrigação por meio do gotejamento ou transpiração, e até mesmo pode ser enterrada para que irrigue hortas, pomares etc. Há um sub tipo conhecido como helicoidal, o qual tem formato de mola e é mais difícil de encontrar.

Verifique qual é o material indicado para as suas necessidades

Outro detalhe importantíssimo em que você deve prestar atenção é o material da mangueira, o qual vai definir sua durabilidade, flexibilidade e outras características essenciais.

As mangueiras geralmente são feitas em PVC ou borracha, porém podem conter outros tipos de materiais, para ajudar a cumprir certas funcionalidades. Entenda quais são os materiais mais populares:

PVC

Material que compõe a maior parte das mangueiras desta lista, o PVC é bem comum e barato. Costuma ser feito de policloreto de vinil, que é um tipo de plástico.

Ele permite um maior controle de pressão, e é ideal para espaços amplos. Por causa de sua qualidade, pode ser torcida e pode conter materiais tóxicos, então fique atento à composição da mangueira.

Borracha

Melhores Mangueiras de Jardim

A borracha, geralmente reciclável, é um material mais resistente, maleável e elástico. Por isso, possui maior durabilidade e suporta muito bem a pressão d’água. Contudo, a mangueira de borracha pode vir a ser pesada e difícil de utilizar sem um enrolador.

Poliéster

O poliéster é, na verdade, um tipo de tecido muito utilizado em objetos como mangueiras para proteger a camada mais externa do produto. É comumente utilizado em mangueiras expansíveis.

Silicone

Outro tipo de borracha é o silicone, feito de sílica gel. É utilizado nos modelos que precisam de mais flexibilidade e maior resistência a temperaturas diversas, pois aguenta -20 °C até 40 °C.

Pode vir a não aguentar uma grande pressão de água, então é mais utilizado na horticultura.

Nylon

Melhores Mangueiras de Jardim

O nylon também é um tipo de tecido, e é parecido com o poliéster. Também é leve e tem uma alta flexibilidade, contudo não é tão resistente assim a altas temperaturas e pressões. É mais difícil de ser encontrado no mercado do que os outros materiais.

Látex

O último material da lista é o látex, um tipo de borracha muito elástica. Funciona perfeitamente com as mangueiras expansíveis, e geralmente está nas camadas mais internas do produto.

O Que É Diâmetro e Qual É o Diâmetro Ideal Para a Mangueira de Jardim?

O diâmetro é o comprimento da reta que passa pelo centro e toca dois pontos na ponta do círculo, ou seja, é por onde passa a água na mangueira, aquele “meio vazio”, por isso é chamado de diâmetro interno quando estamos falando de mangueiras.

Seu comprimento é muito importante para definir a pressão do produto, e as marcas geralmente costumam medi-lo por polegada (indicada pelo sinal de “), mas também apresentam em milímetros (mm).

Ele costuma ser definido pelo engate da torneira, e usualmente tem ½”, que se traduz em 12,7 mm. Você pode utilizar adaptadores para ampliar o suporte, caso precise.

Não existe diâmetro melhor ou pior. O que você precisa entender é a pressão ideal para a sua necessidade. Então, utilize mangueiras com diâmetros maiores para grandes jardins, gramados e áreas. As de diâmetros menores devem ser utilizados hortas e jardins menores.

Perguntas Frequentes Sobre Mangueiras de Jardim

Como eu sei qual é o tamanho de mangueira adequado para o meu jardim?

Melhores Mangueiras de Jardim

Antes de tudo, você tem que sabe o tamanho da área em que a mangueira vai atuar. Espaços de até 20 metros, por exemplo, são considerados pequenos. Já espaços de até 50 metros são considerados médios, e espaços de até 100 metros são considerados grandes.

Portanto, os jardins pequenos e as hortas costumam pedir mangueiras menores, já as garagens e quintais podem precisar de mangueiras muito maiores.

O que é pressão máxima e qual é a indicada para mim?

Já falamos sobre diâmetro, então agora vamos falar sobre a pressão. A pressão máxima define a força do jato de água que sai de sua mangueira, e até onde o jato pode ir. Lembra daquele truque que costumávamos fazer na infância, de apertar a ponta da mangueira para fazê-la espirrar e ir mais longe? Isso está relacionado à pressão, pois aumenta a pressão da mangueira.

Para determina-la, você pode usar o comprimento do produto, o diâmetro interno ou o tipo de esguicho. As nomenclaturas dependem do produtor, mas geralmente são: bar, psi ou lbf (que pode vir como lbs). Elas definem a mesma coisa, que é a pressão máxima, tudo que muda é o nome e valor. Felizmente, psi tem o mesmo valor que libra-força (lbs), ou seja, eles são equivalentes. Portanto, 50 psi = 50 lbs.

Saber a pressão é especialmente importante ao cuidar de um jardim, pois cada planta necessita de uma pressão diferente. Um bom jardineiro sabe cuidar desses detalhes. Por isso, muitas mangueiras vêm com esguichos que permitem variar a pressão.

Inclusive, o modo chuvisco é muito popular entre jardineiros pois imita a chuva, o que permite molhar as plantas de forma mais suave e natural.

Conclusão: Qual é a Melhor Mangueira de Jardim de 2021?

Espero que a lista tenha te ajudado a encontrar a mangueira perfeita para você, dentre as cinco melhores mangueiras de jardim de 2021. São tantos modelos com características e benefícios diferentes que as vezes fica difícil identificar qual se adapta melhor à sua necessidade.

Listamos, além das mangueiras, dicas importantes para que você compreenda qual é a melhor mangueira de jardim para você. Lembre-se sempre de pesquisar sobre as espécies de planta que você cultiva para fornecê-las o melhor tipo de solo, além da pressão de água e quantidade ideal.

Caso você ainda esteja em dúvida sobre qual mangueira escolher, veja o resumo da mangueira escolhida como a melhor de 2021.

Em primeiro lugar, a nossa opção de ouro é a mangueira de jardim da Tramontina, de modelo flexível e com jato regulável, perfeito para jardins. Ela vem com 3 camadas especiais para que possa durar por mais tempo mantendo sua qualidade, e acompanha 1 suporte fixo e 1 adaptador de engate rosqueado. Seu preço a torna a opção correta para quem procura o melhor custo-benefício.

Leave a Comment