Todo recém-nascido necessita de inúmeros cuidados para se desenvolver nos primeiros meses de vida e neste período a alimentação é um dos pontos mais importantes que os pais devem ter atenção. Escolher as melhores mamadeiras para o pequenino é uma missão dura porque são muitas opções disponíveis e a dúvida em qual comprar é recorrente. Mas a decisão é mais fácil do que parece.
Para ajudar os papais que estão à procura das melhores opções do mercado, o artigo a seguir traz os principais produtos e tudo o que você precisa saber antes de escolher aquela que mais combina com seu filho ou filha.
Tabela de Conteúdos
As melhores mamadeiras para o seu bebê
Chuquinha Primeiros Passos – Lillo
A Chuquinha Primeiros Passos da Lillo é uma das mais procuradas no mercado por ser muito portátil. O recipiente comporta apenas 50ml, mas é ideal para quem vai sair e precisa levar o alimento do bebê de maneira prática e sem ocupar muito espaço.
O bico tem um furo bem pequeno que faz com que o líquido tenha um fluxo bem devagar, portanto, é ideal, também, para bebês mais novos, até os três meses de idade. Por falar em bico, ele é feito em silicone, portanto, é menos maleável, mas mais fácil de limpar diariamente.
Por ser pequeno, o produto é bem barato e pode servir como complemento para uma mamadeira utilizada no dia a dia. A maior fica para casa e a menor para quando a fome do pequenino bater na rua. A mamadeira é comercializada nas cores azul e rosa.
New Step Up – Chicco
Para recém-nascidos, uma das melhores mamadeiras do mercado é a New Step Up da Chicco, marca referência no segmento. Ela até é um pouco mais cara do que outras concorrentes, mas as vantagens do produto explicam o valor cobrado. De acordo com a empresa, nove em cada 10 bebês se adaptam imediatamente a ela.
E vamos às características. O formato da garrafa auxilia o bebê a segurar na mamadeira enquanto se alimenta e o do bico simula bastante um peito materno, facilitando bem a amamentação. O bico alongado também é benéfico demais, assim como a inclinação que ele tem.
Para recém-nascidos, isso garante que o bico sempre terá leite, diminuindo o esforço dos pequenos na sucção do líquido (é o sistema anti cólica dele). A textura aveludada é outro ponto que torna a opção muito forte, porque deixa a amamentação mais natural. Para completar, a vedação através de uma rosca resistente garante que não haverá vazão do conteúdo da garrafa.
Da lista, é um dos mais procurados e os motivos estão listados acima. Vale muito a pena investir no New Step Up, principalmente se o seu filho ou filha tem até dois meses de idade.
Philips Avent Clássica
Quem procurar por Philips Avent vai encontrar uma infinidade de opções e posso dizer: todas elas são as melhores mamadeiras que você pode encontrar para o seu bebê. A marca é especialista no assunto e a linha é elogiada por todos que experimentaram um dos modelos disponíveis no mercado.
O modelo clássico tem 260ml de capacidade e tudo o que se espera de um produto de alta qualidade: bico ergonômico para auxiliar o bebê a se alimentar de maneira adequada. O tamanho mais alongado e o formato facilitam a sucção do recém-nascido. O próprio design da garrafa foi pensado para tornar a amamentação mais agradável.
Há também uma válvula que “empurra” o ar para o fundo da garrafa, assim o bebê não fica ingerindo isso enquanto toma o leite e evita as tão temidas cólicas noturnas. Enfim, é sempre bem procurado no mercado e os motivos estão aí.
Vale dizer que o gargalo da garrafa é maior do que o encontrado na maioria dos produtos similares. Isso não tem muito impacto na hora da alimentação da criança, mas ajuda bastante os pais quando vão higienizar o recipiente. Portanto, se torna mais seguro.
Philips Avent Pétala
É o modelo mais novo e tecnológico da Philips Avent e bem indicado para recém-nascidos. As garrafas são encontradas nas versões 125ml, 260ml e 330ml, um diferencial do mercado. A primeira versão é para crianças até um mês, a segunda para até três meses de idade e a última de três em diante. E as vantagens são muitas.
O bico possui um formato espiral e o silicone é super maleável para não atrapalhar em nada o bebê. É o bico que mais se assemelha ao peito da mãe e, portanto, é muito indicado para quem quer unir a amamentação natural com a artificial da mamadeira.
Ele possui válvula dupla em seu sistema anti cólica, jogando o ar para o fundo da garrafa enquanto a criança consome apenas o leite que está lá dentro. Como todos os produtos da marca, o gargalo é grande para ajudar os pais na limpeza do recipiente, então não se preocupe com a higienização.
My1st NUK S1
A NUK também é uma empresa famosa no ramo da alimentação de bebês e que sempre preza por inovação. Tanto que ela possui um exclusivo bico achatado, altamente recomendado para os recém-nascidos em seus primeiros anos de vida. A garrafa possui 150 ml de capacidade e para crianças maiores há a versão de 300 ml, indicada até um ano e meio.
O preço é super justo pela qualidade do produto e isso faz com que sua compra seja ainda mais atrativa. Falamos de inovação e o sistema anti cólica também foi desenvolvido pela empresa. Seu nome é Válvula NUK Air System e ela reduz a formação de bolhas, aumentando o fluxo do leite para que o bebê consiga se alimentar sem esforço.
O bico Soft Zone de silicone é bem macio e apresenta vários furos, mas nada em excesso. Eles são suficientes para que o leite chegue na quantidade devida ao seu filho ou filha sem correr o risco de engasgar. Muitos pais a consideram a melhor mamadeira do mercado.
Yorten Garrafa de Silicone
A Yorten Garrafa de Silicone é considerada por muitos como a melhor mamadeira para recém-nascidos, e da lista é a única que não é fabricada no Brasil. Portanto, estamos falando de um produto importado e muito conceituado no mundo inteiro. Apesar da “garrafa” no nome, ele é feito para bebês.
Tudo é feito em silicone, começando pela garrafa, um dos diferenciais dela. Para crianças que seguram a mamadeira, isso torna a alimentação muito mais agradável. O bico é ergonômico e conta com sistema para que o bebê tome o leite em qualquer angulação. Isso é feito através de um canudo ligado ao bico.
Duas válvulas anti cólica ajudam a evitar o mal estar da criança e as alças laterais possibilitam que os pais e o próprio bebê fiquem mais confortáveis durante a amamentação. O gargalo largo da garrafa dá o toque final permitindo fácil higienização do interior do produto.
O lado negativo de tudo isso é o seu alto preço. Além do produto em si ser comercializado por um valor bem acima das demais opções da lista, ainda há o problema dele não ser fabricado no Brasil. É claro que os custos logísticos para trazê-lo ao país e as taxas de importação são repassadas no preço para o consumidor final e isso faz com que a Yorten seja uma espécie de produto de luxo das mamadeiras.
Como escolher a melhor mamadeira para seu bebê?
O bebê precisa de muitos nutrientes nos seus primeiros meses, por isso a amamentação é um momento tão importante tanto para os pequeninos, quanto para os papais. E engana-se quem acha que a mamadeira não é responsável por definir o quão bem ele/ela será alimentado diariamente.
Por isso, alguns detalhes devem ser sempre observados na hora da compra para garantir que a mamadeira terá as características certas. O tipo do bico, o seu material, quantidade de furos, formato, tamanho e a flexibilidade são exemplos do que é importante em um produto bom.
O ideal é que o produto seja o mais próximo possível de um peito materno. Instintivamente, os bebês buscam isso para se alimentar e uma mamadeira que não pareça natural pode causar desconforto e resultado em pouca alimentação da criança. É importante também que ela seja adaptável, já que cada recém-nascido tem o seu próprio jeito de se sentir confortável na hora da amamentação.
Formato
Ele deve ser semelhante ao peito materno. Esse formato ergonômico garantirá que o bebê tenha facilidade e maior aceitação para se amamentar com a mamadeira. Além deles, bicos mais achatados também são boa ideia. Isso porque o formato é bom para que a criança encaixe o bico na língua para fazer a sucção do leite.
Há também bicos longos que tornam o leite mais fluido para a criança. Esses três são os mais recomendados e não tem um certo, tudo depende daquilo que traz mais conforto para o bebê que está se alimentando.
Furos
O bico da mamadeira deve trazer um equilíbrio em relação à quantidade de furos e aos seus tamanhos. O bebê não pode se esforçar demais para obter o leite e também não pode receber de uma só vez grande quantidade, pois corre o risco de engasgar. Mais furos menores costumam ser melhores para as crianças em vários aspectos, então opte por algo assim.
Material
O material da garrafa não costuma ser um grande problema, por isso, a atenção dos pais deve se voltar aos elementos do bico. Primeiro, de maneira alguma compre um produto que possua BPA e/ou BPS, dois componentes perigosos à saúde dos recém-nascidos. Hoje, é bem fácil encontrar produtos sem ambos na composição.
Atualmente, os bicos mais comuns são aqueles de silicone. Ele é mais rígido do que o de látex, mas ele tem vida-útil maior e também é bem mais higiênico. Caso o bebê prefira o de látex, não tem problema, só tenha em mente que é necessário trocar com mais frequência.
Higienização
Limpar a mamadeira é uma parte importantíssima que cabe aos pais, pois resquícios de leite podem contaminar próximos alimentos, estragar algumas propriedades do produto e, é claro, mexer com a saúde da criança. Então, opte por opções com gargalos maiores, pois eles facilitam a limpeza interna da garrafa. Quanto menos esforço, melhor.
A importância do anti cólica nas melhores mamadeiras
Bebês são seres sensíveis e precisam de cuidados bem meticulosos diariamente. É por isso que as mamadeiras anti cólica são sempre muito procuradas pelos pais que buscam produtos top de linha. Elas garantem o conforto do recém-nascido na hora da amamentação e depois dela, enquanto ele realiza a digestão do leite.
Ele é um recurso que pode ser encontrado em diferentes formas, mas, em suma, o objetivo é evitar que o bebê ingira junto ao leite ar através de aberturas que estouram bolhas que estão na mamadeira.
Assim, refluxo, cólica, gases e mal estar deixam de existir e garante ao bebê horas calmas após sua alimentação. Achar uma mamadeira com anti cólica é fácil e as melhores já são vendidas com esse mecanismo.
Melhor mamadeira – Perguntas Frequentes
Existe bico ideal para cada idade?
Sim, existe. Na descrição do produto feita pelo fabricante ele indica para quem é destinada aquela mamadeira. Bebês de um mês e de seis meses possuem necessidades diferentes e precisam de opções adaptadas a elas.
Posso esterelizar mamadeira no microondas?
Antigamente recomendava-se que as mamadeiras fossem esterilizadas em banho-maria no fogão, mas hoje em dia elas são produzidas em outros materiais e é tranquilamente possível higienizar a garrafa e o bico com qualidade no microondas.
Qual é a melhor mamadeira que existe?
Viu como muita coisa importa na hora da escolha e que uma mamadeira não é só uma simples mamadeira? Esperamos que depois desse longo artigo você tenha descoberto como é fundamental um produto de qualidade e como identificar um. No entanto, se ainda está em dúvidas, recomendamos a Philips Avent Clássica, a melhor mamadeira atualmente disponível.
O seu preço é super competitivo e está na média do mercado, a marca é reconhecida por sua extrema qualidade e o modelo em si é completo. O bico reúne as características mais importantes e até alguns caprichos extras para o bebê ter uma experiência ótima.
O sistema anti cólica presente nas melhores mamadeiras é moderno, eficiente e vai ajudar bastante o bebê na hora da digestão. Falando em capricho, são vários modelos diferentes, desde transparentes e lisos até alguns estampados. Isso não faz diferença, mas é legal poder ter algo que combine mais com sua filha ou filho.
A garrafa tem um design bonito e funcional tanto para os pais quanto para os recém-nascidos e é fácil de higienizar. Além disso, dá para encontrar algumas promoções com kits que deixam o pacote ainda mais barato e tentador. Portanto, é quem fica no topo da nossa lista de hoje.