Melhores Livros De Terror

Está indeciso na hora de escolher o melhor livro de terror, no ano de 2021? Não é mistério que as famosas histórias de horror fazem bastante sucesso atualmente, visto que são muito importantes para o mundo literário, de forma geral. Escritores como ‘’H.P Lovecraft’’ e ‘’Edgar Allan Poe’’ são bastante reconhecidas no mercado atualmente, por possuírem diversos termos e tópicos discutidos que são horripilantes até os dias de hoje!

Porém, para quem quer se aventurar com ênfase nesse gênero, e não tem conhecimento o suficiente sobre quais são as obras mais influentes, a escolha torna-se, no mínimo, uma tarefa bastante complicada. Dessa forma, se você, um leitor árduo, se identifica com essas características descritas, e por isso busca por auxílio na hora de fazer a decisão certa, então confira o nosso artigo ‘’Top 5 Melhores Livros De Terror Disponíveis No Mercado Em 2021’’ agora mesmo!

Os Melhores Livros De Terror Disponíveis No Mercado

1. Os Melhores Contos – Lovecraft – Melhor Livro De Terror Cósmico (H.P Lovecraft)

Os Melhores Contos - Lovecraft

Confira o Preço

Você conhece o ”Cthulhu’’, famoso monstro espacial e atualmente um grande ícone da cultura pop? Gosta de histórias com grande nível de detalhes, bem descritivas, e que tratem de diversos temas horripilantes e existenciais? Caso todas as respostas forem afirmativas, então você precisa conhecer essa coletânea de um dos fundadores do terror cósmico, o famoso H.P Lovecraft!

Essa box de 3 livros inclui uma série de contos que irão fazer você entrar de cabeça na mente perturbada de Lovecraft! São leituras com uma alta gama de descrições, que irão fazer você imaginar cada detalhe dos horripilantes monstros lovecraftianos! Publicado pela editora Pandorga, esse kit possui três livros de coletâneas dos mais importantes e conhecidos contos de Lovecraft, contando com clássicos como ‘’O Chamado de Cthulhu’’, ‘’A cor que caiu do céu’’ e uma das histórias mais longas dele, o denominado ‘’Sussuros Na Escuridão’’

Se ficou interessado nas características dessa coletânea clássica do horror cósmico lovecraftiano, e quer conhecer suas criaturas a fundo, então confira essa box da Pandorga agora mesmo!

Principais Características:

  • Horror cósmico.
  • Contos.
  • Publicado em: 1923 (O Chamado De Cthulhu).
  • Autor: Howard Phillips Lovecraft.
  • Editora: Pandorga.

2. O Corvo E Outros Contos Extraordinários – Melhor Coletânea De Terror De Poe (Edgar Allan Poe)

O Corvo E Outros Contos Extraordinários

Confira o Preço

Você é um leitor de terror o qual gosta bastante de histórias envoltas em suspense? Gosta de ficar preso até a última palavra? Se sim, então você precisa conhecer essa coletânea de contos do renomado escritor Edgar Allan Poe!

Nessa coletânea publicada pela editora Príncipis, você irá ficar imerso em uma série de contos de terror que irão te fazer ficar com um frio na barriga até a última página! Inclusive, o livro inicia com a tradução de Fernando Pessoa do poema mais famoso de Edgar Allan Poe, o aclamado ‘’O Corvo’’. No geral, são histórias bem imersivas e aprofundadas, com uma alta descrição de detalhes, que irá deixar qualquer leitor árduo do horror empolgado para os desfechos mirabolantes de Poe!

Além disso, para os leitores mais curiosos: Você sabia que um dos contos contidos nesse livro, ‘’Os Assassinatos Na Rua Morgue’’, foi uma das primeiras e mais importantes histórias da literatura policial? Ao fazer a leitura, irás notar grandes semelhanças com os famosos romances policiais de Doyle, o famoso escritor de ‘’Sherlock Holmes’’!

Essas características lhe deixaram interessado? Gostasse dessa curiosidade relacionada à criação do gênero policial? Se sim, então confira o ”Corvo e outros contos extraordinários’’ de Edgar Allan Poe agora mesmo!

Principais Características:

  • Terror.
  • Poema e contos.
  • Publicado em: 1845 (O Corvo).
  • Autor: Edgar Allan Poe.
  • Editora: Príncipis.

3. Frankenstein – Melhor Livro De Terror E Ficção Científica (Mary Shelley)

Frankenstein

Confira o Preço

Você adora histórias de terror? Procura por um livro desse gênero com bastante reconhecimento na literatura? Provavelmente você já deve estar familiarizado com o reconhecido monstro ‘’Frankenstein’’, entretanto, você já leu a obra original? Se não, então confira os detalhes desse clássico literário de Mary Shelley agora mesmo!

Nessa obra, você irá conhecer todas as nuances que geraram a figura do famoso ‘’Frankenstein’’ que, na realidade, não é o nome real dele! Sabia disso? Esse é na realidade o sobrenome de seu criador, Victor Frankenstein. Dessa forma, a sua única menção no livro é através da palavra ‘’monstro’’. Bem sugestivo, não é mesmo?

Assim como o item anterior, por ser da editora Príncipis, também é uma opção barata, custando uma pechincha de aproximadamente doze reais (na data em que esse artigo foi escrito). Ou seja, se você quer ler uma obra com grande peso literário, ao mesmo tempo que deseja economizar, então essa será a escolha perfeita para você!

Ficou interessado com todas essas características? Pretende entrar a fundo nesse suprassumo literário do terror, escrito pela famosa autora Mary Shelley? Então confira o ‘’Frankenstein’’ agora mesmo, na íntegra!

Principais Características:

  • Terror.
  • Romance.
  • Publicado em: 1818.
  • Autor: Mary Shelley.
  • Editora: Príncipis.

4. Drácula – Melhor Livro De Terror Clássico (Bram Stoker)

Drácula

Confira o Preço

Você gosta de adentrar os clássicos da literatura? Quer conhecer a obra que estabeleceu o famoso vampiro do horror gótico, o conde Drácula? Se sim, então você precisa ler ‘’Drácula’’ de Bram Stoker agora mesmo!

Quem não conhece o reconhecido vampiro da Trânsilvania, não é mesmo? Seja pelas inúmeras adaptações cinematográficas, ou pela famosa série de videogames ‘’Castlevania’’, o Drácula é uma criatura muito famosa, e certamente um dos preferidos entre os monstros mais famosos da literatura! Nesse romance de horror gótico de Bram Stoker, você irá conhecer a origem de toda a mitologia por trás desse famoso sugador de sangue das histórias de terror! Além disso, também possui um preço bem acessível, assim como os dois itens anteriores dessa lista, então não há desculpas para não comprar, não é mesmo?

Ficou interessado por essas descrições? Está curioso e com vontade de conhecer a origem da figura do vampiro mais temido da Transilvânia? Então confira ‘’Drácula’’ publicado pela Príncipis agora mesmo!

Principais Características:

  • Horror gótico.
  • Romance.
  • Publicado em: 1897.
  • Autor: Bram Stoker.
  • Editora: Príncipis.

5. IT – A Coisa – Melhor Livro De Terror (Stephen King)

IT - A Coisa

Confira o Preço

Você provavelmente conhece a famosa adaptação cinematográfica ‘’IT – A Coisa’’, não? Quer conhecer o autor por trás de toda aquela história? Deseja adentrar as nuances do terrível palhaço ‘’Pennywise’’? Então você precisa ler a obra original de Stephen King agora mesmo!

Famoso pela versão dos filmes, esse livro é a dose perfeita para os leitores sedentos pelas histórias mais densas de terror! Porém, não pense que é uma leitura rápida, não! Esse romance possui mais de mil páginas, o que faz dessa história um calhamaço! Entretanto, não desanime pela enorme quantidade de folhas que você irá ter que passar, porque provavelmente será uma leitura bastante imersiva em detalhes. Uma grande jornada para os amantes do horror!

Ficou interessado? Identificou-se com todas essas características mencionadas? Se as respostas para todas as perguntas são positivas, então confira o ‘’IT — A Coisa’’ de Stephen King agora mesmo, na íntegra!

Principais Características:

  • Terror.
  • Romance.
  • Autor: Stephen King.
  • Publicado em: 1986.
  • Editora: Suma.

Quais São Os Principais Fatores Para Escolher Um Livro De Terror?

Autor

Há diversos autores de terror consagrados no mercado literário. Se você é um leitor muito árduo, você irá adorar se aventurar nas diversas obras de cada autor citado.

Além disso, sempre há autores que são influenciados por outros escritores. Stephen King, famoso e grande escritor de terror da atualidade, possui grande inspirações por nomes como ‘’Lovecraft’’ e ‘’Poe’’!

Dessa forma, é sempre aconselhável que você procure as influências e inspirações dos seus escritores prediletos, porque você não só irá ter mais fontes literárias, mas também irá compreender maior as obras de cada um!

Livros De Terror

Editora

Esse fator é extremamente essencial no mercado literário. As editoras são praticamente o principal meio entre escritor e leitor. São elas que articulam o modo em que o livro será lido, e possuem um papel muito importante, ainda mais em histórias não nacionais, as quais necessitam de um bom tradutor, que passe a mensagem original do livro da maneira mais próxima possível.

Confira sempre o histórico da editora a qual você está considerando comprar. Há vários casos de traduções precárias e que deturpam totalmente o material original. Você não vai querer passar por isso, não é mesmo?

Um bom exemplo de editora atualmente, que inclusive foi citada nesse artigo, é a Príncipis, que apresenta textos integrais em suas publicações, além de materiais auxiliares tais como questões de vestibular comentadas. E tudo isso por valores super acessíveis!

Adaptações Cinematográficas

As adaptações cinematográficas são muito presentes no mundo da literatura. Elas geralmente apresentam uma nova visão à obra original, que pode ser tanto positiva, quanto bem negativa.

Se você gosta de algum filme o qual sua base vem de um livro, é muito importante que você confira o material que o originou! Dessa forma, você poderá avaliar se a adaptação é fiel ao mesmo, e então poder fazer uma crítica sensata!

Um bom exemplo de adaptação cinematográfica é o aclamado filme ‘’Laranja Mecânica’’ de Stanley Kubrick! O diretor surpreende na versão cinemática e, para alguns, inclusive supera o livro! Já no caso do terror, do mesmo diretor, tem o exemplo do famoso ‘’Iluminado’’, que teve muitas críticas positivas no cinema, e é originalmente um livro de Stephen King!

Tema

O terror engloba diversos tópicos temáticos diferentes. Desde o terror psicológico até o terror sobrenatural, há muitas formas de criar uma história horripilante. Se você deseja conhecer alguns temas relacionados a esse gênero, confira essa lista a seguir:

  • Terror psicológico — Estilo focado nas sensações sentidas pelos personagens que, através da criação do ‘’medo’’, chegam aos extremos e podem, inclusive, enlouquecerem, mesmo se o que ele estiver passando for algo real ou não!
  • Terror sobrenatural — Bastante famoso, e bastante associado ao gênero terror no geral, esse subgênero é aonde estão as famosas histórias com espíritos, bruxas, lobisomens, vampiros, etc.
  • Terror cósmico — Ênfase nos temas espaciais e existenciais, com grandes criaturas desconhecidas vindo de longas distâncias, nunca antes descobertas pelo homem. Lovecraft é um dos principais autores desse subgênero.
  • Slasher — Obras as quais possuem grande destaque em um assassino, as famosas histórias dos assustadores ‘’serial killers’’.

Clássicos

Por último, mas não menos importante, é de suma importância que você confira os clássicos da literatura do terror, para ter uma bagagem literária maior ao ler os livros contemporâneos!

Além disso, é sempre interessante ver e analisar como eram os pensamentos dos escritores daquela época sobre o que era ‘’terror’’! Além disso, muitos escritores desse gênero atuais mencionam ou possuem inspirações diretas aos clássicos. Dessa forma, esse fator torna-se essencial para os leitores árduos!

Melhor Livro De Terror – Questões Frequentemente Feitas 

O que são livros de terror?

O gênero de terror, com todas suas variantes, é bastante pertinente e atual nos dias de hoje!

Através das descrições super detalhadas, os enrolados suspenses e as grotescas sensações provocadas no leitor, ele pode te surpreender de diversas formas! Além disso, ele possui diversos subgêneros para todos os tipos de públicos! Gosta de histórias espaciais e fantasiosas? Então que tal explorar o horror cósmico de Lovecraft? Prefere histórias mais realistas e com bastante foco no suspense? Então por que não ler os renomados contos de Poe? A gama de possibilidades é infinita1

No geral, é um gênero bastante influente e moderno nos dias de hoje, e está presente em diversos tipos de mídia, além da literatura, como nos filmes, séries e videogames!

Como escrever um livro de terror?

A escrita de um livro, por si só, é bastante complicada. Porém, não é impossível!

Primeiro, lembre-se de se aprofundar nas teorias literárias, além do fator mais importante: leia!

Procure inspirações não só nos livros, mas em outras mídias também, como nos filmes e videogames! Qualquer história de terror, por mais boba que seja, pode te inspirar de diversas formas, inclusive até te ajudar a não cometer certos erros de continuidade, os famosos plot holes!

O que é horror cósmico?

O horror cósmico é um subgênero bastante reconhecido dentro do terror. É marcado principalmente pelas criaturas espaciais criadas por Lovecraft, como o ‘’Cthulhu’’, o horripilante monstro com cabeça de polvo vindo de épocas muito anteriores à nossa.

Conclusão

Enfim, você chegou até o fim do nosso artigo. Informamos tudo que era essencial para escolher a obra que melhor se aplicasse em suas preferências, mas você ainda não conseguiu decidir qual é o melhor livro de terror? Não se preocupe, nesse caso, nós iremos fazer essa escolha por você!

Pensando no consumidor padrão e também considerando quesitos como avaliação, preço, importância literária e disponibilidade no mercado, o livro Frankenstein, da escritora Mary Shelley, e publicado pela editora Príncipis, é o campeão da nossa lista! Nessa obra, você irá ficar imerso em uma das histórias mais famosas de todos os tempos, com grande ênfase em termos científicos e horripilantes. É um ótimo custo-benefício e, com certeza, será muito interessante conhecer toda a mitologia por trás desse monstro icônico da literatura!

Leave a Comment