Melhores Livros De Ficção Científica

Está indeciso na hora de escolher o melhor livro de ficção científica, no ano de 2021? Não é mistério que as famosas histórias sci-fi fazem bastante sucesso atualmente, visto que são muito importantes para o mundo literário, de forma geral.

Distopias como ‘’Fahrenheit 451’’ e ‘’1984’’ são bastante reconhecidas no mercado atualmente, por possuírem diversos termos e tópicos discutidos que são pertinentes até o dia de hoje! Porém, para quem quer se aventurar com ênfase nesse gênero, e não tem conhecimento o suficiente sobre quais são as obras mais influentes, a escolha torna-se, no mínimo, uma tarefa bastante complicada.

Dessa forma, se você, um leitor árduo, se identifica com essas características descritas, e por isso busca por auxílio na hora de fazer a decisão certa, então confira o nosso artigo ‘’Top 5 Melhores Livros De Ficção Científica Disponíveis No Mercado Em 2021’’ agora mesmo!

As Melhores Livros De Ficção Científica Disponíveis No Mercado

1. Fahrenheit 451 – Melhor Livro De Ficção Científica Distópico (Ray Bradbury)

Fahrenheit 451

Confira o Preço

Você procura por uma das melhores distopias já escritas nos últimos tempos? Quer se aprofundar no trabalho literário do renomado escritor ‘’Ray Bradbury’’? Se as respostas para essas perguntas forem sim, então você precisa ler o livro ‘’Fahrenheit 451’’ imediatamente!

Uma das histórias de ficção científica mais criativas e atuais dos últimos tempos, ‘’Fahrenheit 451’’ surpreende ao representar um universo o qual todas as obras literárias foram proibidas de serem consumidas. Nessa história, você irá conhecer ‘’Guy Montag’’, um bombeiro que, após conhecer uma jovem com ideais excêntricos ao que considerava ‘’normal’’, indigna-se com o padrão de vida da sociedade.

Os bombeiros, principais agentes desse universo, não são mais aqueles que eliminam os incêndios, mas sim, contraditoriamente, aqueles que ateiam o fogo, que é utilizado para queimar os livros. O título da obra, ‘’Fahrenheit 451’’, refere-se à temperatura necessária para queimar o papel. Genial, não é?

Se ficou interessado nas características dessa distopia de ficção-científica especulativa, e anseia por tal leitura, então confira essa joia literária de Bradbury agora mesmo, na íntegra!

Principais Características:

  • Distopia.
  • Romance.
  • Publicado em: 1953.
  • Autor: Ray Bradbury.
  • Editora: Biblioteca Azul.

2. 1984 – Melhor Livro De Ficção Científica Distópico (George Orwell)

1984

Confira o Preço

Procura por uma das distopias de ficção científica mais famosas do mundo inteiro? Quer se aprofundar em uma obra que entra em diversos tópicos importantes como política, totalitarismo e censura? Caso todas as respostas forem afirmativas, então você irá adorar ler o renomado ‘’1984’’ de George Orwell!

Nessa distopia, George Orwell (pseudônimo do escritor Eric Arthur Blair) explora com criatividade os malefícios de uma sociedade totalitária. Mesmo após anos desde o lançamento original, ‘’1984’’ continua sendo uma história bastante atual, com tópicos que são discutidos constantemente até os dias de hoje, o que torna a leitura bastante prática e intuitiva! Durante o enredo, você irá conhecer a infeliz vida de ‘’Winston Smith’’, um membro do Partido, que é o governo vigente, controlado pela figura responsável do ‘’Grande Irmão’’.

Assim, no Ministério da Verdade, seu papel é por alterar (ou retificar, como expresso no livro) os dados relatados pelos meios de comunicação, de forma em que a verdade sempre é uma constante modificável. É um romance muito recomendável para quem gosta de histórias políticas, e surpreende não só por esses fatores citados, mas também pelos outros que você irá descobrir ao acompanhar o início e o desfecho dessa grande maravilha literária! Além disso, ela acompanha dois pôsteres incríveis, que de fato serão uma ótima adição para as paredes do seu quarto!

Por último, vale a pena a pena citar uma curiosidade bastante interessante relacionada ao termo ‘’Grande Irmão’’. Você sabia que ele é a principal inspiração para o contexto social do famoso reality show ‘’Big Brother’’? Como você deve ter percebido, esse é o nome original (em inglês) desse personagem, e a relação se dá através das diversas câmeras as quais os espectadores observam, por 24h, os participantes do programa, algo que funciona de forma análoga às ‘’teletelas’’ do livro. Interessante, não é mesmo?

Essas características lhe deixaram interessado? Gostasse dessa curiosidade relacionada ao programa ‘’Big Brother’’? Se sim, então confira o ‘’1984’’ de George Orwell agora mesmo!

Principais Características:

  • Distopia.
  • Romance.
  • Publicado em: 1949.
  • Autor: George Orwell.
  • Editora: Biblioteca Azul.

3. Frankenstein – Melhor Livro De Ficção Científica De Terror (Mary Shelley)

Frankenstein

Confira o Preço

Você adora histórias de terror? Procura por um livro desse gênero com bastante reconhecimento na literatura? Provavelmente você já deve estar familiarizado com o reconhecido monstro ‘’Frankenstein’’, entretanto, você já leu a obra original? Se não, então confira os detalhes desse clássico literário de Mary Shelley agora mesmo!

Nessa obra, você irá conhecer todas as nuances que geraram a figura do famoso ‘’Frankenstein’’ que, na realidade, não é o nome real dele! Sabia disso? Esse é na realidade o sobrenome de seu criador, Victor Frankenstein. Dessa forma, a sua única menção no livro é através da palavra ‘’monstro’’. Bem sugestivo, não é mesmo?

Além disso, é a opção mais barata desse artigo, custando uma pechincha de aproximadamente doze reais (na data em que esse artigo foi escrito). Ou seja, se você quer ler uma obra com grande peso literário, ao mesmo tempo que deseja economizar, então essa será a escolha perfeita para você!

Ficou interessado com todas essas características? Pretende entrar a fundo nesse suprassumo literário do terror, escrito pela famosa autora Mary Shelley? Então confira o ‘’Frankenstein’’ agora mesmo, na íntegra!

Principais Características:

  • Terror.
  • Romance.
  • Publicado em: 1818.
  • Autor: Mary Shelley.
  • Editora: Príncipis.

4. Eu, Robô – Melhor Livro De Ficção Científica Futurista (Isaac Asimov)

Eu, Robô

Confira o Preço

Você gosta de obras de ficção científica futuristas? Adora histórias baseadas em inteligências artificiais e suas revoltas? Então você precisa ler ‘’Eu, Robô’’ de Isaac Asimov agora mesmo!

Provavelmente você já ouviu esse título, e deve estar lembrando da famosa adaptação cinematográfica. Não se confunda! Apesar de claramente possuir inspirações à obra de Asimov, o livro é bem diferente do que é retratado no cinema! No geral, são uma série de contos escritos pelo autor, situados em um universo bastante denso e futurista. Inclusive, as famosas ‘’três leis da robótica’’ são originadas desse livro! Se você ama ficção científica, e adora enredos sobre inteligências artificiais, então irá adorar conhecer o intitulado ‘’Pai da Robótica’’!

Ficou interessado por essas descrições? Está curioso e com vontade de conhecer o responsável indireto pela adaptação que foi aos filmes? Então confira o ‘’Eu, Robô’’ publicado pela Aleph agora mesmo!

Principais Características:

  • Robôs.
  • Contos.
  • Publicado em: 1950.
  • Autor: Isaac Asimov.
  • Editora: Aleph.

5. Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas? (Bladerunner) – Melhor Livro De Ficção Científica Cyberpunk (Philip K. Dick)

Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas

Confira o Preço

Você possui apego pelas histórias futuristas cyberpunk? Quer ler o livro que originou a adaptação ‘’Bladerunner’’ que foi para os cinemas? Se todas as respostas para essas perguntas foram afirmativas, então você precisa ler ”Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?’’ agora mesmo!

Mais conhecido atualmente como ‘’Bladerunner’’ devido ao filme, essa grande obra de Philip Dick surpreende com diversos questionamentos e temas relacionados ao contexto robótico. Apesar de ser considerada uma leitura que parece ‘’incompleta’’ por alguns leitores, ela ainda é bastante pertinente e muito recomendada para quem gostou dos filmes e deseja ver o material literário original. Dessa forma, você poderá tirar suas próprias conclusões.

Ficou interessado? Identificou-se com todas essas características mencionadas? Se as respostas para todas as perguntas são positivas, então confira o livro ‘’Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?’’ agora mesmo, na íntegra!

Principais Características:

  • Robôs e Androides.
  • Romance.
  • Autor: Philip Kindred Dick.
  • Publicado em: 1968.
  • Editora: Aleph.

Quais São Os Principais Fatores Para Escolher Um Livro De Ficção Científica?

Autor

Há diversos autores de ficção científica consagrados no mercado literário. Se você é um leitor muito árduo, você irá adorar se aventurar nas diversas obras de cada autor citado.

Além disso, sempre há autores que são influenciados por outros escritores. Neil Gaiman, por exemplo, possui uma grande paixão por Ray Bradbury, escritor de ‘’Fahrenheit 451’’.

Isso se comprova com o fato de que Gaiman inclusive possui um texto escrito ao livro citado, que pode ser encontrado na edição disponibilizada nesse artigo, da editora ‘’Biblioteca Azul’’.

Melhores Livros De Ficção Científica

Editora

Esse fator é extremamente essencial no mercado literário. As editoras são praticamente o principal meio entre escritor e leitor. São elas que articulam o modo em que o livro será lido, e possuem um papel muito importante, ainda mais em histórias não nacionais, as quais necessitam de um bom tradutor, que passe a mensagem original do livro da maneira mais próxima possível.

Confira sempre o histórico da editora a qual você está considerando comprar. Há vários casos de traduções precárias e que deturpam totalmente o material original. Você não vai querer passar por isso, não é mesmo?

Um bom exemplo de editora atualmente é a Príncipis, que apresenta textos integrais em suas publicações, além de materiais auxiliares tais como questões de vestibular comentadas. E tudo isso por valores super acessíveis!

Adaptações Cinematográficas

As adaptações cinematográficas são muito presentes no mundo da literatura. Elas geralmente apresentam uma nova visão à obra original, que pode ser tanto positiva, quanto bem negativa.

Se você gosta de algum filme o qual sua base vem de um livro, é muito importante que você confira o material que o originou! Dessa forma, você poderá avaliar se a adaptação é fiel ao mesmo, e então poder fazer uma crítica sensata!

Um bom exemplo de adaptação cinematográfica é o aclamado filme ‘’Laranja Mecânica’’ de Stanley Kubrick! O diretor surpreende na versão cinemática e, para alguns, inclusive supera o livro!

melhor livro de ficção científica

Tema

A ficção científica engloba diversos tópicos temáticos diferentes. Desde o cyberpunk até mesmo steampunk, há muitas formas de criar uma história sci-fi. Se você deseja conhecer alguns temas relacionados a esse subgênero, confira essa lista a seguir:

  • Cyberpunk — O cyberpunk é um famoso gênero de histórias futuristas, em que as tecnologias são fatores intrínsecos na sociedade, que apresenta baixa qualidade de vida.
  • Steampunk — O steampunk é um gênero muito interessante o qual apresenta tecnologias robustas e incríveis através das mais engenhosas maquinarias. É bastante inspirado pela revolução industrial, e a tecnologia a vapor é o conceito mais explorado.
  • Hard Sci-Fi — Enfatiza bastante os tópicos tecnológicos, com uma alta gama de detalhes e influenciado pela ciência experimental.
  • Soft Sci-Fi — Contrário ao item anterior, esse subgênero possui bem mais ênfase nas relações humanas do que nos termos científicos em si.
  • Space Opera — Possui grande foco no espaço e suas aventuras, que resultam nas famosas batalhas grandiosas. Um exemplo famoso é a franquia de filmes ‘’Star Wars’’.
  • Distopia — O contrário da utopia, as distopias representam sociedades caóticas, ocasionada direta ou indiretamente através dos avanços tecnológicos.
  • New Weird — O New Weird é um subgênero da ficção científica bem atual, que possui tópicos relacionados à fantasia, terror, thriller policial etc. Pode-se dizer que o resultado final é uma mistura bem heterogênea de temas. Muito eclético!
  • Afrofuturismo — Subgênero o qual possui grande foco em ficção científica e cosmologia das sociedades africanas. É bastante pertinente atualmente, por isso é visto em grandes obras do mainstream, não se limitando somente aos livros, como por exemplo no aclamado filme ‘’Pantera Negra’’ da Marvel Studios!

Clássicos

Por último, mas não menos importante, é de suma importância que você confira os clássicos da literatura sci-fi, para ter uma bagagem literária maior ao ler os livros contemporâneos!

Além disso, é sempre interessante ver e analisar como eram os pensamentos dos escritores daquela época sobre as sociedades futuristas! Você perceberá como alguns deles chegaram muito próximo da atualidade! Além disso, muitos escritores de ficção científica atuais mencionam ou possuem inspirações diretas aos clássicos. Dessa forma, esse fator torna-se essencial para os leitores árduos!

Melhor Livro De Ficção Científica – Questões Frequentemente Feitas 

O que é ficção científica?

Ficção científica, também conhecida como ‘’sci-fi’’, são um gênero de histórias com bastante foco em termos relacionados à ciência, tecnologia e ao futuro no geral.

Por ser um estilo bastante ‘’especulativo’’, ele tende a imaginar possíveis acontecimentos futuros, que poderiam levar a sociedade tanto para um final pacífico (utopia) quanto para um desfecho caótico (distopia).

No geral, é um gênero bastante fantasioso e influente nos dias de hoje!

O que é distopia?

Distopia é um subgênero da ficção científica o qual a humanidade chegou ao seu pior estado possível.

Obras distópicas retratam o pior que há na sociedade, de diversas maneiras, desde um mundo o qual os livros foram proibidos de serem lidos, e por isso devem ser queimados pelos bombeiros (Fahrenheit 451), até mesmo um universo em que os humanos são controlados não pelo o que eles odeiam, mas sim pelo o que eles mesmos amam (Admirável Mundo Novo).

Dessa forma, livros com esse estilo são bastante pertinentes não só pela escrita, que é bastante atrativa e criativa, mas também pelos tópicos discutidos de forma distinta em cada história, que se tornam com o passar dos anos cada vez mais próximos da realidade.

O que é cyberpunk?

O termo ‘’cyberpunk’’ refere-se ao subgênero alternativo de histórias de ficção científica, o qual é majoritariamente marcado pelo grande destaque dado à tecnologia, que domina a vida das pessoas cotidianamente, sendo o principal instrumento usado por elas.

O nome tem origem em duas palavras: cibernético e punk alternativo. No geral, pode-se dizer que são obras as quais representam, de maneira especulativa, sociedades futuristas em que, apesar de serem bastante avançadas tecnologicamente, apresentam problemas infraestruturais que ocasionam em uma baixa qualidade de vida na população.

Inclusive, esse estilo de história tornou se bastante reconhecido após o lançamento do videogame intitulado ‘’Cyberpunk 2077’’, que apresenta essas mesmas características citadas. É um subgênero bem atual!

Conclusão

Enfim, você chegou até o fim do nosso artigo. Informamos tudo que era essencial para escolher a obra que melhor se aplicasse em suas preferências, mas você ainda não conseguiu decidir qual é o melhor livro de ficção científica? Não se preocupe, nesse caso, nós iremos fazer essa escolha por você!

Pensando no consumidor padrão e também considerando quesitos como avaliação, preço, importância literária e disponibilidade no mercado, o livro 1984 do escritor George Orwell, e publicado pela editora Biblioteca Azul, é o campeão da nossa lista! Nessa obra, você irá adentrar com ênfase em termos políticos e sociais, algo que irá agregar não só no seu conhecimento literário, mas também na sua noção sobre mundo e sociedade de forma geral!

Leave a Comment