Os 5 Melhores Gins para comprar em 2021

O gin é uma bebida destilada que vem roubando os corações dos brasileiros e brasileiras devido ao seu sabor único e ao fato de ser muito utilizado em coquetéis ao redor de todo o país e mundo. No entanto, existem inúmeros tipos de gins, com diversos ingredientes e formas de serem produzidos.

Por isso, as vezes é difícil encontrar o melhor gin de acordo com as suas necessidades, orçamento e gostos. Dessa forma, eu trouxe um compilado dos 5 melhores gins do ano, além de dar várias dicas sobre como escolher o gin ideal para você. Continue lendo o artigo para ter acesso a todas essas informações maravilhosas!

Como Escolher o Melhor Gin Ideal Para o Seu Paladar?

Melhores Gins

Há tantas opções no mercado que se torna difícil escolher a mais adequada. Porém, há algumas dicas que você pode seguir.

Existem garrafas de gin com diferentes capacidades, geralmente algo entre 500 a 1000 ml. Esse é um detalhe importante para se atentar, principalmente se você comprar a bebida para alguma confraternização ou festa, para que tenha certeza que não irá faltar gin no meio da atividade. Dessa forma, o ideal é comprar uma garrafa com 700 ml ou mais. Porém, caso você planeje saborear o produto sozinho/sozinha e/ou com poucos amigos, uma garrafa menor de 500 ml é adequada.

Para mais dicas sobre como escolher o melhor gin de acordo com as suas necessidades e gostos, leia os tópicos a seguir:

Entenda os diferentes tipos de Gin

Assim como a maior parte das bebidas alcóolicas, existem diversos tipos de gins, que geralmente são diferenciados conforme as especiarias botânicas utilizados, as quais conferem o aroma e sabor do gin. No entanto, nem todos os fabricantes divulgam todos os ingredientes utilizados na composição do produto, sendo que existem muitas receitas secretas e isso é até parte do charme dessa bebida.

De qualquer maneira, a maior parte dos gins se enquadram em um desses 5 tipos:

Tradicionais

Melhores Gins

Sendo o tipo mais utilizado em drinks, os gins tradicionais, também conhecido como clássicos, possuem uma clara predominância da planta medicinal Juniperus communis, o zimbro, muito encontrado na Europa, principalmente na Noruega. O óleo retirado de suas sementes é utilizado na produção da bebida devido ao seu sabor e aroma marcante.

O gin tradicional possui um sabor mais leve, geralmente com toques cítricos ou picantes, e por isso é ideal para todos os tipos de coquetéis. Portanto, caso você esteja procurando por um gin que seja mais agradável para todos os paladares, procure por um clássico.

Cítricos

Como o nome denuncia, é o tipo de gin com sabores marcantes cítricos, utilizando ingredientes como o limão, a tangerina, laranja etc.

Herbais

Sendo um pouco diferenciado, os gins herbais levam ervas conhecidas, como o manjericão, a hortelã, alecrim, entre outras.

Florais

Esse tipo possui os aromes e gostos delicados das flores, geralmente levando rosas, jasmim ou flor de uva em sua composição.

Com especiarias

A maior parte dos gins levam especiarias independente de seu tipo. No entanto, existem aqueles que colocam mais especiarias que o padrão, sendo conhecidos como gins especiados. Eles podem adicionar especiarias como coentro, angélica, cardamomo, canela e várias outras.

Veja Também:

Preste atenção ao teor alcoólico

Melhores Gins

O gin é uma bebida destilada forte, com seu teor alcoólico podendo ir de 35 a até mesmo 54%! Portanto, esse é um detalhe muito importante de se prestar atenção na hora de comprar a sua bebida.

Para quem nunca bebeu um gin ou até mesmo um destilado antes, é interessante comprar um com um teor alcoólico menor, como 36%. Já as pessoas que já estão acostumadas com a força dos destilados e/ou gins, comprar um com um teor alcoólico de 54% é indicado.

Atente-se à embalagem

A embalagem dos gins é um dos grandes diferenciais desse produto, e é algo que vale a pena se atentar, principalmente caso você vá comprar um para presentear alguém querido.

Dessa forma, eu sugiro os gins Bombay Sapphire Dry London e o próprio Tanqueray London Dry, respectivamente os segundo e primeiro lugares das listas, e também os que têm a embalagem mais agradável para presentes, em minha opinião.

O motivo pelo qual as fabricantes podem se aventurar com as garrafas de gin, enquanto destilados como Whisky costumam ter embalagens parecidas, é porque o gin não se deteriora quando exposto à luz.

Os 5 Melhores Gins no Brasil em 2021

Gin Tanqueray London Dry 750 ml – Melhor Custo-Benefício

Gin Tanqueray London Dry 750 ml

Em primeiro lugar está o gin ideal para quem está buscando pelo melhor custo-benefício de 2021: o Gin Tanqueray London Dry, disponível em uma embalagem com design único de 750 ml.

Com teor alcoólico de 47%, esse produto é composto pelos seguintes ingredientes: zimbro, cascas de limão siciliano, cascas de laranja Sevilha, raiz de lírio, sementes de coentro, amêndoas, sementes de angélica, raiz de angélica e, finalmente, raiz de alcaçuz. Dessa forma, vemos que o sabor é algo muito importante para a Tanqueray.

Inclusive, a marca leve esse nome por causa de seu criador, Charles Tanqueray, o qual criou a receita desse gin após provar diversos ingredientes. A receita original é um segredo muito bem guardado, conhecido por poucos.

Já a garrafa tem esse design tão peculiar e único por ser uma atualização contemporânea do design original criado em 1948, que, por sua vez, foi inspirado na forma de uma coqueteleira clássica. Aquele brasão vermelho em relevo é o próprio brasão da família Tanqueray, e ele ainda apresenta um abacaxi, fruta símbolo histórico de hospitalidade e recepção calorosa. É notável o quanto a marca investe nesse produto, para que todos os consumidores se sintam reconfortados ao bebê-lo. Não é atoa que esse foi escolhido como o melhor gin dos bartenders no prêmio Drinks Internacional de 2019.

Vale a pena se atentar ao fato de que esse é o London Dry Export Strength, ou seja, ele é um tanto diferente dos Tanqueray que você costuma ver nos mercados. Mas é delicioso de qualquer maneira, valendo cada centavo, como os consumidos da Amazon deixam bem claro. Tendo mais de 1.300 classificações, sua nota é de 4,9 estrelas de um total de 5, mostrando como a clientela ama esse produto a ponto de considera-lo praticamente perfeito.


Gin Bombay Sapphire Dry London 750 ml – Melhor Gin Dry London

Gin Bombay Sapphire Dry London 750 ml

Em segundo lugar, temos um produto que também é muito conhecido e amado pelos brasileiros e brasileiras: o Gin Sapphire Dry London da Bombay, disponível em uma embalagem belíssima azul de 750 ml. Seu design é tão único e belo que muitas pessoas se orgulham de ter esse produto em seu carrinho de bebidas.

Importado diretamente da Inglaterra, esse produto é feito com a receita original de 1761, com seus ingredientes botânicos e exóticos sendo selecionados manualmente para garantir sua altíssima qualidade. De certa forma, ele é considerado o responsável pelo renascimento dos gins modernos.

Seu processo de produção é diferenciado, sendo feito através de uma infusão a vapor, a qual resulta em um gin gostoso e versátil. Cada gota da receita contém 10 botânicos selecionados e colhidos de maneira sustentável ao redor do mundo. Seu teor alcoólico é de 47%. Por isso, ele é ideal para quem prefere bebidas mais suaves.

Assim como o produto anterior, esse gin é amado pela maior parte dos consumidores da Amazon, tendo mais de 520 classificações, as quais totalizam em 4,9 estrelas. Portanto, os consumidores consideram esse gin como praticamente perfeito.


Gin Beefeater 24 750 ml – Melhor Gin Renovado

Gin Beefeater 24 750 ml

A seguir temos, em terceiro lugar, o o Gin 24 da marca Beefeater, disponível em uma embalagem sensual de 750 ml, com teor alcoólico de 45%. Ele foi criado em 2008 pelo Master Distiller Desmond Payne, em uma viagem ao Japão, segundo a empresa.

Dessa forma, ele incorpora um toque oriental ao tradicional gin Beefeater Dry de Londres, a partir da adição da casca da fruta grapefuit e dos raros chás chineses e japoneses à sua fórmula, de acordo com a empresa. O produto ganhou mais de 40 prêmios internacionais desde o seu lançamento em 2009, sendo uma autêntico London Cut.

Durante o seu processo de produção, ele permanece mergulhado nos botânicos descansando pela duração de um dia, ou seja, 24 horas, motivo pelo qual esse número foi incorporado em seu nome. Ele é reconhecido internacionalmente como um gin suave, de gosto cítrico, sofisticado e autêntico, sendo delicioso até mesmo para quem não gosta de gin.

Por causa de todas as características citadas acimas, podemos afirmar que esse gin é o melhor em termos de renovação, ao trazer qualidades diferentes a uma receita tradicional e conhecida. Por causa da adição dos chás orientais, essa bebida combina muito bem com os coquetéis contemporâneos, sendo a opção perfeita para a maior parte das festas.

Gin Monkey 47 500 ml – Melhor Alemão

Gin Monkey 47 500 ml

O quarto lugar está reservado para o especial Monkey 27 Schwarzwald Dry Gin, o qual tem um teor alcoólico de 47%, e vem em uma embalagem simples e clássica de 500 ml.

Composto por álcool etílico redestilado na presença de bagas de zimbro, extratos aromáticos e água, essa é uma bebida ultra artesanal alemã, criada no ano de 2009. Para chegar em seu sabor maravilhoso, o produto une as tradições britânicas, os sabores poderosos da Índia e a pureza e autenticidade da Floresta Negra, a partir da infusão de 47 botânicos. É por isso que seu nome é Monkey 47.

Por ser uma bebida artesanal, sua produção é feita em pequenos lotes, com a água utilizada em sua produção sendo proveniente diretamente da fonte da Floresta Negra, assim como vários dos delicados e incríveis botânicos que fazem parte desse gin.

Assim, sua destilação é feita em alambiques de cobre criados especialmente para esse produto. Para ser uma experiência ainda mais especial, cada embalagem é numerada e em seu anel está a seguinte inscrição em latim: E pluribus unum, que significa “um entre muitos”, o que confere exclusividade ao seu produto e até o torna um item de colecionador.

Portanto, é fácil ver que esse é um produto com uma história longa e única. Tudo começou em 1945, quando o comandante inglês Montgomery Collins foi enviado para a Alemanha para ajudar na reconstrução do país durante o pós-guerra. Lá, ele auxiliou na recuperação do Zoológico de Berlim, onde acabou por adotar o macaco Max, que é o ícone da marca. Após oito anos, Collins se mudou para a Floresta Negra e criou esse destilado magnífico com os botânicos da região. Sua receita é secreta, tendo só alguns dos botânicos revelados.


Gin Hendricks 750 ml – Melhor Escocês

Gin Hendricks 750 ml

Por fim temos, em quinto e último lugar na lista, o fantástico Gin Hendricks destilado e engarrafado na Escócia, com uma receita que data de 1886. Sua embalagem é simples, porém imponente e elegante, e armazena 700 ml. Seu teor alcoólico é de 41,4%.

Tem em sua composição álcool etílico, água, bagas de zimbro e extratos vegetais de pepinos e rosas, ou seja, esse é um gin com infusão de pepinos e rosas. Dessa forma, sua aparência é límpida e cristalina, e seu aroma é fresco e intenso, com notas cítricas equilibradas por um leve toque de zimbro e até mesmo coentro, tendo então uma profunda intensidade floral.

Já o seu sabor é macio e equilibrado, sendo limpo, seco, e sem adstringência. Por conta dos seus ingredientes, essa é uma bebida muito complexa, com toques cítricos e florais. No fim, ela persiste em sua boca com uma refrescância inesperada, tendo delicadas notas de pepinos e rosas.

Há botânicos clássicos em sua composição, como o zimbro, as sementes de coentro, as cascas de laranja e limão, as raízes de lírio e angélica. Ademais, são adicionados ingredientes especiais como a pimenta de java, sementes de cominho e, finalmente, um toque de flores de camomila, sabugueiro e milefólio. Portanto, todos esses 11 botânicos são adicionados em dois alambiques distintos, só que esse processo é feito em quantidade e momentos diferentes.


Perguntas Frequentes Sobre Gin

Melhores Gins

O que é o gin?

O gin é uma bebida destilada – ou seja, uma bebida alcoólica purificada através do processo de destilação a partir de uma substância fermentada – a partir de cereais, no geral, e que leva o extrato das sementes de zimbro, como foi citado anteriormente.

O zimbro também é conhecido como fruto de genebra, junípero, zimbrão, genebreiro e junipo. Como ele é utilizado durante o processo de produção do gin é um segredo mantido a sete chaves por boa parte das empresas, então o que nos resta é teorizar. Segundo especialistas, há destilados que permanecem 24 horas maturando em alambique de cobre, onde os botânicos são macerados anteriormente.

Já outras empresas extraem o óleo de junípero através da vaporização. Enfim, o que não falta no mercado dos gins são técnicas diferentes de o produzir.

O gin é doce ou não?

Depende do tipo de gin que você está observando. Assim como os vinhos, existem diversos níveis de intensidade de açúcar nos gins, sendo eles variáveis devidos a fatores como ingredientes, produção etc. Entenda alguns dos principais tipos de gin:

London Dry

Sendo o tipo mais conhecido e comercializado no mundo, o gin London Dry recebe infusão de ingredientes aromáticos, como o zimbro que é, a propósito, um ingrediente obrigatório por lei. Sementes de coentro também são um ingrediente muito utilizado.

Ele não pode ter adição de essências nem de adoçantes, sendo, portanto, menos doce do que os outros tipos, por isso o seco (dry) em seu nome.

Old Tom

O Old Tom tem um processo de produção muito parecido com o do London Dry, sendo considerado até mesmo um ancestral dele. No entanto, durante a sua composição final, há a adição de açúcares. Assim, ele é mais indicado para quem gosta de bebidas um pouco doces, e tem um sabor semelhante ao de Genebra.

Genebra

Esse tipo é destilado quatro vezes seguidas através do processo de destilação conhecido como pot still, e costuma ser produzido nos Países Baixos, sendo incolor, apesar de as vezes ter uma cor semelhante à palha devido ao caramelo adicionado em sua composição.

Plymouth

Assim como o seu nome diz, esse gin é produzido na cidade de Plymouth, no sul da Inglaterra. Ele tem uma predominância menor de zimbro, e costuma ter um sabor marcante entre o amadeirado e o terroso.

Antigamente, era produzido por monges dominicanos, conhecidos em seu país de origem como black friars.

Sloe

Talvez seja o tipo mais doce de gin, se assemelhando bastante a um licor. Geralmente tem cor avermelhada devido a infusão de ameixas e frutas vermelhas, após o processo de destilação.

Steinhager

Originado na cidade de Steinhagen, Alemanha, esse tipo é considerado a versão alemã do gin Genebra.

Existe bons gins nacionais?

Melhores Gins

Sim, com certeza! Os gins nacionais têm um diferencial bastante interessante devido aos ingredientes clássicos de nossa terra, como a cana de açúcar, caju, erva-mate e até mesmo a popular cachaça! Portanto, ele vem sido muito explorado pelos bartenders nacionais.

Conclusão: Qual é o Melhor Gins de 2021?

Espero que a lista tenha te ajudado a encontrar o gin ideal para os seus gostos e necessidades. São tantos tipos diferentes, com detalhes e processos de produção distintos, que as vezes se torna difícil identificar o mais adequado para você.

Por isso, eu trouxe um resumo daquele escolhido como o melhor gin do ano, para que você possa rever suas qualidades caso ainda esteja em dúvida sobre qual gin comprar.

Em primeiro lugar, o melhor dos 5 melhores gins de 2021 é o Gin Tanqueray London Dry, disponível em uma belíssima embalagem a qual remete aos copos de mistura dos bartenders e que comporta 750 ml do produto.

Seu teor alcoólico é de 47%, e ele leva ingredientes como o zimbro, cascas de limão siciliano, sementes de coentro e muito mais. Esse é um gin clássico, gostoso, ideal para qualquer coquetel e com um preço camarada.

Leave a Comment