Top 9 Melhores Fornos de Convecção para comprar

Este é um artigo completo que irá falar sobre as diferenças dos fornos de convecção, as principais características a serem analisadas na hora da compra e, principalmente, uma lista com os 9 melhores fornos de convecção do mercado.

Se você é um bom cozinheiro, já deve ter passado por aquelas situações conhecidas ao usar um forno elétrico tradicional: sentiu um bafo de calor ao abri-lo e teve que virar a receita porque ela só assou de um só lado.

Mas você não precisa mais ficar passando por isso. Ainda bem que o forno de convecção foi inventado, cujas receitas ficam prontas mais rapidamente, uniformemente e gastando menos energia.

Esses aparelhos, além de todas essas inovações em relação aos tradicionais, também vem trazendo funções que ajudam a substituir outras máquinas. Alguns deles funcionam como um Ayrfrier, por exemplo.

Os fornos de convecção são ótimos na preparação de alimentos que devem ser aquecidos lentamente. Isso vale para sopas, por exemplos, em que os legumes ficarão bem macios e com as vitaminas bem preservadas.

Preparar uma carne assada nele também está em outro nível! O ar quente constantemente ventilado fará com que a pele do seu frango assado fique super crocante, ou que seu camarão internacional fique uma delícia!

O que são fornos de convecção ?

Os fornos de convecção têm função básica semelhante à de um forno tradicional, que todo mundo conhece. A diferença é que ele usa um sistema de ventilação que faz o ar quente dentro do aparelho circular mais.

Com essa movimentação maior do ar, o prato preparado irá ser assado e cozido mais uniformemente e rapidamente. Isso proporciona uma redução significativa no gasto de energia e na preparação do alimento.

Melhor Fornos de Convecção

Embora ainda não seja muito popular nas casas, ele já é um dos mais usados em restaurantes. São uma ótima opção porque economizar tempo e dinheiro a longo prazo.

Outra característica interessante desse equipamento é que ele consegue operar com uma temperatura menor que um micro-ondas, mas sem perder a eficiência. Esse cozimento mais suave faz com que as propriedades do alimento se mantenham com mais facilidades, aumentando a biodisponibilidade de seus nutrientes.

Top 9 melhores aquecedores elétricos : Nossas opções

1. Forno de convecção TOB-60NBRB Cuisinart

O forno de convecção da Cuisinart é um modelo mais clássico, com design de um forno tradicional e prateado, feito de inox. Ele é daqueles que consegue agradar a todos, e mais ainda quem gosta de um design descomplicado. Os seletores de tempo e temperatura também seguem a mesma linha, são analógicos e simples.

Não é um forno grande: ele possui apenas 17 Litros. Isso significa que é mais indicado para as pessoas que querem ter um aparelho para preparar receitas menores, que não ocupam grande espaço.

Forno de convecção TOB-60NBRB Cuisinart

Possui as funções de grelhar, tostar, assar e manter o alimento aquecido depois de pronto. Caso você prefira fazer algo que precisa de um pouco mais de umidade, você pode optar pela função que desativa a convecção, funcionando como um forno comum, que é mais indicado para essa situação.

A temperatura máxima que ele atinge são 240°C. Ele vem com uma bandeja deslizante para facilitar na hora de tirar seu prato. Também possui uma luz que demonstra quando ele está ligado ou não.

A sua potência de 1500W não é das maiores do mercado. Isso significa que ele leva um pouco mais de tempo para ter a comida pronta, mas, em compensação, ele gasta bem menos energia que outros modelos presentes no mercado.

2. Forno de convecção TSSTTV7118R-017 Oster

Os eletrodomésticos da sua casa vão além da aparência pois o seu design pode fazer muita diferença na sua cozinha. Embora a função principal do forno seja preparar os alimentos, ele também embeleza sua casa. E esse forno é um ótimo exemplo disso porque a sua cor vermelha em contraste com o inox e o design moderno traz um destaque maior para si.

Forno de convecção TSSTTV7118R-017 Oster

Esse pequeno gigante, com seus 18 Litros, vai caber tranquilamente na sua bancada. Mas não se engane, pois você ficará impressionado com a quantidade de pratos que poderá preparar nele.

Ele assa muito mais rápido que o forno do seu fogão e te ajuda depois que estiver pronto pois a bandeja removível facilita a higienização. Vem com uma forma com bordas e uma grade com altura variável, que torna capaz o preparo de pães de queijo, carnes, pizza, batatas. A temperatura dele vai até 230°C e o seu tempo máximo é de 60 minutos.

3. Forno de convecção OFOR454 Oster

Esse forno é um dos melhores de custo benefício do mercado. Ele possui nada menos do que 45 Litros para você cozinhar o que quiser. E mesmo assim, você consegue comprar um por menos de 500 reais. Então se você é daqueles que vai preparar receitas grandes, mas quer economizar, esse com certeza é um dos melhores que vai encontrar.

Forno de convecção OFOR454 Oster

Ele varia a temperatura de 100 até 250°C. Também possui um timer com 120 minutos, que é um limite de tempo muito bom para um forno tão barato.  A prateleira interna pode ser ajustada em até 3 níveis diferente, de acordo com o tipo de prato que você vai fazer.

Nele existem 6 diferentes funções pré-programas para te auxiliar no preparo de alguns pratos. Algumas receitas necessitam de maior umidade no seu preparo, e é por isso que esse aparelho permite que você selecione a opção se usá-lo como um forno comum.

Com a luz interna você será capaz de checar como está a sua torta, bolo, pão de queijo, doce. Também tem luz externa para indicar se ele está ligado ou não. Além de tudo, ele é muito bonito porque o cinza escuro combina muito bem com o vermelho, prata e branco.

4. Forno de convecção Elétrico Easy Reach 31126BZ Hamilton Beach

O que você acha de um forno prático, funcional e barato? Ele com certeza é uma ótima compra para o primeiro forno de convecção que você vai ter; ainda mais se só mora você em casa. É o mais barato dessa lista, mas isso não significa que ele fica para trás em questão de qualidade.

Forno de convecção Elétrico Easy Reach 31126BZ Hamilton Beach

Além de ter um volume pequeno, de 18 Litros, ele conta com uma porta giratória, que abre para cima. Dessa forma ele economiza muito espaço na bancada da sua cozinha ou aonde ele for ficar.

Nele você consegue preparar pratos que são feitos entre 60 e 240°C. Alguns são bolos, pizzas, pão de queijo, Muffins. O temporizador é de 30 minutos, um pouco mais limitado porque é um forno idealizado para receitas mais simples e potência de 1400W.

5. Forno de convecção TSSTTVDFL1 Oster

Dessa vamos nós apresentamos o forno com timer digital da Oster. É um aparelho com muitas funcionalidades, boa aparência e um preço abaixo do que ele oferece.

Forno de convecção TSSTTVDFL1 Oster

Embora o marcador de tempo da máquina seja digital, ele contém seletores de temperatura e tempo analógicos. O marcado serve para demonstrar qual o tempo em que o cozimento se encontra.

Ele possui diversas funções que facilitam na hora de cozinhar algo que você não está totalmente certo de quais configurações deveria usar. A sua capacidade é de 22 Litros e vai de 65°C até 230°C. O timer atinge o marco de até 60 minutos.

6. Forno com Convecção 31103BZ Hamilton Beach

Esse também é um dos fornos com aspecto clássico que você pode adquirir. Quando você o abre, a alça de puxar se encosta na bancada e a porta fica horizontal. Isso irá te ajudar na hora de tirar ou checar o prato que está preparando. Mas o mais legal é o efeito estético que esse vidro causa, como se fosse uma travessa embutida no forno.

Forno com Convecção 31103BZ Hamilton Beach

Ele consegue assar bastante comida, pois tem uma capacidade de 32 Litros. Isso é suficiente para preparar duas pizzas de tamanho tradicional de uma só vez. O timer registra até 120 minutos, que é um tempo muito bom para quem quer fazer comidas mais elaboradas sem precisar ficar religando o forno.

Vem com duas prateleiras e assadeiras, bandeja de migalhas que ajuda na limpeza e 1 prateleira para grelhar. A temperatura vai de 65 a 240°C e possui as funções assar e grelhar, além da convecção.

7. Forno Elétrico Air Fry PFE25I Philco

Esse forno possibilita você ter dois aparelhos extremamente úteis em um só. Estamos falando do famoso Air fryer, que faz parte das funções desse forno de convecção. A partir dele você consegue fazer batatas fritas sem óleo, e o gosto continua impecável.

Ele possui uma capacidade razoável de 25 Litros, podendo ficar tranquilamente na sua bancada. A potência é de 1500W, que não é algo preocupante na hora de pagar a conta de energia.

Forno Elétrico Air Fry PFE25I Philco

Depois do timer configurado, ele irá se desligar quando atingir o tempo determinado e emitirá um alarme sonoro para que você saiba que a comida está pronta. Também é constituído por uma bandeja que contém os resíduos das receitas preparadas. Enquanto estiver funcionando, terá uma luz para indica no lado de fora, e também uma do lado de dentro para ver como está o processo de cozimento.

A feita de aço escovado esmaltado prateado. Pesa cerca de 7 Kg, com altura de 35cm, largura de 40cm e profundidade de 40 cm. Tem alcance de temperatura de 100 a 230°C.

8. Forno Elétrico NeoChef™ Convection LG

Agora sim estamos falando de um forno que consegue agrupar diversos aparelhor em um só. Primeiramente ele é um forno de convecção com potência de 1200W e capacidade de armazenamento de 39 Litros. Apesar da potência aparentar normal, a máquina consegue preparar os alimentos 1,5 vezes mais rapidamente.

Em segundo lugar, temos também um micro-ondas que consegue descongelar a comida uniformemente. Em terceiro está a fritura saudável que consegue preparar com até 23% da gordura necessária.

Forno Elétrico NeoChef™ Convection LG

Já me perdi na quantidade de funções que ele tem, mas vamos pra mais uma: a fermentação. Nesse modo, você será capaz de preparar iogurter naturais. Isso é uma vantagem enorme para quem deseja ser mais saudável e ter uma microbiota intestinal mais eficiente.

Costumava-se ingerir muito mais alimentos fermentados antigamente, mas hoje em dia dificilmente algo que nós comemos será fermentado. Isso é um problema porque esse tipo de alimento é importande para a saúde dos ossos, das artérias e do coração por conta da vitamina K2. Por isso essa proposta de integrar essa função no forno pela LG é muito útil e saudável.

Esse produto é mais indicado para quem quer ter um produto de alta qualidade e/ou que já teve um forno de convecção antes. O motivo pelo que dizemos é que é um dos fornos mais caros do mercado e da nossa lista, mas ele não poderia ficar de fora. É muito legal!

9. Forno Multifuncional Gourmand BMR31 Brastemp

E para finalizar a lista dos melhores fornos de convecção para comprar, nós apresentamos essa belezura que a Brastemp desenvolveu. Só para você ter uma noção, além de ser dois aparelhos em 1 (forno e micro-ondas), ele tem mais de 10 funções para você escolher.

O design dele é simplesmente espetacular. É feito com aço inox escovado prateado combinando perfeitamente com um vidro preto e detalhes brancos. Fala sério, ele não é uma gracinha?

Forno Multifuncional Gourmand BMR31 Brastemp

Ele é muito fácil de usar pois tem botões “user friendly”, que designa um produto pensado no cliente, totalmente intuitivo e fácil de operar. E para facilitar ainda mais a sua vida, ele vem com um livro de receitas na embalagem. Não é possível que só eu esteja empolgado.

Agora se prepare, pois vem bastante informação legal. Ele possui um volume bom de 31 Litros, potência de 950W, painel digital, prato giratório, panela plástica para quando for cozinhar a vapor, prato crisp e pegador do prato, e dois suportes metálicos.

Nele existem 80 receitas pré-programadas de pratos super gostosos e complexos? Cordeiro assados, torta de frutas. Algumas funções são: crisp (crocante), pipoca, vapor, grill (gratinar).

Com esse forno você vai poder se sentir um ótimo chefe de cozinha e vai ter receitas diferentes para preparar por um longo tempo. A função crisp é ótima para deixar a carne douradinha de forma homogênea. É uma verdadeira máquina de criatividade.

Como escolher o melhor forno de convecção ?

1. Tamanho

É bom que você esteja atento as medidas do forno e se você o usará com muita frequência. Ele ficará muito bem em seu móvel planejado, então separe o espaço certo para ele para que sua cozinha fique ainda mais bonita e funcional.

Fornos de Convecção

Já a frequência diz respeito a quantidade de alimentos que você costumar preparar no forno de uma só vez. O forno de convecção possui uma vantagem: Não mistura os sabores e cheiros de um prato para outro, mas você precisa saber se eles irão caber no forno que você tem.

Se a maioria das suas receitas são pequenos, tipo pão de queijo, então umas de 20 litros te serve tranquilamente. Mas se você pretender preparar um pernil no natal, então vai precisar de uma com mais de 36 litros.

2. Potência

A potência de um eletrodoméstico é diretamente proporcional a quantidade de energia, e consequentemente dinheiro, que ele gasta. Por isso você deve ter em mente as suas necessidades na hora de comprar um forno.

Alguns fornos de convecção possuem 1850W de potência. Outros, 2900W. Isso significa que o segundo consegue preparar seu alimento muito mais rápido. Mas se você está preocupado com economia, então o mais interessante será o primeiro.

3. Funções

Esse assunto é um dos mais interessantes do artigo porque pode influenciar muito no que você vai comprar e em como você vai cozinhar. Os fornos de convecção podem ter diversas funções legais e úteis, então vamos falar sobre algumas delas. Apostamos que pelo menos uma vai te chamar a atenção.

Fornos de Convecção

A função Airfryer é uma das preferidas da galera que quer comer mais saudável. Com a circulação do ar bem quente, você consegue fazer até batata frita sem óleo algum. Ele pode servir até como um micro-ondas. Outras comuns são assar, descongelar, grelhar, gratinar, tostar.

A maioria dos fornos possuem luz interna, já que é um dispositivo padrão. Mas o controle de temperatura e tempo pode diferenciar entre os modelos, e é algo que pode passar despercebido. Preste atenção se eles não têm um timer menor do que você precisa, ou uma temperatura mais baixa do que você gostaria.

As melhores marcas de aquecedores elétricos

Assim como em todo segmento de eletrodomésticos, existem marcas que possuem maior envergadura na categoria de fornos de convecção. Algumas delas estão no mercado faz tempo e possuem grande confiabilidade, que foi um dos critérios para produzirmos nossa lista. A seguir apresentaremos essas marcas para que você possa conhecer melhor de quem poderá comprar.

Oster

A Oster é uma marca conhecida internacionalmente, principalmente no Estados Unidos. Ela é muita famosa pelos seus liquidificadores e fornos com temperaturas bastante eficientes. Foi inaugurada em 1924, mas começou com eletrodomésticos em 1946, então é possível perceber que é uma marca confiável e com produtos de qualidade, pois se mantém forte até hoje.

Fornos de Convecção Oster

Hamilton Beach

Ainda mais antiga que a Oster, antiga Osterizer, nós temos a famosa Hamilton Beach. Ela também começou nos Estados Unidos e ganhou relevância internacional. Desde a sua inauguração, seus donos fabricavam motores, que foram usados em aparelhos domésticos. Então, se tem uma empresa que entende de qualidade em eletrodomésticos é a Hamilton.

Fornos de Convecção Hamilton Beach

Philco

Se você achou que as anteriores eram as mais velhas, nós viemos apresentar uma ainda mais experiente: a Philco foi fundada há dois séculos, em 1892. É uma marca que todo mundo conhece, principalmente pelas suas televisões. Produz toneladas de mercadorias todos os anos e se compromete com a qualidade de seus produtos.

Fornos de Convecção Philco

Conclusão: Qual o melhor forno de convecção ?

Após termos analisado todos esses fornos de convecção, elegemos o forno multifuncional da Brastemp como o melhor forno de convecção de todos.  Ele é uma verdadeira máquina, mas possui um preço salgado. É totalmente indicado para aqueles que tem experiência com esse tipo de forno e deseja preparar receitas muito gostosa.

No entanto, nem sempre é possível investir um alto valor em um eletrodoméstico de primeira. Por isso que nós recomendamos um segundo colocado para aqueles que querem ter seu primeiro forno de convecção, o OFOR454 da Oster. Ele é muito bom porque você consegue produzir praticamente qualquer prato sem ter que se preocupar com o tamanho ou em pagar caro.

Além disso, o OFOR454 permite que você ajuste as prateleiras e possui um temporizador com um tempo bom, que realmente é capaz de assar pratos elaborados por bastante tempo.

Acreditamos que o elenco de todas as principais características tornou mais claro quais são os melhores fornos de convecção para comprar.

A lista foi preparada por nossa equipe com o intuito de juntar esses indicadores que são importantes para avaliar os aparelhos que existem no mercado, e o resultado foram esses 8. Eles são os top de linha atualmente e bastante confiáveis

Estamos contentes por ter ajudado a compartilhar essas informações importantes com vocês, e acreditamos que é o suficiente para você comprar o forno que combina exatamente com você e suas necessidades.

Leave a Comment