Os 5 Melhores Exaustores Para Banheiros em 2021

O exaustor para banheiro é um mecanismo essencial para os banheiros os quais não têm acesso à uma quantidade apropriada de ventilação. Seu trabalho é, através da hélice presente em seu corpo, captar o ar de dentro do cômodo e jogá-lo para fora, mediante de um duto. Dessa forma, ele também retira o excesso de umidade, evitando o surgimento de mofo e outros fungos.

Portanto, percebe-se a importância desse aparelho. Para descobrir mais informações sobre ele, assim como ter acesso a dicas incríveis e à seleção dos 5 melhores exaustores para banheiro de 2021, afim de comprar o melhor exaustor para banheiro para você, continue lendo.

Os 5 Melhores Exaustores Para Banheiros no Brasil

Microventilador|Exaustor Para Banheiro, Branco, 100 mm, 220 V Ventisol – Melhor Custo-Benefício

Microventilador Exaustor Para Banheiro, Branco, 100 mm, 220 V Ventisol

Em primeiro lugar, o principal exaustor para banheiro dessa lista é o Microventilador/Exaustor Para Banheiro de cor branca e diâmetro de 100 mm. O produto está disponível na versão de 220 V e a de 127 V, e é produzido pela marca Ventisol.

Seu preço baixo e benefícios tornam ele o melhor exaustor em termos de custo-benefício do mercado atualmente. Vindo com uma tela protetora em aço inox para manter o objeto protegido contra os insetos, ele é de fácil instalação, para que até mesmo alguém que nunca viu um exaustor possa o instalar sem complicações.

Seu custo de energia é baixo, tornando-o econômico até mesmo depois da compra. Ele vem com opções de passagem de fio, e ligação simples. Infelizmente, não acompanha chave de controle.

Pode ser ligado junto à lâmpada do banheiro. Esse modelo de microventilador da Ventisol não faz muito barulho e sua aparência é linda e discreta, combinando em qualquer estética de banheiro. Funciona em um banheiro de até 7m², pois sua largura e altura medem cerca de 14 cm.


Microventilador|Exaustor Para Banheiro, Branco, 150 mm, 220 V Ventisol – Melhor Exaustor Para Canos de 150 mm

Microventilador Exaustor Para Banheiro, Branco, 150 mm, 220 V Ventisol

A seguir temos, em segundo lugar e também produzido pela Ventisol, o Microventilador/Exaustor Para Banheiro de cor branca e próprio para canos de 150 mm. Sua voltagem é de 220 V. Caso você necessite do produto de 127 V, compre-o aqui.

O produto vem com opções de passagem de fio e é econômico, tendo um baixo custo de consumo de energia, mesmo sendo maior que o modelo anterior. A ligação é simples, e ele vem com uma tela protetora contra os insetos feita em aço inox, para que dure por mais tempo e seja mais resistente contra a ferrugem.

Assim como o primeiro exaustor, esse não acompanha chave de controle e pode ser ligado à lâmpada do banheiro. Ele é um exaustor de parede, e é silencioso, não te incomodando quando ligado. Tem um ótimo custo-benefício e é muito bem elogiado pelos consumidores.


Ventilador|Exaustor Axial Tron Branco – Melhor Com Ventilador

Ventilador Exaustor Axial Tron Branco

O nosso terceiro exaustor para banheiro é o Ventilador/Exaustor Axial vendido pela marca Tron e disponível nas cores branco e cromado, que tem um resplendor maravilhoso. O produto é tanto de 220 V quanto 110 V, sendo bivolt, e pode ser utilizado em outros cômodos além do banheiro.

Ele vem com um capacitor e uma caixa para grudar na parede com a chave de liga-lo e desliga-lo. Seu design diferenciado e moderno faz com que ele combine com a estética de qualquer ambiente, sendo esteticamente agradável.

A sua pintura, inclusive, é feita através de um processo especial. Antes dela, as peças recebem tratamento especial o qual consiste em retirar toda a oleosidade e melhor a aderência da tinta, fazendo com que ela dure por mais tempo. A pintura utilizada é a eletrostática a pó, que é aplicada automaticamente, oferecendo maior uniformidade na aplicação, assim como um melhor acabamento.

O produto é certificado pelo Inmetro, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Esse certificado é essencial para garantir a qualidade e segurança do exaustor.

Devido à qualidade, isolação e cálculo diferenciado, esse exaustor tem um ótimo rendimento, maior torque, baixo consumo de energia, menor aquecimento e vida útil prolongada.

O produto é, na verdade, dois em um, pois também é um ventilador. Portanto, você pode compartilhar o ar de um ambiente com outro. Por exemplo, muitos consumidores o utilizam para compartilhar o ar condicionado de um quarto com o quarto de outra pessoa.


Venti-Delta Exaustor Residencial 25 cm, Bivolt, 802500, 45 W, Branco – Melhor Exaustor da Venti-Delta

Venti-Delta Exaustor Residencial 25 cm, Bivolt, 802500, 45 W, Branco

O quarto item da lista é o Exaustor Residencial de 25 cm, bivolt, modelo 802500 de 45 W produzido pela Venti-Delta. Vendido na cor branca, sua potência é de 10 hp, tendo uma rotação de 1540 RPM e vazão de 180m³h.

Assim como outros modelos citados, ele não acompanha chave reversa. Sua aparência é simples e agradável, combinando com qualquer espaço. É de fácil limpeza, facilitando bastante sua rotina de manutenção e limpeza.

O produto é resistente, duradouro e econômico, perfeito para ambientes que precisam de troca de ar constante. O barulho que esse exaustor faz não é incômodo. Tem até mesmo relatos de consumidores afirmando que o ar condicionado fazia mais barulho que ele.


Exaustor Renovador Ventokit Motor M 80 A Bivolt Até 5m² – Melhor Exaustor com Garantia

Exaustor Renovador Ventokit Motor M 80 A Bivolt Até 5m²

Por fim temos, em quinto e último lugar da lista, o Exaustor Renovador Bivolt apropriado para espaços de até 5m² produzido pela Ventokit e disponibilizado em uma cor a qual combina branco e cinza.

Sua aparência é muito simples e discreta, se camuflando em qualquer cômodo. Esse renovador de ar promove a ventilação mecânica do ambiente de forma eficiente, econômica e silenciosa. Ele pode ser aplicado tanto na parede quanto no teto.

Seu objetivo é trocar rapidamente o ar do ambiente, várias vezes por dia, mesmo se o cômodo não tiver outra abertura. Por conta disso, ele reduz o risco de infecções, decorrentes de vírus e bactérias. Ele também cria um ambiente desfavorável para aranhas, ácaros, traças e fungos, aumentando a vida útil dos utensílios e móveis que existem no ambiente, da mesma forma que aumenta a sua qualidade de vida.

O exaustor reduz alergênicos, poluentes e odores presentes no ambiente. Produz pressão negativa no ambiente, o que possibilita a elevação e retirada de organismos maiores, devido ao tamanho deles, impossibilitando que eles entrem em suspensão espontânea. Finalmente, ele ajuda a manter a qualidade e aparência do cômodo, pois ajuda a evitar a deterioração estrutural do imóvel, evitando trincas, desagregação do reboco e a saponificação da pintura.

O modelo é de 20 W e adapta-se a tubos e acessórios de 100 mm. Vem com uma garantia especial de 3 anos.


Como Escolher o Exaustor Ideal Para o Seu Banheiro?

Há tantas opções no mercado que se torna difícil escolher a mais adequada. Porém, há algumas dicas que você pode seguir.

Antes de tudo, você deve verificar onde planeja instalar o exaustor – se ele vai ser instalado no teto ou na parede do banheiro – para que você escolha um produto próprio para essa localização. Nem todos os exaustores podem ser instalados no teto, e vice-versa. Portanto, preste atenção a esse detalhe. Para mais dicas sobre como escolher o melhor exaustor para banheiro, leia os tópicos e perguntas abaixo.

Entenda como escolher o exaustor ideal para você

Melhores Exaustores Para Banheiros

Depois que você verificar onde ele vai ser instalado, você precisa saber o tamanho do banheiro em que ele vai ficar. Caso seja um cômodo de até 7m², o exaustor teve ter um diâmetro de até 100 mm. Já para cômodos de 7m² até 15m², você deve escolher um exaustor de diâmetro igual a 125 mm. Por fim, para um cômodo com mais de 15m², o correto é ter um exaustor de 150 mm de diâmetro.

A propósito, caso você não saiba se o seu exaustor deve ir no teto ou parede, preste atenção ao seguinte: o exaustor de teto recolhe o ar e o descarta por meio de dutos, ou seja, ele necessita de uma área livre acima do teto. Então, o exaustor de parede é indicado para quem não tem esse espaço.

Leia as críticas para ver se o produto faz um ruído maior do que o que você suporta. A maior parte dos exaustores listados nessa lista são silenciosos. Quando o exaustor atinge mais de 85 dB, ele pode ser um risco à sua saúde por prejudicar a sua audição, por isso você deve priorizar os exaustores com menos dB.

Verifique se o produto é fácil de higienizar, pois sua higienização é muito importante para garantir a sua segurança.

Quanto mais alta a potência do produto, melhor será a velocidade de extração, o que significa que maior será a capacidade de renovação do ar que o exaustor fará. Não é indicado colocar um renovador pouco potente em um ambiente grande, e vice-versa.

Para facilitar o seu processo de escolha e entendimento, entenda o que é MMH. Para calcular a quantidade de ar fresco que o banheiro onde você colocará o exaustor precisa (a qual é medida em metros cúbicos por hora, ou seja, MMH), você necessita:

  1. Multiplicar o comprimento, largura e altura do cômodo para determinar o volume do ambiente;
  2. Encontrar a quantidade de trocas de ar necessárias em 1 hora neste ambiente, que geralmente é 20 vezes por hora em um local pouco movimentado;
  3. Finalmente, você só precisa multiplicar o volume por 20 para encontrar a capacidade que seu exaustor precisa ter;

Apesar de não ser o mecanismo mais difícil de instalar, vai te ajudar ter um profissional ou alguém com experiência o instalando para você.

Veja quais são os cuidados que você deve ter com o produto

Como já foi citado, a higienização de um exaustor é muito importante para evitar que o cômodo venha a te causar problemas de saúde, principalmente aqueles relacionados à fungos. Ademais, a rotina de higienização ajuda a garantir que o exaustor irá tirar o odor desagradável que o banheiro pode vir a ter.

Portanto, verifique se ele é de fácil higienização. Observe se ele é feito com materiais duráveis e de boa qualidade, para que você evite dores de cabeça e problemas no futuro.

O Que é Um Exaustor e Como Funciona?

Melhores Exaustores Para Banheiros

O exaustor é um sistema de ventilação o qual fica instalado em locais altos do cômodo, como a parede ou o teto. Sua principal função é retirar o ar que está naquele ambiente, principalmente se for quente, e jogá-lo fora.

Ou seja, eles ajudam a manter o ambiente ventilado, retirando o mau odor do cômodo e combatendo o mofo e a umidade. Por esses benefícios, ele é perfeito para ser instalado no banheiro.

Ele é um aparelho de várias funções, e é barato e prático de instalar. Se for o exaustor que é conectado à lâmpada e só liga quando você aperta o interruptor, não gasta muita energia. É, na verdade, bastante econômico.

O ruído que o exaustor pode vir a ser um incômodo para algumas pessoas, por isso você deve pesquisar se o modelo que você está interessado é barulhento ou não.

Esse aparelho é especialmente útil em apartamentos, pois os modelos mais recentes geralmente não têm uma janela ou qualquer espaço para a renovação de ar nos banheiros.

Enfim, o exaustor funciona ao girar a hélice que ele tem, captando o ar do cômodo, junto com a umidade, e jogando-o fora.

Ele pode utilizar um motor elétrico, como os modelos dessa lista, ou a energia natural, tal qual correntes de vento. O exaustor puxa o ar do ambiente, o qual passa por um caminho – também conhecido como “labirinto” – com filtros específicos, dedicados a limpar o ar, retirando a sujeira. E então, ele devolve uma parte desse ar, junto com um pouco de ar externo. Obviamente, ele não pode substituir um climatizar ou ar condicionado, pois ele apenas permite que o ar externo entre no cômodo enquanto o ar interno quente sai.

Perguntas Frequentes Sobre Exaustores Para Banheiros

Qual é o lugar apropriado para instalar o exaustor?

Melhores Exaustores Para Banheiros

Você pode coloca-lo onde sentir a necessidade. Porém, há algumas áreas que têm exaustores específicos para elas, por terem outra tecnologia.

Por exemplo, a cozinha. O exaustor de cozinha, além de ter todos os benefícios já citados, ajuda a aliviar o calor do cômodo quando você está cozinhando pois tira o ar quente. Ademais, ele elimina a fumaça que pode ocorrer quando você está grelhando algo como uma carne, ou quando você está fritando algum alimento. E, claro, ajuda a eliminar o mau odor que alguns ingredientes podem deixar, como peixes.

Infelizmente, instalar o exaustor na parede pode não ser tão efetivo quanto instalar no teto, pois o ar quente costuma subir até o teto. Contudo, para quem mora em apartamento, talvez a única opção seja instalar na parede porque não terá uma área livre no teto.

Já que é um exaustor para banheiro, retirar o ar quente não vai ser a prioridade, e sim tirar a umidade e odor desagradável.

Os exaustores listados consomem muita energia elétrica?

Depende do modelo, e também da velocidade que você utiliza o exaustor.

Os exaustores de banheiro, por geralmente terem uma potência de 20 W, têm um consumo mensal de energia que custa aproximadamente R$ 1,00 ou menos, caso seja usado por 5 horas por dia. O exaustor de cozinha também se encaixa nessa hipótese.

Contudo, que fique claro algo: o valor de energia que esse aparelho vai consumir é equivalente à sua potência. Um exaustor de 750 W, por exemplo, consome muita mais energia e dinheiro do que o exaustor de banheiro que geralmente tem uma potência de 20 W.

Conclusão: Qual é o Melhor Exaustor Para Banheiro de 2021?

Espero que a lista tenha te encontrado a encontrar o melhor exaustor para banheiro para as suas necessidades e seu cômodo, assim como espero que ela tenha te ajudado a entender mais sobre esse aparelho tão útil atualmente, especialmente para quem mora em apartamento.

Caso você ainda esteja em dúvida sobre qual modelo comprar, leia o resumo que eu trouxe do modelo tido como o melhor dos 5 melhores exaustores para banheiros de 2021.

Em primeiro lugar, a nossa indicação especial é o Microventilador/Exaustor para banheiro disponível na cor branca e com uma tela protetora de aço inoxidável vendido pela famosa marca Ventisol.

Esse produto está disponível tanto na voltagem de 220 V, quanto na de 127 V. Sendo econômico, vem com opções de passagem de fio e ligação simples. Não acompanha chave de controle, e tem 100 mm de diâmetro, bom para cômodos de 5m² a 7m². Para melhorar ainda mais seu custo de energia, ele pode ser conectado à lâmpada do banheiro, sendo ligado apenas quando você a liga.

Leave a Comment