Melhores Esfoliantes Faciais

O processo de esfoliação da pele do rosto tem se tornado cada vez mais comum no Brasil, com o advento dos blogs de beleza e as influencers da área. Apesar de ser um processo benéfico para a pele, é necessário prestar atenção a alguns detalhes para que você não danifique o seu rosto por acidente. Entre eles, o mais importante é escolher um bom esfoliante, e ideal para a sua pele.

Por isso, eu selecionei os 5 melhores esfoliantes faciais de 2021, para que você veja quais, dentre esses, são ideais para a sua pele. Dessa forma, continue lendo para ver qual é o melhor esfoliante facial de acordo com as suas necessidades e orçamento.

Os 5 Melhores Esfoliantes Faciais no Brasil

Esfoliante Cremoso de Bétula Weleda Verde – Melhor Esfoliante

Esfoliante Cremoso de Bétula Weleda Verde

Em primeiro lugar, a melhor escolha de esfoliante facial de 2021 é o especial esfoliante cremoso composto por bétula da famosa marca Weleda, disponível na cor verde e em uma embalagem de 150 ml.

Esse é um produto que tem uma fórmula natural com ingredientes orgânicos que são 100% certificados, ou seja, não tem nenhum ingrediente em sua fórmula que não seja orgânico. Dessa forma, ele está livre de parabenos, corantes artificiais, conservantes e componentes do tipo.

Além disso, a sua fragrância também é 100% natural, sendo derivada de óleos essenciais, o que proporciona um cheiro delicioso e calmante. A sua fórmula é, portanto, biodegradável. Esse produto não agride o meio ambiente, tanto que ele não é testado em animais. Mas isso não significada que ele não tenha sido testado: para garantir a sua segurança, o esfoliante foi testado dermatologicamente.

Esse esfoliante também tem a certificação UEBT (Union for Ethical Biotrade), vinda de uma associação sem fins lucrativos que verifica e apoia o comprometimento de empresas na busca por fontes de produtos respeitáveis. Assim, essa associação é respeitada por todo o mundo como um estandarte de fontes éticas de ingredientes.

O produto é indicado para todos os tipos de peles, e tem como esfoliante pequenos grãos de cera natural os quais garantem uma esfoliação suave, a qual ajuda a manter o brilho natural e a saúde de sua pele, o que ajuda a melhorar a sua aparência e auxilia na renovação celular. Por causa de seus ingredientes e componentes, esse esfoliante de fórmula natural não resseca a pele e também não prejudica a sua barreira de proteção natural.

Sendo o produto mais bem avaliado da lista, o seu custo-benefício é tremendo. Tendo mais de 660 classificações em sua página da Amazon, o esfoliante tem uma nota total de 4,5 estrelas, de um total de 5 estrelas.


Veja Também:

Normaderm 3 em 1 Branco Vichy Laboratoires – Melhor Custo-Benefício

Normaderm 3 em 1 Branco Vichy Laboratoires

A seguir temos, em segundo lugar, o famosíssimo esfoliante Normaderm 3 em 1 da marca Vichy Laboratoires. Sendo o produto de melhor custo-benefício da lista, ele vem em uma bela embalagem de 125 ml, e tem como principal característica ser três produtos em um: limpador, esfoliante e até mesmo uma máscara.

Sendo indicado para peles mistas ou oleosas, ele é um produto feito para o uso facial apenas, contendo a água termal única e exclusiva Vichy. Dessa forma, ele garante o tão amado efeito peeling, o que ajuda a reduzir a oleosidade e remover todas as impurezas do dia a dia.

A sua fórmula contém produtos químicos como o ácido salicílico, glicólico e até mesmo 25% de argila, justamente para a parte “máscara” de sua composição. Por isso você pode o utilizar como uma máscara. E, é claro, ele não contém parabenos, álcool ou o efeito detergente.

Portanto, a sua fórmula faz com que a pele fique matificada e livre até mesmo das impurezas mais profundas, tudo isso sem obstruir os poros. Os granulados pequenos presentes em sua fórmula são ideias para uma esfoliação leve e delicada. Se você tem problemas com acne, essa pode ser uma boa opção. Caso você queira o utilizar como máscara, bastante aplicar uma camada fina em seu rosto e deixar agir por apenas 5 minutos. Depois, é só retirar o produto de seu rosto.


Actine Esfoliante Facial 60 G Darrow – Melhor Para Acne

Actine Esfoliante Facial 60 G Darrow

Na terceira posição dessa lista está o renomado esfoliante facial Actine, do laboratório Darrow. Disponível em uma embalagem do laranja típico da marca de 60 gramas, esse produto foi produzido especialmente para peles afetadas pela acne, tendo sido testado dermatologicamente.

Por isso, sua função principal é desobstruir de forma profunda os poros, removendo as células mortas e as impurezas que o dia a dia traz para a sua pele. Dessa forma, ele promove a renovação celular, e contém ativos dermoenergizantes.

Apesar disso tudo, ele realiza a sua limpeza de forma suave através de duas formas: por meio das pequenas esferas, tão pequenas que são micro, compostas por polietileno e através da esfoliação com salicilato de sódio. Ele é bem famoso no mundo dos dermatologistas por ter um bom resultado em peles oleosas.


Esfoliante Acne Proofing Neutrogena 100 g – Melhor Versatilidade

Esfoliante Acne Proofing Neutrogena 100 g

O quarto lugar dessa lista vai para o também famoso esfoliante facial Acne Proofing da Neutrogena, disponível em uma embalagem laranja de 100 gramas. Dessa marca, você também pode comprar o esfoliante Deep Clean, disponível em uma embalagem metade transparente e metade laranja de 100 gramas, e o esfoliante Purified Skin, disponível em uma embalagem completamente azul de 100 gramas.

O esfoliante Acne Proofing é livre de óleos e conta com a tecnologia Clear Defend, que estimula a defesa natural de sua pele, contendo ácido salicílico em sua composição. Ele é livre de óleos e tem como principal objetivo desobstruir os poros e reduzir os cravos e espinhas de seu rosto. É importante mencionar que a sua esfoliação é suave e nada agressiva, ao menos fisicamente.

Ele remove as impurezas presentes em seu rosto, assim como diminui a sua oleosidade, com as suas microesferas esfoliando de forma suave a sua pele e removendo as células mortas presentes nelas. Por conta de sua composição, ele traz uma sensação de refrescância parecida com a proporcionada pela hortelã.


Clearskin Creme Esfoliante Facial de Limpeza Profunda 75 g – Melhor Preço

Clearskin Creme Esfoliante Facial de Limpeza Profunda 75 g

Por fim temos, em quinto e último lugar, sabonete esfoliante facial de controle de brilho e poros da Clearskin, uma marca da Avon. Disponível em uma embalagem branca de 75 gramas, esse produto tem como principal objetivo remover a oleosidade excessiva de sua pele.

Tendo extratos de hamamélis e eucalipto em sua composição, esse esfoliante remove as células mortas que ficam em seu rosto, e tem pequenos grãos que limpam de forma profunda os seus poros, equilibrando a sua oleosidade facial e ajudando no processo de renovação de sua pele. Por isso, ele tem o que chamam de pore penetrating technology.

Levando em conta a quantidade de esfoliante que vem em sua embalagem, podemos afirmar que até o dia de publicação desse artigo, esse é o produto mais barato da lista. A sua fórmula também foi feita pensando em não causar ressecamento, além de dar uma sensação de refrescância muito gostosa.


Como Escolher o melhor Esfoliante Facial Ideal Para o Seu Rosto?

Melhores Esfoliantes Faciais

Há tantas opções no mercado que se torna difícil escolher a mais adequada. Porém, há algumas dicas que você pode seguir.

Antes de comprar o produto ideal para o seu rosto, é importante notar que há um jeito correto de esfoliar a pele. Apesar de dar vontade, você não deve esfregar a sua pele com força, pois dessa forma você pode cortá-la ou machucá-la. Um sinal claro de que você está usando força demais é a sua pele ficar muito avermelhada ou até mesmo descamada depois da esfoliação. Às vezes, a esfoliação indevida pode ocasionar um surto de acne em sua pele. Então, para evitar esses problemas, além de comprar o esfoliante correto, você deve esfoliar a pele com suavidade.

Portanto, caso você queira descobrir qual é o melhor esfoliante facial para a sua pele, basta ler os tópicos a seguir, assim como as perguntas com respostas da próxima seção.

Preste atenção no seu tipo de pele

Cada pessoa tem um tipo de pele diferente em diferentes regiões do seu corpo. Por exemplo, em seu próprio rosto, você pode ter áreas com diferentes tipos de pele. Geralmente, a região/zona T do rosto (testa, nariz e queixo) é bem oleosa, enquanto as bochechas e o resto do rosto têm uma pele mista ou até mesmo seca. Por isso, é importante se atentar a qual é o seu tipo de pele, e para que tipo de pele o esfoliante serve.

Se a sua pele for oleosa, ela provavelmente vai precisar de um esfoliante feito especialmente para esse tipo de peles, pois os demais produtos podem fazer com que você tenha um surto de acne ou mais óleo em seu rosto. Para essa pele, geralmente o ideal é um esfoliante que tenha uma limpeza profunda e com agentes hidratantes. O ácido salicílico é muito utilizado justamente por ajudar a remover o excesso de oleosidade, assim como tem uma ação anti-inflamatória.

Já a pele seca precisa de produz que sejam mais suaves e leves, e com certeza os esfoliantes para esse tipo de pele precisam ter agentes hidratantes em sua fórmula, como o famoso aloe vera. A pele mista é uma pele mais tranquila de cuidar, por isso você pode comprar um esfoliante que funcione em todos os tipos de pele para ela.

Verifique que textura você está procurando

Os esfoliantes têm texturas diferentes por conta dos componentes presentes em sua composição. Por isso, a textura desses produtos é um importante indicativo de sua qualidade e para que tipo de pele eles são indicados. Por exemplo, os esfoliantes em gel têm uma viscosidade maior, além de serem transparentes e feitos a base de água. Eles causam uma limpeza mais suave e não deixam resíduos em sua pele, o que causa um menor obstruimento dos poros. Portanto, é uma boa textura para quem tem a pele oleosa ou mista.

Já o esfoliante em creme costuma ter óleos e tem uma textura mais densa e hidratante, sendo indicado para as peles secas, e não as oleosas. O esfoliante líquido, ou em forma de loção, tem uma particularidade: deve ser agitado antes de ser utilizado e é aplicado através de um algodão. Ele também limpa de forma suave, e costuma ser indicado para todos os tipos de pele, mas pode vir a ser indicado para um tipo específico.

Perguntas Frequentes Sobre Esfoliante Facial

Melhores Esfoliantes Faciais

O que é esfoliação?

A esfoliação é um processo que tem como objetivo remover as células mortas da camada mais superficial de sua pele, e pode ser feita em qualquer região exposta do seu corpo, como as pernas e o rosto. Ela pode funcionar através dos meios mecânicos ou químicos. Para saber qual é a diferença, leia a terceira pergunta.

No rosto, a esfoliação ajuda a promover uma limpeza mais profunda da pele, retirando assim as células mortas de forma uniforme, como também as impurezas que se acumulam nos poros todos os dias. Portanto, ela estimula a regeneração da pele, e pode ajudar a devolver o viço de seu rosto, atenuando suas manchas.

É necessário utilizar o esfoliante facial todos os dias?

Tudo depende do que o seu dermatologista te indica. Caso você não tenha se consultado, vale a pena fazê-lo, pois o uso incorreto de esfoliante pode causar mais problemas do que resolvê-los, e pode danificar a saúde de seu rosto.

De qualquer maneira, o uso do esfoliante está muito relacionado ao seu tipo de pele e aos problemas que a sua pele está enfrentando. Geralmente, não é necessário nem adequado utilizar o esfoliante todos os dias, mas é claro que essa pode vir a ser a recomendação. Enfim, o certo costuma ser esfoliar sua pele uma vez por semana, ou no máximo duas.

Devo comprar um esfoliante mecânico ou químico?

O esfoliante mecânico foca na parte física do esfoliante, ou seja, nos grânulos ou microesferas presentes no produto. Através do atrito causado entre essas partículas e a sua pele, ocorre a limpeza e o tratamento. Por isso, você pode optar entre o esfoliante mecânico leve ou forte. O leve – ou suave – é indicado para todos os tipos de pele, mas geralmente é mais indicado para as peles mais sensíveis.

Ele costuma ter como base ceras ou óleos vegetais, e causa uma esfoliação superficial. Já o esfoliante mecânico forte é recomendado especialmente para as peles mais oleosas, e pode ser feito a partir de partículas de sementes e/ou cascas de frutas, minerais, polietileno e outros materiais que não são degradáveis. Por isso, é uma esfoliação profunda e que não deve ser feita em áreas sensíveis, como o contorno dos olhos.

Os esfoliantes químicos se dividem entre os BHA, AHA e ácido glicólico, e o enzimático. O primeiro tipo, que costuma ser composto justamente por BHA, AHA e ácido glicólico, deve ser utilizado em peles que não são muito sensíveis ou que estejam acostumadas a esse processo. Ele estimula a formação de colágeno e diminui a formação de rugas, mas é um pouco mais agressivo que o esfoliante mecânico. Por conta dessas características, ele costuma ser mais utilizado durante o inverno e sempre em conjunto com um protetor solar de alto FPS.

Finalmente, o esfoliante químico enzimático é indicado para todos os tipos de peles, mas especialmente as mais sensíveis e delicadas, pois ele não provoca irritação na pele, agindo de forma profunda, porém suave.

Conclusão: Qual é o Melhor Esfoliante Facial de 2021?

Espero que esse compilado dos 5 melhores esfoliantes faciais de 2021 no Brasil tenha te ajudado a escolher o esfoliante ideal para a sua pele. São tantas opções, com tantos detalhes diversos e informações complicadas que se torna difícil entender o que a sua pele está pedindo ou não.

É importante reforçar que não é adequado comprar um esfoliante sem consultar o seu dermatologista antes, pois não são todos os tipos de esfoliantes que são adequados para todos os tipos de pele. Se você usar um esfoliante errado, e da forma errada, você pode causar vermelhidão, escamação e até um surto de acne em sua pele. Portanto, tenha cuidado e se consulte, se possível. Se não for possível, pesquise bastante antes de comprar um produto.

De qualquer maneira, eu trouxe um resumo daquele escolhido como o melhor esfoliante facial de 2021, que também é o mais natural da lista: o esfoliante cremoso de bétula da marca Weleda, disponível em uma embalagem de 150 ml.

A sua fórmula é totalmente natural, feita com ingredientes orgânicos certificados e livre de parabenos, conservantes e corantes artificiais. A sua fragrância é bem gostosa, sendo 100% natural, e o produto tem uma fórmula biodegradável para não agredir o meio ambiente. Ademais, é dermatologicamente testado, e não é testado em animais.

Leave a Comment