Top 8 Melhores Cremes para os pés para comprar em 2020

Os pés fazem parte da nossa “primeira impressão”, sobretudo para quem usa calçados abertos. Calosidades e calcanhares ressecados são capazes de anular o efeito dos mais lindos sapato e pernas, e por isso o cuidado com os pés é fundamental.

Neste artigo, vamos analisar e escolher os melhores cremes para os pés disponíveis no mercado.

Muito dos produtos que encontramos hoje em dia não eram disponíveis até alguns poucos anos atrás. Substâncias novas, como o ácido hialurônico, só passaram a ser incorporados às fórmulas recentemente. Além disso, o mercado tem oferecido produtos com formulações naturais provenientes de plantas nativas brasileiras, tais como a andiroba e a castanha do pará.

As marcas mais importantes do mercado pertencem a prestigiosas multinacionais do ramo de cosméticos, como a Neutrogena (Johnson & Johnson), a Eucerin (Beiersdorf), Isdin e Weleda. Mas marcas nacionais como a própria Natura, Lígia Kogos (O Boticário) e algumas outras como Arte dos Aromas, Flér e Helene Deon atingiram boa fatia de mercado.

Neste artigo iremos lhe orientar a escolher o melhor creme para os pés de acordo com sua necessidade atual, e também para o cuidado de longo prazo.

Para que servem os cremes para os pés?

Independentemente do seu estilo de vida, os pés são as partes do corpo mais acionadas durante o dia. Nós os utilizamos em praticamente 100% do tempo, mesmo que estejamos deitados. Há sempre uma parte deles em contato com alguma superfície.

Ao caminhar, desgastamos principalmente os calcanhares e a área sob os metatarsos, aquela parte gordinha logo atrás dos dedos. Mesmo sentados estamos pressionando os pés para mudar de posição e para apoio.

Melhores Cremes para os pés

Isso sem falar em quando passamos o dia descalços ou com calçados abertos, expostos ao ar, ao calor e poeira.

Tudo isso causa desgaste e desidratação, que fazem com que os pés requeiram cuidados constantes para ficarem bonitos e macios.

A função dos melhores cremes para os pés é de oferecer esses cuidados, desde os casos mais críticos de desidratação até a manutenção da pele bonita e agradável ao toque.

Qual tipo de Creme para os pés devo escolher?

Os cremes variam principalmente de acordo com os ingredientes de sua composição. A melhor forma de diferenciar os cremes é, portanto, descrevendo a ação das principais substâncias disponíveis no mercado.

Alguns produtos oferecem dois ou mais desses ingredientes na mesma fórmula.

Ureia

A ureia é o ingrediente principal dos melhores cremes para os pés.

Atua amaciando os calos e rugosidades nas superfícies de contato com o chão (calcanhares, metatarsos, dedão, dedinho e lateral externa).

Melhor Cremes para os pés

Tem eficácia comprovada e é recomendado como tratamento primário pela maioria dos dermatologistas.

Deve ser utilizada com cuidado pois pode tornar a pele muito fina, de modo que seu uso deve ser interrompido logo que a camada mais grossa de pele tenha amolecido e saído.

Glicerina e vaselina

Outros ingredientes bastante utilizados são a vaselina e a glicerina. Elas atuam de forma semelhante às gorduras, criando uma barreira que impede a perda de água pela pele. Mas não são hidratantes por si só.

Age de forma semelhante à ureia, na diminuição da aspereza nas áreas dos calos e rachaduras.

Manteiga de karité e óleos naturais

Os óleos têm a propriedade de reter umidade na pele, ainda que não sejam propriamente hidratantes. Por isso, oferecem a sensação de pele macia.

Cremes para os pés

Outra característica das gorduras em geral é que elas podem ser aromatizadas, sendo agradáveis no momento da aplicação.

Vitaminas A e E

Algumas vitaminas têm sido utilizadas na composição de cremes para os pés, especificamente A e E. A forma de absorção de vitaminas pela pele é questionável, sendo mais eficaz a ingestão direta.

Sua aplicação está na ação antioxidante (A) e na regeneração do colágeno (A e E), que diminuem com a idade.

Associadas à Ureia, a adição das vitaminas ajudam na recuperação e manutenção da maciez dos pés.

Qual tipo escolher?

Cosméticos em geral têm suas vendas estimuladas por marketing agressivo e substâncias que geralmente não oferecem resultados práticos. Pelo contrário, podem até causar alergias e reações adversas.

Como qualquer produto a ser aplicado na pele, faça um teste local com pequena quantidade e verifique se não aparece vermelhidão ou coceira.

Cremes para os pés

Após isso, siga sempre as orientações de seu dermatologista, que analisará seu caso específico.

As soluções à base de ureia são as mais reconhecidas para o chamado “cascão” e podem diluí-lo no prazo de uma semana. São os melhores cremes para os pés em termos de eficácia contra esse tipo de problema, sem considerar aspectos de aroma e refrescância.

A seguir, é possível testar algumas soluções de hidratação até chegar na que mais lhe agrada e proporciona os melhores resultados.

Como escolher o melhor Creme para os seus pés?

Finalidade

Cada pessoa tem uma particularidade em relação aos cuidados com os pés. Os cremes servem para os cuidados dermatológicos, não servindo para micoses, joanetes ou outros problemas.

Por isso, os cremes limitam-se a tratar problemas relacionados à hidratação, ou seja, ressecamentos e rachaduras.

Cremes para os pés

Os cremes à base de ureia variam de 3% a 20% na composição e têm ação efetiva nos casos mais graves.

Os outros cremes têm ação reduzida e se limitam a manter a pele macia.

Aroma

Os melhores aromas estão nos cremes à base de gordura, sejam óleos ou manteigas.

Se você não tem desidratação intensa e busca apenas um aroma agradável para manter a aparência e maciez dos pés, os cremes à base de gordura são os melhores.

Substância base

Como descrito acima, a ureia é o produto com mais eficácia em relação ao ressecamento, enquanto as manteigas e óleos permitem aromas agradáveis.

Além destes, há cremes baseados em vaselina e glicerina, que oferecem efeito hidratante semelhante aos dos sabonetes, retendo a umidade na pele.

As vitaminas são aditivas às substâncias base, sendo elementos secundários.

Postura institucional

Os cosméticos sempre foram alvo de protestos em relação à testagem em animais.

Recentemente, essa agenda passou a agregar preocupações ecológicos e sociais.

Por um lado, passou-se a defender composições com produtos naturais e, relacionado a isso, uma postura de respeito às comunidades que os produzem.

Cremes para os pés

A Natura popularizou a utilização de produtos da floresta amazônica como o muru-muru, castanha-do-pará e a andiroba, entre outros.

Internacionalmente, algumas empresas adotaram produtos do Brasil e desenvolveram negócios totalmente novos. É o caso da L’Occitane, que criou a marca L’Occitane au Brésil.

Para muitos consumidores, esse misto de postura ecológica, uso de ingredientes locais e respeito aos animais é um item decisivo na hora da compra. Para esse nicho de mercado, os melhores cremes para os pés devem vir de marcas que obedecem a esses critérios obrigatoriamente.

Preço

Em um país como o Brasil, os cremes para os pés são cosméticos de grande aceitação. Afinal, o clima oferece muitas oportunidades para o uso de calçados abertos, sem falar nas praias, em que ficamos descalços e ao sol em boa parte do tempo.

Por isso, o preço varia segundo a popularidade da marca. As marcas internacionais, principalmente as de origem francesa, tendem a oferecer produtos com os maiores preços.

Porém, para resultados efetivos, alguns testes são necessários, e talvez o preço do seu produto preferido não seja dos mais altos.

As melhores marcas de cremes para os pés

Há três vertentes principais de marcas de cremes para os pés.

A primeira é de marcas internacionais de cosméticos, que oferecem produtos premium a preços elevados.

A segunda é de empresas que utilizam componentes naturais, na tendência popularizada pela Natura, com ênfase no aproveitamento plantas brasileiras nativas. O apelo ecológico também faz parte do enfoque dessas marcas.

Finalmente há marcas nacionais que reproduzem o marketing de empresas internacionais e moldam a percepção de valor de seus produtos com uma imagem mais voltada à estética.

Creme para os pés Isdin

O creme mais tradicional para os pés é o da marca Isdin. O Ureadin, com concentrações entre 3% e 20% é um dos mais receitados por dermatologistas.

Creme para os pés Isdin

Atualmente, o produto foi reposicionado em forma de gel, e sua fórmula agora contém manteiga de karité, alantoína e pantenol para proporcionar a introdução de aromas ao produto.

Creme para os pés Neutrogena

Marca da Johnson & Johnson, a Neutrogena é bastante presente no mercado nacional. Seu creme dedicado aos pés é o Norwegian Formula, que contém à base de glicerina e pantenol.

Cremes para os pés

Creme para os pés Eucerin

Marca do grupo Beiersdorf, também proprietário da Nivea, oferece duas soluções para pés secos, com variação de intensidade. O tratamento mais intensivo é recomendado para pessoas com diabetes e psoríase.

Creme para os pés Eucerin

Arte dos Aromas, Souvie e Eccos

As três empresas possuem forte apelo de ingredientes naturais e postura ecológica.

A Arte dos Aromas passou a produzir a partir do ano 2000, enquanto a Eccos é de 2002, praticamente contemporâneas. A Souvie é uma evolução de um negócio familiar mais antigo, a partir de uma fazenda no interior de São Paulo.

Arte dos Aromas, Souvie e Eccos

A Arte dos Aromas e a Souvie possuem o selo Ecocert de produto orgânico, que garante que suas fórmulas não possuem componentes artificiais e derivados de petróleo, entre outros.

As empresas também não fazem testes em animais.

Já a Eccos possui o selo FSC, que garante sua obediência aos critérios ambientais de sustentabilidade em todas os seus processos.

Creme para os pés Weleda

A Weleda é uma empresa baseada nos princípios da antroposofia, uma corrente filosófica que valoriza elementos humanos e naturais. Dessa forma, seus produtos levam em conta a produção semiartesanal, ingredientes naturais e respeito ao meio ambiente.

Creme para os pés Creme para os pés Weleda

Trata-se por isso de um produto premium em sua concepção original, já que ganhos de escala são mais difíceis nesses moldes.

Oferece toda uma linha de cosméticos e, no caso de cremes para os pés, seu produto é baseado em hidratação a partir de óleos naturais.

Creme para os pés Ligia Kogos

Marca que surgiu a partir do prestígio de Ligia Kogos, médica atuante na área de estética e dermatologia. É uma subsidiária do grupo O Boticário.

Creme para os pés Ligia Kogos

Ligia Kogos possui uma clínica de estética bastante frequentada por celebridades, o que deu visibilidade à sua marca.

Para o cuidado dos pés, oferece seu Creme para os Pés, que contém 10% de ureia e é um dos mais vendidos do mercado

Creme para os pés Alessandro International

A Alessandro International é uma multinacional alemã que está presente em 50 países.

No Brasil possui sede em São Paulo e uma loja online, a Model Store, que vende várias linhas de cosméticos, incluindo um esfoliante para pés, o Heel Rescue Balm.

Creme para os pés Helene Deon e Bioclean

Essas duas marcas nacionais vendem cremes para os pés.

Apresentam uma orientação mais voltada à postura de marcas francesas, sem tanta ênfase a ingredientes naturais.

Top 10 melhores cremes para os pés para comprar em 2020

Apresentamos aqui o nosso ranking dos 10 melhores cremes para seus pés em 2020.

10. Alessandro Feet Heel Rescue Balm Hidratante de Pés

Trata-se de um esfoliante. Portanto não é propriamente um creme. Todavia, oferece uma alternativa aos outros produtos, sendo produzido especificamente para os pés.

Alessandro Feet Heel Rescue Balm Hidratante de Pés

Sendo uma marca internacional, seu preço é um dos maiores do mercado.

9. Neutrogena Norwegian

Com base de glicerina, age a partir do bloqueio para a saída da umidade da pele, mantendo-a macia e hidratada.

Neutrogena Norwegian

É um dos cremes para os pés mais vendidos no país, sendo uma alternativa acessível dentre as marcas internacionais.

8. Souvie Loção Hidratante Peles Secas 

O diferencial da loção da Souvie é a abundância de ingredientes naturais em apenas um produto, e o uso de ingredientes naturais e orgânicos, conforme a política da empresa.

Souvie Loção Hidratante Peles Secas 

A maioria deles são óleos e manteigas que agem bloqueando a saída da umidade da pele. Porém a goma de Tara Spinosa age especificamente nesse sentido, formando uma película de fato.

Em nossa pesquisa, é o único produto a oferecer esse ingrediente.

7. Ligia Kogos – Creme Hidrante para os Pés

Um dos produtos mais vendidos do mercado, oferece 10% de ureia, e age diretamente sobre a pele ressecada e calos.

Ligia Kogos – Creme Hidrante para os Pés

Além disso, tem em sua composição os ácidos glicólico e salicílico, que agem adicionalmente sobre micoses. Ou seja, é uma solução abrangente para o cuidado dos pés.

6. Eccos Ultra-hidratante Passion for Fruits Maracujá

O produto da Eccos é um dos melhores cremes para os pés do mercado a um preço bastante acessível.

Sua composição contém ureia e uma série de outros elementos que possibilitam um aroma agradável e retenção da umidade.

Eccos Ultra-hidratante Passion for Fruits Maracujá

Além disso, oferece ação antiodores e silicone vegetal, que dá uma textura macia à pele.

Sua ação descamadora é sutil e age em conjunto com a hidratação.

5. Weleda Creme Hidratante Natural para os Pés

O creme da Weleda é também um dos mais vendidos do mercado devido principalmente ao prestígio da marca, que tem consumidores fiéis devido à sua filosofia.

Adotando produtos naturais há muitos anos, esse creme apresenta princípios de retenção de umidade através de óleos naturais.

Weleda Creme Hidratante Natural para os Pés

4. Eucerin Hidratante para os Pés 10% Uréia

O creme da Eucerin é mais uma opção com 10% de ureia. Nessa proporção, a ureia age de forma mais sutil do que nas soluções de tratamento de casos graves, em que é receitada a 20%.

Dessa forma, trata-se de um bom creme para manutenção do cuidado com os pés.

Eucerin Hidratante para os Pés 10% Uréia

Compete com o Neutrogena Norwegian por serem ambas marcas internacionais. Mas o produto da Eucerin oferece mais benefícios, apesar de ser mais caro.

3. Natura Polpa Desodorante Hidratante Para Pés Castanha

Esse é um produto bastante popular da Natura e adota exemplarmente o princípio da empresa de adotar um produto de apelo ecológico e obter resultados surpreendentes.

Natura Polpa Desodorante Hidratante Para Pés Castanha

As opiniões sobre o produto em sites de avaliação são quase unânimes. Apesar de não conter ureia em sua formulação, oferece resultados a partir da aplicação de um produto com aroma agradável.

2. L’Occitane Creme Para Os Pés Bacuri

Um dos produtos gerados a partir da iniciativa da L’Occitane em utilizar produtos naturais brasileiros, nesse caso o Bacuri.

L’Occitane Creme Para Os Pés Bacuri

O diferencial da L’Occitane é sua capacidade de gerar aromas sofisticados e ao mesmo tempo suaves. Esse produto não foge à regra e obtém o segundo lugar em nosso Top 10.

1. Ureadin Podos Db

Apesar de repaginado em forma de gel, esse é um produto clássico da Isdin e a recomendação número 1 dos médicos dermatologistas para cuidar de pés ressecados e rachados.

Disponível em três concentrações de ureia (3%, 10% e 20%), o Ureadin Podos Db obedece ao princípio simples de utilização da ureia para diluir as camadas mais duras de pele e oferecer resultados efetivos em prazo pequeno. Bastante efetivo, atualmente possui aroma, o que foi possibilitado a partir da adição de gorduras à composição.

Ureadin Podos Db

Não é um dos produtos mais baratos, mas tampouco exige uma quantidade excessiva para trazer resultados. Dessa forma, ganha o primeiro lugar em nossa análise.

Perguntas frequentes em relação a Cremes para os pés

Que cuidados preciso tomar ao usar meu Creme para os pés?

Utilize somente o necessário e seja realista em relação a resultados.

Os pés naturalmente terão textura mais áspera do que as mãos, de forma que não espere o mesmo resultado.

Manipular o pé de várias formas, utilizando vários métodos ao mesmo tempo pode conduzir a lesões na pele e hipersensibilidade.

Ao fazer a aplicação, lembre-se de usar luvas, principalmente no caso de fórmulas com ureia na composição. As mãos também entrarão em contato com o creme e podem ficar hipersensíveis.

Qual o melhor momento para passar o creme?

Idealmente, faça a aplicação antes de deitar-se. Se possível, use um filme plástico sobre o local após a aplicação.

A ação do creme depende da penetração na pele e também na preservação do produto enquanto age. Essas providências garantirão uma eficácia maior.

Fazer um escalda-pés antes da aplicação proporciona dilatação dos poros e uma maior penetração do produto na pele.

Conclusão

O mercado de cosméticos no Brasil é gigantesco. É muito comum empreendedores iniciantes escolherem esse ramo para seu negócio devido à demanda e também à facilidade em obter insumos e começar a produzir.

Por esse motivo, dê preferência a marcas consolidadas, com grande volume de vendas e histórico comprovado. Afinal, cosméticos são aplicados diretamente ao nosso corpo e, por isso, deve haver uma precaução adicional em relação a alergias e intoxicações.

Empresas de cosméticos vivem de novidades e da introdução de itens de apelo tecnológico, mas as fórmulas contendo ureia sempre aparecem com as soluções mais eficazes.

Dentre tantas opções, concluímos que o melhor creme para os pés é o Ureadin Podos Db. Apesar de seu preço um pouco acima dos produtos mais baratos, sua credibilidade junto a médicos dermatologistas fala mais alto.

Se você achou este artigo interessante e informativo, não se esqueça de compartilhar com conhecidos e através de suas redes sociais. Estamos sempre tentando oferecer as melhores análises para que você realize suas compras de forma consciente.

Até a próxima!

Leave a Comment