Como Calibrar Uma Balança Digital

Tem dúvidas sobre como calibrar a sua balança digital corretamente? Existe uma grande variedade de balanças digitais no mercado, e pelo fato de que boa parte das balanças digitais já vem com autocalibração de fábrica, a necessidade de fazer a calibração manualmente muitas vezes é descartada, com isso torna-se bastante difícil realizar tal tarefa, ainda mais se você nunca teve nenhum tipo de experiência anterior relacionada a isso.

Por serem um instrumento de medição precisa, elas são muito requisitadas em diversas ocasiões, porém se não estiverem ajustadas e funcionando direito, não serão de muita utilidade. Felizmente, com as instruções a seguir, você não terá nenhuma dificuldade com isso. Se quer resolver esse problema de forma rápida e prática, confira o nosso artigo ‘’Como Calibrar Uma Balança Digital’’!

Como Calibrar Uma Balança Digital

Como Calibrar Uma Balança Digital: Passo A Passo

1: Limpeza

Antes de prosseguir para os outros passos, é necessário primeiro que você faça a limpeza correta do produto. Para isso, limpe a balança com um pano úmido, pois caso contrário, sujeiras e detritos poderão ficar presos na mesma, o que ocasionará em uma leitura imprecisa e, portanto, inútil.

Balança Digital

2: Pressionar o Botão

Agora sim, com o produto limpo e pronto para preparar a calibragem, você deve procurar pelo botão de calibragem e então pressioná-lo. Ele geralmente vem com o nome ‘’CAL’’, ‘’Mode’’ ou ‘’Function’’. Após encontrá-lo, aperte e então segure ele até o visor digital de sua balança modificar e uma mensagem (de um ou mais zeros ou ‘’CAL’’) surgir na tela. Depois disso, você poderá seguir para o próximo passo e começar de fato o processo de calibração.

Como Calibrar Uma Balança Digital 3

3: Peso Teste

Finalmente, agora é possível utilizar o peso teste para a calibração (de preferência algum que tenha vindo junto com a balança ou uma anilha de exercícios). É de extrema importância que você evite usar itens de casa, e sim use algo que você tenha certeza exata do peso. Se você for usar uma balança de banheiro, por exemplo, recomenda-se que você coloque algo com mais de 5kg, visto que ela mede pesos maiores quando comparada com a balança convencional.

4: Final

Agora, só resta a etapa final, que é bem simples. Após todos os passos, você precisa pressionar e segurar o botão de calibragem para ajustar o peso da escala, até que ela coincida com o peso real. Ou seja, se você colocou algum objeto com 2kg, é necessário que você continue pressionando até o visor parar nesse determinado número. Quando estiver pronto, pressione o botão outra vez para travar o peso e, em seguida, desligue a balança e espere por um intervalo de 30 segundos. Se fez tudo corretamente, o produto estará totalmente pronto para uso!

Conclusão: Como Se Calibra Uma Balança Digital?

Enfim, você chegou até o fim do nosso artigo. Informamos tudo que era essencial para você calibrar a sua balança digital! Esperamos que você tenha conseguido realizar todos os passos corretamente!

Se ainda tiver dificuldades, procure ler detalhadamente no manual de instruções que acompanha a embalagem do produto. Com todos esses procedimentos, certamente você já vai ter conseguido realizar a calibração!

Porém, se você clicou nesse artigo antes mesmo de ter comprado a sua balança digital, ressaltamos que já temos um ‘’Top 5 Melhores Balanças Digitais’’ disponível em nosso site, ou seja, se você procura alguma balança que não seja necessária uma calibração manual, recomendamos que você faça a leitura da lista, visto que citamos diversas vezes produtos com autocalibração, algo que irá com certeza te poupar desse trabalho extra!

Leave a Comment